Descrição de chapéu Rio

Guia Michelin anuncia em maio lista de endereços estrelados do Rio e de SP

Publicação que reúne restaurantes nas duas capitais será divulgada dia 20 no hotel Copacabana Palace

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Michelin, uma das publicações gastronômicas mais famosas do mundo, anuncia no dia 20 de maio sua lista de restaurantes estrelados do guia conjunto que reúne casas no Rio e em São Paulo.

Prato do restaurante D.O.M., do chef Alex Atala, avaliado com duas estrelas na última edição do Guia Michelin (2020)
Prato do restaurante D.O.M., do chef Alex Atala, avaliado com duas estrelas na última edição do Guia Michelin (2020) - Ricardo D'Angelo/Divulgação

A premiação vai acontecer no Rio de Janeiro pela primeira vez, graças ao investimento de R$ 1,9 milhão da prefeitura para que a cidade adquirisse o direito de sediar a premiação, em evento no hotel Copacabana Palace —o mesmo que recebeu a cerimônia do 50 Best América Latina.

Na cerimônia, serão anunciados todos os restaurantes recém-ingressados ou mantidos na seleção –que podem ser classificados com três estrelas (cozinha excepcional), duas estrelas (excelente) e uma estrela (requintada)–, além dos aclamados na categoria Bib Gourmand, que destaca a relação entre qualidade e preço.

Para avaliar as casas, inspetores especializados visitam os estabelecimentos anonimamente. As opções são julgadas de acordo com cinco parâmetros: qualidade dos produtos, harmonia dos sabores, domínio das técnicas culinárias, personalidade da cozinha, consistência ao longo do tempo e através do menu como um todo.

A última versão do guia de capa vermelha (dedicado a restaurantes) foi publicada em 2020, somente no formato online –disponível no aplicativo do Michelin–, por conta da pandemia. O Brasil nunca teve um restaurante com a classificação de três estrelas: em 2020, as casas avaliadas com duas estrelas foram o extinto Ryo (SP), o D.O.M. (SP), o Oteque (RJ) e o Oro (RJ).

Neste ano, a cerimônia de lançamento do Guia Michelin Rio de Janeiro e São Paulo será transmitida a partir das 20h pelo canal oficial do YouTube.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.