Descrição de chapéu Coronavírus Rio de Janeiro

Duque de Caxias (RJ) provoca filas enormes após prometer vacina para pessoas acima de 60 anos

Idosos chegaram de madrugada e de outras cidades e não se vacinaram, já que só havia 6.100 doses

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

A Prefeitura de Duque de Caxias, terceira maior cidade do Rio de Janeiro, provocou filas quilométricas e aglomerações em postos de vacinação após prometer imunizantes contra a Covid-19 a toda a população acima dos 60 anos a partir desta sexta (6). Sem doses suficientes, muitos voltaram para casa sem a aplicação.

O anúncio do público-alvo no dia anterior gerou uma corrida a esses locais desde a madrugada, inclusive de idosos de outros municípios. Uma fila enorme de carros se formou em um posto de drive-thru e chegou a causar um congestionamento de 6 km na rodovia Washington Luís —no fim da manhã, o trânsito já havia melhorado, segundo a concessionária Concer.

Em outras oito praças onde as tendas de vacinação foram montadas, os moradores também viveram horas de confusão e aglomeração. Em uma delas, no bairro Jardim Olimpo, imagens da TV Globo mostram uma fila tripla que dá voltas tanto na quadra de esportes quanto no quarteirão.

A faxineira Ivanete Aguiar, 67, foi uma das que não conseguiram se imunizar. Vizinhos lhe contaram sobre o novo público-alvo e ela foi até uma praça onde, no dia anterior, estavam sendo aplicadas doses em idosos acima dos 80 anos. Quando chegou lá, porém, não havia vacinação.

"A prefeitura mudou o local e não avisou", diz seu neto Well Rodrigues, 28. "Estava uma confusão que ninguém sabia informar, com a tenda montada, sem funcionários. Eu estou revoltado. Estão fazendo os idosos irem para a rua, pessoas que não têm acesso à informação fácil na internet, está um calor dos infernos e minha avó está passando mal em casa porque foi para a praça de manhã de bicicleta, e ela não mora perto."

O prefeito Washington Reis (MDB) admitiu que o município só tinha 6.100 doses, mas decidiu ofertar a aplicação para uma população que soma, segundo ele, 100 mil idosos —o último censo do IBGE, de 2010, fala em 86 mil pessoas acima de 60 anos, e 76 mil pessoas entre 60 e 79 anos. Ele, no entanto, não demonstrou ver problema nisso.

"Nós madrugamos, distribuímos as senhas, divulgamos bem. São nove pontos de vacinação aqui no 4º distrito para diminuir a aglomeração e nós vamos seguir para os bairros. O que eu não admito é a vacina ficar guardada na geladeira", respondeu ao ser questionado sobre o transtorno na logística pelo "Bom Dia Rio", da TV Globo.

Ele confirmou que não cobrou comprovante de residência e afirmou que a corrida de pessoas de outros municípios já era esperada: "É inevitável, outras pessoas de Duque de Caxias também vão se vacinar em outras cidades, isso é normal", disse ele, acrescentando que "o mais importante é que a cidade tem infraestrutura para fazer 100 mil vacinações num dia", caso as doses cheguem.

A notícia de que toda a população acima dos 60 anos seria vacinada fez com que o Ministério Público do RJ expedisse nesta quinta (4) uma recomendação à prefeitura, pedindo para que priorizasse idades mais avançadas dentro da faixa dos 60 a 80 anos.

"Sabe-se que a taxa de letalidade por Covid-19 é maior de acordo com a elevação da faixa etária, de modo que um idoso com 79 anos é mais vulnerável, em tese, do que outro com 60 anos. Assim, sustenta o parquet fluminense, neste momento, em que ainda há escassez de doses de vacinas, que é fundamental a adoção de prioridade por maior idade, mesmo entre os idosos", afirma o órgão.

Após a confusão da manhã, uma decisão liminar da Justiça determinou que a prefeitura reorganize sua campanha de acordo com a faixa etária em 48 horas. Caso isso não seja feito, a multa estipulada é de R$ 50 mil por dia, pessoalmente para o prefeito Washington Reis e o secretário municipal de Saúde, Antônio Manoel de Oliveira.

Procurada, a Prefeitura de Duque de Caxias afirmou que priorizou os idosos de 80 anos ou mais desde o início da campanha. "Após um mês, a procura pelos pontos de vacinação pelos idosos dessa faixa etária diminuiu consideravelmente, demonstrando que a maior parte do público-alvo já tinha sido beneficiada", informou.

O município ressaltou que já vacinou todos os profissionais de saúde, os idosos acamados ou em instituições de longa permanência, os idosos acima de 80 anos e os profissionais da educação acima de 60 anos: "Assim, para ampliar o alcance da imunização, a prefeitura decidiu contemplar também os idosos acima de 60 anos de idade", disse.

"A procura pelos locais de vacinação está muito grande, desde as primeiras horas da manhã de hoje, com pessoas vindas do município e de muitas cidades do estado. Por isso, agentes da Guarda Municipal e fiscais de trânsito estão atuando no quarto distrito, em Xerém, principalmente nos pontos de vacinação com maior demanda, para organizar a movimentação dos veículos e a fila de atendimento do drive-thru", acrescentou.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.