Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Arquivos da ditadura

Disputa entre Dilma e Amorim emperra abertura de arquivos


Mais resultados: Anteriores 25 26 27 28 29 30 31 32 33 Próximos
Comentários dos leitores
Sobre a indeniza''cão da anistia 5 opiniões
avalie fechar
Luís da Velosa (1570) 27/09/2008 00h38
Luís da Velosa (1570) 27/09/2008 00h38
A impunidade traz, consequentemente, a repetição dos crimes cometidos. De parabéns, o ministro Nilmário Miranda e ponho aspas na sua manifestação, subscrevendo-a com a consciência tranquila. 35 opiniões
avalie fechar
floriano filho (5) 26/09/2008 23h58
floriano filho (5) 26/09/2008 23h58
É UMA VERDADEIRA FARRA COM O DINHEIRO DO POVO. É ISSO QUE ACONTECE QD SE TEM GOVERNANTES FRACO.EU TENHO UM PRECATÓRIO PARA RECEBER DESDE 1991 E O GOVERNO NÃO PAGA. ACHO QUE VOU PEDIR PARA OS DIREITOS HUMANOS RECEBER PRA MIM,QUEM SABE ASSIM EU RECEBO. 17 opiniões
avalie fechar
Manoel Costa (2) 26/09/2008 23h38
Manoel Costa (2) 26/09/2008 23h38
Ao ler alguns comentários observo que algunas pessoas carecem de LER mais sobre a história do Brasil. Hoje com a internet se acha tudo muito facilmente. Não é mais possível dizer "anos de chumbo" sem compreender o que ocorreu no mundo inteiro durante a década de 60. Tenho certeza que estas pesoas nunca ouviram falar da INTERNACIONAL SOCIALISTA. Não era uma morena de biquini vermelho!
Ninguém conta de como alguns estudantes ingênuos e despreparados (hoje heróis) foram aliciados pela bandeira comunista e, inflamados e financiados pelo "amigo" Castro com apoio soviético (que era um dos ramos do comunismo no Brasil) para transformar o Brasil numa DITADURA, mas do proletariado é claro (quer dizer, na verdade dos caciques).
Estes que foram umas bestas iludidas, perderam sua guerra, pois o povo não embarcou,não foram fuzilados e enforcados elos vencedores!
Deveriam, todos, dar graças a Deus de não terem sido tratados da forma como tratariam seus inimigos se vencessem.(perguntem ao José Genuíno - outro herói preso com armas em mãos pela "ditadura sanguinolenta")
23 opiniões
avalie fechar
Manoel Costa (2) 26/09/2008 23h14
Manoel Costa (2) 26/09/2008 23h14
Politicamente correto para estas "autoridades" hipócritas. Deveria abrir todos pos arquivos e não somente os que são convenientes à esta elite.
Lembrem-se também de indenizar o ex- embaixador dos EUA sequestrado pelo candidato"herói" a prefeito Fernando Gabeira, por exemplo.
13 opiniões
avalie fechar
Der Doppelgänger (241) 26/09/2008 22h42
Der Doppelgänger (241) 26/09/2008 22h42
Olá pessoal.
E a discussão do cartão de crédito corporativo governamental? Impressionante como purpurinou, não é mesmo?
E assim vamos levando. Nada melhor que um escândalo novo (ou um pré-sal novo) para acobertar um antigo.
É isso aí. Brasil-sil-sil-sil......
16 opiniões
avalie fechar
Wladmir Trunckle (1) 26/09/2008 22h26
Wladmir Trunckle (1) 26/09/2008 22h26
Lamentavel as reclamações por indenizações do tempo da ditadura. Ex-Ministro sendo aquinhoado com 99.600 reais? Sabem. Estou desde 1991 para receber con INSS o que recolhi como Pecúlhio, (recolhimento honesto que fiz, pois assim autorizava a Lei) e até hoje não me pagaram. Acham que hoje, com 73 anos de idade, alguem esta preocupado comigo. Ora bolas, VIVA O BRASIL dos favorecidos! Wladmir Trunckle.RG.1.347.384.PR 36 opiniões
avalie fechar
estevam theophilo (2) 26/09/2008 22h03
estevam theophilo (2) 26/09/2008 22h03
É um absurdo o que ocorre no país. Criou-se uma indústria da indenização para terroristas que atuaram não contra a ditadura, mas sim pela implantação da ditadura do proletariado (1ª fase do comunismo). Os militares que, cumprindo a lei, arriscaram suas vidas no combate à subversão e terrorismo agora são taxados de troturadores e os bandidos e terroristas são chemados de heróis pelo Presidente. É uma vergonha nacional 39 opiniões
avalie fechar
Do jeito que este pais está, eu vou começar a dizer que também fui guerrilheiro. Ta muito mole ganhar esta grana. E estes bispos católicos não se diferenciam nada dos outros que eu conheço. Vão trabalhar, aproveitem esta época de eleição, peguem com as duas mão no pau do candidato e fiquem agitando as bandeiras deles nas esquinas. Onde está o bisco que fez greve de fome por causa do rio SF? Seguramente, estas horas, deve estar mais gordo do que Rei Momo. 75 opiniões
avalie fechar
Norival Fredegotto (19) 26/09/2008 19h36
Norival Fredegotto (19) 26/09/2008 19h36
Embora na minha opinião essas indenizações não tem nada a ver lutaram por um principio e no meu entender não deveria haver pagamento por isso mas em todo caso tudo bem. Mas e com relação a devolução da correção do plano collor com referencia a poupança, o emprestimo compulsorio da gasolina isso que foi tirado do povo na marra não se comenta nada em devolver o que é de direito se neste país existe justiça vamos fazer valer dar a Cesar o que é de Cesar ou será que porque nos tomaram sem bater não temos direito a receber o que os dirigentes desta nação nos tiraram pois assim como estão indenizando o que outros fizeram de errado porque não indenizar essas pessoas, para mim isso não passa de politica porque não é abrangente ou seja não corrige todos os erros, ou seja se quizer receber o que tem direito é obrigado a entrar na justiça; justiça essa que não funciona quando se trata do trabalhador pois o mesmo não tem dinheiro suficiente para procurar brexas na lei. 7 opiniões
avalie fechar
Luís da Velosa (1570) 26/09/2008 17h35
Luís da Velosa (1570) 26/09/2008 17h35
A CNBB, está certissima. Restrições para o quê? Se o Estado indeniza aqueles que foram torturados, violentados, os arquivos devem ser abertos; e o quanto antes. 24 opiniões
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (1914) 26/09/2008 16h48
Rui Ruz Caputi Caputi (1914) 26/09/2008 16h48
O bispo tem toda a razão:
Perdão não é sinônimo de impunidade. Temos de conceder o perdão. Sem perdão não há reconciliação", afirmou d. Lyrio Rocha. "É preciso que os culpados sejam conhecidos, dentro do que é justo e legal, e sejam punidos. Nós nunca poderemos acobertar os crimes. Nunca poderemos acobertar o erro porque devemos perdoar."

Porém há que existir uma mão dupla, os dois lados deverão responder por seus crimes. Uma vez rompida a lei da anistia, tem que haver ruptura para ambas as partes. O povo quer ver justiça completa, para todos....
17 opiniões
avalie fechar
lutero carmo de lima (24) 26/09/2008 14h15
lutero carmo de lima (24) 26/09/2008 14h15
a raiz de toda a violencia e tortura ocorrida nas ditaduras nos países periféricos, incluindo o Brasil, tem origem na academia de West Point, EUA. Desta forma, os EUA deveriam ser responsabilizados em primeiro lugar, cabendo aí reparações e indenizações, e depois os executores da politica nefasta daquela nação, durante aquele trágico período. 31 opiniões
avalie fechar
Luís da Velosa (1570) 26/09/2008 05h56
Luís da Velosa (1570) 26/09/2008 05h56
Hoje, na sede da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, serão julgados 11 processos de religiosos e religiosas vítimas de perseguição política durante os "Anos de Chumbo", uma das páginas da história do Brasil que encerram as ações de desumanidades mais cruéis perpetradas pelo Golpe de 1964, contra militantes políticos contrários ao Golpe de Estado. O projeto Anistia Política: Educação para a Cidadania, Democracia, e dos Direitos Humanos, que faz justiça a essa ignomínia, a esses atentados contra os Direitos Humanos e que feriu de morte o Estado Democrático de Direito, numa pusilanimidade que conspurcou a incolumidade da cidadania e envergonhou o Estado Brasileiro, indignando e ceifando vidas de nossos compatriotas, numa violência inaudita, digna dos totalitarismos mais abomináveis da face da Terra. 31 opiniões
avalie fechar
Alcides Emanuelli (2004) 16/09/2008 21h59
Alcides Emanuelli (2004) 16/09/2008 21h59
Enquanto isso na Republica Democratica, estão sendo exterminados por suicidios 50.000 pessoas por ano.
Não sitei brasileiro porque dentro desses 50.000 tem muitos que nasceram no Brasil, mas fizeram de suas vidas instrumente de destruição da nossa vida social e burguesa.
Não sei se isso é por azar desses muitos, que denominamos de marginais ou fomos culpados por eles serem marginais, ou melhor dizendo tem culpados por eles não terem a sorte da proteção social.
O Estado brasileiro é o culpado de todo esse Genocidio que acontece todos os anos no Brasil.
Quando criticamos as guerras feitas por Americanos, não analisamos os numeros das mortes só vemos o mal pelas mortes e aqui quem faz o que faz, quem deixa de cumprir com suas obrigações sociais, para construir hidroeletricas, trasnposições de aguas do velho chico, investir no Pré Sal e dar esmolas comprando a alma a dignidade de um povo, com certeza é o culpado por toda essa destruição social.
Meu Deus, vamos analisar e ver a realidade, vamos esquecer se Getulio fez as leis dos trabalhadores, se Getulio fez a siderurgia, fez a industrialização, fez as empresas automotivas, fez a CSN e fez a ditadura, se os militares tambem fizeram a ditadura, vamos ver a triste e vergonhosa realidade da violencia que esta em todos os cantos da Nação e com certeza sendo sustentada pelo bolsa Familia, isso sendo sustentada pelo Bolsa familia.
Se não existisse o Bolsa familia talvez 20.000 mil infelizes e se tivessem politicas sociais 100.
54 opiniões
avalie fechar
Alcides Emanuelli (2004) 16/09/2008 20h34
Alcides Emanuelli (2004) 16/09/2008 20h34
Essa tal de OAB, que vejo como uma instituição corporativista muito grande, que já deixou para trás todas as outras, as vezes tem razão.
Deve ser assegurado o direito igual para todos da mesma carreira, portanto deve-se corrigir erros.
Mas erros por erros a lei é a que mais tem erros, porque a lei foi feita pelos homens e de acordo com seus interesses, isso é um fato real infelizmente e se constitui através desse monstro chamado Corporativismo.
Mas porque não terminarem com pensões vitalicias de filhas de um bando de gente no Brasil, o direito para filhos que problemas clinicos é um dever e deve existir sempre, mas para pessoas normais com mais de 21 anos de idade não pode ser aceita tais condições.
Mas vamos corrigir erros e parar de gastar dinheiro do povo em malandragens.
Se alguem falar que já terminou, eu digo que ainda não terminou esses privilégios, a lei desses previlégios foi extinta mas quem esta se usufrindo deles continua a ganhar e tem que ser suspenso urgente tal violência para com o povo que trabalha e seu dinheiro é desviado para as mãos de privelegiados.
25 opiniões
avalie fechar
Alcides Emanuelli (2004) 16/09/2008 20h08
Alcides Emanuelli (2004) 16/09/2008 20h08
Será que na Russia, vão processar os familiares de Stalin, por ter assassinado covardemente a familia do Rei Nicolai, sei lá se o nome era esse.
Mas ele assassinou fuzilou a todos, covardemente crianças, mulheres e outros que achava que tinha que matar e olhem que eles não estavam armados não lutaram e não matarão nenhum dos soldados assassinos de Stalin como ele é claro.
E Fidel Castro esta indenizando todos que ele matou em Cuba junto com Tchê Guevara!
Bem ai tem perdão porque foi uma luta armada embora como dizia o camara Tchê, enquanto Fidel comemorava e enchia a cara de Run Bacardi, coitado do Bacardi, não ai revolução vitoriosa com inimigos vivos, paredon, paredon.
A historia da humanidade é meio critica e complicada, se militares aqui fizeram atrocidades, como os guerrilheiros tambem fizeram as suas violencias atingindo inocentes e matando os mesmos, lá fora tambem se semeou a violencia para implantarem Ditaduras Militares.
Agora no Brasil como vamos aceitar as mortes de 1000 pessoas que lutaram por um ideal e nos dias de hoje como aceitamos as 50 mil pessoas vitimas de homicidios por ano no Brasil.
São outros tempos e podemos ver que ainda tem tristezas e destruição, e nos dois lados da moeda encontramos ambições e corrupção e as consequencias quem recebe e sofre é o povo.
Coitado do povo brasileiro, que vive no meio de tanta atrocidades, de tanta destruição social e ainda querem tirar o exercito das comunidades onde o trafico e a destruição tomou conta.
36 opiniões
avalie fechar
mario vicente (1) 16/09/2008 16h10
mario vicente (1) 16/09/2008 16h10
As mãos das vítimas estão amarradas, o que significa que foram capturadas com vida. Senão, porque haveria necessidade de amarrar as mãos se tivessem sido abatidos em combate? 24 opiniões
avalie fechar
AGUINALDO VENANCIO (2238) 16/09/2008 16h10
AGUINALDO VENANCIO (2238) 16/09/2008 16h10
INCRÍVEL...TODO MUNDO QUER TIRAR UMA LASCA DESSA SITUAÇÃO...
E A UNIÃO QUE TEM QUE ABRIR O COFRE, E A SOCIEDADE PAGAR A FARRA DO BOI!
ASSIM NAO DÁ!
QUEM ALEGA QUE APANHOU, QUER DINHEIRO PORQUE APANHOU, QUEM FOI ACUSADO DE BATER,QUER DINHERIO, PORQUE BATEU...
FALA SÉRIO!
VAMOS LUTAR PELA NOSSA SOFRIDA DEMOCRACIA, ISSO SIM.
26 opiniões
avalie fechar
Vanderleis Estácio Maia (2) 16/09/2008 14h13
Vanderleis Estácio Maia (2) 16/09/2008 14h13
Realmente estamos vivendo tempos em que somente o que não presta tem valor. Nunca fui a favor da violencia, mas vejo que ainda tentam de todas maneiras cultuar terroristas como herois e os militares que cumpriam seu dever constitucional como bandidos. Será que não é hora de parar de incitar o povo contra os militares que ganham uma merreca e ainda são taxados de vilões ? Por quê será que esses terroristas que mataram, roubaram e atentaram contra a soberania nacional ainda são cultuados como vítimas ? e os militares que morreram na luta contra eles, por qwue foram esquecidos ? Chega de hipocrisia e tanta safadeza. Já é hora de dar valor a quem realmente merece e não a esses desajustados sociais( comunistas) que atentaram contra nosso país e nosso povo e muitos deles foram indenizados como se fossem herois. Se continuarmos assim é melhor prende todo cidadão honesto e soltar o que resta da bandidagem que ainda se encontra por traz das grades. Os maiores estão no poder, somente estão presos os pequenos. 45 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (952)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 25 26 27 28 29 30 31 32 33 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página