Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Arquivos da ditadura

Disputa entre Dilma e Amorim emperra abertura de arquivos


Mais resultados: Anteriores 27 28 29 30 31 32 33 34 35 Próximos
Comentários dos leitores
Carlos Gomes (34) 17/08/2008 13h35
Carlos Gomes (34) 17/08/2008 13h35
Quer dizer: a AGU permite que o governo gaste milhões com indenizaçãoes a terroristas e aqueles que os suportam, mas para os militares prescreve? como pode? Os supostos familiares dizem que há desaparecidos, mas sem corpos, não há provas... sem provas, estão dando dinheiro para quem faz meras alegações. Eu falei em um post anterior e falo de novo: os militares erraram ao anistiar terroristas e agora eles estão no comando. O que esperavam? 9 opiniões
avalie fechar
ANTONIO JOÃO JARDIN (314) 17/08/2008 13h12
ANTONIO JOÃO JARDIN (314) 17/08/2008 13h12
COMBATER -LUTAR , NÃO É FUNÇÃO DE MILITARES ?
ATURMA DO COME e DORME FAZ OQUE?
48 opiniões
avalie fechar
Samuel Pessina (19) 17/08/2008 13h08
Samuel Pessina (19) 17/08/2008 13h08
Os militares em questao mataram, sequestraram, torturaram e ainda assim pedem indenizacao por "danos psicologicos". Só no Brasil mesmo!! Mas veja só, conhecendo a "psicologia danificada" da Justica brasileira, essa sim que de fato existe, eu apostaria numa vitória deles. 31 opiniões
avalie fechar
Leonardo Terra (34) 17/08/2008 13h08
Leonardo Terra (34) 17/08/2008 13h08
Muito legal. Torturaram um monte de gente. Se esconderam. Agora querem dinheiro. Pau-de-arara neles. 48 opiniões
avalie fechar
Arakem Arambula (1) 17/08/2008 13h07
Arakem Arambula (1) 17/08/2008 13h07
O movimento comunista não para. Se fazem de coitados, até na propaganda, fazendo com que o MST seja considerado inocente. Marginais, baderneiros. Estão esperando a primeira oportunidade para bagunçar. Quanto aos Militares, está claro que no Brasil, tivemos momentos tranquilos enquanto os governos eram militares. Agora, isto se transformou num barril de pólvora. Perigo constante. Os comunistas estão a mil, querendo perseguir o sistema militar a qualquer custo. A população ainda não viu nenhum progresso, depois que os civis retomaram o poder. Miséria ainda maior, bagunça, desordem, os caras trocam figurinhas para ver se votam matéria favorável ao povo ou não. Brincam com o povo brasileiro, os comunistas de vez en quando resvalam nos seus verdadeiros sentimentos. ''Relaxa e goza'', e aí por diante. É uma vergonha. Temos que dar apoio aos militares, que de forma honesta, tentaram manter a ordem e uma vida tranquila aos brasileiros. Agora, ha ha ha, é o MST que manda, são os barbudos de colinha no cabelo que dão idéias absurdas, são os políticos tentando dar uma vida melhor aos seus interesses, (me refiro aos safados) . Tem político aí que deve parar de perseguir os militares e criar projetos que beneficiem o povo brasileiro. Digo todos os militares , inclusive das Polícias Militares, pois estão morrendo a toda hora, tentando de forma honrada, cumprir sua missão e quando algum comete um erro, ficam falando um mes, mas e os que tombaram trabalhando, IMPRENSA BRASILEIRA, hem. 20 opiniões
avalie fechar
Ellen . (223) 17/08/2008 12h43
Ellen . (223) 17/08/2008 12h43
"Militares pedem indenização por combater no Araguaia".
POR FAVOR, eu não li uma notícia desta!Devo estar sonhando ou delirando.
Como esses assassinos e criminosos tiveram tamanha audácia de solicitar tal indenização?
Não é possível. É surreal.
O que está acontecendo com o Brasil?parece uma piada!!!
48 opiniões
avalie fechar
Daniel Mata (38) 17/08/2008 12h36
Daniel Mata (38) 17/08/2008 12h36
O governo deve dar atencao a esses militares sim, mas nao para recompensa-los por seus atos de tortura e assassinato, e sim para lista-los como REUS, que sao. Tomem vergonha na cara, facinoras! Matam e querem ressarcimento por isso? Sua recompensa serah as chamas do inferno. 41 opiniões
avalie fechar
silvio alves da silva (9) 17/08/2008 12h04
silvio alves da silva (9) 17/08/2008 12h04
Realmente não tive estômago pra ler todos os comentários. Saber que em pleno século 21 existem pessoas que ainda defendem os facínoras militares daquele período, é nauseante. Eu gostaria de saber se os defensores tivessem suas mães e irmãs estupradas à sua frente quando crianças teriam a mesma opinião hoje, dizendo para esquecer o passado. Certas pessoas deveriam lavar a boca ao se referir aos verdadeiros heróis desta triste história de nosso passado recente. Todo o nosso respeito à nossa ministra Dilma Rousseff, José Genoíno, José Dirceu, Carlos Lamarca e tantos outros, que, devido a coragem dessas pessoas, hoje podemos expor nossas opiniões. 52 opiniões
avalie fechar
silvia amaral (1) 17/08/2008 11h51
silvia amaral (1) 17/08/2008 11h51
Absurda a hipótese da concessão da indenização aos militares. Ordem não se discute. Se cumpre! Se a ordem foi infeliz ou imprópria, tal palta não se faz apropriada, nessa discussão. Qual a confiança que pode a comunidade ter num profissional de armas que é treinado para cumprir ordens, quando passado determinado período este "quer receber uma indenização" por tê-las cumprido? Condições impróprias são adversidades típicas enfrentadas por militares no dia a dia. Aliás organizar e "impor a lei" são deveres militares. Lamentável e covarde o pedido de indenização por cumprir um dever.Certamente a tortura e o extermínio de brasileiros que possuíám posição ideológica divergente do poder estabelecido levaram nosso país a um período repressivo, página retrógrada, verdadeira treva histórica. Mas o militar tem não apenas o dever de cumprir ordens como não ter o direito de discuti-las, eis que seu juramento é pela manutenção da norma posta e não da discussão sobre a acertiva da norma. 32 opiniões
avalie fechar
Jose Rufino Xavier (116) 17/08/2008 11h28
Jose Rufino Xavier (116) 17/08/2008 11h28
Os militares estão muito certo, eles realmente são digno de qualquer indenização pois eles, sim, muitos sacrificaram em defesa do país, vamos ficar por aqui, deixemos a verdade para a historia. 16 opiniões
avalie fechar
Marcio de Paiva Delgado (24) 17/08/2008 11h18
Marcio de Paiva Delgado (24) 17/08/2008 11h18
Tem gente BURRA confundindo a Lei de Anistia de 1979 (que só favoreceu os golpistas de 64) com as Lei de Indenizações pelas torturas que o ESTADO cometeu que começaram no governo FHC. Vão estudar, cambada de reaças ignorantes! 43 opiniões
avalie fechar
Marcio de Paiva Delgado (24) 17/08/2008 11h15
Marcio de Paiva Delgado (24) 17/08/2008 11h15
Milicos! Querem indenização? Mais outra além de terem mamado nas tetas do Estado por 21 anos e sem terem que pagar pelos seus crimes contra a Constituição de 1946? Dêem outro GOLPE DE ESTADO, parasitas! 37 opiniões
avalie fechar
Enquanto, democrata que sou, quero acreditar que a Lei da Anistia beneficiou todos os envolvidos na MUVUCA envolendo a ESQUERDA e ALGUNS MILITARES, porém a esqueerda foi a grande favorecida. Muitos dentre os supostos perseguidos políticos, os quais se diziam lutar contra a suposta ditadura, foram beneficiados com indenizações, aposentadorias calculada sobre a expectativa de promoção profissional e reintegração aos seus empregos logo após a promulgação da Lei do Esquecimento. Tudo isso sem falarmos naqueles que, a exemplo do que pleiteia os militares, já pleitearam junto a comissão criada pelo governo e conseguiram suas compensações. Além de todas as benesses, muitos dentre os representantes da ESQUERDA, usaram o seu discurso vitimológico para enganar o povo desinformado e galgar posições políticas nas três esferas do poder legislativo para depois esquecer do povo. No Brasil é muito fácil contar uma parte da história para miseráveis desinformados e, desse modo, ganhar a simpatia e sua solidariedade.
A Esquerda Brasileira jamais lutou em defesa dos intersses do povo, ela sempre lutou pela defesa dos seus interesses. Qual foi o envolvimento do POVO nas escaramuças envolvendo a Esquerda e o Grupo Militar??
Se o pessoal da Esquerda que alegou sofrer danos causados pelos militares tiveram seus direitos reconhecidos, logo os militares vítimados pela esquerda tem o mesmo direito. A equidade de tratamento é um fator cristlisador da DEMOCRACIA.
98 opiniões
avalie fechar
Francisco Ernesto Guerra (508) 17/08/2008 10h34
Francisco Ernesto Guerra (508) 17/08/2008 10h34
Parabéns Sr. Hugo Tome pelo seu comentário. Concordo plenamente com ele.
É importante as pessoas saberem que quem estava na ilegalidade eram os militares que usurparam o poder em 1.964, derrubando um governo legitimamante eleito.
Aqueles que resistiram o fizeram na defesa da pátria, cumprindo o dever de todo brasileiro que é de não permitir que bandidos tomem o poder e o exerçam ilegalmente, praticando todo a sorte de barbaridades, tortura, abuso sexual, assassinato e roubo dos bens das vítimas e desvio de dinheiro público.
Faço a ressalva que sou contra a luta armada, mas compreendo a atitude daqueles que pegaram em armas para combater a ditadura.
Permitam-me pequeno depoimento pessoal. Adolescente, morava no Alto da Lapa. Meu ônibus para o centro da cidade descia a Rua Pio XI. Num dia, em dez/76, o trajeto do ônibus foi desviado para a Rua Toneleiros. Na madrugada a cúpula do PC do B foi dizimada, numa casa daquela via pública. Dias depois soube por um guarda particular da rua que um dos militantes do PC do B, após ter sido assassinado ou gravemente ferido, foi atropelado. O militar motorista passava com a viatura por cima da vítima, com a porta aberta para apreciar o resultado. Dava ré passava por cima de novo. Atropelava novamente, até ficar saciado. O guarda que escondido via tudo, falou-me da cara de prazer do motorista assassino.
Desejo que tal bandido fardado tenha muitas sequelas mesmo e que vá preso.
O pedido de indenização deles é uma afronta ao Brasil.
61 opiniões
avalie fechar
É só lembrar o massacre de Mai Lai, na guerra do Vietnã, para se verificar, por analogia a esta questão, a mentalidade retrógrada vigente no Brasil. Com uma passagem por Guantánamo, para lembrar que o ser humano nunca hesita em exercer sua ferocidade. A diferença é que todo o mundo teve acesso ao conhecimento de ambos! Isso só acontece porque ainda há forças armadas neste mundo, apesar de todas elas revelarem a mais ridícula incapacidade contra os que lutam pela liberdade de seu chão, desde os russos na Segunda Gerra Mundial, até palestinos, iraquianos, afegãos, curdos, tchechenos e tantos outros que nunca desistem e provam com seu sangue a irracionalidade do homem. Enquanto um homem segurar uma arma contra outro homem haverá abuso, destruição, morte. Não há nada mais perverso que a dominação de um homem sobre outro, porque isto contraria a igualdade de todos. Fala-se demais em democracia, mas o que se pratica é a dominação. O Brasil precisa conhecer sua história, doa a quem doer. A má consciência do que foi praticado é trauma bloqueador da evolução da siciedade e o princípio que propicia o sistema político viciado em que vivemos , que nos afasta cada vez mais da democracia. 8 opiniões
avalie fechar
Armando Reis Filho (3) 17/08/2008 08h03
Armando Reis Filho (3) 17/08/2008 08h03
A busca por revanchismo é a maior demonstração da democracia que este governo prega. Com a desculpa de estar passando a história do Brasil a limpo, faz festa com o dinheiro público, participam de esquemas de corrupção como mensalão, dolar na cueca, Gomercop, "trutas" em contratos públicos, etc. É uma demonstração de falta de compromisso com a verdade e de desrespeito com o "cidadão de bem". É uma verdadeira "farra" com o dinheiro público. Enquanto isso, prega mais impostos, criação de mais uma empresa para exploração de petróleo, etc. É uma verdadeira demonstração de desvio público "estilizado". Não dá para dizer que deveriam ter vergonha, pois só as tem quem tem. Mas, o mais importante de tudo isso, é que a história, o futuro, passará tudo isso a limpo e que "eles", com certeza, prestarão contas com o Grande Arquiteto do Universo. 45 opiniões
avalie fechar
hugo tome (11) 16/08/2008 01h27
hugo tome (11) 16/08/2008 01h27
Aos torturadores, assassinos e quem mais que os defendam. Entendam uma coisa: em 1964 alguns 'iluminados' do conservadorismo brasileiro(adjetivo com tom irônico realçado pelas aspas) articulados com forças norte-americanas, deram um GOLPE DE ESTADO - Conforme proferiu o STF em 1985 - Impuzeram um Governo golpista, anti-constitucional, portanto criminoso. Sendo assim TODOS OS SEUS ATOS VIIS, devem ser julgados - com direito a defesa (POIS VIVEMOS EM UM REGIME DEMOCRÁTICO). Justificar a barbárie por um suposto 'perigo' ideológico, sob pretexto de se 'defender a democracia' tendo que 'infelizmente suprimir as liberdades' são as raízes deploráveis do Totalitarismo. Não devemos aceitar este ataque, nunca devemos aceitar esta violência. Acho ótimo compararem os torturadores criminosos com Dilma, Zé Dirceu, Genoino, pelo que eu saiba, estes três foram presos e torturados por anos - pagaram por seus 'crimes' - e os torturadores? Quanto tempo Ustra ficou na cadeia pelo seu crime? A justificativa de alguns provocadores de direita dão aqui são legitimos suportes para sanhas totalitárias. 111 opiniões
avalie fechar
Mariela Rocha (47) 15/08/2008 11h58
Mariela Rocha (47) 15/08/2008 11h58
"É sumamente melancólico - porém não irrealista - admitir-se que no albor dos anos 60 este grande país não tinha senão duas miseráveis opções: 'anos de chumbo' ou 'rios de sangue'..." Roberto Campos
Agora esse revanchismo de quem queria rios de sangue.... até onde esse descalabro vai?
67 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (3553) 15/08/2008 10h52
josé reis barata barata (3553) 15/08/2008 10h52
Uma opinião pacifista.
Quem estará com a razão?
A própria razão.
E o que ela te diz?
Será que ela não te convoca para a paz, por princípio?
Estamos no mundo globalizado, da informação, Plano. Não é isso que dizem e alardeiam os governantes?
Discursam sim,mas não praticam.Fazem disto um "Hosana" a vaidade deles com um evidente hipócrita cinismo ante o progresso da miséria, da discórdia,do genocídio e da carnificina.O que realmente me indigna,a muitos e ao Universo.
O respeito e comiseração com o semelhante que conduziu o engatinhar da espécie no evoluir da razão, não acompanha o poder. Como li em Frei Betto:"A cabeça pensa onde os pés pisam.".
Mesmo os que têm a destruição em massa por profissão, reconhecem na paz e não na guerra,o objetivo:"Se queres a paz, prepara-te para a guerra".Preparar não é sinônimo de fazer, realizar;bem mais, potencializar e fornecer respaldo à diplomacia.É como o Direito: existe e é indispensável; porém, para não ser usado.Quanto mais o homem dele depende, mais declina.
Não proponho a servidão, concordo com Rousseau:"A força fez os primeiros escravos, a covardia os perpetuou.".Sobretudo com Nietzsche:
"Não é de novas partilhas pela violência , mas de transformações graduais das idéias que se necessita: é necessário que em todos a justiça se torne mais forte e o instinto de violência mais fraco.".E isto só se perfaz no livre e contínuo jogo de opiniões;no homem se acostumar à liberdade de expressão como fim último na descoberta da verdade.
84 opiniões
avalie fechar
Helena Manzione (586) 15/08/2008 10h06
Helena Manzione (586) 15/08/2008 10h06
As vítimas da tortura não tiveram seus nomes protegidos. Quando o governo ditador achava que devia, publicava o nome de suas vítimas classificando-as como bandidos. Nada mais justo então, que a sociedade tome conhecimento do nome daqueles que serviam à prática desses crimes. Matavam sem julgamento nem direito de defesa. Isso é crime seja lá que regime de governo vigore.
Muitos dos conhecidos mandantes desses crimes já morreram.
Os torturados assassinados também tiveram seus nomes divulgados depois do "serviço feito".
Nada mais justo que a divulgação dessa hoje lista negra.
E que aqueles que não conviveram com essa fase nefasta de nossa história não fiquem achando que por ser passado não significa mais nada. ABRAM OS OLHOS!!! Ditadura é a oficialização da injustiça. É botar mordaça a qualquer um que não reze da mesma cartilha. Discordou, é eliminado. Em ditadura não existe lei nem juiz que proteja o cidadão.
E só tem um jeito disso não voltar. É através da democracia. Briguemos todos, situação e/ou oposição, para que o governo funcione para todos.
35 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (952)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 27 28 29 30 31 32 33 34 35 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página