Sem títulos, novatos são-paulinos encaram Palmeiras com reservas

Enquanto o São Paulo se apoia na boa fase da garotada, Palmeiras muda time de olho na Libertadores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

De um lado promessas lideradas por Antony, 19, Liziero, 21, Igor Gomes, 20 e Luan, 19, que buscam títulos no time de cima para alavancar a carreira. Do outro, nomes tarimbados como Dudu, 27,  Bruno Henrique, 28, Felipe Melo, 35, e Ricardo Goulart, 27, com conquistas no currículo em profusão.

O atacante Antony durante treinamento do São Paulo no CT do clube
O atacante Antony durante treinamento do São Paulo no CT do clube - Rubens Cavallari/Folha Imagem

O primeiro duelo que abre as semifinais do Campeonato Paulista, às 18h deste sábado, 30, no Morumbi, opõe um São Paulo que aposta na juventude para por fim a um incômodo jejum de títulos (o último foi na Sul-Americana de 2012) e um Palmeiras que se acostumou a conquistas importantes com um time recheado de jogadores com carreiras consolidadas.

Somando os títulos profissionais dos atletas que venceram o Novorizontino nas quartas do Paulista, o elenco palmeirense tem 70 troféus.

Com um time com vários jogadores recém-promovidos das categorias de base, o São Paulo, que eliminou o Ituano contabiliza apenas 26 títulos.

Diante da juventude do elenco atual (média de idade de 24,8 anos), o atleta com mais títulos importantes em nível nacional é o meia Hernanes, 33 anos, que ganhou os Brasileiros de 2007 e 2008 pelo clube. Machucado, ele não participa do clássico.  Antony, um dos destaques da nova safra, tinha oito anos quando o capitão do time levantou o troféu do último título nacional da equipe do Morumbi.

Mandante na primeira partida, o São Paulo custou a engrenar no campeonato. Em meio a seguidos tropeços e à queda de rendimento dos seus medalhões, o técnico interino Vagner Mancini foi obrigado a lançar mão das promessas reveladas em Cotia. Nos três últimos jogos do São Paulo no torneio, foram as joias do Morumbi que decidiram.

Antony marcou no empate contra o São Caetano. Já pelas quartas, diante do Ituano, Igor Gomes brilhou e fez os dois gols da vitória no jogo de ida. Na partida da volta, Liziero decretou o triunfo de 1 a 0. Já o Palmeiras trilhou por um outro caminho.

Com uma campanha sem sustos, o time de Luiz Felipe Scolari tem a melhor pontuação entre os quatro semifinalistas (29 pontos contra 21 do rival deste sábado). Amparado pela base do time campeão brasileiro do ano passado, a equipe fez contratações pontuais. O principal reforço foi Ricardo Goulart, que logo se encaixou no esquema de Felipão.

No elenco, com média de idade de 29,5 anos levando-se em conta o jogo contra o Novorizontino, todos os atletas têm títulos de relevância nacional (Brasileiro ou Copa do Brasil). Outros ainda ostentam taças internacionais, como é o caso de Edu Dracena, campeão da Libertadores pelo Santos em 2011.

A diretoria palmeirense trata o Estadual com distância, principalmente após o entrevero com a Federação Paulista de Futebol (FPF) na final do do Estadual de 2018 para o Corinthians e reclamou de interferência externa na arbitragem.

Desde então, o clube rompeu relações com a entidade. Na última quinta (28), sequer mandou representante ao conselho técnico que definiu as datas das semifinais.

No torneio, porém, o time vai bem. O resultado prático pode ser medido pela última partida das quartas de final, quando o Palmeiras aplicou um contundente 5 a 0 sobre o Novorizontino: a maior goleada deste Paulista.

Pressionado pela saída precoce da Libertadores, o São Paulo tem mais um desafio a cumprir: vencer o primeiro clássico no ano. No Paulista, colecionou derrotas para o próprio Palmeiras, o Santos e o Corinthians.

Em contrapartida, o Palmeiras segue seu plano de prioridades que é o confronto da próxima terça-feira (2), contra o San Lorenzo, na Argentina, pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores.

Assim, ele deve usar trocar vários jogadores para o clássico. "Se tiver que tirar três, quatro ou cinco da equipe, não vou me preocupar, pois tenho tenho jogadores que vão dar a resposta", afirmou Felipão. 

 O técnico Felipão, dá orientação durante treino do Palmeiras
O técnico Felipão, dá orientação durante treino do Palmeiras - Palmeiras/Divulgação

Já Raí, atual diretor de futebol do São Paulo, falou do bom momento da equipe para os jogos semifinais.

“A garotada vem mostrando grande potencial. Mas a defesa também foi bem. O Hudson jogou na lateral e foi muito bem também. As coisas estão muito bem encaminhadas.”

 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.