Vaivém das Commodities

A coluna é assinada pelo jornalista Mauro Zafalon, formado em jornalismo e ciências sociais, com MBA em derivativos na USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vaivém das Commodities
Descrição de chapéu alimentação

Pobre sofre para pagar o leite; o rico, com o custo das passagens

Inflação de fevereiro mostra peso menor da alimentação, mas há focos de pressão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O patamar dos preços dos alimentos registrado nos últimos anos ainda pesa fortemente na renda dos consumidores de menor poder aquisitivo.

Os que ganham até três salários mínimos sofreram o impacto maior dos preços do leite longa vida e da alface em fevereiro.

Já os que ganham de três a oito salários sentiram mais os aumentos do imposto predial e da TV a cabo.

Os que recebem acima desses valores, além do imposto predial e dos reajustes da TV a cabo, viram pesar mais no bolso também as passagens aéreas.

A inflação está em patamares elevados, mas boa parte dos alimentos começa a recuar de preços, conforme a pesquisa de fevereiro da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

O leite longa vida, no entanto, retomou tendência de alta e ficou 3,9% mais caro em fevereiro; a alface teve aumento de 11% no mês, e a TV a cabo subiu 4,4%. As passagens aéreas vêm acumulando aumento de 60% em 12 meses.

Leite longa vida em supermercado na zona Oeste de São Paulo - Danilo Verpa/Folhapress

Pela primeira vez, todos os cortes de carne bovina vendidos no varejo de São Paulo caíram de preço. Essa queda não é provocada pelas interrupções de vendas para a China, mas por perda de renda dos consumidores em vista dos valores elevados atingidos pela proteína.

Alguns casos elucidam a que patamar a carne bovina chegou. O quilo de acém parou de subir e acumula redução de 5,7% nos últimos 12 meses. Essa queda, no entanto, ainda é muito pequena em relação aos 94% de alta de 2019 a 2022.

Entre as carnes mais nobres, a picanha acumula retração de 10,2% em 12 meses, mas teve elevação de 52% nos últimos quatro anos.

Os dados são da Fipe, que acompanha semanalmente preços de 14 cortes de carne bovina no mercado varejista da capital de São Paulo.

Redução nos preços das carnes —inclusive na de frango—, de óleo de soja, de café e de açúcar, itens que tiveram elevações astronômicas nos últimos anos, ajudam a desacelerar a taxa de inflação dos alimentos.

O óleo de soja já acumula 4% de queda neste ano, mas uma taxa bem reduzida em relação aos 164% acumulados nos últimos quatro anos. O açúcar subiu 92% no período; e o café, 89%. Neste ano, esses dois últimos produtos estão com preços estáveis.

Na lista das dez principais quedas de preços do índice de inflação apontadas pela Fipe em fevereiro, nove são do setor de alimentos.

O alívio para o consumidor, porém, tem limites. Alguns itens deixam de subir, mas vêm outros no lugar. Além do leite, arroz, feijão, verduras e frutas também estiveram na lista de altas em fevereiro, segundo a Fipe.


Heringer Um grupo de acionistas minoritários da Fertilizantes Heringer, que representa 10% do capital social da empresa e um terço das ações em circulação, afirma que eles não estão de acordo com a administração da empresa.

Heringer 2 Para eles, a Eurochem, que comprou o controle da companhia, vem conduzindo a gestão de forma conflituosa, visando depreciar a empresa.

Capacidade A Heringer tem uma capacidade de produção de 5 milhões de toneladas por ano de fertilizantes, mas vem operando com apenas 30% desse potencial, segundo os minoritários.

Custos Representante desse grupo afirma que o custo do produto vendido pela empresa é superior ao de outros concorrentes do mercado. Com isso, a companhia não consegue ser lucrativa, afetando o patrimônio e eventuais distribuições de dividendos.

Outro lado Em comunicado à coluna, a Fertilizantes Heringer afirma que os acionistas minoritários indicaram e aprovaram, em assembleia, a segunda instituição especializada responsável pelo último laudo avaliativo de suas ações.

Outro lado 2 O processo está sendo conduzido de forma transparente, em acordo com a lei das S.A. e com as normas da CVM (Comissão de Valores Mobiliários). A empresa destacou ainda que todas as informações sobre este tema são divulgadas em comunicados e fatos relevantes aos acionistas e mercado, além de submetidas, quando aplicável, à CVM e à B3.

Disputa Ao comprar a Heringer, a Eurochem pretende fechar o capital da empresa, mas os minoritários não aceitam o valor oferecido pelas suas ações. Representante dos minoritários afirma que eles não são contra o fechamento do capital, mas que a empresa pague o preço justo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.