Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Células-tronco

As células-tronco embrionárias são consideradas esperança de cura para algumas das doenças mais mortais, porque podem se converter em praticamente todos os tecidos do corpo humano. Entretanto, o método de sua obtenção é polêmico, porque a maioria das técnicas implementadas nessa área exigem a destruição do embrião.


Mais resultados: Anteriores 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37
Comentários dos leitores
Fernando Miranda (19) 05/03/2008 14h16
Fernando Miranda (19) 05/03/2008 14h16
O Estado é LAICO. Dessa forma, a religião não tem interferencia no julgamento. Oque esta em jogo é qdo a vida começa. Só isso!
Me parece óbvio que deve se autorizar o estudo, uma vez que o embrião PODE vir a se tornar vida, mas claramente NÃO É!
Quem quer pregar Deus, Vida e fé que vá ajudar os outros! Ficar sentado com a bunda no sofá dizendo o que pode e o que nao pode é ridículo!
Condenar pessoas a viverem o resto da vida numa cadeira de rodas, condenar crianças a morrerem de cancer...etc..isso é que é atentar contra a vida!
4 opiniões
avalie fechar
Rodrigo Marcato (235) 05/03/2008 14h02
Rodrigo Marcato (235) 05/03/2008 14h02
Caro Daniel OZório,
Com relação a mandar os religosos se calarem, devemos ter cuidado. Afinal, a liberdade de expressão é um direito inalienável e estabelecido na Constituição. Portanto, não é certo que mandemos católicos e evangélicos fiquem quietos. Mas também não é certo que eles nos imponham os seus pontos de vista nos mais diversos assuntos. Acho realmente que quem quer segue as determinações do papa, ou dos Bispos, Pastores, Missionários, etc. Mas o mais importante é a consciência de cada um. Acredita em Deus e vai à Igreja quem quer, mas a lei deve ser obedecida por todos e não é justo os descrentes em geral seguirem preceitos católicos, evangélicos, judaicos, islâmicos ou o que for. A laicidade do Estado deve ser garantida e preservada e pontos de vista religiosos não devem ser impostos a toda a população.
15 opiniões
avalie fechar
Celia Maria de Sá (2) 05/03/2008 13h53
Celia Maria de Sá (2) 05/03/2008 13h53
SAO PAULO / SP
Pessoal o erro do Brasil e perguntar sempre quando se pergunta gera polemica tem gente que nem sabe para que serve celulas tronco e esta opinando, o certo e fazer sem consultar e direito ou não no Estados Unidos não se pergunta orgãos sao retirados e implatados lá não existe fila de espera...
na China estão 03 anos na nossa frente em celula tronco meus Deus quando sairemos do 57º desenvolvimento...
sem opinião
avalie fechar
Andre Said (1) 05/03/2008 13h46
Andre Said (1) 05/03/2008 13h46
LAGO NORTE / DF
Prezados de mesma nacionalidade, temos que tomar um grande cuidado, pois inconcientemente estamos sendo levados a sentimentos de divisão dentre nós, povo brasileiro. É certo que queremos, de ambos os lados, o melhor para nosso país. Mas, diante da divergência, não deixemos que a raiva domine sobre nossas diferenças. Por possuir evangélicos, católicos, muçulmanos, ateus, espíritas etc. possuimos uma grande diversidade e riqueza. Não deixemos que isso seja motivo para discórdias. Se olharem com cuidado, a Igreja Católica defende um ponto de vista apresentado por parte da comunidade científica. Há portanto, um debate científico e jurídico. Não se deixem levar por comentários maldosos que afirmam que a religião está contra a ciência, que acabam nos fazendo ir uns contra os outros. Torçamos para que nossos Ministros cheguem ao melhor entendimento para nosso Brasil. 3 opiniões
avalie fechar
Rafael Piovesan (1) 05/03/2008 13h12
Rafael Piovesan (1) 05/03/2008 13h12
RIO GRANDE / RS
Acho engraçado que alguns reduzam a discução da vida a apenas um assunto religioso. Não tenho nenhuma religião e para falar a verdade nem acredito em deus, mas acredito na vida. Acredito sim que apos a fecundação se estabelece um novo individio, capaz de se desenvolver sozinho, assim como uma criança se desenvolve até ficar adulta. Acho sim que devemos buscar todos as formas de curas para todas as doenças existentes, mas se algum tipo de cura depende da morte de outro individuo, isto pode ser considerado legitimo? Se consideram legitimo destruir embrioes para salvar vidas, porque nao matamos outras pessoas para conseguirmos orgãos que fazem tanta falta no centros de transpantes. 3 opiniões
avalie fechar
Marco Vieira (3) 05/03/2008 12h52
Marco Vieira (3) 05/03/2008 12h52
Decididamente essa não é uma questão religiosa, apesar de parecer. É uma questão científica, ou melhor, jurídico-científica. Ou será que a igreja, sem a ciência, saberia definir em que fase da concepção a vida passa a existir? Esta é uma decisão de Estado e espero que a nossa premissa laica - que quase sempre não é usada, ainda mais num país tão católico quanto o Brasil - seja válida e, que por conta disso, o STF faça um julgamento digno do qual ambas as partes, católicos e defensores das pesquisas, possamos nos orgulhar de ter visto democracia em prática.
Sou favorável às pesquisas sim, porque acredito que os benefícios são maiores que o malefícios. Também acredito que essa é apenas uma fase e logo encontraremos um método de obter células-tronco sem precisar destruir o embrião, mas não sem antes passar por essa etapa que estamos vivendo agora. As pesquisas evoluem, como sempre acontece na ciência. E geralmente traz benefícios.
Lembrem-se de Galileu, Copérnico, Giordano Bruno e muitos outros que sofreram e morreram por teimosia inepta da igreja. O pensamento humano está evoluindo e a religião é uma fase do pensamento humano, pouco a pouco iremos nos libertar dele, como fizemos com o politeísmo, técnicas arcaicas de medicina, mitos, geração expontânea e outros muitos, e na maioria dos casos a ciência estava lá pronta para a judar.
6 opiniões
avalie fechar
Celia Maria de Sá (2) 05/03/2008 12h33
Celia Maria de Sá (2) 05/03/2008 12h33
SAO PAULO / SP
Sobre a celulas tronco e doação de orgãos acho que o Brasil erra em perguntar, não tem que perguntar façam pelo bem da humanidade imaginam melhorarem, hemodialise, diabetes cegueira, infartos, derrames, quem e contra e porque não tem amor proprio amanha voce podera estar em uma sala de espera de orgãos ou de algum medicamento milagroso para seu problema, tenho um amigo que hoje so enxerga porque teve dinheiro para buscarr corneas nos Estados Unidos la eles não perguntam simplemente retiram o que dar para aproveitar, gente vai apodrecer, tem noção os embrioes não servem para nada mais... que pena ainda estamos em 1.500DDAA 1 opinião
avalie fechar
Uirapuru de Manaus (1) 05/03/2008 12h31
Uirapuru de Manaus (1) 05/03/2008 12h31
Há alguns dias, notícias sobre a morte de crianças indigenas recém nascidas chocou o país.
Há algum tempo, de modo recorrente na mídia, notícias acerca do rapto e roubo de orgãos em crianças, adoslescentes e adultos têm chocado a opinião mundial.
Há muito tempo que somos expostos a notícias sobre o abandono de gente doente ou idosa, ou idosa e doente, à morte, em diversas situações e lugares do mundo. Isso tem chocado a humanidade.
Se tais temas nos chocam, porque significam de algum modo a eliminação de um ser humano, porque não nos choca a eliminação de um embrião?
Será porque ele não pode se defender?
Ou porque, como disse cinicamente o advogado geral da união, a lei apenas reconhece o direito à vida a quem tenha "nascido" e sido registrado em cartório?
Sejamos honestos, sejamos coerentes, sejamos humanos.
1 opinião
avalie fechar
Danilo Costa (1) 05/03/2008 12h13
Danilo Costa (1) 05/03/2008 12h13
GOIANIA / GO
Pq será que as células tronco embrionarias tem tanto esse poder de cura? Cientistas vcs querem descobrir? pois bem eu jha tenho a resposta. Ali a vida..formacao perfeita de DEUS.A energia de Deus e tao imensa e perfeita que dali gera sua criacao o homem. Nao podemos assassinar a vida......A evolucao imposta pelos homens sho esta destruindo a natureza .....naum considero isso como uma evolucao cientifica.....Digamos sim a vida. 8 opiniões
avalie fechar
albano bonfim (24) 05/03/2008 12h10
albano bonfim (24) 05/03/2008 12h10
Bom dia, sem muitas palavras quero expressar a minnha tristeza e dizer que isto e uma loucura, lembrar que enquanto os nossos cientistas estao querendo ser exterminadores de embriao , os do mundo ja encontraram nova alternativas isso e crime e tambem pecado , o nosso presidente dever interferir antes que vire negocio. 9 opiniões
avalie fechar
Paulo Cesar (13) 05/03/2008 11h42
Paulo Cesar (13) 05/03/2008 11h42
Ines Terezinha, bom dia,
Estava lendo seu comentário e gostaria de saber se você pensou sobre as conseqüências do que está falando?
se você fosse um embrião congelado você não pensaria logo não "gostaria"...e... mesmo que "fazendo de conta" que você realmente iria gostar de nascer sendo um embrião , essa não seria uma opção valida já que é um embrião que não tem as qualidades que são pré-requisitos para tal. Sendo assim as opções que você teria no mundo real seria :
1) ir para o lixo
2) colaborar com a ciência para no futuro salvar vidas.
E ai? fazendo de conta que você é um "embrião que pensa e pode escolher"... o que você prefere, ir para o lixo ou ajudar a humanidade?(caso tenha alguma outra alternativa realista coloque aqui!)
Bom... quanto as atividades sugeridas por você para melhorar a saude, com certeza você tem razão... concordo que isso ajuda(porém não resolve.).
"Eu não acredito que o único caminho para a vida é matar outra vida" Oque você anda comendo? seja o boi ou a alface, vc pode escolher quem mata, porém mata.
"Existem outras formas para curar doenças, sem matar embriões, podem crer."... Os cientistas afirmam o contrario:-> http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u378328.shtml
Vamos tentar ter uma discussão racional... e não emotiva simplesmente gritando o que pensamos ser o correto... pense nas consequencias do que está falando e viabilidade também... seja realista.
abraço
Paulo Cesar
4 opiniões
avalie fechar
sérgio carneiro (279) 05/03/2008 11h15
sérgio carneiro (279) 05/03/2008 11h15
Talvez exista outras alternativas para o estudo do uso de células-tronco, sem o uso de embriões.

Sabe-se hoje que os embriões podem desenvolver todos os tipos de células para o prefeito funcionamento do ser humano. Contudo ainda não desvendamos totalmente o segredo das celulas-tronco.
Caímos então em um paradoxo: Como criaremos outras alternativa sem manipularmos embriões? Talvez possa manipular células-tronco a partir talvez da saliva, mas como chegaremos neste ponto, se proibirmos agora o uso de embriões.

Toda ciência é um acumulo de conhecimentos, somente através de experiências que desenvolveremos a técnica.

Nos primórdios de nossa civilização, no ramo do direito, houve vários códigos(Lei de Talião) dele começou o estudo do direito e das Leis. Hoje seria inaceitável o seu uso, mas foi um começo.

Assim penso o mesmo com relação ao uso de embriões, somente no futuro veremos a quão foi importante a liberação dos estudos.
35 opiniões
avalie fechar
SALVADOR / BA
Entendo que a discussão jurídica a ser travada no Supremo Tribunal Federal prevaleça essencialmente os critérios científicos predominantes no país, abstraindo-se do quanto possível da interferência religiosa. Vale salientar que, em admitindo a interferência religiosa, sob qualquer hipótese, não poderá prevalecer apenas a influencia dos dogmas impostos pelo cristianismo, em detrimento dos preceitos presentes nas demais religiões e seitas existentes, do contrario, estaria se institucionalizado a intolerância religiosa. 7 opiniões
avalie fechar
Antonio Fouto Dias (2320) 05/03/2008 10h51
Antonio Fouto Dias (2320) 05/03/2008 10h51
Sr. Paulo Floriani, 05/03 - 09h49 - O senhor expressou a mais pura realidade, por qualquer motivo ou manifestação de integrantes da Igreja Católica, já é motivo para críticas. Se for registrar aqui o que realmente penso a respeito, pode não ser publicado ou não vejo como adequado este espaço para se referir a prática ou doutrina religiosa.
A Igreja existe em função da vida, morte e ressurreição de Cristo e, ele mesmo disse, não e anunciem o que viram e ouviram, em nossos dias, o que deve ser anunciado está condençado numa coletânia de livros chamada Bíblica e, a Igreja Católica é uma das únicas, se não a única a existir desde o momento em que o prórpio Cristo anunciou que a partir de Pedro, surgiria sua igreja. No entanto, a conveniência e as atrações oferecidas no mundo atual, faz com que o povo procure soluções supostamente emergenciais e de aparente solução dos prolemas que é anunciado, levando-o a uma verdadeira vida não de liberdade, mas de libertinagem. Permitam-me colocar como utopia. Se a Bíblia estiver correta e se Jesus Cristo cumprisse o prometido, retornando em nossos dias, como seria o julgamento desses que só fazem criticar a igreja que ele deixou a partir de Pedro apóstolo? Ah! isso não vai acontecer, não é? Portanto, lembre-se dessa frase: "O anjo anunciou à Maria e ela concebeu do Espírito Santo". Falem o que quizerem, julguem como quizerem, mas a vida inicia-se no momento da concepção.
Sds.
Antonio Fouto Dias
Mirassol - SP
7 opiniões
avalie fechar
M Kowalsky (17) 05/03/2008 10h49
M Kowalsky (17) 05/03/2008 10h49
Quem aqui tem ou teve pessoas próximas com doenças degenerativas ou terminais entende melhor esta questão. Logo consulta outros médicos a fim de sondar qualquer tratamento alternativo. O mais interessante é que se a proibição de pesquisas entrar em vigor, os pacientes irão importar tratamentos dos países onde a pesquisa é realizada (mais uma vez o custo-Brasil). E nenhum paciente vai perguntar quantas pessoas (ou embriões, ou ratos) morreram antes de realizar o tratamento. Resumo: proibimos os testes e importaremos os tratamento no futuro ou liberamos e incentivamos a pesquisa eventualmente reduzindo o custo do tratamento por aqui, recebendo os royalties do tratamento ao invés de pagá-los. 10 opiniões
avalie fechar
Ferruccio Ginelli (11) 05/03/2008 10h49
Ferruccio Ginelli (11) 05/03/2008 10h49
Coerência! Todos aceitam o fato de se considerar morto um indivíduo ao cessar da sua atividade cerebral (até para retirar orgãos para transplantes). Não ha dúvida que num embrião não existe atividade cerebral alguma. Podemos então lhe atribuir as caracteristicas de um individuo "finito"? Claro que não. 8 opiniões
avalie fechar
André Aidar (2) 05/03/2008 10h33
André Aidar (2) 05/03/2008 10h33
GOIANIA / GO
Sou completamente a favor da pesquisa com células tronco embrionárias. Entretanto, é forçoso reconhecer que a lei brasileira é falha no que diz respeito à identificação do momento inicial da vida. Em primeiro lugar, o Código Civil, em seu artigo 2o, diz que "a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro." Depois, existe a tipificação penal dos artigos 125 e 126 do Código Penal, referente ao aborto provocado pela gestante ou por terceiro.
Ocorre que, a meu ver, em ambas as hipóteses, a lei busca resguardar direitos daquele que possui chances de nascer vivo. Apesar de não definir o que é concepção, por interpretação lógica da lei, deve-se entender que a mesma só pode ocorrer no útero materno, que é o único locoal onde um embrião pode se desenvolver até o nascimento. A fertilização in vitro não pode ser considerada, portanto, concepção.
No caso da Lei de Biossegurança, só serão utilizados em pesquisa embriões congelados há mais de três anos, sem nenhuma chance de serem implantados em um útero e se desenvolverem até o nascimento. Assim, não vejo qualquer inconstitucionaliade no texto legal, até porque a Constituição Federal é omissa sobre o assunto.
Espero, assim, que os ministros do STF pautem seu julgamento por questões rigorasamente jurídicas. Vivemos em um Estado democrático de Direito, em um Estado de leis. As doutrinas religiosas devem ser deixadas de lado neste momento, sob pena de retroagirmos no tempo.
3 opiniões
avalie fechar
Haremhab Hassan (147) 05/03/2008 10h29
Haremhab Hassan (147) 05/03/2008 10h29
O Brasil não é um estado laico?A igreja católica e qualquer tipo de religião ou seita que é contra pesquisas científicas, representa apenas a idade média, o período das trevas, a inquisição católica(vide torquemada, seu maior exemplo)e suas reais intenções são o atraso, a servidão e a ignorância!Será que eles pensam que todos devem seguir seus dogmas?Rapidamente, mencionam o termo"pesquisa nazista"...não foi um determinado papa que fez vistas grossas ao extermínio de milhares de judeus na 2a.guerra?Este fato é moralmente aceitável?Cuidem da sua religião que cuido da minha saúde! 39 opiniões
avalie fechar
Alexandre Menezes (4) 05/03/2008 10h07
Alexandre Menezes (4) 05/03/2008 10h07
Gostaria de saber se aqueles que são contra o uso de células tronco embrionárias proibirão um filho que tenha ficado paraplégico de se tratar com este tipo de tecnologia.
Arranco meus dois olhos com as mãos se algum pai ou mãe deixará um filho vegetando em uma cama tendo disponível um tratamento com células embrionárias que pode devolver a este filho uma vida normal.
O mesmo raciocínio vale para qualquer tipo de doença que possa ser tratada.
Deixemos de hipocrisia!
25 opiniões
avalie fechar
Primeiro porque tem tantos embrioes congelados? Erro craso da medicina. Segundo se eu fosse um embrião congelado, gostaria de nascer, voce ai não?Quem precisa de tecido e transplantes e curas tem outros estudos que formam celulas tronco. Nada justifica matar um para outro viver um pouco mais, afinal todos morreremos, não adianta prolongar apenas um pouco a vida, em detrimento de outra. Penso que levar uma vida saudável, com atividade fisica, boa alimentação, menos brigas e debates rídiculos e condenatórios a Igreja Católica ou qualquer outra religião, vai colocar menos gente na lista de doentes. Quem é muito atacado, diz a verdade. Eu não acredito que o único caminho para a vida é matar outra vida. Sou a favor de quem grita a favor da vida: principio, meio e fim. Lembro que a Igreja e o Papa levantaram-se contra os bebes de proveta e as inseminações artificiais, que gerariam justamente este problema, mundo afora. O que fazer com embriões congelados? As clinicas de inseminação que deem vida aos humanos enclausurados, gerados por elas mesmas, que tal???? A medicina errou muito ao criar tantos embriões. E agora a Igreja não quer ve-los morrer em experiências assasinas, então é condenada. Quando o engenheiro, advogado, contador, administrador publico erra, até vai preso. Responsabilizem os médicos que criaram esta catastrofe mundial embrionária. Existem outras formas para curar doenças, sem matar embriões, podem crer. Basta ler as pesquisas mundo afora. Não precisamos matar. 47 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (727)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página