Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Arquivos da ditadura

Disputa entre Dilma e Amorim emperra abertura de arquivos


Mais resultados: Anteriores 28 29 30 31 32 33 34 35 36 Próximos
Comentários dos leitores
Tiago Garcia (40) 15/08/2008 09h58
Tiago Garcia (40) 15/08/2008 09h58
Mais uma vez a sociedade Brasileira é vitima de sua imprensa, que não tem nenhum compromisso com seu próprio país.
Enquanto as denúncias de abuso de poder e autoridade eram alçadas ao debate público (os excessos da PF, e que na minha humildade opinião deveriam incluir os excessos das PMs) e as denúncias de envolvimento do governo federal e seus aliados com organizações terroristas internacionais, os orgãos dessa corja corrupta logo se articularam para desviar os focos da atenção no PRESENTE e remeter a velhas questões do PASSADO.
Tamanha cara de pau é assustadora, afinal a incapacidade flagrante desses governos (isso de qualquer partido) de promover justiça e dignidade à nós cidadãos nem passa pelos discursos destes hipócritas. Não conseguem enxergam suas próprias falhas e vivem se valendo de um Pseudo Heroísmo do passado para justificar e legitimar sua incompêtencia que tanto envergonha nosso povo.
( Um ponto que eu gostaria de levantar para o debate é o seguinte: O processo que rola contra os militares os acusa de morte, desaparecimento, tortura de 64 pessoas. Comparado ao número de pessoas que faleceram na guerra civil do Rio de Janeiro só esse ano o que pensar sobre isso?)
40 opiniões
avalie fechar
sérgio carneiro (287) 15/08/2008 07h54
sérgio carneiro (287) 15/08/2008 07h54
Militares e militantes, um peso e três medidas.

Em nome da democracia ou "ditadura de esquerda" posso matar, torturar, seqüestrar, roubar, praticar terrorismo, formar grupos armados contra a ordem constitucional, "expropriar" carros pagadores e bancos?

Ação Libertadora Nacional (ALN), Movimento Revolucionário Oito de Outubro(MR8), Movimento de Resistência Militar Nacionalista (MRMN), Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (berço do PT), Comando de Libertação Nacional (COLINA), Forças Populares de Libertação, Movimento de Libertação Popular (Molipo), M3G - (de Marx, Mao, Marighella e Guevara), Movimento Nacionalista Revolucionário (MNR), Movimento Revolucionário Marxista, Dissidência Universitária de São Paulo (DISP) e entre outros eram formados por militantes e militares e todos praticavam ou organizavam os crimes acima citados. E eles também serão punidos?

"A Lei de Anistia é dirigida aos militantes políticos. Essa interpretação de que ela também serviria aos militares é apenas uma INTERPRETAÇÃO, e não há necessidade de nenhuma revisão". Declararam os procuradores.

Que discussão mais inócua. Se tudo é uma questão de interpretação eu considero a declaração dos procuradores e todo este quadro como uma questão de revanchismo puro exarcebado e desprovido de qualquer finalidade.
16 opiniões
avalie fechar
Maria Therezinha (159) 14/08/2008 18h11
Maria Therezinha (159) 14/08/2008 18h11
Bem se vê que Lula e seus Ministros não se entendem.
Um vai para um lado e outro para o lado contrário.
Um fala uma coisa e o outro faz outra.
Lembro que no recente episódio Satiagraha, Lula declarou para quem quisesse ouvir:
"Quem não quiser problema com a Polícia que ande direito".
Foi um delírio para a petezada ávida por falas de seu Deus.
Agora vem o Tarso com essa de remexer o passado, de levantar defundo, afrontando os militares com essas indenizações absurdas.
Depois disso, eu digo ao Senhor Tarso:
"Quem não quer problema com o exército que ande direito".
Senhor Tarso siga os mandamentos de Lula, ao menos uma vez, não faça como o Mantega que aumentou impostos logo depois do Lula dizer que "Ninguém seria louco de aumentar impostos neste país".
Será que mais um Ministro vai fazer o Lula "pagar mico" ou é tudo teatro?
94 opiniões
avalie fechar
Ellen . (223) 14/08/2008 10h02
Ellen . (223) 14/08/2008 10h02
O crime de tortura não prescreve, pois de acordo com o Artigo 5º da Constituição, trata-se de um crime contra a humanidade. Destarte, pode-se passar anos ou décadas que ainda é considerado crime.
A história também não se apaga e o povo brasileiro têm todo o direito de ter acesso à verdade e de julgar e punir esses criminosos.
Em uma pesquisa recente, concluiu-se que nos países pós-regimes autoritários em que não houve julgamento e punião, a tortura voltou ou até piorou.
Deveríamos ser um exemplo de justiça no Brasil para que ações como estas nunca mais voltem a fazer parte de nossa história.
Se a população e o governo se calarem e fecharem os olhos para esta realidade, estaremos regredindo na história. Apenas vamos reiterar que somos o país da impunidade, mesmo quando se trata de crime contra a humanidade!Isso é vergonhoso!
196 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (3553) 14/08/2008 07h58
josé reis barata barata (3553) 14/08/2008 07h58
Dúvida, a quem interessa?
Ao Duda e à defesa da corte.
A suspeição chega, agora, ao Dr. Paulo Lacerda e à ABIN.Ao lado do Presidente e onde tudo começa, acontece e termina como que por uma oportuna providência divina. O mais importante órgão de informação do Estado.Antes,desacreditou e destruiu de vez o Congresso Nacional (a casa dos 300 picaretas, segundo o Duda), e desmoralizou o Judiciário (que, segundo o Duda, andava querendo julgar); porém, quando atingiu em cheio a Casa Civil, à privada e as dezenas de secretarias e ministérios, de modo estranho e inusitado alcançou as instituições com credibilidade e capacidade de combate: às Forças Armadas e à Polícia Federal, ambas em antigo processo de desgaste. Às primeiras, por um continuado comando a elas estranho e pusilânime; à segunda, a partir da exoneração do Dr. Paulo Lacerda,justamente pelo resultado de investigações consistentes que servidores independentes, estáveis e de carreira, apresentam. Tudo, tudo sem qualquer conclusão ante o beneplácito e complacência de um Duda viajante,sorridente e feliz tocando o Estado com sua leviandade política.E, à maioria medíocre, felicidade; à minoria, divisão:dúvida e incerteza aos ingênuos; inconformismo aos oposicionistas interesseiros e irresponsáveis;e, inquietante sentimento de indignação e revolta aos sensatos.
Logo-logo, aguardem, aparecerá uma pesquisa com elevado índice de aprovação ao "Duda", não ao Presidente.Óbvio, não existe! Para quê? Mito não é Presidente.
284 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (3553) 14/08/2008 05h03
josé reis barata barata (3553) 14/08/2008 05h03
República de quadrilheiros!
De ladrões, fofoqueiros e desordeiros à custa de nosso dinheiro.
89 opiniões
avalie fechar
Ellen . (223) 13/08/2008 18h53
Ellen . (223) 13/08/2008 18h53
Na Argentina a população quer justiça. Basta entrar em alguma universidade em Buenos Aires para ver fotos de pessoas ainda desaparecidas. Diferente do Brasil, na Argentina prevalece uma coletividade e solidariedade as famílias das vítimas. Diferente do Brasil onde o povo é constantemente acusado de ter "memória curta", na Argentina a memória não se apaga. Ditadura e governo de extrema-direita nunca mais!
No Brasil os torturadores da época da ditadura andam tranquilamente pelas praias do nosso país. Sim, aquele sujeito que torturou brutalmente dezenas de pessoas, que cometeu atos que a razão humana não pode imaginar, simplesmente caminha como se nada tivesse acontecido!
Dor?É para aqueles que se foram lutando por liberdade e para a família que fica.
O brasileiro deveria ser mais solidário ao próprio povo brasileiro. Deveria honrar os perseguidos que lutaram por um Brasil. É isso que qualquer povo faz em nome de seus compatriotas. Em nome daquilo que eles acham que é justo.
Em vários países do mundo pessoas são julgadas por atos bárbaros que cometeram no passado. Deveríamos seguir o exemplo e não perder tempo com discussões banais partidárias.
160 opiniões
avalie fechar
joaquim mota pereira (38) 13/08/2008 17h38
joaquim mota pereira (38) 13/08/2008 17h38
o sol é o maior 13 opiniões
avalie fechar
Alcides Emanuelli (2004) 13/08/2008 17h29
Alcides Emanuelli (2004) 13/08/2008 17h29
Entender como! enterder para que! entender e não conseguir comprender e porque!
Os senhores ministros do Executivo, Sr. Vanucci e Sr. Tarso estão empenhados em punir os militares que prenderam e torturas menbros de movimentos terroristas.
Como todos podemos ver, forma tempos de exceção tempos que devemos esquecer mas não precisamos entender e se formos entender, porque não querer ver que essa Moeda tem dois lados e os dois estão ligados a essa violencia contra o povo e a Nação.
Impor e tolhir a liberdade como foi feito pelos militares foi um ato totalitario.
E lutar para querer o poder e implantar um regime totalitario de esquerda com idéias socialistas, mas que o Partido que detem o Poder é seu todo Poderoso e priveliado dono do sistema, tambem é uma forma de castramento dos direitos mais belos de um povo que é sua liberdade.
Mas parece que o Executivo não entende disso e não vê que assassinos por assassinos existiram de dois lados e nomes desses monstros do passado estão ai ao lado dos senhores tanto sentados no trono do poder como em casa ou jogando sinuca nas casernas dos quarteis.
Bem vamos perdoar e aprender a perdoar é um ato de sabedoria, pulamos a pagina e vamos ver que do outro lado a violencia esta pior, a miséria nem se fala e a destruição da Nação é grande, mas ainda existe pedras para começarmos essa reconstrução e o momento e esse!
Exercito, policias, executivos, legislativos se estruturem e lutem contra toda essa violencia que esta destruindo a Nação.
15 opiniões
avalie fechar
hugo tome (11) 13/08/2008 16h13
hugo tome (11) 13/08/2008 16h13
Fico impressionado com a reação de alguns 'advogados' do regime autoritário (evito o termo 'regime militar', pois tanto à época quanto hoje há muitos militares que estão ao lado do Brasil, do povo brasileiro e querem punição aos criminosos dos governos ditatoriais. Além da participação promíscua de civís no regime autoritário). Contudo, fico impressionado com a reação, culpam o atual governo e não percebem que não se trata de governos de fulano ou ciclano, se a bandeira é vermelha, azul ou rosa. Se trata, na verdade, de dizer um sonoro NÃO à barbárie, a tortura, a falta de democracia. Significa dizer que SERÁ PUNIDO quem se aventurar rasgar a constituição e tentar impor um projeto de governo através da força. Chega de infantilizar o povo brasileiro, acertando ou errando é ele quem escolhe seus lideres e seu governo, não precisamos de nenhum salvador da pátria, nehum estado de segurança nacional de nenhum sádico homicida nos porões. 81 opiniões
avalie fechar
Edinei Machado (22) 13/08/2008 15h56
Edinei Machado (22) 13/08/2008 15h56
Heitor DePaola continua...
ISTO É - O sr., como ex militante, acha que essa proposta pode ser considerada como revanchismo?
RESPOSTA - Por parte de alguns indivíduos isolados, talvez sim. Mas esta proposta é muito bem elaborada - inclusive surgindo num momento em que os contatos do PT e de altos próceres do governo com as FARC estão sendo denunciados - e sua intenção é bem outra: desmoralizar, achincalhar e humilhar as Forças Armadas que, por mais que o governo faça, ainda são consideradas as instituições mais confiáveis do País. Não haverá revanche, tanto o Genro como o Vannuchi sabem que quando o processo chegar ao STF será arquivado.
ISTO É - O sr. foi militante da ALN?
RESPOSTA - Não; da Ação Popular (AP). De 1963 a janeiro de 1968, e saí exatamente porque foi decidido incrementar a luta armada - não desencadear, pois já começara em 1961, em pleno governo democrático - e não sou assassino. Por isto conheço bem os que ficaram. Além disto, o AI-5, em dezembro daquele ano, foi uma RESPOSTA e não a causa, da luta armada.
18 opiniões
avalie fechar
MAC Castro (346) 13/08/2008 15h45
MAC Castro (346) 13/08/2008 15h45
Queriam o poder, as benesses que ele proporciona, tudo tem o seu fim, peninha que os Zé Dirceus, Genoinos, Dilmas , Lulinhas, e tantos outros, ficaram com a incubendencia e logicamente vivinhos para saquear o estado, ah e ainda levaram alguns pela repressão que cuturam. 26 opiniões
avalie fechar
MAC Castro (346) 13/08/2008 15h32
MAC Castro (346) 13/08/2008 15h32
tambem acho que os responsaveis sejam punidos, xiiiiiii a guerrilheira Dilma e os assantantes de banco, os sequestradores tambem irão sentar no banquinho ??? 26 opiniões
avalie fechar
M Kowalsky (21) 13/08/2008 15h06
M Kowalsky (21) 13/08/2008 15h06
Quer dizer que agora os valentões da época da repressão política querem que os acordos sejam cumpridos? Há 35 anos atrás era só porão do Exército e porrada e agora os machões querem se amparar na democracia? A sra. Elza Cardoso (que hoje postou um repúdio à revisão das penas aos torturadores) deveria saber que os parentes ainda desejam saber o destino dos corpos de seus filhos/esposos/pais/amigos. Digo mais, se o sr. Ustra levava sua filha para o DOI-CODI ela ficava na área administrativa e não nas salas de tortura. Falo com conhecimento de causa pois meu pai era do DOPS e nunca teve coragem de me levar na Rua Tutóia. E para finalizar, os exército devem servir ao país como servidores PÚBLICOS que são e não aos seus próprios interesses. Seria mais sensato por parte das Forças Armadas e Polícias de repressão assumir o erro e desculpar-se do que negá-lo eternamente e amparar-se na atual democracia que eles tanto combatiam na década de 70. 96 opiniões
avalie fechar
max bragard (2) 13/08/2008 14h58
max bragard (2) 13/08/2008 14h58
Nosso país não tem à ganhar absolutamente nada levantando questões já mortas e sepultadas. Esse ministro da "justiça" Tarso Genro é última pessoa com credênciais para falar de tortura, pois, como ministro repatriou covardemente para Cuba os dois atletas que desejavam uma vida melhor em liberdade. ( certamente esses atletas foram recebidos com bombons pelas autoridades cubanas ). 19 opiniões
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (1914) 13/08/2008 14h49
Rui Ruz Caputi Caputi (1914) 13/08/2008 14h49
Das duas uma, ou o Lula realmente está sem voz de comando, ou o Genro está em franca rebeldia contra nosso presidente.
Algo muito estranho está acontecendo, vamos aguardar o transcorrer dos dias para vermos se a verdade aparece.
7 opiniões
avalie fechar
Edinei Machado (22) 13/08/2008 14h28
Edinei Machado (22) 13/08/2008 14h28
ISTO É - O argumento dos militantes de esquerda é que eles, que se exporam (imagino que você tenha desejado dizer expuseram?) ao voto, pagaram caro nesse período e que até hoje sofrem com seqüelas, e que os militares saíram como os vitoriosos por isso deve ser passado a limpo esse período da história. Como o sr. "vê" esse pensamento?
RESPOSTA - "Vejo" como uma série de mentiras dentro de mentiras. Note que você usa, talvez inconscientemente, os termos assimétricos, baseado no velho "dois pesos, duas medidas": os militares são torturadores, criminosos, etc.; os terroristas e guerrilheiros são apenas "militantes", quer dizer pessoas inocentes que somente "militaram" em organizações cujos propósitos óbvios eram o terrorismo e a guerrilha para instaurar um regime totalitário do tipo cubano, que jamais anistiou ninguém: prende, mata e tortura e ainda recebe aplausos. Nunca conheci um revolucionário que defendesse a democracia e a liberdade. Quanto aos militares terem sido vitoriosos: quem está no poder, hoje? Eles, ou os terroristas que eles combateram? O argumento de que "quem se expõe ao voto comprova sua inocência" é tão primário que nem mereceria comentários. Democracia não é júri e eleição não é tribunal! Quantos bandidos estão eleitos?
Heitor DePaola para ISTO É, entrevista concedida, jamais publicada. Divulgada pela midiasemmascara. Essa é a verdade, que Heitor( ex militante da Ação Popular (AP). De 1963 a janeiro de 1968, quer mostrar ao povo.
18 opiniões
avalie fechar
Elza Miranda Cardoso (287) 13/08/2008 14h22
Elza Miranda Cardoso (287) 13/08/2008 14h22
AS GUERRAS SÓ SÃO PERCEBIDAS, DEPOIS QUE COMEÇAM.
ANTES, NÃO SE PERCEBE. ELAS, EM SEU INÍCIO,PARECEM MERAS "ESCARAMUÇAS"..
.POR ISSO, É BOM NÃO PROVOCAR!
SITUAÇÕES SÉRIAS NÃO DEVEM SER TRATADAS COM INFANTILIDADE OU IRRESPONSABILIDADE.
COGITAR-SE QUE ESTE ASSUNTO INDESEJÁVEL E EXTEMPORÂNEO PODE TER CONSEQÜÊNCIAS BEM G R A V E S , É BEM REAL.
COMO "PAGADORA" DE IMPOSTOS, QUE ASSALARIAM OS ATUAIS POLÍTICOS, SUGIRO QUE P A R E M COM ESTAS BRINCADEIRAS DE MAL GOSTO.
VÃO BRINCAR DE "QUEM PODE + E QUEM PODE -", NO QUINTAL DE SUAS CASAS...
NÃO QUERO SER O BR I G A D A A VIVENCIAR SITUAÇÕES QUE NÃO SEJAM DE PAZ E TRANQÜILIDADE, DECORRENTES DE ESNINAMNTOS ANTERIORES. SÓ SE PODE VALORIZAR O SOL, SE SE TEVE A CHUVA!
JÁ BASTA A ROUBALHEIRA FRANCISACANA E A DESFAÇATEZ QUE HOJE VIVEMOS, SEM POSSIBILIDADE DE VERMOS CORRIGIDA!
CHEGA DE IDIOTICES. AMANHÃ, QUEM SABE, ALGUM IDIOT QU ACEROU NÃO MEXER NAS "SAFADEZAS" ATUAIS, PODE QUERER "R E V E R A SITUAÇÃO"...
PENSEM BEM, CAROS "HERÓIS DE PIRRO"!
7 opiniões
avalie fechar
Paulo Roberto Brunialti (121) 13/08/2008 14h03
Paulo Roberto Brunialti (121) 13/08/2008 14h03
Tortura é crime imperdoavel em qualquer sociedade respeitavel e respeitada , seja ela para pessoas ou animais e não pode ser esquecida. 6 opiniões
avalie fechar
Elza Miranda Cardoso (287) 13/08/2008 13h35
Elza Miranda Cardoso (287) 13/08/2008 13h35
NUNCA PENSEI QUE EU PUDESSE SER TÃO INGÊNUA!
CHEGUEI A ACREDITAR NA "INTENÇÃO" DO PRESIDENTE DE POR UM PONTO FINAL NESTA ESTÓRIA QUE NÃO ESTÁ FAZENDO NENHUM BEM AO POVO BRASILEIRO QUE, POR SUA NATUREZA, NÃO É UM POVO VINGATIVO E NEM BELIGERANTE.
NO ENTANTO, COMO A D V O G A D A E PESSOA DE MÉDIA INTELIGÊNCIA, POSSO AFIRMAR QUE N Ã O E X I S T E "COMO ENFRENTAR QUESTÃO TÉCNICA" (JURÍDCA) S E M E N C A R A R O S S E U S E F E I T O S E C O N S E Q Ü Ê N C I A S POLÍTICAS, M I L I T A R E S E SOCIAIS.
NÃO ME SURPREENDERIA SE, NO AFÃ DE "BANCAR O "SALOMÃO", NOSSO BRILHANTE E CULTO PRESIDENTE FIZESSE A ESTÓRIA DO BRASIL TOMAR UM NOVO RUMO BEM INDESEJADO E S O T U R N O !
TENHO DITO QUE ACORDOS EXISTEM PRA SEREM RESPEITADOS.
QUEM DESRESPEITA UM ACORDO, QUANDO ESTÁ EM SITUAÇÃO DE VANTAGEM, APROVEITANDO-SE DESTA VANTAGEM PARA "REVER" AS CONDIÇÕES QUE FORAM N E G O C I A D A S PARA S O L U Ç Ã O D E G R A V E S E TRISTES CONFLITOS, PROVA N Ã O S E R DIGNO DE C O N F I A N Ç A E, SEM CONFIANÇA, NÃO HÁ BASE PARA SOBREVIVÊNCIA HARMONICA...
CUIDADO, PODEROSOS DE PLANTÃO!
AS "ARMAS" QUE ESTÃO SENDO USANDAS E ABUSANDAS, AGORA, NO PODER, PODERÃO SER -NO FUTURO- USADAS CONTRA VÓS!
HÁ PASSOS QUE, QUANDO DADOS, NÃO PODEM VOLTAR ATRÁS!
PENSEM NO PAIS. EM PRIMERO LUGAR!
CHEGA DE POLÊMICAS INDESEJADAS!
14 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (952)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 28 29 30 31 32 33 34 35 36 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página