Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Acordo Militar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia nesta semana uma negociação com o colega francês Nicolas Sarkozy para fechar um acordo militar. Segundo reportagem da Folha será o maior e mais importante acordo militar de sua história recente, com 8,5 bilhões de euros em submarinos e helicópteros.


Mais resultados: Anteriores 27 28 29 30 31 32 33 34 35 Próximos
Comentários dos leitores
Quando os canais não cortam os créditos dos filmes por economia de tempo (dinheiro), ficamos espantados com a quantidade de pessoal que trabalha para um filme de Hollywood ser realizado. Isto significa profissionalismo. Nada fica ao acaso, nada é gratuito. Se Dilma for eleita, enquanto Lula espera por 2014, sugere-se que ele faça um estágio em Hollywood, para aprender que falar e, pior que isto, fazer bobagem, custa dinheiro irrecuperável. 1 opinião
avalie fechar
Sergio Kaveski (19) 25/09/2009 19h28
Sergio Kaveski (19) 25/09/2009 19h28
Eu não li outros comentários. Talvez seja repetitivo, mas bora lá:
Quem é este minisruzinhu da defesa, que est´eitindo laudo da queda dos dois Rafales, sendo que uma Boeing ou Airbus leva meses para emitir um laudo ou até mesmo ma opinião?
Que poderes têm um mero ministro e um predidente, que são temporariamente rgentes da Nação? Eu sou mais, mas MUITO MAIS, um parecer da Força Aérea Brasileira, a qual serví por oito anos e poss0 asinar o que estou escrevendo. O que o Molusco presidente sabe de avião? E o Jobim então? Nem com muita acessoria... Isto é para quem entende, coisa de sangue... Aos DOIS eu peço, cuidem mais do Brasil (Judiciário, Congresso, Executivo...), porque cuidar do BRASIL, agora sim, com letras MAIÚSCULAS, os estrelados sabem.
sem opinião
avalie fechar
Ohm Paul Hammel (5) 25/09/2009 18h55
Ohm Paul Hammel (5) 25/09/2009 18h55
SE COMPRAREM SEM LICITAÇÃO TODOS DEVEM ENTRAR COM PROCESSOS CONTRA QUEM COMETEU ESTE CRIME. sem opinião
avalie fechar
Bolinha da Lulu (845) 25/09/2009 09h57
Bolinha da Lulu (845) 25/09/2009 09h57
A questão da compra dos caças, não é por que esse ou aquele é melhor, mas por que quem esta fazendo a licitação é o Lulla e nesse não dá para confiar, pois o seu objetivo não é exatamente o avião ou a manutenção da força aérea brasileira. Os que estão ganhando com isso evidentemente apóiam, os que não crêem repudiam qualquer alternativa apresentada, não importando o avião que será adquirido.
É isso que define a polêmica dos aviões.
Que a força aérea necessita dos aviões, sem sombra de duvida, como a marinha de navio e o exercito de tanque e veículos anfíbios, assim questionar nada de relevante vai satisfazer a insegurança que transmite a quem tem alguma cultura esse desgoverno instalado em Brasilia e que quer se perpetuar eternamente no monopólio da nação
9 opiniões
avalie fechar
Bolinha da Lulu (845) 24/09/2009 22h41
Bolinha da Lulu (845) 24/09/2009 22h41
A questão da compra dos caças, não é por que esse ou aquele é melhor, mas por que quem esta fazendo a licitação é o Lulla e nesse não dá para confiar, pois o seu objetivo não é exatamente o avião ou a manutenção da força aérea brasileira. Os que estão ganhando com isso evidentemente apóiam, os que não crêem repudiam qualquer alternativa apresentada, não importando o avião que será adquirido.
É isso que define a polêmica dos aviões.
Que a força aérea necessita dos aviões, sem sombra de duvida, como a marinha de navio e o exercito de tanque e veículos anfíbios, assim questionar nada de relevante vai satisfazer a insegurança que transmite a quem tem alguma cultura esse desgoverno instalado em Brasilia e que quer se perpetuar eternamente no monopólio da nação.
4 opiniões
avalie fechar
sérgio dourado (370) 23/09/2009 18h16
sérgio dourado (370) 23/09/2009 18h16
Se não já não chegasse o fato do pres.Lula ter adiantado o resultado da compra internacional dos caças supersônicos,os franceses não parecem ter diminuído o preço dos Rafales.O que faz dessa aquisição estratégica,um jogo político que trará consequências positivas ou negativas por um século no mínimo.O pres. deveria ter tomado uma postura menos amadora e se postado com seriedade,afirmando que somente iria vencer a proposta quem melhor se adequasse às exigências TÉCNICO-polítcas do Brasil:ainda que já tivesse escolhido a própria França.Pois o preço dos caças franceses estão não estão nenhum croissant..está é salgado demais..Ao se ter que a empresa perdeu todas as concorrências externas,até da Coréia do Sul,a Dassault e o governo francês poderiam ter melhorado os preços;até porque os brasileiros pagariam muito mais caro pelos Rafale do que o governo francês,o que não soa muito interessante,já que a França quer uma parceria estratégica com o Brasil na América Latina e o mundo(...).Portanto,para ser uma compra realmente estratégica,é necessário que melhorem o preço dos caças,pois a França propõe ao Brasil que os caças sejam produzidos em parceria com a Embraer,senão não haveria transferência de tecnologia alguma.Portanto,o Brasil precisa arrancar mais vantagens dessa proposta.O tiro do pres.Lula até que não saiu tanto pela culatra,e os outros concorrentes suecos e norte-americanos mudaram seus discursos melhorando suas propostas:somente os bonitões e "eleitos" dos franceses é q n. 9 opiniões
avalie fechar
eduardo de souza (635) 21/09/2009 19h02
eduardo de souza (635) 21/09/2009 19h02
Brasileiros... A hora é agora. Ou nos armamos, ou vamos passar apuros. Temos que adquirir várias armas, em regime de urgência, de vários países de preferência. Sabemos que nosso país ficou as traças por muitos anos, fomos sucateados em nossa defesa bélica. Concordo com quase tudo que é discutido aqui nesse espaço porém, teremos que tomar decisões. Que a licitação seja acelerada, e que começamos o mais rápido possível as construções de equipamentos aqui mesmo em nosso país também. 12 opiniões
avalie fechar
cacilda galiotto (144) 21/09/2009 17h01
cacilda galiotto (144) 21/09/2009 17h01
O pior de tudo é ler coisas de gente que não entende patavina do assunto e fica dando pitaco; escrever o que vem à cabeça é muito facil, agora quero ver explicar as bobagem que escrevem; deixem p/ os peritos no assunto resolverem, pq não entendemos nadica de nada e assim não corremos o risco de nos tornarmos ridículos; ninguem é o dono da verdade como querem se apresentar aqui, ou é ? Criticar com responsabilidade é válido, criticar com ódio e ranço, no minimo é ser falastrão e ignorante. 15 opiniões
avalie fechar
J. R. (1266) 21/09/2009 16h41
J. R. (1266) 21/09/2009 16h41
FHC achava que iria fazer serra seu sucessor. Não teria a menor dúvida de que o PSDB-Demo já teria entregue a concorrência FX a muito tempo aos americanos (Boeing), e a questão já estaria resolvida, nos moldes dos radares do "Calha Norte". De fato a lei americana os proíbe empresas de subornar governantes estrangeiros, isso se não transferissem a tarefa. Entretanto, a história mostra que os que recusaram suborno ou sofreram golpe de estado ou partiram desta para melhor, exemplos não faltam. Quando Árbenz virou presidente da Guatemala, o país se encontrava sob o jugo da empresa United Fruit, ele abraçava o seguinte discurso: "queremos devolver a terra para as pessoas". Simplesmente os EUA invadiram a Guatemala. O ex-presidente do Equador Jaime Roldós tornou pública a proposta que recebeu: "bem, você sabe, você e sua família podem ficar muito ricos se você jogar nosso jogo, mas se você continuar com essas políticas, promessas... você vai ter que sair". Foi assassinado. Omar Torrijos, presidente do Panamá, dizia aos enviados americanos "Preciso que o Canal do Panamá esteja de volta nas mãos do povo, é disso que eu preciso. Me deixem em paz, parem de tentar me subornar". Isso foi em 1981, e em maio daquele ano,
Jaime foi assassinado. Então, de que adianta existirem as leis, se a solução passa pela política?
18 opiniões
avalie fechar
Rodrigo Vieira de Morais (204) 21/09/2009 16h35
Rodrigo Vieira de Morais (204) 21/09/2009 16h35
O Brasil sempre comprou caças da França.
O presidente tem que tomar partido, como isca para tentar melhorar as ofertas.
Se não compra os aviões a aeronautica está sucateada.
Se compra, é campanha política ou os aviões não vão servir pra nada.
Nunca vai agradar a todos.
6 opiniões
avalie fechar
luiz sabino (2) 21/09/2009 15h45
luiz sabino (2) 21/09/2009 15h45
Aos Srs. MARCIO ANTONIO ESTRELA E SERGIO DOURADO.
Está mais do que claros que estes dois participantes, são pessoas vinculadas a estes governo corrupto do Sr.Lula, pois ninguem que lê estes blogs e que costumam participar com suas tão respeitosas opiniões, poderiam escrever o que os dois srs escreveram. Trata-se sim, de um coloio para tentar manipular a opinião publica para que aceitem os aviões do franceses, que diga-se , muito estranho a maneira como o Lula estava negociando com o Sr.Sarkozy, salvo engano, se a midia não intercedesse a favor do Brasil, estari fechado com a França de imediato. Portanto caros leitores, não acreditem nestes que vem aqui interferir em nossas opiniões para tentarem justicar os desmando e loucuras de um Presidente Burro e analfabeto.
28 opiniões
avalie fechar
Louis Fod (341) 21/09/2009 15h39
Louis Fod (341) 21/09/2009 15h39
Concordo que dar chance para o tio sam é uma roubada. Agora descartaram diversas opções de caças, mísseis terra-ar e canhões anti-aéreos sem muita explicação, não sabemos se foi a fab ou se foi o planalto.
---- A compra de 50 helicópteros ambulancia ou os chamados de "transporte de tropas" é perder dinheiro, só servem como alvo... infelizmente. A realidade não se adapta ao que queremos. Especialmente na guerra.
7 opiniões
avalie fechar
caio bastos lucchesi (269) 21/09/2009 15h30
caio bastos lucchesi (269) 21/09/2009 15h30
Em todo esse debate,é fundamental ter presente,
que os americanos são proibidos,conforme estipu
la a LEI LOCKHEED,de pagarem comissões as au-
toridades do país comprador!
7 opiniões
avalie fechar
Márcio Antônio Estrela (6) 21/09/2009 15h20
Márcio Antônio Estrela (6) 21/09/2009 15h20
Em compra de material de defesa o mais importante é TRANSFERÊNCIA TECNOLÓGICA e AUTONOMIA.
Não se pode comparar com uma compra de geladeira.
Não adianta nada comprar o mais "muderno" ou o mais barato se não se tem garantias de fornecimento e manutenção futura.
Diversos países compraram os mais "mudernos" jatos dos EUA. Depois, deixaram de ser aliados dos EUA e não receberam um parafuso sequer. Resultado? Os jatos não saem do chão... Exemplos: a Venezuela era o único país da América Latina a ter os então "mudernos" F-15. Todos estão inoperantes... Aconteceu igual com o Iraque... (isso sem mencionar uma "Lenda" que existe que os EUA têm como tornar inoperantes aviões de sua fabricação quando em batalhas contra os EUA. Ou seja, no meio da batalha o avião deixa de funcionar... Mas isso é "Lenda" no meio aeronáutico, baseado em relatos "não confiáveis" de pilotos que entraram em combate contra os EUA, coisa de "iraquianos e outros de mesmo tipo"...).
A proposta sueca para o avião (só o avião, ela não vende helicópteros) é a melhor em termos de projeto e transferência de tecnologia e é mais barato (mas o avião sueco só tem um motor e os demais têm dois, o que ajuda o sueco a ser mais barato, mas não atende a alguns requisitos da FAB). Mas esbarra em outro problema importante: o caça usa motor e outras peças americanas... Ou seja, sujeitas a embargos" dos EUA. Se comprar, pode-se, no limite, ter avião sem motor para voar porque os EUA não fornecem as peças além de proibir vender
41 opiniões
avalie fechar
sérgio dourado (370) 21/09/2009 15h11
sérgio dourado (370) 21/09/2009 15h11
Essa carta que trata das limitações de compras de aviões do Brasil e também de "other Latins Republics" demonstra o quanto os EUA respeitam a soberania daqueles que estão abaixo de suas linhas.Não bastasse ativar 7 bases militares em plena Colômbia,sem qualquer audiência com os países da região,é só mais um passo de arrogância e temeridade que está instalada as relações dos norte-americanos com os latino-americanos.A velha doutrina Monroe,"a América para os americanos",nunca esteve tão atualizada.Ainda podemos contar com a ativação da IV Frota dos ianques,sem qualquer relação lógica com os acontecimentos na nossa região que precisasse de uma "ajuda humanitária" dessas.Ora,a área de influência do Brasil cresce no continente e no mundo.E para os norte-americanos isso nunca é bem visto.Até mesmo o ex-super secretário dos EUA,Henry Kissinger,disse:"não queremos um Japão no nosso continente".Ora,não é apenas inocente,mas criminoso,deixar nossas defesas nas mãos de estrangeiros que mandam e desmandam em como devemos nos defender e se temos inimigos ou não.Se eles são tão fortes,pra que mais armas nucleares?Os próprios EUA não tornam o mundo mais seguro.Se tivermos que temer os chineses,indianos ou russos,o problema é outro.O que não está certo é a pax americana,galgada em submissão de países que ainda não dominam a tecnologia nuclear para fins militares e o controle de seus orçamentos militares:muito menores que os dos ianques.Queremos o Brasil soberano e autônomo nas suas forças. 15 opiniões
avalie fechar
Leucio Da Mota Barbosa (329) 21/09/2009 13h22
Leucio Da Mota Barbosa (329) 21/09/2009 13h22
As aves do bico grande que voam por aqui sem rumo , desnorteadas , sem conseguir gorgia nada com lucidez , aliás gorgeiam mais só infâmias e insultos , agora , Dilma vai ter que começar a ouvir o mesmo gorgeio que a todo instante acontecem aqui , e até novembro do proximo ano quando estas aves , que só sabem dirigir infâmias e discriminação sejam abatidas , e o povo brasileiro comemore a continuação do caminho rumo ao seu grande destino .
PS . AVES BICUDAS , AFINAL DE CONTAS ESTE É UM PAIS DEMOCRATA , PODEM CONTINUAR A ENVIAR OS SEUS INSULTOS E INFÂMIAS , PORQUE É A ÚNICA COISA QUE VOCES ENXERGAM E SABEM FAZER .
9 opiniões
avalie fechar
Nikacio Lemos (175) 21/09/2009 13h01
Nikacio Lemos (175) 21/09/2009 13h01
Quanta Bobagem de muitos aqui que se faz peder tempo .
Todos sabem que os caças F-18 Super são os melhores.
Isso é fato !!!
A questão de preferencia de Lula pelos caças Franceses , é meramente politica de petistas comunistas nada +.
Mas todos sabem também que a decisão final para compra cabe ao senado e Não a Lula.
Primeira decisão: Forças armadas(Setor Técnico e capacitado) para definir o melhor avião.
Segunda : Lula que vai apenas concordar ou não.
Final e decisiva: Senado.
Não cabe exclusivamente a Lula decidir por uma copmpra deste porte , compra essa que não é uma simples compra e sim uma concorrencia pública portanto não cabe a decisão de compra apenas a um homem até porque se o presidente tivesse todo este poder, então para que senado e Congresso?
Além do + esta compra é uma concorrencia pública, e não se trata de uma compra para agradar a um ou outro.
Lula é apenas um funcionário Público com prazo determinado para deixar o cargo(Não Concursado) e seu dever é apenas seguir as orientações de quem de fato entende do assunto.
Nikacio lemos
23 anos
16 opiniões
avalie fechar
marcos cesar fernandes (231) 21/09/2009 12h57
marcos cesar fernandes (231) 21/09/2009 12h57
Tenho lido ótimas opiniões a respeito deste assunto e também escrevi algumas, mas a verdade nua e crua é a seguinte: "Vêm os aviões e vêm as comissões", as legais e as por fora, essas denominadas por Delúvio Soares como: contribuções não contabilizadas. É isso que faz com que nosso Presidente, já a um ano de fim de seu mandato, se empenhe tanto na concretização das negociações.
Essa quantidade de aviões em caso de guerra é insignificante, somando-se a isso a necessidade de pistas preparadas para esse tipo de aeronave, com tamanho, revestimento e instalações de apoio. Temos isso? Aviões sisternas? Temos quantos?
O melhor é empregar esse dinheiro em obras sociais, principalmente escolas e hospitais.
Sacrificar o contribuinte brasileiro com uma soma tão elevada de recursos para comprar brinquedinhos para uns poucos oficiais da FAB é falta de patriotismo.
56 opiniões
avalie fechar
Lucas Palas (9) 21/09/2009 12h48
Lucas Palas (9) 21/09/2009 12h48
ô da geral...vê só uma coisa: O Lula (o cara) falou que a crise para o Brasil ía ser uma MAROLINHA....muita gente caiu em cima falando todas do CARA....esse mesmo pessoal pensam agora assim: pôxa, erramos...vamos atacar esse cara aonde .......tem os aviões....vão erar denovo. 6 opiniões
avalie fechar
clodoaldo silva cardoso (1) 21/09/2009 12h12
clodoaldo silva cardoso (1) 21/09/2009 12h12
incrivel, na falta de motivos para defamar a administração do presidente, o individuo passa a agredir a pessoa do presidente publicamente.isto nao interessa a nos leitores 9 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1193)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 27 28 29 30 31 32 33 34 35 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página