Pressionados, São Paulo e Palmeiras buscam reação no Campeonato Brasileiro

Corinthians e Santos também atuam no domingo e tentam superar a faixa intermediária da tabela

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A sétima rodada do Campeonato Brasileiro terá os quatro times grandes paulistas atuando no domingo (27), todos em busca de crescimento após um início longe do ideal na competição. O São Paulo ainda luta pela primeira vitória, o Palmeiras está pressionado pelas oscilações recentes, e Corinthians e Santos querem sair da faixa intermediária da tabela.

A situação mais complicada é a dos tricolores, que somaram apenas três pontos até aqui e estão na zona de rebaixamento. Em seu último compromisso, eles empataram por 2 a 2 com o Cuiabá em casa. Agora, enfrentam o Ceará, às 20h30, no Castelão, em confronto a ser exibido pelo Premiere.

Desde a conquista do Campeonato Paulista, título que encerrou um jejum de taças de quase nove anos, o São Paulo venceu somente duas das nove partidas que disputou, contra o Sporting Cristal (PER), por 3 a 0, pela Copa Libertadores, e contra o 4 de Julho-PI, por 9 a 1, pela Copa do Brasil.

Há na comissão técnica um entendimento de que os atletas tiveram um desgaste muito grande na busca pelo troféu do Estadual, com jogos a cada 48 horas, o que tem se refletido no rendimento agora.

Rigoni é uma das armas do São Paulo, que busca primeira vitória no Brasileiro - Rubens Chiri/saopaulofc.net

Em meio aos questionamentos sobre o trabalho do técnico Crespo, o presidente Julio Casares afirmou em uma publicação recente que já previa a fase ruim. "Apoio, união e foco no trabalho. Assim superaremos as adversidades. Sabíamos que, na reorganização financeira do clube e na maratona de jogos, enfrentaríamos vários momentos difíceis e o desgaste dos atletas", escreveu o dirigente.

Enquanto a cúpula tricolor tenta demonstrar sintonia com o técnico, no Palmeiras o presidente Maurício Galiotte não tem gostado da postura de Abel Ferreira, sobretudo após o treinador português reclamar em público sobre a falta de contratações.

"Acho que isso não agrega para o Abel, não soma nada para os jogadores, para a direção, nem para o torcedor. Acaba expondo situações já tratadas internamente no clube", disse o cartola.

A cobrança do técnico veio após a derrota para o Red Bull Bragantino, na última rodada, por 3 a 1. Apesar de ter vencido as duas partidas anteriores (Juventude e América-MG), o time alviverde tem convivido com pressão desde a perda do título paulista para o São Paulo. Mais recentemente, a queda precoce na Copa do Brasil, diante do CRB, tornou o ambiente mais pesado.

Em mais uma oportunidade de se aproximar da ponta da tabela do Nacional, o Palmeiras, que soma dez pontos, encara o Bahia, às 20h, no Allianz Parque. O Premiere e a TNT exibem a partida.

O presidente Maurício Galiotte e o técnico Abel Ferreira conversam com elenco nesta sexta (25) - Cesar Greco/Palmeiras/Divulgação

Empatados com oito pontos cada um, Corinthians e Santos terão nesta rodada a chance de se aproximar do pelotão da frente. O time de Sylvinho encara o Fluminense, às 16h, em São Januário, com transmissão da Globo. Mais tarde, às 20h30, o Santos pega o Atlético-MG, na Vila, duelo que será exibido pelo Premiere.

Na última rodada, o time corintiano conseguiu a primeira vitória como mandante neste Brasileiro, ao bater o Sport por 2 a 1. Antes, havia perdido em casa do Atlético-GO (1 a 0) e do Bragantino (2 a 1).

O triunfo sobre os pernambucanos teve, por enquanto, a melhor exibição do Corinthians com Sylvinho. Foi apenas a segunda vitória do treinador pela equipe em oito jogos, período no qual o time foi eliminado pelo Atlético-GO na terceira fase da Copa do Brasil.

O Santos, por sua vez, vem de um empate com o Grêmio, em Porto Alegre, por 2 a 2. Foi o primeiro ponto somado pelos santistas como visitantes no Nacional.

Como mandante, o time da Vila Belmiro está invicto no campeonato, com duas vitórias e um empate. A ideia, diante do Atlético-MG, é tornar esse aproveitamento na Vila ainda melhor.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.