Famoso uísque escocês The Macallan lança edição a US$ 4.200

Marca se associa ao chef Joan Roca para criar bebida inspirada em Nova York

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Nova York

Um evento em Nova York marcou, dia 13 de abril, o lançamento de uma nova e exclusiva edição do scotch whisky mais premiado do mundo, o The Macallan. O tema da nova bebida: a própria cidade. Seu rótulo: Distil Your World New York Limited Edition. O preço: entre US$ 4.200 e US$ 4.500 cada uma das somente mil garrafas produzidas.

A famosa destilaria, instalada em 1824 na região escocesa de Speyside, costuma ser notícia pelos incontáveis prêmios que ganha seguidamente (até deixou de participar de concursos). No ano passado lançou o uísque mais velho do mundo, o The Reach, elaborado há 81 anos e desde então mantido num único barril de Jerez até ser engarrafado em 2021 (custa US$ 125 mil a garrafa, ou cerca de R$ 620 mil).

Nova edição limitada do uísque The Macallan - Divulgação

O programa "Distil Your World" (Destile Seu Mundo) foi lançado para criar rótulos especiais dedicados a uma cidade ou região específica. A bebida resulta de uma colaboração entre a "whisky maker" da marca, a escocesa Polly Logan, e os irmãos Roca, do restaurante já premiado como o número um do mundo, o espanhol El Celler de Can Roca.

Edições anteriores focalizaram a Escócia, Londres e Jerez (de onde vêm barris para o envelhecimento do The Macallan). Agora chegou a vez de Nova York, sendo que toda a experiência, assim como as anteriores, se transformou num documentário que pode ser assistido no canal da marca no YouTube.

O lançamento, somente para convidados, no Rainbow Room (tradicional espaço de eventos no 65º andar do edifício do Rockefeller Center), foi acompanhado por jornalistas de veículos de vários países, a Folha incluída. Em três dias estes seguiram alguns dos passos percorridos pelos autores desta edição do uísque, que visitaram lugares e pessoas icônicos da cidade.

Como se vê no documentário, em busca das evidências de arte, criatividade e visão de futuro da cidade Joan Roca e Logan conheceram o trabalho de personagens como o músico de jazz Wynton Marsalis, a grafiteira Lady Pink, a curadora do museu Guggenheim Megan Fontanella, o estilista Daniel Silverstein.

A partir daí, Logan criou um uísque single malt (ou seja, de uma única destilaria) preparado com uma mistura de diferentes anos e diferentes processos de envelhecimento –por exemplo, esta edição nasceu da combinação de bebidas envelhecidas em seis diferentes barris de carvalho europeu e americano.

A edição New York traz no aroma notas de maçã (já características do The Macallan e apropriadas para homenagear a Big Apple), brittle (espécie de pé-de-moleque, doce de amendoim e caramelo) e chocolate ao leite.

O sabor insiste na maçã assada, uva passa, chocolate com nozes, além de picos cítricos que, para os criadores, remetem aos arranha-céus. "Buscamos sabores por excelência de Nova York –como waffles, maple syrup (xarope de bordo), nozes pecan— e a comida de rua", diz a whisky maker Logan.

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Cena de documentário com a 'whisky maker' da The Macallan, a escocesa Polly Logan, que se juntou aos irmãos Roca, do restaurante espanhol El Celler de Can Roca, para criar a nova edição do uísque - Divulgação

Para apreciá-la, os irmãos Roca conceberam um menu com sabores e pratos inspirados em receitas e produtos que evocam a cidade. "A originalidade de Nova York é infinita, seria impossível retratá-la num só prato", diz Joan Roca; "por isso criamos todo um menu, complexo e ousado, com ideias que exploramos pela primeira vez".

Nele estão pratos como cronut de batata com salsa brava, waffles com patê de frango e xarope de cana, ostras com pecan e baunilha e steak curado e defumado –sem falar da sobremesa big apple (caramelo com a forma da fruta recheado com purê de maçã e chocolate ao leite).

Mas como acontece com frequência com bebidas tão especiais, esta edição do The Macallan será pouco apreciada pelo público: a edição limitadíssima e o preço nas alturas fazem destas garrafas itens de colecionador.

Até mesmo o menu concebido pelos irmãos Roca deverá ser degustado por poucos –um leilão beneficente vai selecionar os felizardos que poderão ir a Girona, na Catalunha, provar os pratos junto com o raro destilado.

Resta como consolo assistir ao documentário de 33 minutos, para ao menos acompanhar (de longe) a gênese do processo criativo.

O jornalista viajou a convite do The Macallan

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