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Acordo Militar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia nesta semana uma negociação com o colega francês Nicolas Sarkozy para fechar um acordo militar. Segundo reportagem da Folha será o maior e mais importante acordo militar de sua história recente, com 8,5 bilhões de euros em submarinos e helicópteros.


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Comentários dos leitores
Antonio Fouto Dias (3077) 19/09/2009 19h48
Antonio Fouto Dias (3077) 19/09/2009 19h48
Caríssimo Presidente Lula, não há motivo para o senhor se preocupar quanto a aquisição dos caças, uma vez que é mais que sabido de que o arsenal militar de nosso País está completamente defasado em relação a qualquer país, principalmente se considerarmos as dimensões territoriais do nosso Brasil.
A questão é como está ocorrendo a transação, assim como o anúncio antecipado de um virtual vencedor, antes mesmo do prazo para a apresentação de propostas haver sido expirado.
sem opinião
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J. R. (1266) 19/09/2009 19h13
J. R. (1266) 19/09/2009 19h13
Precisamos de um Gênio para dizer como defender o pré-sal então, eu só sei criticar e usar politicamente ... [VAGA PARA GÊNIO] - Palácio da Alvorada - Brasília - DF - Brasil - interessados enviar curriculum. 4 opiniões
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E eis que o pré-sal, embora deitado no berço esplêndido das profundezas, serve de estímulo para a profusão de bravatas do presidente da república.
Ao dizer que o Brasil tem que se armar para, no caso de algum país querer se engraçar, ele possa mostrar os dentes.
Ao ler isso pensei que ele estava falando do João Brasil, morador de rua e bangulo que nada sabe sobre o sal, o abissal e do tal do pré-sal.
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sérgio dourado (370) 19/09/2009 16h08
sérgio dourado (370) 19/09/2009 16h08
O pres. Lula está usando de um discurso chavista para justificar a compra de caças supersônicos.Ora,é claro que precisamos vigiar os movimentos unilaterais dos EUA na ativação da IV Frota e pela estranha ativação de 7 bases militares,que como disse o pres.,"nada foi pedido".Mas para mostrar seus verdadeiros dentes,e não dentes postiços,o pres. deveria apoiar,aí sim,COMO UM LEÃO,a nossa indústria aérea militar.Pois temos uma das quatro maiores empresas aéreas de jatos civis do mundo,a EMBRAER,e temos técnicos competentes para desenvolver sistemas próprios de tecnologia.Claro que infelizmente não podemos jogar séculos de dependência estrangeira janela à fora.A própria Embraer depende de componentes estrangeiros para vender os jatos brasileiros no exterior.Portanto,ao optar pela compra dos caças de países estrangeiros,o Brasil usa dentura alheia.Já temos projeto nacional de submarino nuclear(Tupi),de foguetes(VLS),de tanques(Osório) e outros componentes militares mundialmente reconhecidos,mas não desenvolvidos em sua totalidade pelo Brasil.A base de Alcântara ainda espera uma plataforma de lançamento de foguetes e um bólido espacial em parceria com uma ex-república soviética.O Brasil já teve uma das grandes indústrias militares do mundo,que era uma estatal.O Brasil tem excelente capacidade técnica no setor militar,mas pelo controle dos nossos "amigos" ianques no continente,e pela leniência dos governos brasileiros diante da ingerência externa,ficamo na sucata.Agora é correr... 7 opiniões
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eduardo de souza (635) 19/09/2009 13h55
eduardo de souza (635) 19/09/2009 13h55
Lembro-me que quando foi capturado um avião espião dos eua pela china, os chineses só devolveram depois que desmontaram e estudaram, corretíssimo. Mais e urgentes envestimentos são necessários pelo Brasil, enquanto isso podemos comprar de fora, mas não devemos deixar de fabricá-los aqui mesmo, temos capacidade e industria para isso. Falta boa vontade.
Esse negócio de ficar mistificando as construções não leva à nada. O Brasileiro tem mania de derrotismo, ficam alguns discursando incapacidade e esquece que quem quer, chega lá. Porque será que quando é copa do mundo todo mundo diz que vamos vencer, é a mesma coisa para outras áreas, chega de ficarmos nos diminuindo, somos capazes e pronto.
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Saulo Mundim Lenza (679) 19/09/2009 13h25
Saulo Mundim Lenza (679) 19/09/2009 13h25
Mas é inacreditável!!! O Lula falar estas estultices justificando a compra de armamento.
A nação compra porque precisa e pronto.
A FAB só tem sucatas voando por aí. Já passou da hora de substituir.
Não tem que dar sasisfações a ninguém, e muito menos inventar motivos ridiculos.
Quem muito se explica, se complica.
E mais uma bela chance de ficar calado que foi perdida.
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Antonio Fouto Dias (3077) 18/09/2009 17h31
Antonio Fouto Dias (3077) 18/09/2009 17h31
Permitam-me registrar de que tenho a maior ignorância na questão da aviação quanto a fabricação e equipamentos quer de aviões comerciais ou para fins militares.
No entanto estou registrando este comentário sobre a comercialização de caças que o Brasil está pretendendo comprar e que já se encontra em fase de licitação; pois, essa história de para um e leva dois não está caindo bem, considerando-se principalmente o valor desse produto(caça).
Se um caça possui comercialmente um valor bem significativo, por qual motivo a Suécia se manifesta com essa oferta?
Um detalhe que está em jogo e do qual o Brasil se manifesta que não abre mão é a transferência de tecnologia; será por esse motivo essa diferença tão brusca de preço?
Havendo a transferência de tecnologia e os respectivos caças sendo construidos no Brasil, certamente eliminarão muitos custos, o que baixa o valor em torno de 50%, fazendo com que, o que transparece presente, nada mais é do que redução de custos.
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Dat Mendonça (119) 18/09/2009 16h16
Dat Mendonça (119) 18/09/2009 16h16
Essa questão dos jatos está decidida e esse blá blá blá todo é inútil. Presidentes da França e do Brasil estiveram reunidos em Brasília, em conversa isolada. Pronto! A compra foi fechada, a Suécia pode mandar de graça os seus aviões que ninguém vai querer. O resto fica por conta da imaginação de cada um. sem opinião
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Adalberto Teixeira de Souza (5) 18/09/2009 15h42
Adalberto Teixeira de Souza (5) 18/09/2009 15h42
O Brasil deve é investir no desenvolvimento tecnologico bélico próprio. Os EUA, a França e inúmeros outros países investem na formação de cientistas voltados para a criação de inventos com aplicação civil e/ou militar. Chega de comprar e/ou copiar do outros. É a décima vez que proponho tal medida, entretanto parece que temos a obrigação de comprar lá fora. E mais engraçado ainda é que ouviamos a Marinha do Brasil dizer que só faltava alguns poucos anos para construir o submarino nuclear brasileiro, mas agora vem com esta história de comprar da França. Não querem de jeito nenhum trocar as compras por investimentos em técnologias próprias. Ah! Esqueci de que nós não temos capacidade, nem em cem anos, de competir com a tecnologia estrangeira. Somos, na visão dos negociadores, uns zeros á esquerda ( taciturnos) . 4 opiniões
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juarez honorato Martins (66) 18/09/2009 15h28
juarez honorato Martins (66) 18/09/2009 15h28
O Sr. Alberico deve ser um tecnico especializado em fabricação de jatos. Dizer que aviões suecos são melhores do que os franceses e americanos deve ser piada ou desconhecimento do ramo. Os suecos não fazem nem os motores nem os radares. Elementos fundamentais num caça. Como vão transferir tecnologia se esses equipamentos são patenteados por outros fabricantes. Quem sabe ou ouvir dizer algo sobres os aviões suecos? No mínimo é uma colocação leviana. 2 opiniões
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Francisco Braga (16) 18/09/2009 14h53
Francisco Braga (16) 18/09/2009 14h53
Eu gostaria de ver a FAB adquirir os F-18 porque, F18 ele e um aviao versatiu com (multi role) ataques de ar a ar e ar e terra com um aperto de botao, versatilidade pra servir missoes em porta avioes e pistas de mal qualidade de no minimo 400m pra decolagem, ele substituiria o F5 e mirrage no ar-ar eo AMX pra missoes de ar-terra, pelo meu conhecimento o rafale nao tem variantes de ar-terra, o gripen talvez podera ter porque ainda ser um conceito. 1 opinião
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joao martins (78) 18/09/2009 14h50
joao martins (78) 18/09/2009 14h50
Acho que o momento é auspicioso. O Governo brasileiro deveria convidar os 3 fabricantes de avioes, para uma join venture com a Embraer, e construir aqui no Brasil, além dos aviões que precisamos, tambem para exportação. Imaginem equipamento bélico com tecnologia americana, sueca, francesa e Brasileira!!!!! Quanto dinheiro entraria no país e quantos postos de trabalho seriam criados!!!!!! sem opinião
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Rui Ruz Caputi Caputi (1958) 18/09/2009 14h44
Rui Ruz Caputi Caputi (1958) 18/09/2009 14h44
Nem franceses, nem americanos. Agora estou com os Suécos, dois caças pelo preço de um mais transferencia de tecnologia. sem opinião
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Eduardo Giorgini (496) 18/09/2009 14h30
Eduardo Giorgini (496) 18/09/2009 14h30
Com caça ou sem caça, com pré-sal ou sem pré-sal, continuaremos o ser o Brasil onde há muitos excluídos, baixo índice de qualidade nas escolas e saúde, políticos continuaram lá até morrerem e a mentalidade nacional continuará a ser como é.
Erro gravíssimo do governo em não se investir nas crianças e jovens, saúde pública e logística.
Tudo virou mero cargo público, sem controle e objetivo, até a respeitável carreira de docentes em universidades federais.
Governo Lula não irá sossegar enquanto tudo virar sulcata e cabides de emprego sustentado pelo estado.
Tudo isso irá parar quando o Brasil inteiro ser igual ao nordeste, dai teremos a "igualdade social" proposta pelo governo.
[]s
Eduardo.
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Glauber Carrico (37) 18/09/2009 14h17
Glauber Carrico (37) 18/09/2009 14h17
Por que ele ironizou a proposta sueca? Será que pagar menos não é vantajoso para os cofres públicos? Quanto alguém está levando pra comprar os jatos da França? É por isto que os jornais franceses estão dizendo que o sr presidente estava certo ao dizer que a crise seria 'marolinha'. 4 opiniões
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Os preços dos aviões franceses de R$ 254 são mais que o dobro dos preço dos aviões suecos de R$ 127 milhões e muito maior que o preço dos aviões americanos de R$ 182 milhões, outro fato emblematíco é que a qualidade dos aviões franceses é muito inferior aos suecos e nem se compara com os aviões americanos. Os aviões franceses pela pessima qualidade so poderiam custar R$ 70 milhões. Por 70 milhões os aviões franceses já são muito caros. 4 opiniões
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Eduardo Abreu (12) 18/09/2009 11h39
Eduardo Abreu (12) 18/09/2009 11h39
Amigos e eu vinhamos comentando diversas vantagens do caça sueco que tem sido relegadas a segundo plano pela mídia (a meu ver, isso é falha na informação sobre compra dos caças, importante para o Brasil, nessa época de instabilidade regional na A. Latina e reposicionamentos estratégicos no mundo:
1 - está "na cara" que optar por um caça que é tão (ou provavelmente mais, por ser de projeto e concepção mais recentes) avançado tecnológicamente e com capacidades defensivas e ofensivas equivalentes aos dos concorrentes, pela metade do preço , pode permitir que se compre o dobro de aviões, aumentando a capacidade de defesa principalmente no norte e centro oeste.
2 - Custo operacional do Gripen é metade do do Rafale e num país onde forças armadas vivem em eterna miséria, isso é "para lá de importante"
3 - Transfeência tecnológica é termo muito genérico, mas creio que aprenderemos muito mais se a Embraer participar do desenvolvimento do avião do que se comprar um já desenvolvido - tecnologias importantes: estruturais e de material composto para aviões supersonicos, radares/sensores térmicos/óticos que permitam operação múltipla e de longa distância (operação com mísseis BVR); integração de sistemas; projeto e processo,
4 -Parceria com países alternativos: SAAB(Escandinávia), Denel (África do Sul), Israel - Brasil viabilizaria saúde econômica do grupo
5 - Comprar 72 seria viabilzar projeto com Embraer
6 - Claro, considerações acima mais superficiais que análise da aeronáutica
8 opiniões
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Dacruz Moraes (19) 18/09/2009 11h31
Dacruz Moraes (19) 18/09/2009 11h31
Na condição de leigo lá vai!
1º Em algum momento teremos que iniciar Algum projeto de caças, e terá que nascer de algum projeto sério.
2º Já dispomos de uma extrutura básica, dinamica técnica e competitiva.
3º Esse projeto vem com preços altamente atrativos, a SAAB tem reconhecimento internacional como empresa , e os produtos suecos são porconseguinte reconhecidos mundialmente, que somado a nossa posição de liderança sul Americana, poderemos ter aí uma ótima opçã, demais que não estamos com a lingua roxa para produzirmos de imediato essa frota.
4º O mais significativo Utilização e valorização de nosso contingente Hmano, pois ao adquirir de outros fornecedores, estariamos vendo uma evasão de divisas , que ao ser aqui produzidos mais empregos, RECONHECIMENTO DA COMUNIDADE INTERNACIONAL da nossa Industrial, e com certeza uma nova EXPECTATIVA DE UM GRANDE MERCADO SELETO POR EXELENCIA, COM TODA SEGURANÇA EM AFIRMAR QUE MARCARIA A POSIÇAO bRASILEIRA ENTRE OS PAISES RESPEITADOS NO MUNDO DA AVIAÇÃO.
Que Deus ilumine a COMPANHEIRADA para assim definir. será um marco na História do Brasil Contemporaneo.
Valeu!
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Fausto Fontes (1) 18/09/2009 10h34
Fausto Fontes (1) 18/09/2009 10h34
Os políticos brasileiros precisam entender de uma vez por todas, que a grande saida do Brasil está na educação. è necessário melhorar o salário dos professores e sempre ministrar cursos de capacitação. Infelizmente não é o que vemos na realidade; propagadas bonitas elogiando professores mas a dignidade restabelecida da classe não existe, os corruptos só legislam em causas próprias, como:aumento de salários, aumento de número de vereadores, vantagens pessoais etc... 3 opiniões
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Louis Fod (341) 18/09/2009 10h30
Louis Fod (341) 18/09/2009 10h30
JR parabens! Um comentário de grande valor e simples para ajudar o jornal. Acontece que os jornalistas não sabem que não há grande segredo tecnológico na engenharia reversa.
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O problema é que é muito caro e é muito demorado, para superar isso so há uma forma: trabalha dia e noite! para se fazer um calça é preciso algo como 18 mil homem / hora, Ou seja se voce contrata 18 pessoas pode fazer um caça novinho em folha em 10 000 anos... ritmo atual! Então tem que contratar algo como 1800 pessoas. Calcula o custo disso... fora que não há nada pronto...
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Fundar uma estatal de avião de caça? Porque não comprar logo pronto? É a mesma coisa com um carro, tente fazer um na garagem de casa para ver o trabalho que dá, vai gastar muito mais grana do que se comprar um carro usado.
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ou seja transferir tecnologia é balela, copiar cria um mercado pirata, melhor é comprar pronto mesmo e sem misturar os pacotes com helicóptero ou submarino, desse jeito terminaremos abrindo a escotilha e sofrendo apagamento involuntário dos motores.
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Venezuela fabrica armas? Neeeeem de madeira, porém qual é a frota melhor equipada? (Tirando o que foi passado para as Farcs!).
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