Descrição de chapéu clima chuva

Feriado prolongado terá chuva forte em quase todas as regiões do país

Baixa pressão atmosférica na América do Sul aliada aos ventos quentes e úmidos das regiões tropicais vai criar áreas de instabilidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O feriado prolongado em comemoração à Proclamação da República, que acontece na terça (15), deve ser marcado por temporais em praticamente todo o país devido à presença de um sistema de baixa pressão na América do Sul.

De acordo com o Climatempo, está descartada uma nova frente fria como a registrado no começo de novembro, mas a circulação de ventos na América do Sul, inclusive no Brasil, vão facilitar a formação de várias áreas de instabilidade, com muitas nuvens carregadas, com grande potencial para provocar temporais.

Temporal em Lucelia, no interior de São Paulo, destelhou igreja e derrubou árvores. Várias regiões do Brasil devem registrar temporais durante a emenda do feriado da Proclamação da República - 07.out.2022 / Prefeitura de Lucelia / Divulgação

A meteorologista Josélia Pegorim diz que, a partir desta sexta-feira (11), uma área de baixa pressão atmosférica que fica entre o norte da Argentina e o Paraguai vai começar a se intensificar.

"Essa área de baixa pressão vai ser alimentada por ar quente e úmido. Um fluxo de ventos vai começar a trazer lá das regiões tropicais esse ar quente e úmido para cima dessa área de baixa pressão, então nós vamos ter a formação de muitas áreas de instabilidade e, já a partir de sexta, vão começar a provocar chuva em cima do Sul do Brasil, chuva de forte intensidade", explica.

Essas áreas de instabilidade, diz a meteorologista, vão atuar sobre os estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

"O final de semana entra com essas áreas de instabilidade crescendo ainda mais em cima do sudeste e do centro-oeste. Quando chegar no domingo [13], elas vão ganhar mais força ainda entrando no Sul do Brasil", alerta.

De acordo com Josélia, de sexta até a próxima segunda, todos esses estados têm grande risco de sofrerem com tempestades.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), os maiores volumes de chuva acumulados no período de 7 a 14 são previstos em áreas do oeste do Paraná e São Paulo, leste de Mato Grosso do Sul e em áreas do centro-sul de Minas Gerais, além de áreas do Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão e Piauí.

Já em parte da região Nordeste, principalmente em áreas da Bahia e do Rio Grande do Norte, o tempo seco deve predominar.

No Sudeste, a previsão é de que as precipitações possam ultrapassar 80 mm em áreas do oeste de São Paulo, centro-sul de Minas Gerais e sul do Rio de Janeiro. Já em grande parte do norte de Minas Gerais, Espírito Santo, norte do Rio de Janeiro e leste de São Paulo há previsão de baixos volumes que podem ser inferiores a 40 mm.

No Sul, as áreas de instabilidade vão propiciar grandes ocorrências de chuvas, que devem ultrapassar 60 mm no oeste do Paraná e Santa Catarina. Em áreas do sul do Rio Grande do Sul ainda haverá o predomínio de um tempo seco e ocorrência de baixos acumulados de chuva, principalmente no final de semana. Nas demais áreas, há previsão de volumes de chuva entre 20 mm e 50 mm.

Há previsão de chuva em grande parte da região Centro-Oeste, com acumulados que podem ficar entre 20 e 60 mm, principalmente em áreas do sul de Mato Grosso, noroeste de Mato Grosso do Sul e grande parte de Goiás. Já em áreas do sul e leste de Mato Grosso do Sul, os acumulados de chuva podem ultrapassar 60 mm.

No Nordeste, os maiores acumulados devem se concentrar em áreas do Maranhão, Ceará e Piauí, com volumes que podem ultrapassar 50 mm, além de pancadas de chuva em áreas mais litorâneas do Sergipe, Alagoas e Bahia.

Para a região Norte são previstas chuvas acima de 20 mm, com destaque para áreas do oeste do Amazonas, norte de Roraima, leste do Pará e oeste de Tocantins, onde podem ocorrer acumulados superiores a 50 mm. Já no Acre e em Rondônia podem ocorrer pancadas de chuva no fim da semana, mas com baixos acumulados.

A capital paulista, durante o feriado prolongado, deve ter sol, com muitas nuvens, e pancadas de chuva à tarde e à noite. As temperaturas variam de 17°C a 30°C.

A cidade do Rio de Janeiro deve registrar chuva todos os dias até terça, especialmente à tarde e à noite, as temperaturas oscilam entre 20°C e 34°C.

Em Salvador, as temperaturas ficam entre 24°C e 29°C, com sol entre nuvens e períodos nublados, com chuvas rápidas ao longo dia.

Belo Horizonte ter sol, mas, com chuva a qualquer momento do dia, e temperaturas entre 17°C e 31°C.

Os termômetros devem variar entre 19°C e 30°C em Florianópolis, com sol, períodos de nebulosidade e chuva todos os dias.

O feriado prolongado em Aracaju será chuvoso, com sol e períodos de nebulosidade. A temperatura varia entre 23°C e 30°C.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.