Descrição de chapéu The New York Times receitas

Veja como variar a salada de batata com pesto de salsinha e cebolinha

Receita é fácil de adaptar e pode ser feita com outros legumes, como ervilha, milho e brócolis

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

The New York Times

Este pesto caseiro é feito com cebolinha fresca e salsinha no lugar do manjericão. É um molho vivo, ótimo para batatas. Vagens ou aspargos são acrescentados às batatas nos últimos minutos do cozimento, num preparo fácil de uma panela só.

Depois de escorridos, vegetais e batatas são devolvidos à panela quente para secar no calor residual —o que significa que sua salada de batata não ficará aguada. Misture as batatas com o pesto enquanto estiverem quentes, para que absorvam melhor os sabores. Esta receita é altamente adaptável: use qualquer legume à mão, como ervilhas, milho e brócolis.

Chive pesto potato salad in New York, May 8, 2023. Peas, corn and broccoli florets are all great alternatives to the green beans in this recipe. Food styled by Cyd Raftus McDowell. (Armando Rafael/The New York Times)
Salada de batata com pesto de salsinha e cebolinha - Armando Rafael/NYT

Pronto em menos de uma hora, esse prato combina com churrasco, hambúrgueres, frango grelhado ou até frutos do mar. Além disso, fica melhor quando "descansa" um pouco e seus sabores se fundem –então você pode levá-lo à mesa e ele vai ganhar mais sabor com o passar das horas.

Prepare a salada de manhã cedo, ou mesmo na noite anterior, depois misture novamente ou monte pouco antes de servir.

SALADA DE BATATA

Rendimento: 6 a 8 porções
Tempo de preparo: 45 minutos

Ingredientes

  • 1 kg de batatas bolinhas, cortadas ao meio
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 230 g de vagens ou aspargos, cortados em pedaços de 2,5 cm
  • ¼ xícara (chá) de pinoli
  • 2 dentes de alho descascados
  • 1 xícara (chá) de folhas de salsinha
  • ¾ xícara (chá) de azeite extravirgem
  • ½ xícara (chá) de parmesão fresco ralado
  • ½ xícara (chá) de cebolinha picada
  • 2 colheres (sopa) de suco de limão

Modo de preparo

  1. Em uma panela grande, misture as batatas com água salgada suficiente de forma que fiquem cobertas com mais de 5 cm; deixe ferver em fogo alto. Reduza o fogo e cozinhe até que as batatas estejam completamente macias no centro (8 a 12 minutos), adicionando as vagens ou aspargos nos últimos 1 a 2 minutos de cozimento. Escorra, volte a mistura para a panela quente e deixe descansar até secar bem, cerca de 2 minutos (com cuidado para não queimar)
  2. Enquanto isso, num processador de alimentos, bata o pinoli e o alho até ficarem bem picados. Adicione a salsa e bata, raspando as laterais e o fundo da tigela até misturar bem. Com o aparelho ligado, regue com azeite e bata até ficar homogêneo. Transfira o pesto para uma tigela grande. Tempere com sal e pimenta e acrescente o queijo, a cebolinha e o suco de limão; misture bem.
  3. Adicione a mistura de batata quente ao pesto e tempere com sal e pimenta. Misture. A salada pode ser feita com três horas de antecedência e mantida na geladeira. Leve à temperatura ambiente e mexa antes de servir

Tradução de Luiz Roberto M. Gonçalves

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.