Descrição de chapéu Campeonato Brasileiro

Palmeiras vê a liderança do Brasileiro ameaçada após seis rodadas

Sem vencer há quatro jogos, o time de Felipão recebe o Vasco nesta sábado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Pela primeira vez desde a quinta rodada do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras pode ser superado em pontos e perder a liderança do Nacional. O time de Felipão divide a dianteira da tabela com o Santos, ambos com 26 pontos, mas leva vantagem no saldo de gols (14 a 7).

Caso não vença o Vasco neste sábado (27), às 17h, no Allianz Parque, a equipe alviverde poderá ser ultrapassada pelo time alvinegro no domingo, quando o Santos vai receber o Avaí, às 16h.

Enquanto a equipe de Jorge Sampaoli está em ascensão no campeonato _vem de cinco vitórias seguidas_, o Palmeiras vive seu momento de maior instabilidade na temporada e não vence há quatro partidas, entre Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores. 

Felipão, técnico do Palmeiras
Felipão, técnico do Palmeiras - Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação

Depois da queda nas quartas de final do mata-mata nacional, diante do Internacional, o time também perdeu sua invencibilidade no Nacional.

Na última rodada, no estádio Castelão, os palmeirenses perderam por 2 a 0 para o Ceará, resultado que permitiu a aproximação dos santistas. O time praiano superou o Botafogo, no Rio, por 1 a 0.

O momento crítico no Palmeiras esteve perto de atingir seu ápice na terça-feira (23), quando a equipe encarou o Godoy Cruz (ARG), pelas oitavas de final da Libertadores. Chegou a estar perdendo por 2 a 0, mas buscou o empate e vai definir a classificação em casa, com a vantagem de poder empatar por 0 a 0 e 1 a 1 para ficar com a vaga.

Em comum nestes jogos, houve sucessivas falhas do sistema defensivo, pilar do esquema tático de Felipão. Nos últimos quatro jogos, o Palmeiras sofreu seis gols. Poderia ter sido sete se o time do Godoy Cruz não tivesse desperdiçado um pênalti.

Outrora acumulando recordes de jogos sem sofrer gols, a dupla Luan e Gustavo Gómez desafinou nestas partidas. Ambos falharam diante dos argentinos nos dois gols. E o paraguaio ainda cometeu o pênalti, de forma infantil. Foi salvo por Weverton.

Diante do Vasco, Felipão vai precisar corrigir as falhas de posicionamento que o time vem apresentando na defesa para não perder mais uma marca. Desde fevereiro o Palmeiras não é derrotado em casa. Na última e única vez nesta temporada, foi superado pelo Corinthians, 1 a 0, na primeira fase do Paulista.

De lá para cá, são 16 jogos, com 14 vitórias e dois empates, desempenho que foi fundamental para o time ter alcançado a liderança do Campeonato Brasileiro, posição ameaçada neste momento.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.