Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Células-tronco

As células-tronco embrionárias são consideradas esperança de cura para algumas das doenças mais mortais, porque podem se converter em praticamente todos os tecidos do corpo humano. Entretanto, o método de sua obtenção é polêmico, porque a maioria das técnicas implementadas nessa área exigem a destruição do embrião.


Mais resultados: Anteriores 27 28 29 30 31 32 33 34 35 Próximos
Comentários dos leitores
RECIFE / PE
é impressionante que um juiz precise de mais tempo para julgar um tema que está na mesa há mais de cinco anos,essa manobra cheira mal e é um indício que alguns magistardos definitivamente estão desasociado do mundo em sua volta;é obrigatório ter uma posição,qualquer uma mas não tê-la é passar a limpo o que já era ha muito uma suspeita os magistrados vivem em um mundo à parte. 2 opiniões
avalie fechar
CV Ramos (49) 06/03/2008 11h55
CV Ramos (49) 06/03/2008 11h55
Complementando, Sr. Antonio Fouto, a Igreja tem o direito e o dever de vir a público manifestar sua opinião e repúdia às pesquisas. Bem como, deve orientar os católicos que tal procedimento é contrário aos princípios da Igreja. No entanto, a Igreja deve reconhecer e respeitar que há outros membros da sociedade que apoiam e precisam dos avanços conseguidos com estas pesquisas.
Novamente afirmo que democracia é o direito de dizer não e dever de respeitar que diz sim. Não podemos impor nossas opiniões para toda sociedade. Volto a ilustrar com o exemplo das transfusões de sangue e transplantes de órgãos, se as religiões que são contrarias definissem as leis, quantas vidas deixariam de ser salvas. Este é o ponto que falo. Não estou discutindo quando a vida inicia, e sim que a sociedade é heterogênea, principalmente nas crenças, e isto deve ser respeitado. Portanto, vamos deixar à sociedade o direito de escolher, afinal Antonio, você já sabe a sua escolha, deixe que o outro decida a escolha dele.
8 opiniões
avalie fechar
CV Ramos (49) 06/03/2008 11h40
CV Ramos (49) 06/03/2008 11h40
Prezado Antonio Fouto, desculpe mas tenho que discordar de você. Democracia é o direito de escolher. Você não vê coerência na minha opinião porque ela diverge da sua. Entendo que você seja contra às pesquisas, mas, há pessoas que são favoráveis. Sou favor da liberação para que as pessoas possam dizer sim, eu vou usar os benefícios da pesquisa, ou vão dizer não, como é o seu caso, pois você acha que isso é contrário ao direito da vida. Entendo e concordo que você deve defender sua opinião, mas a sua defesa e sua opinião tem que se limitar ao espaço do outro, que necessita do uso da pesquisa. Diga não, mas deixe que o outro diga sim, isto é ser democrático. Isto é coerência com todo respeito.
Quanto ao caos que você acha que pode se instalar, bastaria apenas criarmos comissões de fiscalização e códigos de conduta, com cadastramento de clínicas e monitoramento da conduta dos médicos, onde qualquer desvio seria severamente punido com a perda do título de médico ou cientista. Basta organizar e levar a sério, pois concordo com você que o mal uso não é bem visto e pode trazer sérios riscos a sociedade, no entanto, relembro que você não pode generalizar e pré-julgar, afinal, ainda existe gente bem intencionada neste país.
11 opiniões
avalie fechar
Antonio Fouto Dias (2320) 06/03/2008 11h27
Antonio Fouto Dias (2320) 06/03/2008 11h27
Sr. Nelson Shibito - 06/03 - 10h00 - Para o senhor, a vida se restringe a um caráter técnico? A Igreja Católica existe há 2000 anos e é defensora da vida, atualmente está difícil entender isso, não? No mundo atual, fala-se em século XXI, em avanços, entretanto, como já mencionei anteriormente, querem viver uma libertinagem excessiva, por conta da busca de uma justa liberdade. Todos procuram esquecer de que a Igreja Católica está comprometida com a vida e com o divino, apesar de que este aspécto está sendo esquecido no quotidiano das pessoas. 8 opiniões
avalie fechar
Antonio Fouto Dias (2320) 06/03/2008 11h19
Antonio Fouto Dias (2320) 06/03/2008 11h19
Sr CV Ramos, 06/03 - 10h12 - Desculpe-me, mas não vejo coerência em sua colocação, uma vez que democracia é algo comportamental e o caso em questão é sobre a vida, onde algumas tendências julgam inclusive estár havendo que a utilização de células tronco elimina o direito a vida. Particularmente acredito na vida a partir da concepção e no meu ponto de vista, em se liberando essas pesquisas, irão querer dar um próximo passo que, apesar de nem imaginar qual seja, poderá ser super desastroso e gerar verdadeiras aberrações na natureza. Portanto, para se evitar danos futuros, o certo é cortar o mal pela raiz. 3 opiniões
avalie fechar
CV Ramos (49) 06/03/2008 10h19
CV Ramos (49) 06/03/2008 10h19
Errata: minha resposta abaixo é ao Eduardo Camillo. sem opinião
avalie fechar
CV Ramos (49) 06/03/2008 10h12
CV Ramos (49) 06/03/2008 10h12
Em resposta a Rodrigo Camillo, acho que você não entendeu o meu ponto de vista e de outros que aqui postam suas opiniões. Vou reforçá-la, sou a favor do direito de escolha, da democracia. A questão que difere nossas opiniões é que você qualifica uma pesquisa científica como assassinato, e eu não. Sou cristão, ecumênico, e não sou favorável a assassinato, jamais seria, como vc disse. Veja que existem religiões que são contra as transfusões de sangue e transplantes de órgãos, no entanto, a opinião e vontade destes é restrita somente a eles e não impera sobre o resto da sociedade, tudo é uma questão de opinião e cada um tem a sua. O que tentei dizer é que se você é contra a pesquisa científica, apenas mantenha-se fiel aos seus valores e princípios e não utilize deste avanço científico, só não acho correto os que são contra não deixarem aqueles que são favoráveis usarem o benefício do avanço científico. Democracia é conviver e respeitar opiniões e crenças diferentes, concedendo ao outro a liberdade de escolha, mesmo que esta escolha seja uma loucura para você. Enfim, é só respeitar o espaço do outro, se você não concorda, rejeite, busque alternativa, mas não impeça aquele que precisa e quer usar, afinal, o que é descartável para você, pode ser muito útil, até mesmo vital para seu semelhante. 4 opiniões
avalie fechar
Nelson Shishito (23) 06/03/2008 10h00
Nelson Shishito (23) 06/03/2008 10h00
É lamentavel a interferencia da Igreja em questões de tamanha importancia e de carater técnico.
Mais lamentavel ainda é a hipocrisia dessa entrevista.
Essa é a Igreja católica, desde a Idade Média dos Jesuitas e muito mais...
7 opiniões
avalie fechar
Tati Santos (2) 06/03/2008 09h10
Tati Santos (2) 06/03/2008 09h10
SAO PAULO / SP
o pensamento da Igreja diante das "promessas" de alguns cientistas com relação às pesquisas com células embrionárias, esclarecendo que a Igreja é a favor das pesquisas com células adultas, entretanto, é necessário abordar, além do plano genético, os plano econômico, político, social, afetivo, religioso e espiritual. 3 opiniões
avalie fechar
Paulo Floriani (241) 06/03/2008 09h03
Paulo Floriani (241) 06/03/2008 09h03
A questão mesmo é: onde passa um boi passa uma boiada. Este papo de liberar os embriões congelados é o passo decisivo para depois se começar a produzir embriões humanos para uso laboratorial. Um absurdo, uma monstruosidade do tipo nazista. UM EMBRIÃO HUMANO É UM SER HUMANO TOTALMENTE POTENCIALIZADO. Usá-lo laboratorialmente é uma monstruosidade.A quem mais interessa tudo isto??? AOS EMPRESÁRIOS DE LABORATÓRIO, AOS QUE VÃO LUCRAR COM EMBRIÕES HUMANOS. MERO INTERESSE FINANCEIRO. O USO DO SER HUMANO PARA GANHAR DINHEIRO. 8 opiniões
avalie fechar
Tati Santos (2) 06/03/2008 08h59
Tati Santos (2) 06/03/2008 08h59
SAO PAULO / SP
Como catolica e a favor da vida - devo ressaltar que a igreja não é "contra nada" e sim "a favor de tudo aquilo que contribui para que todos possam viver melhor". O que acontece é que a necessidade de se respeitar a vida desde o momento da concepção até a morte natural, que a transmissão da vida não pode acontecer em laboratório, sobre a distorção nas colocações e sobre a transformação da vida em mercadoria.O pensamento da Igreja diante das "promessas" de alguns cientistas com relação às pesquisas com células embrionárias, esclarecendo que a Igreja é a favor das pesquisas com células adultas, entretanto, é necessário abordar, além do plano genético, os plano econômico, político, social, afetivo, religioso e espiritual. 5 opiniões
avalie fechar
Helena Manzione (564) 06/03/2008 07h37
Helena Manzione (564) 06/03/2008 07h37
Os embriões já estão lá, congelados. Direito de recorrer à fecundação in vitro já existe e é fato. Quantos embriões já são produzidos diariamente por essa causa?
A questão não é mais discutir se embriões congelados têm alma, mas qual será seu destino: destruídos simplesmente, ou servindo à pesquisa que visa a saúde dos enfermos que não têm mais alternativas. Em ambos os casos, os embriões deixarão de ter vida.
Se nos embriões congelados há vida, que ela exista para garantir mais vida.
Parabéns para o relator do processo, ministro Carlos Ayres Britto.
6 opiniões
avalie fechar
Antonio Fouto Dias (2320) 06/03/2008 04h32
Antonio Fouto Dias (2320) 06/03/2008 04h32
Prezado José Roberto, 05/03 - 17h30 - Desculpe-me, mas mil desculpas mesmo, não vejo outra forma de me dirigir ao senhor, dentro do contexto de vosso comentário, sem pedir desculpas antecipadas, pela minha colocação. Cabe então uma pergunta, o senhor por acaso é petísta? Se não é, está com a síndrome do PT. Tudo que se relaciona a ele, não há argumentação sem se referir ao governo anterior; assim é vosso comentário e muitas opiniões que não sabem se referir à Igreja Católica, sem mencionar a inquisição.
Esta aconteceu há 300 anos atrás e a Igreja já reconheceu o seu erro. Inclusive o Papa João Paulo II pediu perdão ao mundo, pelos eventuais erros cometidos, tendo inclusive visitado países da Africa, que não só aceitaram seu perdão, como o convidaram à retornar aos países. O Homem hoje, em nome de conquistar uma liberdade, está praticando ao expremo uma libertinagem exacerbada e a Igreja jamais concordará com determinadas coisas que querem que ela concorde.
Sobre esse problema de células tronco, se for aprovada, aguarde as notícias posteriormente. Hoje dizem que será apenas aquelas células que não podem ser fecundada no óvulo de uma mulher, depois não haverá limites, pois terão inclusive autorização legal. Aguarde e Verás.
Sds.
5 opiniões
avalie fechar
Antonio Fouto Dias (2320) 06/03/2008 04h21
Antonio Fouto Dias (2320) 06/03/2008 04h21
Sr. Fernando Henrique - 05/03 - 17h17 - O que a ireja católica está fazendo é simplesmente a preservação da vida, pois ela, existindo há 2000, desde os apóstolos de Cristo, tem como objetivo defender a vida dentro dos ensinamentos cristãos.
Sobre o início da vida, para a igreja prevalece o acontecido com a mãe de Jesus, "O Anjo do Senhor anunciou a Maria e ela concebeu do Espírito Santo". Portanto, para a Igreja, a vida se inicia na concepção. Não há questão nem dúvida nenhuma de que o que ela defende é apenas isso. Nós homens é que não queremos entender muitas posições da igreja, que estão corretas e as criticamos por quaisquer motivos. Em termos cristãos, nós queremos andar na contra-mão da história.
Sds.
4 opiniões
avalie fechar
Flavio Lopes (6) 06/03/2008 03h42
Flavio Lopes (6) 06/03/2008 03h42
Aprendi a respeitar as opiniões dos outros e a ter a minha própria, acredito que isso seja democracia.
Minha opinião.
Não concordo, que a vida venha com o nascimento, pois para mim seria como dizer que a vida começa com a formação do ser, idade de 5 anos, mais ou menos, ou de começar com uma idade mais madura 18, pode escolher qualquer idade, seria irrelevante.
Será difícil compreender o inicio da vida?
Seria a vida, uma vez nutrida e cuidada, aquela no caso de pessoas, que se torna em bebe e dai para criança e assim por diante até se auto reproduzir (filhos)?
Será que um espermatozóide dura mais que uma semana nessas condições, será que uma semente de batata viraria um bebe? Difícil.
Ajudar pessoas, se pode ajudar de muitas formas, alegam que se esta atrapalhando a ciência, não por isso, porque não se deixa usar as pessoas doentes como experimento sem problemas criminais?
Apenas com o consentimento do doente ou da familia?
Não faltaria esperança, porque não aprovam um projeto para isso?
E assim se acabaria com as doenças do mundo?
E os erros das experiências teriam um lado bom, acabariam com a dor das pessoas, que sofrem tanto.
Seria humano?
Eu acredito que não, eu acredito em valor a vida, de todos, somente assim podemos curar alguém, pois fazendo mal a uma vida, para curar outra, ou tirando vida para dar vida, não se esta tendo valor a vida, mas sim tendo valor a uma vida, aquela que foi salva.
3 opiniões
avalie fechar
Roberto Teixeira (1) 06/03/2008 01h49
Roberto Teixeira (1) 06/03/2008 01h49
Lastimabilíssimo! Algumas posições em relação a esse ente são muito fragmentadas. Não abordam os seus pontos essenciais. Execrar a inquisição medieval feita pelos ministros que hostilizaram a ciência, assassinando cientistas como Miguel Servet, sob as ordens do canalha Calvino, ao se imiscuírem em processos que não eram da sua conta, é um ato correto. Porém os que atacam as pessoas como os sacerdotes católicos, por adotarem posições pessoais ou como instituição são desleais, por não considerarem que essa postura não é simplesmente fruto de um dogma improcedente, como no caso do trato com a teoria evolucionista de Darwin, em que os protestantes intervêm, sem razão, e sim, justamente, um posicionamento político social racional; ou, ainda, agem com falta de inteligência, ou são negligentes em processar os dados para usá-los de tal forma que se incida no primeiro desses três erros que é o da falsidade. O mérito: o que é um homem se não um ser que um dia foi um embrião? E o que é um embrião se não um homem que ainda não se desenvolveu? Depois da fecundação não há um intervalo natural no qual os pais possam comutar uma chave que define o percurso da gestação. Pretende-se curar, piedosamente, os paraplégicos, com o uso de embriões, que se o faça; não obstante, admita-se que se pratica uma matança. A questão consiste em estabelecer o valor prevalecente entre esses dois métodos: a cura com o uso de embriões ou a sua renúncia sob a égide de outra piedade. 1 opinião
avalie fechar
Roberto Carmo (78) 06/03/2008 00h20
Roberto Carmo (78) 06/03/2008 00h20
O cultivo de célula-tronco poderá acarretar numa banalização do seu uso?
O cultivo de célula-tronco acarretará em menos responsabilidade por partes do seres humano? (Já que haverá possibilidade de reposição de orgãos e membros, por que não curtir a vida e depois trocar,por exemplo, de figado?)
É garantido que décadas após a utilização de tais embriões estejamos a salvo do surgimento aberrações, doenças misteriosas?
E depois, será que não vamos misturar geneticamente outras espécies?
Operar na natureza é perigoso podemos destruir gerações se surgir uma anomalia genética.
1 opinião
avalie fechar
tarciso lima lima (2) 05/03/2008 22h53
tarciso lima lima (2) 05/03/2008 22h53
BRASILIA / DF
Senhores
A razão é de todos e direito de alguns. Senhora Ministra por favor retirar da gaveta centenas de processos que estào parados na justça que a Senhora preside.
1 opinião
avalie fechar
Jorge Vulibrun (1) 05/03/2008 22h39
Jorge Vulibrun (1) 05/03/2008 22h39
Achei interessante o argumento do Procurador Geral da Nação. Caso seja constitucional que um zigoto já é um ser humano a ser protegido pela lei devemos seguir o raciocínio e processar por homicídio aos doadores dos óvulos e espermatozoides (pais?) e por cumplicidade a todos os laboratórios de inseminação artificial. Viva a coerência!! 1 opinião
avalie fechar
Francisco Roberto Silva (1) 05/03/2008 21h58
Francisco Roberto Silva (1) 05/03/2008 21h58
TATUI / SP
No interior do nosso Brasil, eu falei do nosso Brasil que grita aos quatro cantos Norte, Sul, Leste e Oeste. Grita pela vida é o conjunto de todas as criaturas é o ciclo das nações.
Na verdade digo a todos os governantes, aos quais votam a favor de pesquisas com células embrionárias, que as suas palavras são demasiadamente vaidosas, invidivualistas e interesserias. Destroem o que podem para benefício de quem? Eu pergunto de quem?
É para aqueles que estão nos corredores de hospitais gemendo de dor? São para os jovens que estão da FEBEM engaiolados como se fossem animais? São para aqueles que moram em favelas sem saneamento básico? São para aqueles que acordam 05h00 da manhã para enfrentar uma fila de quilômetros no PAT? São para aqueles que sofrem na seca do Nordeste comendo palma de mancambira? Ou são para aqueles que tomam água em copos de cristal? Digam-me!!!
Vocês nunca respeitaram a religião e a cultura de ninguém! Até quando vocês vão massacrar o povo com seus interesses individualistas?
Isso que vocês estão fazendo não há justificativa, só digo-vos uma coisa: hoje vocês podem até rir porém, amanhã vocês vão chorar...
178 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (727)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 27 28 29 30 31 32 33 34 35 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página