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Acordo Militar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia nesta semana uma negociação com o colega francês Nicolas Sarkozy para fechar um acordo militar. Segundo reportagem da Folha será o maior e mais importante acordo militar de sua história recente, com 8,5 bilhões de euros em submarinos e helicópteros.


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Comentários dos leitores
Hamilton Magalhaes (17) 01/10/2009 16h40
Hamilton Magalhaes (17) 01/10/2009 16h40
O Sr. Francisco Braga está muito exaltado em suas palavras. O portaaviões Minas Gerais foi comprado dos ingleses. Como canta o Juca Chaves: "Brasil já vai a guerra comprou portaavioes, três vivas para a Inglaterra..."
Só quero ver na hora de transferir tecnologia que vai de fato fazê-lo. O EUA podem até fazer, mas não deixam vender depois como foi o caso do teco teco Tucano para a Venezuela.
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J. R. (1266) 01/10/2009 15h53
J. R. (1266) 01/10/2009 15h53
Sandra Machado ( 01/10/2009 10h09 - Há publicações nacionais especializadas que tratam assunto de longa data, desde o acordo Brasil - Itália sobre o caça AMX. Uma delas onde há entrevistas com especialistas bastante conhecida é a www.tecnodefesa.com.br, porém a parte documental, a nível de governo pode ser encontrada na biblioteca do senado em www.senado.gov.br ; preferindo pode pesquisar no google como [ site:senado.gov.br -discurso lei contrato venda tucano ] por exemplo.
Mantenha a chave -discurso para que não apareçam.
Boa sorte.
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Francisco Braga (16) 01/10/2009 14h14
Francisco Braga (16) 01/10/2009 14h14
Os F18 nao sao desatualizados pq fazem parte da elite forca aerea naval americana, e tem previsao de ser tirado do servico em mais 30 anos, como um dos companheiros comentou o F22 esta substituindo o F15, e o F35 lightning que vai fazer parte da nova frota de avioes lado a lado com o F18, Todos vangloriam os franceses e se tem antipatia de americanos por causa da ditadura. Porem os franceses ja venderam lixo para nos como o porta avioes Minas Gerais e o ja sucatiado Sao Paulo, todos reclamam dos americanos mas quem sabe historia foram eles que transferiram toda a tecnologia pro ITA, Instituto de Tecnologia da Aeronautica, a faculdade mais dificil de se ingressar do pais e essa tecnologia veio direto do MIT Massachusetts Institute of Tecnology, nos anos 50, desses estudantes do ITA que formaram a espinha dorcal da FAB e Embraer, e por isso e que somos o unico pais do hemisferio sul a produzir tecnologia aeronautica, gracas ironicamente aos americanos que tem seus defeitos, mas sao bons parceiros comercias e nao sao o Demonio 16 opiniões
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ailton paiva (92) 01/10/2009 13h41
ailton paiva (92) 01/10/2009 13h41
Esta decisão (compra), sera política, isso que dizer que vai levar quem pagar a melhor "comissão".
Alguém tem dúvida?
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José Vitor (75) 01/10/2009 10h21
José Vitor (75) 01/10/2009 10h21
Na concorrência da Aeronáutica, ficar nas mão dos americanos é fria.
Pergunta: por que o Chávez está comprando armas na Rússia ?
Resposta: porque os americanos NÃO estão vendendo peças de reposição para as armas americanas (inclusive aviões) compradas pela Venezuela.
Pergunta: por que a Embraer não conseguiu vender os aviões Super-Tucano para a Venezuela ?
Resposta: porque este avião tem componentes americanos, e os americanos PROIBIRAM esta venda...
Só sendo muito burro mesmo para comprar os aviões dos americanos (e da Suécia também, que tem componentes americanos...).
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Sandra Machado (4) 01/10/2009 10h09
Sandra Machado (4) 01/10/2009 10h09
J. R. (937) 30/09/2009 23h47, obrigada pelas suas ponderações ao meu comentário sobre a licitação dos aviões militares.
Com efeito, gostaria muito de ler, posteriormente - como cidadã leiga sobre o assunto - reportagens na mídia nacional sobre os principais termos das futuras propostas (a serem entregues até o dia 02 de outubro) com diferentes comentários de experts referentes aos prós e contras das propostas apresentadas nesta licitação em face dos interesses do Estado brasileiro.
Enfim, comentérios comparativos das propostas sob os aspectos tecnológico, econômico, estratégico nacional, jurídico-contratual e no contexto das relações internacionais brasileiras.
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Zico Dias (34) 01/10/2009 09h38
Zico Dias (34) 01/10/2009 09h38
Quanto menos dinheiro o mundo der pros americanos, menos eles vão ter pra continuar com essas guerras ridículas, invadindo países, e matando gente inocente. 6 opiniões
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wilson guimaraes (1) 01/10/2009 09h31
wilson guimaraes (1) 01/10/2009 09h31
Tomara que a FAB E EMBRAER, TENHAM PESO NA ESCOLHA, SEGUE
Como já se sabe, se depender do presidente Lula e do ministro da Defesa, Nelson Jobim, a França - com quem o Brasil já fechou negócio para a compra de cinco submarinos e 50 helicópteros - também deverá fornecer um pacote de 36 caças Rafale para a Força Aérea Brasileira, a FAB, numa transação que pode variar entre 4 bilhões e 8 bilhões de reais.
Além do Rafale, fabricado pela Dassault, também estão na disputa os caças FA-18 Hornet, da americana Boeing, e o sueco Gripen, da Saab. Os três concorrentes devem apresentar uma nova rodada de propostas à FAB na próxima segunda-feira. A decisão do governo deve sair em outubro.
Mas ainda que não comentem a respeito - tanto a FAB, quanto a Embraer, que deverá participar da contrução dos caças e assimilar a transferência de tecnologia exigida do governo brasileiro do fornecedor - preferem o caça FA-18 Hornet, da Boeing.
Para a Embraer, a preferência pela Boeing é claramente comercial. De saída, a empresa brasileira participa de uma licitação de 100 aviões leves de combate, como o Super Tucano, para a Força Aérea Americana, que pretende usá-los em cenários de guerra de guerrilha, como no Afeganistão.
A decisão ianque sobre a compra, que pode alcançar 90 milhões de dólares, deve ser anunciada em 2010.
As duas transações são independentes. Mas se o Brasil optar pelo FA-18, a Embraer deverá contar com maior simpatia dos americanos pelos Super Tucanos.
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adão ribeiro (38) 01/10/2009 09h14
adão ribeiro (38) 01/10/2009 09h14
Até pareceque precisamos comprar uma meia duzia de aviões,para desmonta-los e aprender como é que são fabricados, o que precisavamos era pegar essa grana toda, deixar esses gringos lá com a tecnologia deles, e desenvolver a nossa.
Quem será que está lá ensinando o Irã a fabricar misseis que estão deixando até os EUA de cabelo em pé.
Não podemos desprezar a tecnologia Sueca, quando o Brasil ainda engatinhava, quem colocou aqui a melhor tecnologia em caminhões pesados foi a SAAB, trazendo pra cá a SAAB SCANIA, quem domina até hoje as estradas Brasileiras, SAAB SCANIA, que fabrica os aviões que Suecia agora quer colocar no Brasil.
ô Lulinha se tiver mesmo que comprar essas máquina é hora de pechinchar, mude tudo e fale assim, "O Brasil vai fabricar caças modernissimos, ao preço XXXXXX por unidade, quem quer me vender mais barato atendendo á nossa especificação" e pra que mesmo precisamos de aviões de caça?
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Rodrigo Vieira de Morais (204) 01/10/2009 07h43
Rodrigo Vieira de Morais (204) 01/10/2009 07h43
Na negociação dos caças existe mais coisa por tráz da preferencia do governo Lula de comprar os caças da França, e acho que só não foram disponibilizadas porque a compra dos caças será por licitação.
Lembrem que a entrada do Brasil na segunda guerra foi articulada pela transferencia de tecnologia de produção de aço de qualidade.
Neste caso além da transferencia tecnológica está o apoio politico internacional envolvido, e que acho difícil alguém ganhar dos caças Franceses.
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Ivan de Souza Freitas (22) 01/10/2009 07h43
Ivan de Souza Freitas (22) 01/10/2009 07h43
Não adianta a Boeing ser a melhor e mais competitiva, pois todos nós já sabemos quem sairá vencedor dessa licitação, conforme já anunciou, antecipdamente, o nosso ilústre presidente. Brasil, um país de tolos! 15 opiniões
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paulo FERNANDES (38) 01/10/2009 07h23
paulo FERNANDES (38) 01/10/2009 07h23
Alguem ainda tem duvida quanto a superioridade dos avioes da boeing??
O resto, é balela. Será que o povo brasileiro não aprende nunca !!
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antonio goncalves (459) 01/10/2009 01h39
antonio goncalves (459) 01/10/2009 01h39
SERGIUO DOURADO S EO SENHORA SE REFERE AS BALAS PERDIDAS E AVIOELENCIA AI NO BRASIL, FICA TRANQUILO QUE SE UM DIA VC VIM PARA OS USA TAMBEM VAI ENOCTRAR TUDO ISTO, VIOLENCIA NAS ESCOLAS ,MATANCA, ASALTOS NAS RUAS , A VIOLENCIA AQUI ESTA CHEGANDO A UMA ESTATISTICA ALARMANTE SO QEU VOCES AI NAO VER ISTO PORQUE ELES AQUI ABAFAM TUDO,O BRASIL VIA SABER DA POBREZA SIM , PORQUE O NOSOS GOVERNO ESTA LUTANDO E TRABALHANDO PAR AISTO,JA NAO ESTAMOS NO GOVERNO DO FHC QEU SO SABEIA PEDIR DINHEIOR EMPRESTADO AO FMI, VC JA VIU UM PAIS CRESCER COM UMA DIVIDA EXETERNA EXTRONDOSA? PARA VCS QUE MORAM AI , MUITOS ENXERGAM OS USA COMO UM PARAISOE NAO E NADA DISSO, AVIOLENCIA AQUI TB ESTA CORRENDO SOLTO 5 opiniões
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Gustavo Trestini (8) 01/10/2009 00h39
Gustavo Trestini (8) 01/10/2009 00h39
Para esclarecer alguns aspectos. Sou piloto e entusiasta da aviação, não sou técnico mas tenho alguns conhecimentos sobre o tema. Em matéria de tecnologia o F-18 é o mais desatualizado entre os caças. Eles estão sendo substituidos nos EUA pelos F-22 Raptor. No caso dos Rafale e Saaab, estes sim são projetos modernos, com vantagem para os Rafales que além deserem bi-motores estão em um estágio de desenvolvimento melhor. Concordo com a afirmação que a escolha deve ser mais política, sendo assim, quem deveria ser nosso parceiro estratégico. A França é um país amigo do Brasil. Durante a ditadura militar que destruiu anos de desenvolvimento do Brasil, e foi apoiada pelos EUA, a França recebeu e apoiou os exilados, dentre eles o FHC e tantos outros, que hoje prestam um grande serviço ao país. A atitude dos EUA em relação a nossa cultura é e sempre foi de dominação, ou seja a imposição de valores e estilo de vida. Já os franceses sempre se interessaram pela nossa cultura, inúmeros artistas, sociólogos, fotógrafos e filosofos franceses buscaram estabelecer um diálogo entre estes dois povos. Para um turista brasileiro visitar os EUA, ele tem que se humilhar para obtenção de um visto, demonstrando que ele não é um indesejável cucaracha. Já para ir para França, basta comprar a sua passagem e apresentar seu passaporte. Nos EUA brasileiros não são bem-vindos, na França além de sermos bem-vindos, somos muito respeitados por sermos brasileiros. Com qual país deveríamos estabelecer parceria? 12 opiniões
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Alcides Emanuelli (2014) 01/10/2009 00h08
Alcides Emanuelli (2014) 01/10/2009 00h08
O Lula blefou sobre a transferencia de tecnologia e agora todos querem transferir tecnologia para o Brasil para vender seus produtos.
O Interessante que nessa licitação não tem propostas com valores e os tecnicos responsaveis não se manifestão, ou quem mais entende de guerra no Brasil realmente deve ser o Lula e não os militares, engenheiros e outros graduados com Mestrados e Doutorado.
Porque será que nossa Aéronautica não chama aquele nosso astronauta brasileiro!
Agora essa de transferir tecnologia é piada e ainda tem imbecis que vão para as televisões dizerem que com isso vamos ter mais gerações de empregos com as novas insdustrias das guerras que vão se multiplicar no Brasil.
Sempre achei que guerras deveriam ser abominaveis pelos homens aqui na terra, mas parece que nossos homens do Poder são adoradores de guerras e mortes, destruição de povos de Nações.
Falam sobre guerras e destruição de Nações a segurança no Brasil está cada dia mais decadente e sem esperança de recuperação, talvez aqueles sonhadores eternos que dizem que só acabariamos com a violencia com a Educação, é se ainda não começamos a educar nossos filhos, talvez daqui a 100 anos vamos conseguir atingir esses objetivos.
Enquanto isso aqui no Brasil a coisa vai ficar preta cada vez mais a violência não para de destruir com a Nação, e o Brasil pensa em comprar Caças para guerra contra Honduras.
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J. R. (1266) 30/09/2009 23h47
J. R. (1266) 30/09/2009 23h47
Sandra Machado (3) 30/09/2009 21h56 - A França, como qualquer país com história sabe manter seus segredos, assim sendo é de exclusiva competência técnica a escolha. Quem comprar caixas pretas vai ter que pagar "o preço", e parece que eles não vão tranferir o software embarcado, "a inteligência", li no LeFigaro alguma coisa. Porém, tudo é fantasioso, se estiver fora do papel, fora do preto no branco. Cabe à sociedade vigiar, o que parece ser o melhor negócio dos três. 2 opiniões
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Leucio Da Mota Barbosa (329) 30/09/2009 23h46
Leucio Da Mota Barbosa (329) 30/09/2009 23h46
Parece que o presidente Lula tinha razão mais uma vez , as propostas estão ficando cada vez melhor . 3 opiniões
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Sudeste/ sudestino (148) 30/09/2009 23h44
Sudeste/ sudestino (148) 30/09/2009 23h44
Esse é o motivo porque Rússia e China, por exemplo, mesmo que lhes fossem oferecido o uso do sistema GPS de graça e com precisão máxima (sem nenhuma degradação intencional), não aceitariam sob hipótese alguma.
É por isso também que o projeto GLONASS foi um dos poucos que foi mantido a um ritmo no mínimo razoável, apesar de todo o caos sócio-econômico durante a queda da URSS. E é por isso também que os europeus estão desenvolvendo o sistema GALILEO. Apesar de aliados dos EUA, eles não se sentem nem um pouco confortáveis com essa situação.

Os EUA, por serem a maior potência política, econômica e militar do mundo, são naturalmente a maior ameaça potencial. Isto é, eles têm capacidade, mas para essa capacidade se materializar em verdadeira ameaça é necessário que eles assim o decidam, e ficar na dependência da boa vontade dos outros não é boa situação a qualquer nação do mundo.

Fonte: Defesa BR
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Sudeste/ sudestino (148) 30/09/2009 23h43
Sudeste/ sudestino (148) 30/09/2009 23h43
Em tese, esses dois países só usariam esse recurso em caso de serem atacados com suas armas ou um aliado de peso, que exerça forte pressão para o fornecimento dos códigos (como no caso das Malvinas).

Já os EUA, até por serem a maior potência econômico-militar do mundo, assumindo postura de maior ingerência, fariam, em tese, um uso muito mais generalizado desse recurso, isto é, sempre que fossem contrariados minimamente seus interesses no uso dessas armas pelo Brasil.

Além disso, todos os caças modernos ocidentais fazem uso de sistema de navegação por satélite (GPS). Nesse caso, o sistema de posicionamento/navegação solicita dados de posicionamento aos membros da constelação no visual (não cobertos).

Cada sistemas de GPS possui um identificador exclusivo (como os chips de celular). Dessa forma, fica acessível aos operadores da constelação de satélites (NASA/EUA) a localização de cada sistema de GPS no globo.

Sendo assim, cada um dos Super Hornets que o Brasil eventualmente comprasse seria localizado imediatamente e em tempo real assim que ligasse o sistema operacional (antes mesmo de decolar).
Fonte: Defesa BR
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Sudeste/ sudestino (148) 30/09/2009 23h41
Sudeste/ sudestino (148) 30/09/2009 23h41
O satélite não é a única forma de se estabelecer esse tipo de comunicação com as armas. Isso pode ser feito através das mais variadas frequências de rádio. A vantagem do satélite é o alcance global. Em qualquer lugar do globo em que a arma estiver, assim que seu sistema operacional for ativado, a arma pode ser posta "fora de serviço".

No caso de comunicação por outros meios (rádio), a arma precisa estar perto da fonte para estabelecimento de comunicações. No caso de mísseis, esse perto pode significar em rota de interceptação após o lançamento. Há muitos boatos de que foi usado esse recurso nos EXOCETs argentinos. Alguns erraram o alvo, outros, apesar de terem atingido o alvo, não detonaram.

Os ingleses teriam solicitado os códigos de desativação aos franceses, evocando a aliança da OTAN. Entretanto, tinham que esperar os mísseis serem lançados e se aproximarem perigosamente dos seus navios para enviarem o código de desativação.

No caso de caças, há vários canais de comunicação com o ambiente externo. Várias antenas, UHF/VHF, RWR, e o próprio radar, entre vários outros canais de estabelecimento de comunicações com os mesmos.

Certamente, existe esse recurso nos três caças do FX-2, assim como em qualquer caça moderno. A diferença é que os EUA possuem uma rede de satélite global, tendo capacidade de desativar os caças assim que eles decolarem de suas bases. No caso de franceses e suecos, o uso desse recurso é mais restrito.
Fonte: Defesa BR
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