Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras
Descrição de chapéu Livros Bienal do Livro

Bienal do Rio terá autora de 'Bridgerton', Julia Quinn, e Valter Hugo Mãe

Evento carioca acontece em dezembro e confirma suas primeiras participações internacionais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Bienal do Livro do Rio de Janeiro, que vai de 3 a 12 de dezembro, começa a anunciar os principais autores internacionais de sua programação.

O português Valter Hugo Mãe, que lançou há pouco o autobiográfico "Contra Mim" pela Biblioteca Azul e o romance "As Doenças do Brasil" em seu país, deve estar no evento carioca presencialmente. A argentina Mariana Enríquez, autora do romance fantástico "Nossa Parte de Noite", também está fechando o modelo de sua participação.

No lado da literatura mais pop, o evento terá a americana Julia Quinn, do megasucesso "Os Bridgertons", adaptado ano passado pela Netflix; e Matt Ruff, de "Lovecraft Country", que também virou série, mas na HBO.

O japonês Junji Ito, considerado uma das principais referências dos mangás, em especial no campo do terror, também participará do evento.

As mesas serão transmitidas pelo site da Bienal do Livro, que também receberá visitantes presencialmente. Outro festival que acontece quase ao mesmo tempo, a Flip, já anunciou que sua programação será totalmente virtual pelo segundo ano consecutivo.

itens de sobrevivência desenhados a lápis
Ilustrações do artista plástico argentino Nicolás Robbio para nova edição de "Robinson Crusoe" da Ubu Editora - Nicolás Robbio/Divulgação

SOZINHO A Ubu quer evidenciar as diferentes maneiras como "Robinson Crusoe" foi um marco para o pensamento ocidental com a edição que chega às livrarias no próximo mês. Por vezes enquadrada como uma aventura juvenil, a obra de Daniel Defoe mereceu leituras encorpadas de Karl Marx, Jean-Jacques
Rousseau, Virginia Woolf e James Joyce, que estarão na fortuna crítica da nova edição, ilustrada pelo artista plástico argentino Nicolás Robbio.

OU NÃO A Zahar também está lançando sua edição ilustrada do clássico, com apresentação e notas do tradutor José Roberto O’Shea, uma demonstração de que Defoe realmente está com fôlego.

O ANTES, O AGORA E O DEPOISCaio Fernando Abreu segue ampliando sua influência internacional 25 anos após sua morte. Dois de seus livros, "Morangos Mofados" e "Os Dragões Não Conhecem o Paraíso", vão sair pela primeira vez nos Estados Unidos, pela Archipelago Books, e a Éditions de la Belle Étoile publica uma seleção de contos inéditos na França.

ONDE ESTÁ VOCÊ AGORA Aliás, a Paris Review, uma das mais prestigiosas revistas literárias do mundo, dedicou há pouco uma edição virtual a Caio F., publicando a tradução dos textos que compõem as "Cartas para Além dos Muros", quando o autor tornou público que vivia com o HIV.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.