Receitas do Marcão

Marcos Nogueira é jornalista profissional e cozinheiro amador. Escreve também no blog Cozinha Bruta.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Receitas do Marcão
Descrição de chapéu alimentação receitas

Salada de tomate, cebola e alho une sabores fortes para acompanhar churrasco

Receita é facílima de executar, mas só fica boa se você tiver ingredientes bons

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma ótima refeição sempre começa com ingredientes ótimos. Isso vale para tudo na cozinha, mais ainda para alimentos crus.

O calor, temperos em profusão e a habilidade do cozinheiro transformam a comida, num processo que pode disfarçar a falta de qualidade da matéria-prima.

Isso não tem como ocorrer em receitas minimalistas, como a salada de tomates que ensino a seguir: algo extraordinariamente fácil de executar, mas que fica meia-boca se os tomates forem meia-boca.

O recado está dado: só se meta a fazer esta salada se tiver tomates ótimos.

Perfeito, mas o que vem a ser um tomate ótimo?

Para uma salada, ele deve ser firme e saboroso. Pode ser maduro ou nem tanto. Pode ser do tipo carmem, italiano, caqui, sweet grape, da sua variedade favorita.

Tipos de tomate que podem ser usados na receita do Marcão - Marcos Nogueira

O que importa é ser gostoso. E isso você só descobre comendo o tomate. Por isso, memorize marcas (fazenda x, y ou z) e fornecedores (sacolão, feirante, quitanda).

A aparência é secundária, e digo isso por experiência própria. Resolvi fazer esta receita porque encontrei tomates coração-de-boi lindos de morrer. Gostei do resultado da foto, mas nem tanto do sabor do tomate. Paciência.

Esta salada é uma adaptação de uma receita que peguei de um livro do americano Anthony Bourdain, cozinheiro e apresentador morto em 2018.

Receitas são assim: na primeira vez você as segue à risca; na segunda já começa a alterá-las.

Faço a salada do Bourdain há tanto tempo que já posso chamá-la de minha. Deliberadamente, evitei consultar o livro para não me deixar "contaminar" pela receita original.

Salada de tomate na receita do Marcão - Marcos Nogueira

A salada leva alho e cebola, também crus. Tempere-os com sal e azeite e deixe-os quietinhos num canto, por pelo menos meia hora, antes de adicionar os ingredientes restantes.

Isso reduz bastante a agressividade do alho e da cebola, mas não mentirei: não é uma receita de sabores suaves. Prefira a cebola roxa, naturalmente menos cáustica do que a branca.

Assim como os tomates devem ser bons, procure usar azeite e vinagre de qualidade. A receita original pede vinagre de Jerez, se não me engano. Usei vinagre de maçã, mas um bom vinagre de vinho tinto funciona bem.

Coma com churrasco e você nunca mais vai querer saber de molho vinagrete.


SALADA DE TOMATE, CEBOLA E ALHO

Rendimento: 4 porções

Dificuldade: fácil

Ingredientes

500 g de tomate

1 cebola roxa

1 dente de alho

1 colher (sopa) de vinagre de maçã

1 colher (chá) rasa de sal

1 colher (sopa) de azeite

1 colher (sopa) de manjericão fresco picado

Modo de fazer

  1. Corte a cebola em fatias bem finas. Rale ou triture o alho. Junte-os na travessa de servir e tempere-os com vinagre e sal. Deixe repousar por meia hora pelo menos.

  2. Corte os tomates do jeito que preferir. Adicione-os à travessa. Misture o azeite e o manjericão. Sirva imediatamente.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.