Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Acordo Militar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia nesta semana uma negociação com o colega francês Nicolas Sarkozy para fechar um acordo militar. Segundo reportagem da Folha será o maior e mais importante acordo militar de sua história recente, com 8,5 bilhões de euros em submarinos e helicópteros.


Mais resultados: Anteriores 31 32 33 34 35 36 37 38 39 Próximos
Comentários dos leitores
Aldevino De Zan (31) 17/09/2009 20h34
Aldevino De Zan (31) 17/09/2009 20h34
Além da transferência de tecnologia, o país que vender aviões ao Lula, terá que transferir mais alguma coisa. Uma caixinha de campanha para o PT permanecer no poder durante os próximos 100 anos. 2 opiniões
avalie fechar
jorge cavalheiro (77) 17/09/2009 20h15
jorge cavalheiro (77) 17/09/2009 20h15
Cavalo qualquer um compra tendo dinheiro, quero ver ter competência e capacidade de mantê-los. Digo aviões. Cavalo não é prá pátio, nem cachorro é prá apto.Mas tem louco prá tudo até chamar cachorro de filho. Caramba. Só falta o Lula brincar de aviãonzinhos na sala de aula. 2 opiniões
avalie fechar
Compramu o sivan sem pechinchá
ahmm
nois somu intelectuaá
sabemu compraá
Agora O HOMI
NUM SABE
ELE
THE GUY
NUM SABE.....
buá buáaaaaaaaaaa
foi ele disfarçá DE LE FRANCE
QUE USA baixou 23% e inda dá a tecnologia
AGORA Os SUÉCOs :
""leva 2 pague 1"
não é atoa que the guy
is the guy
around the world
COMO DISSE INDA VAI SAIR DE GRAÇA
ESSES CAÇA
NA ÉRA APAGÔNICA A GENTE
se ferrou
buá,,,,buá...buá
sem opinião
avalie fechar
antonio goncalves (459) 17/09/2009 20h03
antonio goncalves (459) 17/09/2009 20h03
lula esta certissimo porque o barato sai carro sem opinião
avalie fechar
antonio goncalves (459) 17/09/2009 20h02
antonio goncalves (459) 17/09/2009 20h02
Boa noite pessoal, antes ningeum se ofereceu para vender ao brasil os avioes, agora depois que a francaesta no negocio todos querem vender ao brasil, e o barato sai caro sem opinião
avalie fechar
Julião Villas (214) 17/09/2009 19h41
Julião Villas (214) 17/09/2009 19h41
"Vice-ministro da Suécia diz que Brasil poderá comprar dois caças pelo preço de um"
E quem disse que o governo quer desconto? o que eles querem é GASTAR!!!
2 opiniões
avalie fechar
daniel maciel (65) 17/09/2009 19h26
daniel maciel (65) 17/09/2009 19h26
Posso concordar com a preferência pelos franceses, pois além da França ser a primeira à oferecer tecnologia e comprar os 15 cargueiros, Os próximos aviões à serem vendidos serão MADE IN BRAZIL, sem contar na forte voz da França para incluir o Brasil no conselho de segurança, reforçando o coro de China e Russia. 1 opinião
avalie fechar
Henrique Silva (230) 17/09/2009 19h25
Henrique Silva (230) 17/09/2009 19h25
Várias vezes o governo passado de FHC compraram dos EUA aviões militares (normalmente eram mais caros) por puro fanatismo com o neoliberalismo praticados por eles. Foram feitas várias promessas de transferência de tecnologia, e isso de fato aconteceu?
Resposta: NÃO, NUNCA!!!
Nunca os americanos quiseram ensinar ao Brasil como produzir esses aviões.
SERÁ QUE DEVERÍAMOS ACREDITAR NELES DE NOVO?

Errar é humano, persistir no erro é burrice. O governo tucano repetiu o erro várias vezes. O governo atual está desconfiado dos EUA. Será que devemos colocar de novo o chapéu de burro?
7 opiniões
avalie fechar
jose cesta (227) 17/09/2009 19h22
jose cesta (227) 17/09/2009 19h22
"Vice-ministro da Suécia diz que Brasil poderá comprar dois caças pelo preço de um"
UMA BOA DESCULPA BEM POPULAR NO ESTILO DE CANTO DA SEREIA PPODERIA SER:
"QUANDO A ESMOLA É GRANDE O SANTO DESCONFIA"
1 opinião
avalie fechar
daniel maciel (65) 17/09/2009 19h22
daniel maciel (65) 17/09/2009 19h22
A saab está fora do páreo, pois o motor é norte-americano e o radar é italiano, tecnologias que não podem constar na transferência de tecnologia. 1 opinião
avalie fechar
ANTONIO JOÃO JARDIN (314) 17/09/2009 19h15
ANTONIO JOÃO JARDIN (314) 17/09/2009 19h15
LEGAL , DUZIA de TREZE sem opinião
avalie fechar
sérgio dourado (370) 17/09/2009 18h59
sérgio dourado (370) 17/09/2009 18h59
Realmente o pres. Lula não foi de todo sarcástico,mas não menos irresponsável,quando disse que os aviões supersônicos viriam de graça.Ao dizer que transferiria a tecnologia do Grippen para o Brasil e dois caças ao preço de um,a Suécia demonstra real interesse em ter o Brasil como "parceiro estratégico",já que o país é a melhor plataforma de vendas para a América Latina.Todavia,é sempre difícil acreditar que tantos anos e dinheiro num projeto como um caça,seja disponibilizado numa transação comercial.Alguns pontos se levantam.Ou os vendedores só estão fazendo uma oferta tecnológica falseadal,incompleta,para ganhar terreno,ou de fato o interesse em transferir a tecnologia aeroespacial à um país com as potencialidades do Brasil,ultrapasse um cenário meramente econômico e isso só o futuro irá dizer o que haverá.Mas o Brasil não é um país de técnicos incapazes de reconhecer uma falsa proposta dessa,creio eu.Salvo engano,os suecos dizem que os satélites do Grippen são italianos e os motores norte-americanos.Como será a transferência desse tipo de tecnologia "compartilhada" do caça?A Itália já tá de rusga conosco por causa do Battisti,então é melhor nem mexer com eles.Os norte-americanos já estão representados pela Boing e pelo Super Hornert,então não tem cabimento tratar com a subsidiária e não com a filial...Mas todos sabem que o Brasil é grande e crescerá ainda mais,funcionando como uma plataforma privilegiada no continente latino americano.Niso,uns bilhões em armas,trarão + $$. 1 opinião
avalie fechar
joao martins (78) 17/09/2009 18h50
joao martins (78) 17/09/2009 18h50
Alguém que entenda bem de estratégia militar precisa explicar ao presidente que o custo beneficio dessas compras está muito dispare. Pelo preço mencionado, daria pra lançar algum satelite espião só nosso, para proteger todas as nossas fronteiras. Os equipamentos de ataque e defesa já construimos aqui no Brasil e até exportamos, através da Avibras, Embraer, Engesa, e outros, ou seja, já dominamos e construimos e EXPORTAMOS, misseis, tanques, aviões, munição, equipamentos militares, etc.. Acho que uma super avaliação tecnica poderia dar embasamento e melhor orientação nessas aquisições dispendiosas para um Brasil ainda com muitas outras prioridades, como por exemplo melhor soldo aos nosso militares e suprimento basico de subsistencia diária das forças armadas. Se aumentasse o poderio militar através de um super contingente, poderiamos ter menos desempregados e mais fiscalização fisica nas fronteiras e pontos estratégicos. Além de suporte tecnico na contrução de pontes e estradas em áreas carentes. 6 opiniões
avalie fechar
Luiz Donizetti Cerávolo (379) 17/09/2009 18h49
Luiz Donizetti Cerávolo (379) 17/09/2009 18h49
Preocupa essa desastrosa ação de nosso presidente. É muito amadorismo uma atitude assim, com conseqüências danosas ao nosso país. LuLLa tem que agir baseado em informações econômicas e técnicas evidentemente. Politicamente não. O parâmetro político tem que ter um peso muito menor e que a decisão seja sábia e vantajosa para o Brasil. 6 opiniões
avalie fechar
LUIZ ORLANDO POLI (32) 17/09/2009 18h45
LUIZ ORLANDO POLI (32) 17/09/2009 18h45
E AGORA LULA ! SOBRARIA UM BOM DINNHEIRO PARA PAGAR OS APOSENTADOS QUE AO LONGO DOS TEMPOS
FORAM ROUBADOS, OU SERÁ QUE ESSAS AVIÕES ESTÃO
SUPERFATURADOS? QUEREMOS REESPOSTAS, SÃO NOSSOS IMPOSTOS.
1 opinião
avalie fechar
samuel haddad carvalho (110) 17/09/2009 18h42
samuel haddad carvalho (110) 17/09/2009 18h42
Prezado Edison Bittencourt,
Obrigado por suas observações sobre meus comentários. Queiramos ou não, somos um país de terceiro mundo e, "pelo andar da carruagem" que nos é imposta pela classe política, ainda o seremos por muitos anos, talvez gerações. Gosto, sempre que possível, citar exemplos pra esclarecer melhor minhas opiniões. Volto a dizer que não importa de quem o país compre os "benditos" jatos de guerra. Já parou pra pensar que a marinha brasileira afunda sozinha seus próprios submarinos? Pois é! De que adianta armamentos tão sofisticados se não dominarmos a tecnologia e saber operá-los bem? É verdade! Concordo com a maioria! Temos problemas bem mais graves tais como falta de assistência médica, corrupção, habitação, educação, saneamento, só pra citar alguns. Porém, nosso país é riquíssimo e tenho certeza que, um dia (quem sabe?), teremos no poder pessoas que queiram desenvolver o país e a sociedade também. Acho que pra isso deveremos escolher pessoas decentes pra nos representar e, puxa, como isso está difícil! O país tem que saber se defender pra preservar suas riquezas. Você lembrou bem do Vietnã! E eu afirmo que com selva tropical os ianques não querem nem "conversa", pois já levaram uma surra do general Gyap lá. Os ricos estão sempre unidos e, em caso de conflito com os ianques (Deus nos livre), os franceses apoiarão os EUA. Lembra da Guerra das Malvinas? Os americanos apoiaram os britânicos. Então, no assunto defesa, estaremos sempre sozinhos.
Um abraço.
6 opiniões
avalie fechar
Rolando Silva Coelho (27) 17/09/2009 18h32
Rolando Silva Coelho (27) 17/09/2009 18h32
É verdade que o Brasil não é a ditadura venezuelana.
Agora dizer que o Brasil não está se armando e nem comprando nada é bizarro, alias, porque o Brasil não poderia ou não deveria se armar ainda mais com um ditador maluco como o Chavez logo ao lado?
1 opinião
avalie fechar
ORLANDO MARTORI (189) 17/09/2009 18h25
ORLANDO MARTORI (189) 17/09/2009 18h25
GOSTO DESSE TIPO DE PROMOÇÃO,DOIS PELO PREÇO DE UM!
SÓ GOSTARIA DE SABER,SE OS BRINQUEDOS DE GUÉRRA DA SUÉCIA,VEM COM O TANQUE CHEIO,IPVA
PAGO,TAXA DE TRANSFERÊNCIA PAGA,DVD PLAYER,
JOGO DE TAPETES DE BORRACHA,LAVA JATO GRATIS
POR DOIS ANOS,DUAS TRÓCAS DE ÓLEO GRÁTIS,DOIS JOGOS DE PNEUS ESTEPES GRÁTIS,
E SEGURO TOTAL GRÁTIS POR DOIS ANOS.
DESCULPEM A IRONIA,PORÉM VENDER BRINQUEDOS
DE GUÉRRA PARA OS PAÍSES DA AMÉRICA LATRINA É
MAIS FÁCIL QUE VENDER ÁGUA GELADA NO MEIO DO
DESÉRTO DO SAARA.
PARA VENDER OS BRINQUEDOS DE GUÉRRA PARA OS
PAÍSES DA AMÉRICA LATRINA,BASTA MONTAR A BARRAQUINHA,COLOCAR UMAS MODELOS BONITAS COM ROUPAS BEM CURTAS E DECOTES BEM GENEROSOS,QUE OS DITADORES,COMO LULA,HUGO CHAVEZ,EVO MORALEZ, O CASAL MILONGUEIRO ARGENTINO(NÃO ME LEMBRO O NOME DELES),FICAM
BABANDO NOS BRINQUEDOS,IMAGINANDO QUE COM
ESSES BRINQUEDOS IRÃO DOMINAR O MUNDO!
O HITLER TINHA O MESMO PENSAMENTO,QUANDO
OS CIENTISTAS ALEMÃES INVENTARAM A BOMBA VOADORA!
NÃO IMPORTA SE O PUEBLO MORRE DE FOME,NÃO IMPORTA SE O DESEMPREGO AQUI CRESCE VERTIGINOSAMENTE,NÃO IMPORTA QUE AINDA TEM PESSOAS MORRENDO DE CATAPÓRA,TUBERCULOSE,
E OUTRAS DOENÇAS QUE NOS PAÍSES VENDEDORES,
SEQUER EXISTIU ALGUM DIA,O QUE IMPORTA É QUE
TODOS OS DITADORES DA AMÉRICA LATRINA,SEGUEM RELIGIOSAMENTE OS ''MANDAMENTOS DO FIDÉL CASTRO'''
QUEREM QUE EU ACREDITE, QUE NÃO É ISSO?
POSSO NÃO SEER NENHUM GENIO,POREM TENHO CERTEZA QUE NÃO SOU BURRO PARA ACREDITAR,QUE SITUAÇÃO NÃO É BEM ASSIM!
1 opinião
avalie fechar
Gilberto Rossato (62) 17/09/2009 18h16
Gilberto Rossato (62) 17/09/2009 18h16
Ao SR.Geraldo Buss,
Acho que o senhor acertou em cheio ao levantar a suspeita de pagamento de comissões aos envolvidos na negociação dos aviões com a França. Devo lembrar que na França o apelido do Delfim Neto era "Monsieur 10%" quando foi embaixador naquele país. Hoje ele é um dos principais "conselheiros" do presidente. Ou será também intermediário. Torço para isto não acontecer e espero que haja total transparência nisto
1 opinião
avalie fechar
Antonio Fouto Dias (3077) 17/09/2009 18h14
Antonio Fouto Dias (3077) 17/09/2009 18h14
O Brasil deve observar um pequenino detalhe para definir essa transação de aquisição de produtos béricos, considerando-se principalmente o poderio militar que a Venezuela está se armando, assim como a base militar que possívelmente seja instalada pelos Estados Unidos na Colômbia.
Creio que deve-se ter minuciosa ciência num prognóstico sombrio sobre o poder militar dos paízes da América do Sul, região que até bem pouco tempo nem imaginava em tais medidas.
sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1193)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 31 32 33 34 35 36 37 38 39 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página