Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras
Descrição de chapéu Livros Consciência Negra

Conceição Evaristo vai lançar sua releitura de 'A Hora da Estrela', de Clarice Lispector

Autora de 'Ponciá Vicêncio' reimagina Macabéa sob um novo olhar em edição da Oficina Raquel

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A escritora Conceição Evaristo está prestes a publicar sua releitura de uma das obras máximas da literatura brasileira: "A Hora da Estrela".

mulher negra com vestido amarelo, faixa amarela na cabeça e coque para o alto segura o queixo com uma das mãos
A escritora mineira Conceição Evaristo - Lucas Seixas/Folhapress

"Macabéa: Flor de Mulungu", que será lançado pela Oficina Raquel na Festa Literária Internacional de Paraty, é um conto centrado na mesma protagonista emblemática de Clarice Lispector, agora sob o olhar de uma das mais celebradas autoras negras do país.

Ilustrada por Luciana Nabuco, a obra reinventa de forma crítica a história de Macabéa, uma mulher dolorida e marcada pelo silenciamento.

Nas palavras de Evaristo, a personagem é "uma das mais instigantes criadas por Clarice". "Ela apresenta uma certa placidez diante da vida, então eu quis criar uma Macabéa mais ativa e que fosse uma força-geratriz de vida."

silhueta de duas crianças brincando em cima de canoa virada em rio
O fotógrafo Araquém Alcântara retrata em 'Amazônia das Crianças', editado pela TerraBrasil, a vida de 15 meninos e meninas da região, com texto de Morris Kachani - Araquém Alcântara/Divulgação

LUGAR DE FALA O mercado de livros digitais traz boas novidades para o mês da Consciência Negra. A plataforma Skeelo lança, em ebook e audiolivro, uma obra inédita da americana Pauline E. Hopkins, precursora dos romances de ficção científica afrofuturista, chamada "Do Mesmo Sangue". E a Audible disponibiliza um audiolivro do romance "Úrsula", clássico de Maria Firmina dos Reis, lido pela atriz Erika Januza. Os ouvintes terão acesso gratuito à obra de 20 de novembro a 19 de dezembro.

ENCRUZILHADAS A Boitempo comprou o livro mais recente da intelectual americana Patricia Hill Collins, autora de "Pensamento Feminista Negro" que esteve no Brasil em junho. "Lethal Intersections", ou interseções letais, pensa como a violência afeta as pessoas de forma distinta de acordo com sua raça, classe, nacionalidade e sexualidade —e um dos capítulos reflete sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco, há cinco anos. Deve sair em 2024.

CANTA O SABIÁ O poeta Gonçalves Dias completou seus 200 anos de nascimento em agosto. Para marcar a data, os professores Andréa Sirihal Werkema e Wilton José Marques —que acaba de ser premiado pela Biblioteca Nacional por um outro estudo sobre Machado de Assis— publicam "A Ideia com a Paixão" pela editora Alameda. O livro reúne 12 estudos de pesquisadores contemporâneos sobre o autor da "Canção do Exílio".

LAS PIEDRAS Vencedora como livro do ano do último prêmio Jabuti, a coletânea poética "Também Guardamos Pedras Aqui", da Nós, vai ganhar traduções na Espanha e no México, depois de já ter sido editada na França. Sua autora, a ribeirão-pretana Luiza Romão, é presença confirmada na programação principal da Flip.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.