Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Arquivos da ditadura

Disputa entre Dilma e Amorim emperra abertura de arquivos


Mais resultados: Anteriores 24 25 26 27 28 29 30 31 32 Próximos
Comentários dos leitores
Edison . (43) 24/10/2008 16h51
Edison . (43) 24/10/2008 16h51
Muita gente diz que as forças armadas mataram pessoas que estavam lutando pela democracia.
Pergunto: Gerrilheiros (hoje seríam terroristas) ,sequestradores, seguidores do Tche ,camarada que fazia baderna nos países dos outros, queriam o que? Para quem viveu naquela época sabe muito bem para que regime o Brasil caminhava.
Não sou militar e não possuo parentes militares mas culpa-los pela morte de baderneiros?
Leiam mais , informem-se mais sobre a história do Brasil de Jânio Quadros à Sarney. Leiam todos os lados e não somente daqueles que foram exilados em Paris,Londres,Buenos Aires o que fez plástica por medo . Estudem. A CGT,nunca foi de democracia e finalizando, vejam a definição de democracia.
Será que hoje já a temos integralmente?
17 opiniões
avalie fechar
Diocleciano Campos (188) 23/10/2008 20h11
Diocleciano Campos (188) 23/10/2008 20h11
No cenário político atual há vários políticos que, como disse Leonel Brizolla,"nasceram, cresceram e engordaram durante a ditadura militar".
Muitos deles agora se dizem democráticos:cite-se a mudança de nome do PFL PARA DEM. Esse partido, entre outros, é composto por figuras que apoiaram e enriqueceram durante o regime militar.
O regime militar,como se sabe, assassinou muitas pessoas que lutavam por democracia, entre as quais: Vladimir Herzog( jornalista);Rubens Paiva(pai do escritor Marcelo Rubens Paiva); Tito de Alencar Lima(padre dominicano que devido à tortura enlouqueceu e suicidou-se em Paris);enfim, muita gente morreu.
E os responsáveis por essas mortes têm que ser punidos, concordo com o ministro Tarso Genro.
Mas os apoiadores do regime também não podem ficar impunes: temos que puní-los, senão na justiça, pelo menos nas urnas!
Por isso, no próximo domingo, digam não aos partidos legitimadores do regime militar.
61 opiniões
avalie fechar
Eurico Neves Jr. (145) 23/10/2008 14h45
Eurico Neves Jr. (145) 23/10/2008 14h45
O sr. ministro quer rasgar a Lei de Anistia? Não me oponho, contanto que TODOS, sem exceção, respondam por seus atos na forma da Lei. Torturadores, assaltantes, sequestradores, terroristas e assassinos devem ser levados à Justiça, não importa de que lado estejam ou estiveram. Sejam eles civis, militares, parlamentares ou ministros de Estado. Seja o coronel Brilhante Ustra ou a ministra Dilma Rousseff. O que o sr. ministro não pode, e não deve, é querer criminalizar apenas um lado, pois isso seria apenas um ato de revanchismo maniqueísta. Além de ser uma hipocrisia inominável, uma canalhice. 21 opiniões
avalie fechar
Haremhab Hassan (182) 23/10/2008 13h37
Haremhab Hassan (182) 23/10/2008 13h37
Revoguem a lei de anistia e que todos, os envolvidos sejam exemplarmente punidos(assaltantes de banco, sequestradores, assassinos, falsos guerrilheiros, etc)anulando também, qualquer artigo na CF, sobre prescrição de pena!Que se cancelem também, as indenizações!Após estes procedimentos, gostaria de ver essa turminha do governo, desejar algum julgamento... 15 opiniões
avalie fechar
rui machado (51) 23/10/2008 12h59
rui machado (51) 23/10/2008 12h59
Ainda existia a URSS e o primeiro ministro fez uma visita ao Grão Ducado do Luxemburgo,um pequeno país da Europa central.Durante essa visita foi apresentado ao soviético o ministro da defesa do Luxemburgo...O soviético,debochou,riu e perguntou se um minusculo país com apenas algumas centenas de soldados precisava de um ministro da defesa...Foi então que alguém lembrou o soviético que a URSS,também tinha um ministro da justiça,no entanto...
E o Brasil,tem um ministro da justiça?...
14 opiniões
avalie fechar
cleiton leite coutinho (2) 18/10/2008 17h11
cleiton leite coutinho (2) 18/10/2008 17h11
O Governo esta correto, a quem interessa esconder essas informações? As familias destas pessoas desaparecidas merecem uma resposta, e se até agora nenhum governo teve essa coragem, que o Governo lula tenha, por ser um dos percussores do movimento que esta trazendo a redemocratização do país, a exemplo dos saudosos Ulysses Guimarães, Leonel Brizola e tantos outros que lutaram em prol da democracia. Chega de cala boca, o tempo de vocês torturadores ja se foi e quem fez isso deve pagar, nos ditames da lei. 18 opiniões
avalie fechar
Tiago Garcia (40) 14/10/2008 09h44
Tiago Garcia (40) 14/10/2008 09h44
Um ministro de Estado defendendo o periodo de excessão, e o lider da bancada governista pesquisando sobre a possibilidade de nova constituinte.
Ora fica óbvio que as intenções do governo atual nada mais são do que um golpe de estado. A constituição de 1988, que permitiu o desenvolvimento da democracia no país está sendo ameaçada.
Terceiro mandato, alusões aos movimentos armados criminosos da américa latina,elogios ao regime cubano, nos ultimos 6 anos esses partidários da esquerda brasileira tem demonstrando que não é de democracia que eles gostam.
8 opiniões
avalie fechar
Mauricio Amaral (12) 14/10/2008 09h33
Mauricio Amaral (12) 14/10/2008 09h33
Para aqueles que tiverem a curiosidade em saber sobre os crimes praticados pelos "militantes politicos" de outrora, com a data do crime, nome da vitima e do criminoso entrem nos sites www.averdadesufocada.com e www.ternuma.com.br 9 opiniões
avalie fechar
Mauricio Amaral (12) 14/10/2008 08h50
Mauricio Amaral (12) 14/10/2008 08h50
Venho aqui manifestar a minha indignação, quanto às indenizações milionárias que "militantes políticos" ou seus familiares, estão recebendo do nosso governo, através doe dinheiro dos nossos impostos, os quais são pagos com sacrifício. Como senão bastasse tais indenizações, ainda querem torna-los heróis. Hoje os "militantes políticos" de outrora estão no governo, mas é inaceitável que eles afirmem que, se hoje vivemos uma democracia, devemos a eles, pois, quando eles praticaram inúmeros crimes, tais como seqüestros, homicídios, roubos, atentados a bomba e guerrilha, eles o fizeram com o intuito de fazer do Brasil, um país comunista e não democrático como é hoje. Não estou aqui para defender ou acusar ninguém, sejam militares ou militantes políticos, mas o que é realmente inaceitável, é essa política de dar indenizações milionárias aos militantes ou seus familiares, sem a necessidade sequer de propor qualquer tipo de ação de indenização, bastando somente a boa vontade do governo. Então eu pergunto, porque o governo não da indenização aos militares, policiais e civis que foram mortos ou feridos por estes mesmos militantes políticos?
Porque vem o Sr. Ministro da Justiça falar em punição ao militares daquela épóca, mas não fala dos crimes praticados pelos militantes politicos. O Sr. Ministro bem observou " se existiram crimes, existiram criminosos". concordo plenamente, mas entendo que vale para todos que praticaram qualquer tipo de crime, sejam militars ou não.
7 opiniões
avalie fechar
Laura Gallucci (1) 14/10/2008 06h59
Laura Gallucci (1) 14/10/2008 06h59
O "ministro" Lobão deve estar com um forte problema de memória, pois dizer que a época da ditadura era melhor que a atual é uma ofensa a todos os cidadãos torturados, exilados, mortos e humilhados durante essa época indigna e maligna 13 opiniões
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (1914) 14/10/2008 03h22
Rui Ruz Caputi Caputi (1914) 14/10/2008 03h22
O Lobão está correto. Se as forças armadas não interviessem com o regime militar, a ditadura do proletariado teria sido implantada no Brasil, teríamos aqui o desastre cubano. Estaríamos sob a égide de uma ditadura ainda mais tresloucada, inconsequente, e muito mais sanguinária. É só comparar os números dos presos e desaparecidos e exilados cubanos e projetar proporcionalmente à população brasileira. Teremos um numero astronomico e extratosférico. E não adianta tergiversar, as esquerdas tinham o modelo cubano como base concreta e objetivo a ser atingido.
Dos males: o menor, o bem menor. O regime militar onde tivemos o "milagre brasileiro"
26 opiniões
avalie fechar
Luís da Velosa (1570) 14/10/2008 01h59
Luís da Velosa (1570) 14/10/2008 01h59
Evidentemente, o ministro não está total mente equivocado. Está, sim, destoando do "voz populi, vox Dei", fazendo pouco de todos nós brasileiros... e até da inteligentzia. Tem certos arroubos - que o poder faculta, de bandeja - que seriam mais consequentes se contidos fossem. Pelo próprio extasiado, uma vez que não estamos em ditadura alguma. Mas, o ministro dizer uma bobagem dessas, paciência... Manere ministro, manere. O senhor até que não é antipático - quando se conhece, pessoalmente - sabe conter as risadas, jamais foi desinteligente ou inculto, mas se contenha pelo amor do seu Maranhão e do Brasil. O senhor está hipertrofiando a sua argúcia, a sua visão crítica da história, o seu amor pelos nosso defensores (hoje) da pátria amada. A hipertrofia é uma anomalia; é uma superfetação. Que o senhor simpatize, goste mesmo dos militares, mas essa defesa, agora, depois de tantos sofrimentos, extemporânea, tenha dó. A não ser que o senhor esteja fazendo o chamamento das nossas Forças Armadas, obliquamente, para conter com armas o "bug" da economia que aí está a fazer assombrações. Meu Deus... Até os militares devem estar achando estranho; mais bisonho do que o possam criticar. Está tudo em paz, senhor ministro, como diria Jânio Quadros, mas não cutuque colmeia de maribondo no Raso da Catarina... Pior, sem razão alguma!... Pode ser até que exista - mas não a vejo, assim tão indispensável. Estamos, todos sabemos, numa novel democracia. Mas estamos avançando bem, civilizadamente. 24 opiniões
avalie fechar
Mauricio Amaral (12) 09/10/2008 18h47
Mauricio Amaral (12) 09/10/2008 18h47
Pessoas do atual governo, que eram "militantes politicos" e atuavam na época da ditadura militar, como simples "marginais", e que praticaram inúmeros crimes comuns, desde sequestros, homicidios, assaltos, etc.. Mas por estarem atualmente no poder, agora fazem leis para propiciar indenizações milionárias aos "companheiros", mas até hoje, nunca ouvi falarem em qualquer tipo de indenização ao militar morto ou ferido em combate contra esses mesmos "militantes" ou até mesmo, para os familiares de pracinhas mortos ou feridos na guerra. Na minha opinião, essas indenizações milionárias e a postura do atual governo, simpesmente maculam a imagem daqueles que atuaram naquela época, por um verdadeiro ideal e não para obter um enriquecimento ilicito. Outro fato deveras absurdo, é querer a punição dos militares acusados da pratica de crime, mas como ficariam a punição dos militantes pelos crimes praticados? 28 opiniões
avalie fechar
cleiton leite coutinho (2) 01/10/2008 12h34
cleiton leite coutinho (2) 01/10/2008 12h34
Algumas pessoas buscam discutir a anistia sempre pelos valores financeiros e alegam com grande preocupação, o quanto custa a reparação aos que são julgados anistiados políticos pelo Ministério da Justiça. Precisamos nos atentar a alguns detalhes, nem toda pessoa considerada anistiada é indenizada, tem a comissão julgadora como critério para indenizar o anisiado um parametro legal que é o dispositivo constitucional e o diploma legal atinente a matéria. Outro ponto que devemos nos questionar e cobrar, é quanto que o Estado gastou nos anos de chumbo, usando verba licita de forma ilicita, para patrocinar praticas de tortura por soldados, oficiais, delegados e outros que estavam ali para proteger os entes do Estado e faziam ao contrário. Somando viaturas do DOPS, gasolina, dia dos centenas de policiais, grampos, telefone, energia para dar choques nos presos políticos e todo o aparelho do Estado colocado a disposição desse regime, alguém já questionou esses valores. Certamente não, pois iremos descobrir gente da alta nata que já se preocupa com a abertura dos arquivos desse regime cruel que hoje podem estar ocupando cargos de destaques na política e na sociedade em geral. Por todo exposto é que acredito que a discussão esta se dando de forma superficial e não como deveria no debate de idéias, mas sem omitir o passado do Estado, culpando pessoas que entregaram suas vidas para que pudessemos estar aqui hoje debatendo, manifestando a nossa opnião de forma democratica. 35 opiniões
avalie fechar
Paulo Castilho (2) 28/09/2008 02h35
Paulo Castilho (2) 28/09/2008 02h35
Digam aí os contemplados, valeu a pena tomar uns cascudos pra ganhar essa bolada, não é mesmo? Alguém sabe me dizer se a família do segurança de banco e a família do soldado assassinados pelo bando do Lamarca vão ganhar indenização? 36 opiniões
avalie fechar
Edinei Machado (22) 27/09/2008 03h09
Edinei Machado (22) 27/09/2008 03h09
Já falei antes e volto a falar de novo: Todos estas "vi'timas" que hoje recebem milhões, são os mesmos que sonhavam com um Brasil comunista. Todos eles, sem excessão, idolatram o Fidel, não conseguem ficar sóbrios, sem marejar os olhos, quando falam de Cuba ou ouvem o idolatrado Fidel. Todos eles nunca lutaram por democracia, todos eles lutaram sim, mas foi para implantar a Ditadura comunista, a exemplo do "paraíso cubano". Paraíso este que JAMAIS anistiou ninguém, ainda hoje, nos nossos dias, "o paraíso" tortura, prende e mata. Lamentável que hoje em dia, os mesmos inimigos da democracia e das liberdades individuais (Dilma, Franklin Martins e Carlos Minc-todos guerrilheiros comunistas), hoje nos governa. Lamentável, que o Ministério da INjustiça quer punir militares e reconhecer com muita grana os guerrilheiros comunistas. Os militares talvez pesaram a mão, mas nos devolveram a democracia, coisa que jamais teria acontecido, se os mesmos que hoje estão no poder, tivessem conseguido seus objetivos naquele tempo. Acordemos, o partido deles, que todos conhecemos QUAIS são, devem ser votados pra fora agora. Ainda há tempo. 78 opiniões
avalie fechar
ROBERTO WILLIAM BANGOIM (76) 27/09/2008 01h54
ROBERTO WILLIAM BANGOIM (76) 27/09/2008 01h54
O que se assiste hoje, são senhores, se considerando representantes de justiça lançam mão de leis e MP que abrem os cofres públicos para quem nesses tempos asslatavam bancos, sequestravam e usavam armas em nome de uma causa duvidosa... Hoje são as proprias testemunhas de que lutavam eram por si só ( poder temporal). Será que traficantes de hoje, serão o indenizados amanhã? eles são os marginais da sociedade e o poder paralelo, o que muitos foram ontem...quando morrem um marginal, os direitos humanos dizem uma vítima inocente porem não prova o que estava fazendo . Vejam é só um parelelo de situçao e não de julgamento... 28 opiniões
avalie fechar
Simone Carvalho (4) 27/09/2008 01h42
Simone Carvalho (4) 27/09/2008 01h42
É verdade que alguns dos torturados eram guerrilheiros e queriam o comunismo no Brasil, mas os jornalistas, advogados, medicos, padres, estudantes e tantos outros que foram torturados e/ou mortos? Pessoas que tentavam denunciar os abusos de poder, a perda dos direitos constitucionais que todos sofreram, nenhuma delas merecia a tortura, a prisão, a humilhação e todas as atrocidades que os poderosos da época cometeram. Acredito que as pessoas estão revoltadas com as coisas erradas, acredito que o que é justo não é caro nem barato, é justo e pronto! Acredito que todos q se sentiram lesados devem se utilizar da justiça para receber aquilo q acredita ser de direito. 24 opiniões
avalie fechar
Jose Arnaldo Alves (6) 27/09/2008 01h07
Jose Arnaldo Alves (6) 27/09/2008 01h07
Lamentavel. Eu nao levei porrada nenhuma. Porque enquanto trabalhava nao tinha tempo de badernar, nem tao pouco desejava implantar o comunismo por aqui. Agora entendo porque a ditadura queria ver essa gente longe do poder. Que moral tem essas pessoas que recebem dinheiro oriundos da carga altissima de impostos estorquidos de trabalhadores que suam sangue p/ tratar suas familias? E a bandalheira deve continuar, sabe Deus ate quando. So uma coisa e certa: partido de esquerda nunca mais. 17 opiniões
avalie fechar
Meu pai passou quase 20 anos de sua vida tentando ser indenizado pelo fato de ter sido preso em 1964, e ficado quase 2 anos desempregado, após sua prisão. Uns anos antes de morrer, no ano passado, recebeu R$7.500,00 (sete mil e quinhentos reais), sem direito a qq outro benefício. A relatora e todos os que julgaram o processo do meu pai não têm vergonha de, descaradamente, protegerem uns e desprezarem outros? Quem eles acham que são, para escolher entre tantos, os que eles querem agraciar? Escritores, novelistas, artistas, militares, ah! estes receberam, recebem e certamente continuarão a receber uma boa "bolada". Que estes que não sabem e não querem ser justos, nunca consigam dormir em paz! 4 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (952)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 24 25 26 27 28 29 30 31 32 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página