Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Fiquei perplexo com caso da Americanas, diz 1º presidente da CVM

Roberto Teixeira da Costa afirma que contabilidade pode ter viés interpretativo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Roberto Teixeira da Costa, que foi o primeiro presidente da CVM nos anos 1970, diz ter ficado perplexo ao saber do problema bilionário no balanço da Americanas. Ele considera cedo para tratar como má-fé, leniência ou falta de clareza nas regras. Diz que a contabilidade é um tema de grande complexidade e tem forte viés interpretativo.

O economista também acha cedo para tomar conclusões sobre os rumos do governo Lula. Seu livro mais recente, publicado em 2021, "O Brasil tem Medo do Mundo? Ou o Mundo tem Medo do Brasil?", sobre o país e o contexto internacional, ganha reedição em inglês neste ano, mas teve de ser todo atualizado para abarcar tantas transformações recentes. Ucrânia, mudança de governo e até Pelé foram citados.

Roberto Teixeira da Costa é um homem branco de cabelos grisalhos. Ele está na sacada de um prédio. Ao fundo, é possível observar outros edifícios de São Paulo e um rio.
Roberto Teixeira da Costa, o primeiro presidente da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) - Caio Guatelli - 26.nov.10/Folhapress

Seu novo livro, de 2021, aborda o isolamento internacional do Brasil. Como avalia hoje, depois dos últimos acontecimentos? O meu livro "O Brasil tem Medo do Mundo? Ou o Mundo tem Medo do Brasil?" deve ser lançado em março ou abril em inglês.

Foi interessante porque o livro foi lançado há um ano e meio. Agora, praticamente tive de rever todo o texto, porque nesse período houve modificações tão grandes no cenário nacional e internacional. A pandemia teve desdobramentos, eu acrescentei comentários sobre a Guerra da Ucrânia, e pelo menos algumas linhas sobre eleição do Lula e suas repercussões no cenário internacional.

E os editores concordaram quando eu pedi para fazer um parágrafo adicional sobre o Pelé. É curioso falar de Pelé no contexto de relações internacionais, mas nas minhas viagens, no mundo todo, o nome dele era citado. O Pelé foi uma abertura de portas fantástica para o Brasil.

E o qual foi o peso dessas modificações? A palavra inacreditável é algo que voltou para o meu vocabulário com frequência. As coisas que estão acontecendo me surpreendem em tal escala. Hoje, quando me perguntam se eu acho que alguma coisa é possível, eu acho que tudo é possível. É uma sucessão de acontecimentos, aqui e no exterior, que me deixam perplexo.

Essa semana, tivemos notícia de que o Biden também tinha documentos secretos guardados em casa. O Trump foi martelado, e agora o Biden também tinha. O ministro da Justiça aqui deixa um rascunho em casa de um possível projeto ou o nome que se queira dar para uma intervenção no sistema democrático. É inacreditável que ele tenha pensado nisso e mais inacreditável que tenha guardado esse documento em casa.

E a repercussão internacional disso e das invasões em Brasília? Temos de dividir em duas partes. O apoio internacional ao Brasil foi imenso. Até a Rússia, que invadiu a Ucrânia, fez manifestação de apoio, o que também entra na categoria do inacreditável.

Agora, independentemente desse evento, o mundo está querendo que o Brasil dê certo. Por quê? Neste mundo conturbado que estamos vivendo, onde alianças foram quebradas, com busca de liderança no mundo, disputa de hegemonia entre China e EUA, tudo isso cria um ambiente de incertezas enorme, além da questão climática.

Voltando a Brasília, eu acho que os desdobramentos disso, a curto prazo, são um apoio externo e interno muito grande. Se vai perdurar, depende do que vamos ter pela frente. Sobre Bolsonaro, se, de um lado, seria bom trazê-lo para o país, fazer julgamento etc, por outro lado, eu tenho sentimentos estranhos. Acho que o ideal é que Bolsonaro ficasse lá fora. A nossa agenda interna, econômica, política e social é de tal natureza, que a presença dele aqui vai desviar atenção. Vamos ficar discutindo isso, se vai para a cadeia, se não vai. Nós não devíamos estar concentrados na solução do problema fiscal, do crescimento econômico, da pobreza e da fome, que o presidente tem enfatizado?

Por outro lado, passar uma borracha em cima também não dá. É complexo.

E o que prevê na economia? Tenho me negado peremptoriamente a fazer julgamentos. Falam em cem dias. Eu só vou fazer julgamentos do governo Lula daqui a seis meses. Temos que dar tempo ao tempo. Continuo dando crédito de confiança ao presidente Lula. Acho que tem as ideias corretas. Agora, a execução é que é o problema.

Qual é a sua opinião sobre esse caso do problema de R$ 20 bilhões no balanço da Americanas? No caso Enron houve descoberta de fraudes contábeis, a ação caiu para US$ 1 e o presidente da empresa foi para a cadeia. A auditora Arthur Andersen quebrou e saiu do mapa. Nesse caso das Americanas, eu fiquei, como grande parte do mercado, perplexo. É uma empresa que fez parte do nosso cotidiano desde criança. De forma nenhuma eu imputo má-fé.

No início dos anos 2000, fui convidado para ser membro do IASB (International Accounting Standards Board). A ideia era ter um sistema de normas contábeis que fosse universal. Contabilidade, se não formos iniciados, parece uma coisa muito simples, é débito, crédito. Esse tempo de IASB me mostrou que a contabilidade é uma coisa de extrema complexidade, porque ela tem um viés interpretativo do qual nós não nos damos conta. Terá havido má-fé das pessoas que geriam a companhia e não faziam a contabilidade correta dessa questão dos fornecedores ou foi feito para inflar resultados? Não estou fazendo nenhuma afirmação.

Uma das coisas positivas do capitalismo é a participação dos empregados nos lucros, os chamados stock options [opção de compra de ações]. No caso Enron, numa das razões principais, os acionistas inflavam os resultados porque tinham stock options e queriam que as ações subissem.

Voltando ao caso da Americanas, acho que temos de esperar um pouco para entender realmente o que aconteceu. Se terá sido ma-fé ou apenas leniência ou tolerância, ou as regras contábeis não eram suficientemente claras. Como uma empresa como a PwC engole um sapo desses? São coisas que temos de dar tempo ao tempo.


Raio-X

Atuou em instituições como Banco de Investimento do Brasil e Unibanco e na instalação da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) da qual foi o primeiro presidente até 1979. Também é fundador do Cebri (Centro Brasileiro de Relações Internacionais), membro do conselho de administração do Interamerican Dialogue de Washington, entre outros postos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.