Descrição de chapéu receitas alimentação

Parece bolonhesa, mas não é: aprenda receita do ragu vegetariano de Ottolenghi

Prato faz parte do novo livro do chef israelense, "Sabor", e leva lentilha, cogumelos e missô

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Prato de ragu vegetariano, elaborado por Yotam Ottolenghi, do seu novo livro, 'Sabor'

Prato de ragu vegetariano, elaborado por Yotam Ottolenghi, do seu novo livro, 'Sabor' Divulgação

São Paulo

O chef anglo-israelense Yotam Ottolenghi ama vegetais. Tanto que, há anos, ele se dedica a descobrir novas e diferentes maneiras de prepará-los —sempre com muito sabor. Não à toa, a palavra é o título do seu novo livro, que acaba de chegar ao Brasil pela Companhia das Letras.

Em "Sabor", Ottolenghi e sua parceria de cozinha Ixta Belfrage (cuja mãe é brasileira) ensinam como deixar os vegetais mais saborosos, transformando-os em pratos surpreendentes e irresistíveis. Uma das receitas do livro é o que ele chama de "ragu de forno definitivo", que está entre os favoritos dos filhos do chef —que ainda não gostam muito de vegetais, mas estão aprendendo a gostar através de pratos como esse.

"É possível criar coisas muito mais deliciosas e nutritivas se você cozinhar em casa. Precisamos construir nossos próprios sabores", disse Ottolenghi à Folha, citando a receita, que dura três dias na geladeira e até um mês no congelador. Por isso, vale seguir a dica do chef, fazer a receita duplicada e guardar parte dela para consumir outro dia. Ele lembra também que, caso você não tiver algum ingrediente, como a harissa, pode seguir com o restante da receita sem problemas.

RAGU DE FORNO DEFINITIVO DO CHEF YOTAM OTTOLENGHI

Rende de 6 a 8 porções

Em nossa missão de criar o melhor ragu sem carne (durante a qual Ixta quase perdeu a vontade de viver, mas isso já aconteceu uma ou duas vezes antes), foram inventadas versões suficientes para afundar um grande navio. Não há como negar que a lista de ingredientes é extensa, mas todos eles estão lá para dar ao ragu seu fantástico toque de umami. O método, no entanto, não poderia ser mais simples. Se você tiver um processador de alimentos, parte dos ingredientes pode ser batida na função pulsar até ficarem finamente picados, poupando bastante tempo e esforço. O ragu dura na geladeira até 3 dias, ou no freezer por um mês, pronto para ser servido com qualquer coisa, de macarrão a polenta, ou usado como base para lasanha ou bolo de batata. Para estes dois últimos, cozinhe um pouco menos o ragu, pois ele vai continuar cozinhando no forno. Obrigado a Emily Moore e Josh Renaut, que, enquanto recém-convertidos ao veganismo, levaram incansavelmente para casa cada versão deste ragu, para dar seus atenciosos feedbacks.

Ingredientes:

  • 3 cenouras, sem casca e cortadas em pedaços grandes (250 g)
  • 2 cebolas, sem casca e cortadas em pedaços grandes (300 g)
  • 300 g de shimeji, picados grosseiramente
  • 60 g de funghi porcini, processado grosseiramente
  • 4 dentes de alho, espremidos
  • 3-4 tomates, cortados em pedaços grandes (350 g)
  • 120 ml de azeite
  • 70 g de missô branco
  • 40 g de harissa de rosas (ajustar de acordo com a marca que estiver usando; ver p. 18)
  • 4 colheres (sopa) de extrato de tomate
  • 90 ml de shoyu
  • 2 colheres (chá) de sementes de cominho, esmagadas
  • 180 g de lentilhas secas verdes ou marrons
  • 100 g de cevada perolada
  • 1 litro de caldo de legumes ou de galinha
  • 160 g de creme de coco
  • 100 ml de vinho tinto sal e pimenta-do-reino preta

Modo de preparo:

1. Preaqueça o forno de convecção a 190°C (ou o forno comum a 210°C).

2. Trabalhando em levas, coloque a cenoura, a cebola, o shimeji, o funghi, o alho e o tomate em um processador de alimentos e bata na função pulsar até que tudo esteja finissimamente picado (ou pique tudo finamente à mão).

3. Coloque os ingredientes picados em uma assadeira antiaderente grande de 36 × 28 cm com o azeite, o missô, a harissa, o extrato de tomate, o shoyu e as sementes de cominho e misture muito bem. Asse por 40 minutos, mexendo na metade do tempo, até ficar dourado nas bordas e começar a borbulhar.

4. Reduza a temperatura do forno de convecção para 180°C (ou do forno comum para 200°C). 5. Coloque todos os ingredientes restantes na assadeira, junto com 150 ml de água, ⅓ de colher (chá) de sal e um giro bem generoso do moedor de pimenta-do-reino. Mexa muito bem, raspando as laterais e o fundo crocantes com uma espátula. Cubra bem com papel-alumínio e asse por mais 40 minutos. Retire o papel-alumínio e asse por 5 minutos. Deixe descansar por 15 minutos, para que o molho seja ligeiramente absorvido, antes de servir.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.