Justiça de SP nega prisão de empresário do Porsche que bateu em carro de aplicativo

Tribunal afirma que determinou medidas cautelares para Fernando Sastre de Andrade Filho, que vai responder em liberdade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) negou o pedido de prisão do empresário Fernando Sastre de Andrade Filho, 24, que dirigia um Porsche e bateu no carro do motorista Ornaldo da Silva Viana, 52, morto após o acidente.

A Justiça determinou, no lugar da prisão, medidas cautelares, mas não detalhou quais o caso corre em segredo. A Folha apurou que uma delas é a proibição de que Fernando mantenha contato com todos os envolvidos na ocorrência e com os familiares da vítima.

"Não é possível fornecer cópia ou detalhes da decisão da 1ª Vara do Júri da Capital. Podemos informar, apenas, que foram fixadas diversas medidas cautelares em lugar da prisão preventiva", afirmou, em nota, o TJ-SP. Procurada, a defesa do empresário afirmou que não iria se manifestar sobre a decisão.

A Polícia Civil de São Paulo havia voltado a pedir no sábado (6) a prisão preventiva de Fernando, após a Justiça negar um primeiro pedido. No requerimento do fim de semana, o delegado Nelson Alves, do 30° DP, no Tatuapé, alegou que ele tem poder aquisitivo elevado, podendo usá-lo para subornar testemunhas do caso e forjar provas a seu favor.

 dianteira de carro destruída após batida, o veículo está estacionado
Porsche com dianteira destruída após acidente que matou o motorista Ornaldo Viana, 52, em São Paulo - Divulgação - 31.mar.2024/Polícia Civil

De acordo com a SSP (Secretaria da Segurança Pública), as investigações continuam, e a polícia ainda aguarda o resultado de laudos periciais. Em nota, a pasta diz que os policiais analisaram imagens de c^maera de segurança e verificou que Fernando conduzia o veículo "em velocidade incompatível com a permitida na via, assumindo o risco de produzir o resultado morte."

O caso também é investigado na Polícia Militar por meio de uma sindicância para apurar a conduta dos agentes que atenderam a ocorrência. De acordo com a nota da SSP, os depoimentos já foram colhidos, e as imagens da ocorrência estão sendo analisadas.

Também no sábado, a Promotoria de Justiça da 6ª Vara do Júri da capital deu parecer favorável à prisão preventiva do condutor do Porsche. O Ministério Público era favorável à apreensão de passaporte e outras medidas cautelares, caso a Justiça entendesse que ele deve responder em liberdade.

Entre elas, uma nova suspensão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), proibição de sair da área de jurisdição da vara, entrega de aparelhos celulares e proibição do contato com testemunhas do caso.

Como mostrou reportagem da Folha, Fernando Sastre Filho estava com a CNH suspensa, e a recebeu de volta em 19 de março, 12 dias antes do acidente.

RELEMBRE O CASO

A colisão aconteceu na avenida Salim Farah Maluf por volta das 2h do último domingo (31). Sastre perdeu o controle do Porsche e colidiu na traseira de um Renault Sandero, de acordo com policiais militares que atenderam a ocorrência. Atingido, Ornaldo foi socorrido e encaminhado ao Hospital Municipal do Tatuapé, onde morreu.

Fernando foi indiciado criminalmente por homicídio doloso, lesão corporal e fuga de local de acidente. O dono do Porsche se apresentou na delegacia apenas na tarde de segunda, mais de 30 horas após a colisão.

O Ministério Público afirma que Daniela Cristina de Medeiros Andrade, mãe do empresário que causou o acidente, tentou atrapalhar as investigações. De acordo com a Polícia Civil, o condutor do Porsche foi levado do local do acidente no carro da mãe sob a alegação de que seria atendido no hospital São Luiz. Com isso, os policiais militares que atenderam a ocorrência não aplicaram o teste do bafômetro.

A conduta da mãe do dono do Porsche também foi levada em consideração para o pedido de prisão, segundo o delegado Ruiz.

O secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, afirmou a PM está apurando se houve erro por parte dos policiais militares ao permitir que ele fosse socorrido pela mãe.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.