Descrição de chapéu Rio

Queijo do RJ é um dos melhores do mundo em competição na França

O caprinus, feito em Valença, foi o único da América Latina a competir na última fase do Mundial do Queijo de Tours

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um queijo da cidade de Valença, no Rio de Janeiro, a 160 km da capital fluminense, ficou entre os 12 melhores do Mondial du Fromage 2023, competição internacional que aconteceu em Tours, na França, entre 10 e 12 de setembro.

Produzido pela queijaria artesanal Capril do Lago, o caprinus ficou em 7º lugar no concurso, o único queijo não europeu na última fase.

Queijo caprinus, da Capril do Lago
Queijo caprinus, da Capril do Lago, em Valença (RJ) - Divulgação

"Foi uma grande surpresa para mim quando vi o resultado", diz Fabrício Vieira, 47, empreendedor por trás do produto. "Somos uma queijaria artesanal pequena, com oito pessoas, que produz dez quilos de queijo por dia."

O envolvimento da empresa com queijo é recente. Vieira começou a produzir o derivado do leite em 2020, na pandemia, usando a geladeira da própria casa. Mas, aos poucos, a produção foi se profissionalizando.

Feito com a mesma técnica usada no pecorino, mas trocando o leite de ovelha pelo de cabra, o caprinus usa massa cozida e prensada. Ele ainda é maturado por um ano, período em que passa por escovação diária. No total, são necessários 17 litros de leite para fazer um quilo do queijo.

Todo o processo faz o caprinus ter um gosto mais leve e picante. Segundo o produtor, o sabor combina bastante com talharim feito direto no queijo ou com salmão defumado.

O prêmio conquistado na França é o terceiro que o queijo da Capril do Lago venceu. Em 2022, conquistou a medalha de prata na categoria de massa prensada cozida do Mundial do Queijo do Brasil. No prêmio Queijo Brasil de 2023, em Blumenau, também foi premiado, segundo o produtor.

Mas quem quiser provar o caprinus precisa esperar. Depois do anúncio dos vencedores na terça-feira (12), pedidos pelo queijo dispararam. "Não tinha visto nada parecido antes", afirmou Vieira.

Hoje, mais de cem pessoas estão em uma lista de espera para comprar o produto, vendido a R$ 220 por quilo. Os interessados no produto precisam entrar em contato com a empresa pelo Instagram para conseguir uma vaga na lista de espera.

Capril do Lago
R. Boaventura José Soares, 463, Varginha. Valença, Rio de Janeiro. Tel: (24) 99868-2332 @caprildolago

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.