Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Arquivos da ditadura

Disputa entre Dilma e Amorim emperra abertura de arquivos


Mais resultados: Anteriores 29 30 31 32 33 34 35 36 37 Próximos
Comentários dos leitores
M Mig (2396) 13/08/2008 13h34
M Mig (2396) 13/08/2008 13h34
Em qualquer lugar do mundo os crimes de tortura e homícidio por motivos politicos são tratados, julgados e punidos exemplarmente, só no Brasil os ministros do tio lula não conseguem faze-lo, o que falta é vontade não meios para fazer cumprir as leis. Considerando que os ministros do lulinha são do calibre de marta suplicy e Gilberto Gil (ótimo compositor mas péssimo ministro) é fácil enteder por que eles não conseguem fazer nada.... 26 opiniões
avalie fechar
Estes ministros são uns palhaços. Deviam defender é a questão de acabar com os ladrões de colarinho branco e não o fazem. Porque? Vão trabalhar pela nação pois voces devem muito para nós brasileiros. 6 opiniões
avalie fechar
richardson leao (42) 13/08/2008 12h20
richardson leao (42) 13/08/2008 12h20
Essa dona Jo dizendo que o marido torturador nao se arrepende... Claro que esses tipos nao se arrependem, imagina as festas regradas a estupros (estupros de criancas na frente dos pais) e alcool, e tudo isso com aval do estado... O tenente marido dessa senhora devia ser um anjo em casa ja que cometia toda maldade capaz de conter um ser humano no trabalho...
E quanto ao que os militares fizeram, o que fizeram foi destruir as escolas e os hospitais, criaram o INAMPS que virou SUS que e e sempre foi uma desgraca. Fizeram que uma populacao que antes escutava Chico Buarque e Caetano e liam Carlos Drumond de Andrede hoje escute Tati Quebra Barraco e leiam (quando o sabem) estorias inacabaveis da menina que foi jogada do telhado.
48 opiniões
avalie fechar
O Brasil passa por uma situação ridicula, desviar o foco desta bandalheira onde os nobres representantes do povo são refens de um banqueirozinho de quinta é ilário. Até a Justiça treme diante das verdades que ele é capaz de falar trazendo a tona a podridão que é a pseudo República do Brasil. Porque o Ministro da Justiça não brada com tanto fervor para limpar o pais deste lixo que ai esta. E o mensalão (em que pé esta aquele teatro armado) teremos punições ??? Precisamos limpar este lixo (não deve haver algo para descrever esta turma) politico que ai esta que se vale da democrácia para se beneficiarem e se manterem no poder. A democrácia esta de luto. A propósito, muitos vestem a farda com HONRA, DIGNIDADE E AMOR A ESTE PAIS e a exemplo do Esporte dignificam e orgulham muitos brasileiros. 26 opiniões
avalie fechar
Só falta agora reviver os excessos do Brasil na
Guerra do Paraguai !
7 opiniões
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (1914) 13/08/2008 08h52
Rui Ruz Caputi Caputi (1914) 13/08/2008 08h52
Falar sobre coisas passadas é sempre delicado. Imaginemos pois se o Brasil houvesse caido nas mãos da luta armada. Contra que tipo de ditadura teríamos lutado? Uma ditadura combatia a outra, essa é bem a verdade. O modelo que os revolucionarios tinham era o cubano soviético, e seguramente, seria esse o esquema seguido. Pois bem ambos foram implodidos. Mais cedo ou mais tarde iriam tombar, ruídos por seus princ ipios equivocados e erroneos.
Agora estamos aqui em 2008, os que outrora lutaram contra o regime militar, aí estão governando, liderando, e cumprindo com seu serviço à Pátria. Quem perdeu? alguns com certeza perderam as vidas. Mas quem continua perdendo é o povo, que ainda não tem sua voz ouvida por seu governantes legitima e democraticamente eleitos. Ainda não chegou a vez do povo. Mas com certeza um dia haverá de vir. Estamos aguardando.....
15 opiniões
avalie fechar
Cavaleiro do Templo (1) 13/08/2008 07h55
Cavaleiro do Templo (1) 13/08/2008 07h55
Que festival de estupidez!!! Vamos desmontar a farsa usando um trecho da fala do Sr. Alencar:
"...Esse assunto é da Justiça e da sociedade. Prova disso foi o manifesto de juristas que apóiam o debate sobre a punição aos torturadores..."
O que poderia provar o MANIFESTO DE ALGUNS JURISTAS, senão que os mesmos possuem uma opinião sobre alguma coisa qualquer que seja? Dizer que a opinião deles PROVA QUE A OPINIÃO DELES é assunto da Justiça não pode ser considerado um erro. É ou burrice crônica ou má intenção. É PROVA disto apenas, de um ou de outro. Se você a opinião de um jovem com 15 anos seria burrice. Como o Sr. Alencar tem mais idade do que isto, então é a outra coisa.
Ademais, os revolucionários não torturaram ninguém? Tocar no assunto DEIXANDO DE LADO OS REVOLUCIONÁRIOS É MAIS UMA PROVA DA MÁ INTENÇÃO DESTA PESSOA. De onde vem este manto de santidade que colocaram nestes canalhas senão de seus amigos? Um jornalista que escreve uma matéria deste tipo esta fazendo PUBLICIDADE, não JORNALISMO. E é isto que encontramos nos jornais brasileiros de hoje, com raras exceções. PUBLICIDADE DE AMIGOS, de "CAMARADAS".
Se o mundo fosse assim como acha este publicitário que se diz jornalista, teríamos também como verdade isto:
"Matar judeus é assunto dos alemães. Prova disto são as manifestações de Hitler."
Tenha VERGONHA, assuma que faz propaganda e vá trabalhar em uma AGÊNCIA DE PUBLICIDADE, senhor pseudo-jornalista.
Cavaleiro do Templo
http://cavaleirodotemplo.blogspot.com
25 opiniões
avalie fechar
cesar marcus raposo raposo (5) 13/08/2008 06h06
cesar marcus raposo raposo (5) 13/08/2008 06h06
A esquerdinha festiva composta de intelectualoides e de "socialistas progressistas" de ocasião, que vivem das benesses do estado e de seus tentaculos, quer reabrir feridas de um passado , no qual as atitudes e ações tomadas foram nada mais nada menos do que uma resposta aos acontecimentos da epoca, ambos os lados tiveram as mesmas atitudes em relação a violencia empregada nos seus meios de se combaterem, portanto se ha de se reabrir processos de responsabilidade que se incluam os terroristas que queriam implantar uma ditadura de esquerdano Brasil, aos moldes das da Russia e de Cuba, que torturam, assasinaram e confinaram milhares de pessoas em campos de concentração(Gullags) e prisões.
Assim sendo se querem reabrir feridas que façam, mas incluindo todos os terroristas, assaltantes de banco, sequestradores, que hoje estão no governo sejam incluidos tambem para serem julgados por seus crimes a epoca.
O resto e propaganda politica e marketing da esquerdinha covarde que ai esta se locupletando das benesses do estado, com a conivencia dos covardesdo Legislativo e principalmente do Judiciario e sua expressão maior o STF.
14 opiniões
avalie fechar
Ester Azoubel (1) 12/08/2008 22h45
Ester Azoubel (1) 12/08/2008 22h45
Não vou defender a tortura. Mas Terroristas que pretendiam transformar este país em um inferno comunista à semelhança de Cuba e da União Soviética, de maldita memória, são ainda muito piores criminosos do que os torturadores que os tiraram de circulação. Esses estão sendo premiados com ricas indenizações pelo mal que não conseguiram realizar.
A Lei da Anistia foi para todos, infelizmente. Os terroristas, seqüestradores, justiçadores, assaltantes de bancos, assassinos de inocentes também foram beneficiados. Vamos rever tudo? Pretendem pedir a devolução das indenizações?
27 opiniões
avalie fechar
Delí Gonçalves (1) 12/08/2008 20h51
Delí Gonçalves (1) 12/08/2008 20h51
O certo é que estamos sendo feitos de bobos por parte desse tipo de gente fina, que nem é sal nem açucar. Quem ler entenda... 6 opiniões
avalie fechar
Edna Maria Santos (1) 12/08/2008 20h20
Edna Maria Santos (1) 12/08/2008 20h20
Na platéia, ninguém mais ninguém menos do que o torturador e coronel da reserva Carlos Alberto Brilhante Ulstra.
É mesmo jornalista ?
Pois é , e no comando da Casa Civel , ninguém mais e ninguém menos que uma assaltante daquela época . No comando do Meio Ambiente , um outro companheiro da dita cuja e segue outro tanto de ''cumpanheiros'' anistiados , não é mesmo ?
Pra estes , os milhões até agora exigidos em indenizações serão devolvidos ao erário , caso se configure seu esdrúxulo apoio ao retrocesso ?
No novo dicionário Kennedy Alencar , um sequestrador não pratica tortura e sim um aprisionamento voluntário do sequestrado ?
Roubar , assaltar , sequestrar , matar deixaram de ser crimes por acaso ? Poder-se-ia aplicar a lei a estes , ou vale a Lei da Anistia ?
Ora , ora ...bem se vê que as mentes cooptadas fazem valer o que lhe foi ensinado !
Oxalá se abrissem de fato os porões da dita tida como dura , porque muita gente entronada iria ser resposanbilizada ... É isso que o Sr. que está Presidente sabe que não deve fazer ...De fato está errando quando não ordena que se mostre a verdade dos dois lados !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
115 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (3553) 12/08/2008 19h31
josé reis barata barata (3553) 12/08/2008 19h31
Céu.
Alguns devem estar tentando me auxiliar iluminando com sensível gentileza meu céu que outros, raivosamente, escurecem grafitando seus vulgos. Porém, a loucos, não importuna a insanidade ou cegueira de outros, até mesmo, alegra. Qualquer modo, grato.
78 opiniões
avalie fechar
Alcides Emanuelli (2004) 12/08/2008 19h08
Alcides Emanuelli (2004) 12/08/2008 19h08
Os Juizes e Magistrados, se querem ser Justos e agir com seriedade nas causas de justiças sociais tem que primeiro de tudo baixar a maioridade para 14 anos, e em segundo aprovarem a lei para crimes Ediondos, de todas os tipos que acontecem incluindo, sequestros e pedofilia.
Se somos um País subdesenvolvido e Catolico e não aceitamos penas de Morte para esses Monstros, no minimo tem que ser aprovado a prisão perpetua e o ataque de todas as forças de toda a sociedade para o Narcotrafico, com prisão perpetua para traficantes e outros bandidos que estão matando, mas matando mesmo muito mais que a lei seca.
15 opiniões
avalie fechar
Nelson Cunha (79) 12/08/2008 18h50
Nelson Cunha (79) 12/08/2008 18h50
O Ministro da Jusiça, deveria se preoculpar em acabar com a violencia, o cime organizado, e principalmente apoiar a Policia Federalcontra os tubarões de Colarinho branco.
acho que lula deveria colocar no Ministerio da Justiça, o Delegado protogenes.
24 opiniões
avalie fechar
Lis Chaves (3) 12/08/2008 18h45
Lis Chaves (3) 12/08/2008 18h45
Revanchismo sim!
Pior: abram os olhos os incautos, desavisados, e os que deixam seus cérebros navegarem por teorias e achismos mofados, como o Kennedy Alencar!
Além de revanchismo, isso é alimentado com a finalidade de hostilizar as pessoas, civis ou militares, qualquer um, a promover o ódio e a rivalidade.
Muito mais fácil manipular uma população fragmentada!
Como a Mariela comentou: abram-se então os arquivos, e os terroristas que sejam punidos também por seus crimes!
Porque a tortura é imprescritível para apenas um dos lados?
Os sequestros com requintes de crueldade não foram torturas?
Esse governo me enoja!
15 opiniões
avalie fechar
RICARDO SILVA (1) 12/08/2008 14h30
RICARDO SILVA (1) 12/08/2008 14h30
Isto é revanchismo puro! Muitos desses que querem rever a lei de anistia eram assaltantes de banco, sequestradores e terroristas, esses sim, deveriam ser punidos. 16 opiniões
avalie fechar
Mariela Rocha (47) 12/08/2008 14h25
Mariela Rocha (47) 12/08/2008 14h25
Franciso Costa,
Seu questionamento é o mais fácil de ser respondido! Por que o governo não abre os arquivos?
Imagine o histórico do bando vir à tona... processos por assalto, sequestro, terrorismo, puxa.... tem até homem bomba de duas caras na história!!!
A verdade não vai ser nada boa para aquelles que estão no poder... e quem os defende? Ah... quero ver quando souberem da verdade...
14 opiniões
avalie fechar
roberto ianelli kirsten (53) 12/08/2008 13h41
roberto ianelli kirsten (53) 12/08/2008 13h41
Temos observado que as relações atuais, entre civis (governo) e militares, está com a temperatura em elevação! Seja qual tenha sido o motivo (e até falta dele),que originou o golpe de 64, pelo quadro atual que assistimos, só temos a lamentar que a revolução com todos os poderes para passar o Brasil a limpo, optou pela caça as Bruxas. É natural que todo regime de exceção, cometa seus excessos, alguns justificáveis, e outros desnecessários e truculentos.Mesmo assim, não pode ser esquecido um conselho que deve nortear a prudência numa situação dessas: "Quem tem juízo obedece" Entre aqueles que atentaram contra o regime, hoje através de seus familiares recebem tratamento de heróis, através de pensões generosas. Tudo em nome da afinidade. Hoje, muitos daqueles que se arvoram como heróis ante-revolucionários, foram banidos e forçados a tomar vinho chileno diariamente, e por esse sacrifício, compõem esse governo, ocupando cargos da maior importância. Entretanto, o que não se consegue engolir é que para esse pessoal há o bom e o mau caudilho. Nossos militares sempre receberam (e com justiça) o repúdio de muitos dos nossos intelectóides, classificando-os de maus. Em contra partida, de vez em quando vão a Cuba beijar a mão de Fidel, e o fazem com sofreguidão. Fico pensando se não é efeito da monocultura agrária cubana: a cana de açúcar, "que se não tomada com moderação", pode amolecer os miolos e adoçar a mão do ex-ditador cubano, dono de um seu inclemente "paredon". Será que os familiares desses executados também recebem tratamento VIP por lá? 15 opiniões
avalie fechar
Luiz Antonio Marcelino (236) 12/08/2008 13h16
Luiz Antonio Marcelino (236) 12/08/2008 13h16
Como sempre, parece haver inclusive nos meios de comunicação, uma ênfase até que meio exagerada para relembrar o que de ruim houve durante o chamado "Período 1964/1985". Concordo plenamente que os supostos "torturadores" sejam julgados. Mas, justiça seja feita, é preciso também, que aqueles que naquele período pretensamente "lutavam" contra a Ditadura e, que cometeram crimes (e foram muitos) também sejam julgados. A Lei não foi feita apenas para a conveniência de uns em detrimento de outros. Ou se mantém o "Estado de Direito" ou corremos sério risco para "descambar" para uma incontrolável situação realmente Ditatorial. 6 opiniões
avalie fechar
Breno Bacci (14) 12/08/2008 12h38
Breno Bacci (14) 12/08/2008 12h38
Na minha mais sincera e modesta opinião, acho que tem os militares daquela época têm que ser punidos sim. Não precisa nem prender, já que a maioria hoje em dia já está bem velhinho. Uma punição que realmente poderia vir a amenizar o prejuízo que eles causaram seria o sequestro de bens, perda do cargo (se é que eles ainda estejam trabalhando nas Forças Armadas) e cancelamento de todas as pensões pagas a viúvas, filhos e parentes.
.
Muito além do prejuízo moral e psicológico causado não só aos adversários políticos daquela época, mas a todos os cidadãos fora do grupinho que ditava as regras; o pior dano, na minha opinião, é que este grupinho roubou dinheiro público por anos e nunca teve que devolver. Como foi dito aqui, diversas empresas que existem até hoje foram criadas e sustentadas por dinheiro golpista; e muitos são os que até hoje colhem os frutos. Para citar um exemplo: Globo. Se o dinheiro de sangue do conglomerado de mídia não precisa ser devolvido à população, então é melhor esquecer toda essa história de punir os torturadores. Aliás, deveríamos mesmo mudar os livros escolares para que os militares de 64 sejam reconhecidos como "heróis da liberdade" ao invés de assassinos e estupradores... Este tipo de mentira deslavada cola até hoje nos EUA, em Israel e muitas teocracias islâmicas... Tem tudo pra dar certo aqui e ainda assistirmos um Fantástico especial mostrando os benefícios da tortura para o convívio democrático.
48 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (952)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 29 30 31 32 33 34 35 36 37 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página