Cardápios apostam em sanduíches autorais com ingredientes inusitados

Prato do Taka Daru leva barriga de porco crocante entremeada com queijo artesanal

Fernanda Meneguetti
São Paulo

Para criar um sanduíche especial para o Izakaya Taka Daru, o chef Uilian Goya, resolveu desenvolver um pão exclusivo. Para isso, fez uma parceria com a padeira Virgínia Oda que resultou em um sabor que lembra o pão de miga, mas é mais docinho e consistente, para segurar a gordura da carne.

A carne, no caso, é uma barriga de porco crocante entremeada com queijo artesanal. Para acompanhar, leva maionese de missô, molho tonkatsu (feito com shoyu e mostarda, ele costuma ser usado com carne de porco frita) e uma folhinha de alga nori.

A receita é apenas uma das que mostram que, hoje, restaurante que se preze tem, pelo menos, um sanduíche de receita própria no cardápio.

Jefferson Rueda, da Casa do Porco, serve o siri-bacon (pão de batata com siri mole, bacon, salada e maionese). Oscar Bosch, do Tanit, acaba de criar o bocadillo de calamares (um pão de tinta de lula frito e recheado com o mesmo molusco, empanado).

"Quem não sabe fazer um bom sanduíche não sabe viver. Apesar de trabalhar com lagostas, vieiras e foie gras no restaurante Tonton, quando eu chegava em casa comia um sanduíche. Foi o motivo para abrir o Sandoui", conta Gustavo Rozzino, do restaurante especializado na iguaria.

Antes restrito à sua casa mais nova, agora o sanduba Duck Tales está no cardápio de seus dois endereços. A receita reúne coxa de pato confitada, compota de cebola-roxa e brioche tostadinho.

O chef Renato Carioni acaba de entrar para o time. Ele anunciou que, a partir de 21 de setembro, também servirá sanduíches no Così.

Um deles será o lobster roll (cauda de lagosta cozida, maionese, salsão, cebola-roxa e um pouquinho de pimenta em pão de mandioquinha selado com manteiga de alho).

Também vai servir o vitello tonnato (uma focaccia com rosbife de vitela, maionese de atum e picles de cebola roxa).

Em sua cozinha no Tan Tan Noodle Bar, o chef Thiago Bañares também aposta nos sanduíches. Eles vão de amanteigados briochinhos, recheados com camarões suculentos, à uma releitura do McFish.

Sem contar os pães de miga preenchidos com ostra, vegetais e até coração de galinha.

Temporariamente fechado, o restaurante reabrirá com novidades em outubro.


Onde provar

A Casa do Porco - r. Araújo, 124, República

Così - r. Barão de Tatuí, 302, Santa Cecília

Izakaya Taka Daru - r. Costa Carvalho, 234, Baixo Pinheiros

Sandoui - al. Joaquim Eugênio de Lima, 1.537, Jardins

Tanit - r. Oscar Freire, 145, Jardins

Tan Tan Noodle Bar - r. Fradique Coutinho, 153, Pinheiros

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.