Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Plano de Direitos Humanos

O 3º Plano Nacional de Direitos Humanos, criado por meio de decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no fim do ano passado, dividiu os ministros do governo federal.


Mais resultados: Anteriores 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23
Comentários dos leitores
Gelson Oliveira (44) 11/01/2010 14h13
Gelson Oliveira (44) 11/01/2010 14h13
Os militantes da esquerda armada foram perseguidos e mortos. Qual a finalidade de investigar crimes cometidos pelos que foram torturados e mortos ? 14 opiniões
avalie fechar
Fernando Jose Verencio (53) 11/01/2010 14h10
Fernando Jose Verencio (53) 11/01/2010 14h10
É vergonhoso o Estado brasileiro ser manipulado por esses comunistas que hoje estão no poder. Os militares dos anos 1964 a 85 foram muito brandos com a esquerda armada que queria transformar nosso país num súdito da URSS e de Cuba. Os guerrilheiros eram bandidos, assaltantes e assassinos e tiveram somente o que mereceram. Pergunto a esse ministro Vanucchi, se alguns milhares de estudantes saissem à rua, armados e querendo derrubar o lula e o regime agora instalado.Como agiriam as forças armadas?
O que os jornalistas devem dizer ao povo é que existiam assassinos terroristas de esquerda e as forças armadas através do governo instituido os combatiam para salvar o Brasil.
Que saudade da ditadura onde não havia mensalão nem outros tantos escândalos como vemos agora.
31 opiniões
avalie fechar
Roberto Martins (242) 11/01/2010 14h07
Roberto Martins (242) 11/01/2010 14h07
Alguem dizer ou escrever que: Luis Carlos Prestes, Marighella, Carlos Lamarca, Stella/Vânia, MR8, VALP, FLN, e tantas outras facções e codinomes, queriam o estado de direito no Brasil é, no mínimo, inocente ou mau intencionado.
Pois, todos eles queriam nos transformar numa Cuba de Castro, Rússia de Stalin ou China de Mao.
E, olhe, que estão tentando, novamente, com outros argumentos; se não tomarmos cuidado vamos ser cercados, tal qual.....aqueles.....porcos do mato...., tb, com a farta distribuição de dinheiro estão comprando quem já tem mau carater.
PT-CC-Sds
23 opiniões
avalie fechar
Rogerio Neves (4) 11/01/2010 13h44
Rogerio Neves (4) 11/01/2010 13h44
O Plano Nacional de Direitos Humanos é outra forma que os vermelhos do PT estão utilizando para enganar a população Brasileira. Ele inclui e institucionaliza as invasões à propriedade Privada, sem que os invasores sejam punidos ou que se possa retormar a posse da terra imediatamente, ele controla a mídia com uma censura prévia, ou seja a ditadura aos moldes da Venezuela, cuba, bolivia etc.Colocar unicamente como forma de defender os direitos humanos é para ludibriar o povo, que não terá mais confiança jurídica para investir ou adquirir patrimonio privado, ou seja um retrocesso histórico, politico e economico. Os brasileiros devem ficar atentos a este plano que visa implantar uma ditadura socialista. Basta ver a forma que as nossas relações exterirores vem sendo tratadas, de forma ideologica e não nacionalista. retrocesso, retrocesso,.... cuidado povo brasileiro 24 opiniões
avalie fechar
Roberto Martins (242) 11/01/2010 13h43
Roberto Martins (242) 11/01/2010 13h43
Veja só quem não quer que os bandidos, assassinos, terroristas, das Facções várias que queriam isso aqui como uma Cuba, Russía, China de Mao, etc, sejam, também, investigados e apenados pelos seus crimes do terror.
São ex-terroristas, Ala Vermelha, etc, penso que é por isso que o PeTerror acolheu todos os radicais.
PT-CC-Sds
12 opiniões
avalie fechar
janicelio sabino de souza (2) 11/01/2010 13h42
janicelio sabino de souza (2) 11/01/2010 13h42
Afinal das contas gente, tenho uma pergunta aqui comigo que nao quer se calar,
Estao os militares hoje no comando das forças armadas, ja que os que comandavam na epoca do golpe ja estao fora de açao, querendo tomar novamente o paiz a força, estao eles querendo dar novo golpe ?
Se nao pretendem dar outro golpe, entao porque nao concordam com a abertura, porque nao concordam em limpar o nome dessas entidades, porque nao concordam que seus antecessores errarem e precisam ser punidos ?
Nao da pra entender, punir pessoas que erraram limparia o nome das entidades e nos faria acreditar nos que comandam elas agora, mas porque o medo de abrir tudo, estao pretendendo ou teriam os militares de agora, planos como os de 64 para o futuro ?
18 opiniões
avalie fechar
aroldo branco (1) 11/01/2010 13h40
aroldo branco (1) 11/01/2010 13h40
A verdade é que medidas devem ser tomadas, regulamentações devem ser redigidas e aprovadas,não entendo que os agentes que executaram as ordens de repressões são os responsaveis pelas mesmas porem os repressados agiram fora das leis que no momento haviam sido estabelecidas em nosso regime,estudantes daquela epoca que hoje estão no poder não desistiram por isso infelismente la estão provocando badernas até hoje,não há necessidade de se citar nomes,o que eu gostaria de ver , seria ques estas leis e normas fossem redigidas por legisladores competentes e isso nós temos,não precisamos de agitadores do passado para legislar em seu interesse, e nem em causa propia. temos juizes ,promotores, advogados imparciais que poderiam ser indicados para esta tarefa. É triste e apreensivo ver nosso país passar por mais um vexame internacional quanto a discussão destas normas e regulamentações. TODOS SOMOS RESPONSÁVEIS NIMGUEM DEVE SE ACHAR ISENTO POIS SOMOS TODOS BRASILEIROS. 6 opiniões
avalie fechar
paulo lima (1) 11/01/2010 13h38
paulo lima (1) 11/01/2010 13h38
esse é o problema de pertencermos a um país cuja cultura seja o do comodismo total! A Ditadura foi um fato, arrebentou esse país, moralmente e economicamente, alicerçou de vez os pilares de toda a pilantragem que aqui existe ao proteger seus apaniguados (como os anões do orçamento, que na déc de 70 se deleitaram com a impunidade proporcionada pelo anciem regimen, e tantos outros pilantras que continuam na ativa, posando demagogicamente no manto da probidade e austeridade). Tivemos uma chance, que seria a ruptura total, e, ao contrário, tivemos a continuidade desse regime com o patético, incompetente e corrupto governo Sarney; muitas pessoas sofreram naquele regime autoritário, muitas pessoas que sequer tiveram relacionamento com qq movimento de guerrilha. Pegas inocentemente, sem o direito ao contraditório e à ampla defesa, foram levadas aos porões do DOPS e SNIs, onde, além de sofrerem de tortura intensa e diária, presenciaram a morte de tantos outros que sucumbiram ao leque de sadismo dos lacaios dos generais.
Quem conhece a história, sabe que n foi a atividade esquerdista que levou este país à ditadura, até mm pq ela sempre foi elitista e restrita e pequenos grupos, e nunca atingiu as grandes massas; foi a nossa subserviência ao poderio das grandes potências aliadas à ganância pelo poder de nossos militares de alta patente. Com isso, o Brasil perdeu a década de 70, 80 e praticamente a de 90...
17 opiniões
avalie fechar
Sérgio Maruyama (10) 11/01/2010 13h36
Sérgio Maruyama (10) 11/01/2010 13h36
Nossa democracia esta consolidada a economia, apesar de tudo, vai bem. Por que mexer com estas coisas do passado? A Lei de Anistia e toda a transição para a democracia foi bem feita e hoje vivemos um período de democracia plena, temos um ex-operário como Presidente.
Esta tentativa de reabrir os casos da ditadura tem cherio de vingança!
Então, se reabrirem teram que investigar também os casos da morte do soldado Mario Kozel, do sequestro do embaixador americano, da morte do Capitão Americano, etc.. Estes terroristas, que se diziam lutar contra a ditatura também tem que ser punidos, pois não lutavam contra a ditatura, mas sim tentando implantar um sistema socilista no Brasil, sistema que se mostrou totalmente falho e também que levou a morte de milhões de pessoas em nome do socialismo. Até hoje ainda se mata em nome do socialismo (China, Cuba, Corea do Norte).
VAMOS ACABAR COM ESTA HIPOCRISIA!
POR QUE ESTE BANDO DE INUTEIS E DESOCUPADOS EM VEZ DE FICAR PROCURANDO PELO EM CASCA DE OVO, NÃO SE VOLTAM CONTRA O VERDADEIRO MAL DESTE PAÍS: A CORRUPÇÃO!
18 opiniões
avalie fechar
janicelio sabino de souza (2) 11/01/2010 13h34
janicelio sabino de souza (2) 11/01/2010 13h34
Caros amigos, acho engraçado quando alguem tenta unir coisas ruins ao PT,, como se tudo de ruim que rolou nesse pais fosse culpa do PT, quando exatamente o aqui discutido, as atrocidades do militarismo, teve sua continuação atravez dos governos de DIREITA e graças a Deus tivemos certos movimentos corajosos como os de PT para enfrentarmos os militares, caso contrario ainda estariamos vendo os boinas verdes subindo e descendo as rampas do planalto todo dia, e pessoas que nutrem dessa opiniao, observando tudo feito coelhinhos esperando a hora de ir pra panela.
Bem, mas o fato é.
Em hipotese alguma devemos deixar de lutar pela verdade, exigir justiça e se estamos lutando contra um governo que cometeu atrocidades, esse governo foi o dos militares e nao o governo dos torturados, afinal nao existiu governo de torturados né.
E se estao exigindo que torturados sejam condenados, entao que abram os arquivos pra gente ver a quem devemos condenar, nao é mesmo ?
Afinal, se o governo militar foir assim tão honesto, por que é que os milicos estao se borrando todos, quem nao deve nao teme né.
22 opiniões
avalie fechar
newton barbosa de castro (5) 11/01/2010 13h33
newton barbosa de castro (5) 11/01/2010 13h33
Para definir os governos do Lula vou me valer de Ruy Barbosa, mais atual do que nunca. Vamos lá com as palavras do grande Mestre:
- "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantar-e os poderes nas mãos dos maus o homem chega a desanimar-se da virtude, rir-se da honra e ter vergonha de ser honesto. " Como sempre, o Grande Homem está totalmente correto.
14 opiniões
avalie fechar
Eduardo Motta (3) 11/01/2010 13h32
Eduardo Motta (3) 11/01/2010 13h32
"Nós, sim, os militantes, fomos punidos. Muitas vezes. Fomos sequestrados, (...), mantidos incomunicáveis, presos, torturados, mortos, condenados, forçados ao exílio", diz Alípio Freire.
Isso é verdade, porém parcialmente apenas.
Muitos militantes jamais foram presos e outros tantos ficaram pouco tempo na cadeia, muito menos do que seriam suas eventuais penas.
Interessa a alguém reabrir todos esses processos, averiguar quem já foi punido quem não foi, quanto falta cumprir de pena?
Reabrir o processo somente para punir os militares e policiais não é moralmente aceitável e penso que também impraticável. Teria que ser para ambos os lados e quem já cumpriu sua pena - ou até mais do que ela - estaria quites com a justiça. Esta é a única possibilidade aceitável.
8 opiniões
avalie fechar
Victor Hugo P.C. (1) 11/01/2010 13h29
Victor Hugo P.C. (1) 11/01/2010 13h29
Incrivel como ainda existe brasileiro querendo inverter a história. Ninguém começou revolta armada ANTES do golpe, haviam partidos de esquerda, havia militância, e tentava-se chegar ao poder democraticamente, chegariam, como chegaram hoje, 45 anos depois...
O medo que a direita tinha da esquerda ganhar o poder é que motivou o golpe, armado, fardado, pela força bruta, não deixando o povo escolher sozinho. Depois do golpe é que a esquerda passou a se armar e a sequestrar e a assaltar para hangariar recursos pela causa, tentou um contra golpe, fracassou na luta armada mas finalmente venceu no voto... Agora querem comparar golpistas com rebeldes? Dizer que sequestrar diplomata pra trocar por prisioneiros é a mesma coisa que fazer prisioneiros, torturar e sumir com eles? As pessoas tem no mínimo o direito à insurgência contra a injustiça...
41 opiniões
avalie fechar
Um Chargista de Goiás, de nome Mariosan, por sinal muito criativo, fez o "Avatar do Lula" - "Avatar", produção de James Cameron -, no desenho, ele mostra o Lula dentro de uma cápsula, sonhando com 2010, e fora da cápsula, a Lula, aliás, a Dilma, incorporada de Lula com uma placa de 2010. Isso é tudo o que o Lula queria que acontecesse, se transpor na forma de Dilma, para continuar no planalto. Também, burro somos nós, que fomos confiar nessa gente. Tiramos o Lula do lombo do jumento e o colocamos no avião a jato, agora, mal agradecido, quer deixar-nos com os jumentos. Por isso, por nossa culpa é que continuamos lá no 38º lugar dos paises melhores classificados pra se viver, atrás de Uruguai, Argentina e Chile, aqui na América Latina, e muito longe de outros, mundo a fora. 23 opiniões
avalie fechar
sebastião chaves (8) 11/01/2010 13h11
sebastião chaves (8) 11/01/2010 13h11
Os que lutaram pelo estado de direito no Brasil quando aqui se implantou a ditadura militar pagaram um preço alto: perderam seus empregos, foram torturados e mortos, foram condenados a prisão, banidos e exilados. Desejam oa viúvos e viúvas deste período tenebroso acrescentar mais uma pena aos que já foram brutalmente punidos?
O que o decreto-lei propõe é que aqueles que mataram e torturaram, punições não previstas em leis, respondam pelos seus atos. Sejam punidos. A tortura é crime hediondo e imprescritível. Os subordinados de Jobim não podem mais enodoar as forças armadas ao protegerem aqueles que mancharam sua reputação e história. Ou serão os chefes das forças armadas cúmplices destes assassinos e por isto desejam o esquecimento destes fatos que envergonham a todos. Continuará o Brasil sendo o único país que não investigou e puniu torturadores e assasinos?
40 opiniões
avalie fechar
José Alberto (357) 11/01/2010 13h08
José Alberto (357) 11/01/2010 13h08
Lesa humanidade como dizem direitos humanos é balela, lesa humanidade é quando se faz guerra com outros paises e massacram a população (IRAQUE VIETNÃ AFEGNISTÃO DAQUI A POUCO IRÃ E SIRIA estados unidos sim é que deveriam responder por crimes lesa humanidade e não os militares brasileiros que estvam defendendo os direitos humanos para que o BRASIL NÃO SE TRANSFORMASSE em uma cuba ou antiga urss, pois lá existia e existe as tal dacha recreio para comunistas de alto escalão para comunistas brasileiros existem o cartão corporativo e passagens aereas de graça e ainda a imprensa é obrigada a fazer propaganda de graça para os mesmos, certos os militares e ainda fizeram pouco.......Jobim vc é o ministro da defesa ou não....direitos tb...humanos todos os brasileiros são... 23 opiniões
avalie fechar
Jose Maria Florencio (6) 11/01/2010 12h55
Jose Maria Florencio (6) 11/01/2010 12h55
É, somos realmente um novo país, Republiqueta Brasis / Tupiniquins de Bananas da Silva. Somos governados pelos apátridas, onde para assim permanecer, no PODER, vale qualquer coisa, qualquer, mesmo. Lula da Silva e seus aloprados de plantão, os de moeda de face única. Ora, se é para esmiuçar o passado golpista, que seja dos comunistas meia boca, pois esses é que começou toda aquela confusão em querer transformar o Brasil em uma nova e miserável Cuba, o que obrigou as forças armadas a levantar-se e impor ordem ao país. Os mesmos aloprados comunistas, ainda de plantão, infelizmente, são praga nesse governo Lula da Silva, o enganador de povos. Pois, na cabeça desses, tudo é vermelho. Bando de retrógrados, aff! 20 opiniões
avalie fechar
Anevio Bueno (46) 11/01/2010 12h50
Anevio Bueno (46) 11/01/2010 12h50
Os comunistas berram, quer sangue, vingança. Vocês aí hoje podem vir até no jornal da Folha e botar a boca no trombone, se quiserem imprimir um jornal podem, vejam como é bom viver num mundo democrático. Então camaradas calem a boca, pois no regime que pretendiam implantar no Brasil não teriam como se manifestar e se abrissem a boca seriam fuzilados sumariamente sobre a alegação de agente imperialista. Acordem suas bestas, se foram presas boas coisas não eram e pelo jeito continuam não sendo útil ao Brasil, a comida que vão as suas bocas custa muito caro para a democracia. Como vivemos um estado de direito vocês não serão fuzilados. Podem dormir tranqüilos e berrar a vontade porque o máximo que conseguiram será alguns idiotas como vocês, os pobres possuem cartão de crédito e carnê para pagar, não estão a fim de ouvir comunistas que se transformaram em vozes do além. 23 opiniões
avalie fechar
Mário Augusto Guerra Neto (3) 11/01/2010 12h49
Mário Augusto Guerra Neto (3) 11/01/2010 12h49
De fato, o Plano Nacional dos Direitos Humanos é muito brando para com os criminosos fardados ou não, que por trás das forças armadas e a soldo norteamericano, cometeram os mais pervesos e hediondos crimes contra o seu próprio povo, além de as elamearem. Eu me lembro! Bastava alguém ser taxado de comunista, para que o mundo caísse sobre o pobre infeliz! Perdia tudo, emprego, familia, amigos.... Comunista era sinomino de genocida.....Meu Deus, quanta infamia! Quem não se lembra dos caminhoes carregados de boias frias, muitos dos quais crianças, que eram usadas como escravos para forjar a pujança do Agronegócio brasileiro....Isso ainda é pouco! Critico este plano por considera-lo fraco! Devia ser mais duro! Fui vitima da repressão canalha daqueles criminosos do DOPS.....Nunca vi nenhum deles ser punido, ou chamado a dar explicações de porque espancar quase até a morte, um estudante de curso noturno, só porque ele foi encontrado na rua após as 23:00h....Ah como gostaria de ver esses "valentes patriotas" respondendo por seu "patriotismo".... 20 opiniões
avalie fechar
Polycarpo Quaresma (68) 11/01/2010 12h47
Polycarpo Quaresma (68) 11/01/2010 12h47
Se tivesse dado uma melhor educação ao ente querido ele não tivesse se tornado um guerrilheiro assassino, sequestrador. Acho que quem deve dar satisfação a sociedade é a familia destes assassinos que recebiam dinheiro de fora para tentar implantar uma ditadura comunista no Brasil. Ms até nisto forma incompetentes. Se querem dinheiro vão trabalhar seus parassitas . Quere faturar atpe coma vida dos parentes para mudar de carrro comprar apartamento.. É de dar vômito 18 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (445)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página