Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras
Descrição de chapéu Livros

Livraria Dois Pontos e clube TAG se fundem em empresa voltada à curadoria de livros

Marcas afirmam estar alinhadas no interesse em 'criar a maior comunidade leitora do Brasil'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A livraria Dois Pontos e o clube de assinatura TAG anunciam nesta quarta uma fusão de peso, unindo duas operações que se reconhecem como complementares e criando uma nova empresa com receita estimada em R$ 38 milhões.

duas mulheres em torno de um homem
Ana Paula Rocha (esq.) e Ciça Pinheiro, da Dois Pontos, e Gustavo Lembert, da TAG, dividem a direção da empresa que surge depois da fusão - Divulgação

Inaugurada por Ciça Pinheiro e Ana Paula Rocha há dois anos, a Dois Pontos, livraria exclusivamente virtual que foi pioneira no país, afirma ter hoje um catálogo de 150 mil títulos. Já o clube liderado por Gustavo Lembert se firmou como a marca mais conhecida de um modelo de negócios que distribui livros a domicílio, que se popularizou em especial durante a pandemia.

Em comum, as duas empresas destacam a valorização da curadoria e a fidelização de leitores, num esforço de resgatar a familiaridade do trabalho artesanal do livreiro contra um mercado cada vez mais regido por conglomerados movidos a algoritmos.

"Queremos criar a maior comunidade leitora do Brasil", resume Pinheiro, que será diretora de marketing e comunicação da nova empresa. "O objetivo é ampliar a conversa, em vez de reduzir, mantendo as duas marcas e oferecendo vantagens para os clientes de ambas."

Além de compartilharem um sócio investidor, Alfredo Setubal, as companhias tinham metas convergentes —a Dois Pontos investiu desde o começo em um par de clubes de assinatura de porte modesto, distribuindo mensalmente obras de ficção e não ficção. Era uma extensão de seu trabalho de curadoria, conforme define Rocha.

E a TAG, pouco depois de lançada em 2014, abriu uma loja para vender suas edições e produtos customizados a seus assinantes, que já alcançaram a marca de 65 mil pessoas e hoje circulam em torno de 30 mil.

Lembert afirma que, depois da explosão de vendas da pandemia, a empresa se viu enfrentando as dificuldades graves que se abateram sobre o mercado editorial, como o aumento dos custos com insumos e o encarecimento da mídia digital.

Como primeiro investimento conjunto, ele destaca uma iniciativa que resume bem a proposta das duas empresas —uma série de cinco livros de escritoras mulheres esquecidas ou silenciadas no último século, como a argentina Juana Paula Manso e seu romance "Mistérios do Prata". "Algumas delas nunca tinham sido publicadas, vamos traduzir pela primeira vez."

A produção dos livros é exclusiva da TAG, parecida com o que já fizeram na trilha "Vozes Negras", que reunia destaques da produção literária recente nacional e internacional, dessa vez com trabalho de vendas amparado pela estrutura da Dois Pontos. A pré-venda começa em setembro e os livros começam a ser entregues em novembro.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.