Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Células-tronco

As células-tronco embrionárias são consideradas esperança de cura para algumas das doenças mais mortais, porque podem se converter em praticamente todos os tecidos do corpo humano. Entretanto, o método de sua obtenção é polêmico, porque a maioria das técnicas implementadas nessa área exigem a destruição do embrião.


Mais resultados: Anteriores 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37
Comentários dos leitores
marcio cacozza (3) 05/03/2008 09h50
marcio cacozza (3) 05/03/2008 09h50
PRESIDENTE PRUDENTE / SP
cada vez fico mais convicto que a igreja católica é a hipocrisia em pessoa
e que deveria se relegar a sua atual insignificância diante do avanço de outras tantas religiões pelo mundo afora
é muita petulância querer impedir avanços científicos que ajudarão milhões de pessoas por conta das convicções religiosas de alguns poucos que ainda defendem arcaicas idéias que devem estar centradas, talvez, nos convictos da inquisição
12 opiniões
avalie fechar
Paulo Floriani (241) 05/03/2008 09h49
Paulo Floriani (241) 05/03/2008 09h49
Tem algumas pessoas que sempre vao atacar a Igreja Católica, em qualquer circunstância, faça Ela o que fizer.Se um católico arrisca a vida para salvar alguém ou uma causa é porque quer aparecer. Se os católicos fundam um asilo, uma creche, uma instituição social, fazem missões de ajuda ao miseráveis, em várias regiões do mundo, não deve ser divulgado, pois a Igreja está somente "querendo dominar os outros", "não está fazendo nada mais do que a obrigação", etc.,etc. UM AMONTOADO DE BABOZEIRTAS.A Igreja é contra o aborto, então eles passam a ser a favor do aborto. A Igreja denuncia a mostruosidade nazista que é manipular embriões humanos (seres humanos em completo processo de desenvolvimento), então estes caras logo se tornam defensores do uso de embriões.Se a Igreja ajuda os miseráaveis meninos de rua, eles dão um jeitinho de dizer que é uma farsa, etc,etc.São como os fariseus hipócritas. Jesus fazia maravilhas o tempo todo, mas eles não sossegaram enquanto não o mataram... 27 opiniões
avalie fechar
danilo barros (98) 05/03/2008 08h56
danilo barros (98) 05/03/2008 08h56
O embrião é como se fosse uma celula, não é um ser humano, apenas poderia se transformar em um como todas as celulas reprodutoras. O proprio corpo descarta milhões de óvulos e espermatozóides. Sou contra qualque violência contra um ser que ja possua um sistema nervoso, mas uma célula está longe disso. O Brasil não investe em pesquisa e ainda cria milhares de burocracias para nossos pesquisadores. Temos vários problemas como a fome, o aumento desordenado da população e tudo que é feito para tentar solucionar esses problemas encontra pseudo bem intencionados. É uma luta desordenada contra o controle de natalidade, os trangênicos, as pequisas científicas etc. Será que vamos voltar ao tempo em que cientistas eram perseguidos e mortos na fogueira? 14 opiniões
avalie fechar
Lucas Leite Alves (6) 05/03/2008 08h28
Lucas Leite Alves (6) 05/03/2008 08h28
A Lei de Biossegurança prevê a utilização de embriões inviáveis, ou seja, embriões que nunca se desenvolveriam se postos no útero de uma mulher. Descartá-los é como jogar no lixo uma preciosa fonte de cura para milhares de doenças e acidentes. O Obscuantismo não pode reinar na Idade Contemporânea, já passou sua fase, ficou lá na Idade Média...Proibir essas pesquisas é uma afronta à dignidade humana e à vida. 7 opiniões
avalie fechar
José Martins (1) 05/03/2008 07h34
José Martins (1) 05/03/2008 07h34
Já existem resultados positivos da utilização de células tronco adultas no tratamento do diabetes, células que não provocam rejeição por serem da própria pessoa. Por que não investir no que já existe para investir no desconhecido?
No caso específico do diabetes, doença que gera uma receita bilionária para os produtores de insulina, como seria substituída essa perda de receita e de lucro com a cura da doença com a utilização das células tronco? Certamente os custos das pesquisas e dos tratamentos com as células tronco embrionárias terão que ser altamente vantajosos para essas empresas já que o eventual retorno do investimento realizar-se-á em longo prazo. Não podemos crer em ideologias filantrópicas nos negócios, quem investe o faz na expectativa do lucro e não em produzir qualquer que seja o benefício social.
O elevado custo para obtenção e conservação de embriões e as mutações que eles sofrem no período de congelamento estimula a obtenção, economicamente mais barata, de embriões provenientes de abortos. Será que é por acaso que as duas proposta de lei correm concomitantemente?
3 opiniões
avalie fechar
Rafael Costa (2) 05/03/2008 07h14
Rafael Costa (2) 05/03/2008 07h14
SALVADOR / BA
Graças a Deus a opinião dos católicos cegos foi massacrada nesse fórum. O cegor maior (porque bastante letrado - Tiago) acusa todos de não responderem aos seus argumentos e ignora a pergunta de Paulo Cezar sobre o que fazer com os embriões que serão descartados e que não servem mais à gravidez. E ainda quer reestabelecer a censura, pedindo à Folha para retirar os comentários ofensivos, sendo que nenhum dos comentários se mostrou ofensivo, a não ser por não reverenciarem a igreja católica. Autoritário, como a igreja sempre foi.
Quando disponibilizarem a cura de doenças graves, a partir de estudos com células-tronco, gostaria de ver se deixariam de fazer uso das novas técnicas ou se proibiriam seus filhos de usarem-nas.
Se a preocupação com a vida fosse real, que fossem às ruas e favelas ajudar os SERES HUMANOS que estão morrendo sob intenso sofrimento, em lugar dessa obstinação por células que sequer possuem a capacidade de sentir dor.
Respeito a decisão de seguirem os mandamentos da igreja, mas não respeitam a minha de não seguí-los. Se não houvéssemos retirado-lhes a possibilidade, talvez ainda me colocassem na fogueira.
9 opiniões
avalie fechar
Cristiano Garcia (308) 04/03/2008 22h32
Cristiano Garcia (308) 04/03/2008 22h32
Algumas pessoas se doem mas tenho liberdade de expressão, ou será que estão preparando um auto de inquisição contra minha pessoa?
O desconhecimento da história e do humanismo é que leva o ser humano à praticas estupidificantes. As maiores barbáries da historia humana foram praticados em nome de deuses e da defesa desses pretensos deuses. O catolicismo infrigiu morte, destruição e dor em nome dessa crença. Obrigou cientistas e pensadores a retratarem seus conhecimentos e assassinou milhares ou talves milhoes de pessoas que se recusaram à obedecer a igreja catolica romana e tudo isso em nome de um deus. E hoje tenta nos obrigar em nome dessas mesmas crendices à aceitar a escuridão em vez da luz. Uma igreja que possue sangue inocente em suas mãos pretende convencer voce meu caro leitor que a ciencia que busca a cura das doenças e pretende salvar vidas deve ser parada em nome de seu deus. Senhores o Brasil além de me permitir expressar livremente meu pensamento também é um estado laico. Então senhores religiosos, se voces querem ajudar, vendam o ouro e jóias e muitas propriedades ociosas que voces possuem, distribuam aos pobres e miseráveis, acabem com a pedofilia que grassa vicejante em vosso meio e então venham argumentar aqui. E não venham com asneiras que não supersticiosas tipo a alma entra no corpo na concepção e etc. Isso não tem fundamento cienfico, é apenas crendice.
17 opiniões
avalie fechar
Mário Augusto Nogueira (1) 04/03/2008 22h01
Mário Augusto Nogueira (1) 04/03/2008 22h01
SAO BERNARDO DO CAMPO / SP
Hipocrisia é, de fato, falar do que não se entende. Aos que se baseiam em boatos científicos sobre a utilização de células tronco de adultos na cura de patologias, não se iludam: até mesmo os pesquisadores entendidos da área afirmam que certas doenças, em especial as neurodegenerativas, como esclerose múltipla e distrofias musculares, não poderão ser curadas ou resolvidas com terapias utilizando-se células tronco adultas, mas sim com células tronco de embriões.
Não entendo o espanto de pessoas ditas tão entendidas de ciências quanto ao fato destas células se desenvolverem em tumores. Além de óbvio, é com o objetivo de entender como controlar este processo que os entendedores de ciências de verdade (e não os leitores de wikipedia) necessitam estudar a fisiologia das células tronco embrionárias. E para isso, meus caros, é necessária a aprovação do nosso governo. Eu gostaria imensamente que os contrários aos estudos com células tronco embrionárias tivessem familiares acometidos por distrofia muscular do tipo Duchenne, por exemplo, e queria ver se teriam a coragem de dizer cara a cara a essas pessoas que a única remota chance deles não morrerem em menos de 20 anos completamente paralíticos não será aprovada no congresso nacional pois a Igreja não quer. Permitam-me um parêntesis: a mesma Igreja que hoje esta aí teve por 11 anos como representante máximo um cidadão chamado Roderric de Borgia, ou o papa Alexandre VI, cujas atrocidades não são dignas nem de nota. E se dizem éticos.
9 opiniões
avalie fechar
Eduardo dos Santos Tada (1) 04/03/2008 19h44
Eduardo dos Santos Tada (1) 04/03/2008 19h44
CAMPINAS / SP
"É moralmente lícito produzir e/ou utilizar embriões humanos vivos para a preparação de ES" [células-tronco, Embryo Stem cells]"?
"A resposta é negativa", pelas seguintes razões:
1. Partindo duma completa análise biológica, o embrião humano vivo é, a partir da fusão dos gametas, um sujeito humano com uma identidade bem definida, que começa, a partir daquele instante, o seu próprio desenvolvimento coordenado, contínuo e gradual, de tal forma que, em nenhuma etapa posterior, se pode considerar como um simples aglomerado de células.
2. Conseqüentemente, como "indivíduo humano", tem direito à sua própria vida; e, por isso, toda a intervenção que não seja em benefício do próprio embrião, constitui um ato que viola este direito. A teologia moral sempre ensinou que, no caso do "jus certum tertii", o sistema do probabilismo não é aplicável.
3. Assim, a ablação da massa celular interna (ICM) do blastócito [técnica utilizada para obtenção de células-tronco embrionadas], que lesiona grave e irremediavelmente o embrião humano, interrompendo a sua evolução, é um ato gravemente imoral e, portanto, gravemente ilícito.(Texto incompleto do parecer da Pontifícia Academia para a Vida; texto mais detalhado: http://www.montfort.org.br/index.php?secao=veritas&subsecao=politica&artigo=carta_aos_senadores&lang=bra)
40 opiniões
avalie fechar
Flávio Reis (1) 04/03/2008 18h09
Flávio Reis (1) 04/03/2008 18h09
PORTO ALEGRE / RS
Estado laico?
Com tanta interferência da Igreja nos rumos políticos do país, tenho sérias dúvidas quanto a separação entre "sacro-santo" e político.
O que eu realmente gostaria de entender é se a Igreja quer defender seus membros, ou a todos nós.
Sou a favor de tudo o que a Igreja tem se colocado contra nos últimos anos: uso da vacina, liberdade dos negros, uso da camisinha...
Será que daqui a mais uns cinquenta anos, virá um Papa que nos dirá: "Erramos!" , como no infausto episódio do nazismo?
25 opiniões
avalie fechar
Tiago Becerra Paolini (2) 04/03/2008 17h19
Tiago Becerra Paolini (2) 04/03/2008 17h19
SAO PAULO / SP
O comentário de Cristiano Garcia é extremamente calunioso, ele se vale apenas de insultos em vez de argumentos reais.
O caráter calunioso do comentário se agrava quando consideramos os valiosos bens que Igreja Católica fez para a humanidade. Para citar alguns, na época das invasões bárbaras, após a queda do Império Romano a Igreja foi a única instituição ocidental que não caiu; o seu arduoso trabalho de conversão dos bárbaros e de cópia e preservação de obras literárias garantiu que a civilização e a cultura ocidentais não fossem aniquilados. A Igreja sempre valorizou o conhecimento e a rasão, e ela contribui para o avanço científico fundando as primeiras universidades, e não podemos nos esquecer que vários grandes cientistas foram membros do clero ou da Igreja de um modo geral. A Igreja, junto com o papa João Paulo II, contribui para a queda do comunismo, o que ajudou a garantir uma sociedade mais livre. A tudo isto, devemos somar os inúmeros projetos sociais que a Igreja realiza ao redor do mundo. O autor do comentário jamais escreveria o que escreveu se possuísse um conhecimento profundo e sério a respeito da história da Igreja Católica.
O respeito pela vida não se limita ao campo da religião, ele é dever de qualquer ser humano. Portanto não há sentido em dizer que a religião está se intrometendo no Estado quando defende a vida. O que de fato ocorre é que as PESSOAS HUMANAS que fazem parte de uma religião estão se manifestando a favor da vida.
27 opiniões
avalie fechar
Paulo Cesar (13) 04/03/2008 16h53
Paulo Cesar (13) 04/03/2008 16h53
Thiago, tudo bem, partindo do principio que realmente estará tirando a vida de um Embião para salvar alguem... então de uma sugestão de algo para fazer com o Embrião que será descartado após um período? ele não "morrerá" de qualquer forma sendo descartado? qual a diferença se sera para ajudar alguem ou simplesmente para o lixo? você também é contra doação de orgãos quando a pessoa morre? é uma questão simples, se do jeito que está não está bom, então o que está bom? se não será usado para ciência qual a sua idéia pra fazer com o embrião?
Uma coisa são não pode ser considerada a melhor quando se tem alguma outra alternativa e a igreja não oferece outra alternativa para os embriões, sendo assim a melhor opção é a ciência neste caso.
Abraço
Paulo Cesar
16 opiniões
avalie fechar
Tiago Becerra Paolini (2) 04/03/2008 15h56
Tiago Becerra Paolini (2) 04/03/2008 15h56
SAO PAULO / SP
Hipocrisia é falar de algo que não entende, é achar que os fins justificam os meios, é atacar ao argumentador em vez de responder aos argumentos, é querer salvar a vida de alguém ao custo da vida outras.
Praticamente todos os comentários até agora tem algo disso acima. Em vez de educadamente e racionalmente explicar porque julga que possui razão e o outro está errado, preferem lançar insultos, ataques e ofensas em geral (bem que dizem que os primeiros a atacar são aqueles que ficam sem argumentos), como se isso fosse provar que a pessoa tem razão. O que mais me indigna é que a página de comentar diz "Comentários com conteúdo ofensivo ou palavras de baixo calão não serão aprovados", será que os moderadores realmente levam isso a sério ou só porque é contra a Igreja Católica então pode...
Também querem falar sem possuir o menor conhecimento sobre Ciência, Igreja ou História. A Ciência mostra que as células adultas, a qual a Igreja não se opõe, é possem potencial para tratamentos. As embrionárias apenas têm o risco de dar câncer. Se soubesse História, saberiam a diferença entre Igreja e erros dos seguidores da Igreja, e parariam de condenar a Igreja pelo que outros fizeram.
Não seria correto, por exemplo, matar uma pessoa para pegar seu coração e dá-lo para salvar a vida de um doente do coração.Um embrião possui todas as características genéticas de um ser humano completo, e destruí-lo impede que todas as etapas seguintes. Salvar alguém com isso, é o mesmo do exemplo que dei
25 opiniões
avalie fechar
Magnus Lorenzoni (1) 04/03/2008 15h31
Magnus Lorenzoni (1) 04/03/2008 15h31
CAXIAS DO SUL / RS
Muito tem se falado sobre "matar seres vivos"... mas depois de 3 anos congelados os embriões são descartados..... isto não é "matar seres vivos"?
Outra, politicos corruptos que retiram verbas da saude para seus bolsos.... hipócritas que deixam de dar comida para seus filhos, para pagar os dizimos de suas igrejas.... Temos que dexar da hipocresia... vamos lutar para que sejam aprovados os testes com células tronco.. e, que se não em noss geração, nossos filhos não sofram com doenças ou traumas por não terem chances.....
16 opiniões
avalie fechar
João Eduardo Pinheiro Neto (1) 04/03/2008 15h03
João Eduardo Pinheiro Neto (1) 04/03/2008 15h03
FORTALEZA / CE
Que bom que estado brasileiro é laico e não deva sofrer interferência de fundamentalistas e ignorantes como no caso da liberação de pesquisas com células tronco embrionárias. Que o STF seja mesmo laico.
Sou Embriologista, trabalho há 10 anos com Fertilização in vitro. Devo dizer que muitos (não todos) dos casais que engravidam, tem seus filhos e deixam embrioões congelados e desaparecem. Deixando-nos com um problema que se acumla a cada ano em todas as clínicas. Mesmo passando de 3 anos, não podemos descartar sem a autorização dos genitores. Em geral os embriões congelados têm blastômeros (células troncos) viáveis para pesquisa, mas inviáveis para uma nova tentativa de gravidez. Digamos que são muito fraquinhos e dificilmente vingariam se transferidos para o útero da Mãe. E são as células destes embriões que poderiam ser usados em tratamentos com células tronco embrionárias e os desconhecedores do assunto teimam em falar deles como se fosse uma vida adulta.
20 opiniões
avalie fechar
hailton barros (4) 04/03/2008 12h54
hailton barros (4) 04/03/2008 12h54
Que tal se as igrejas se preocupassem com os que acreditam na sua crença? Ou seja, quem acredita nas "suas verdades" não deve usar camisinha, não deve usar célula tronco, deve rezar não sei quantas vezes ao dia, não pode cortar o cabelo etc. Agora, querem que toda a sociedade viva a vida que eles escolheram é diferente. Seria o mesmo que eu, que nada tenho com o assunto, dar palpite na maneira como se reza a missa, o que deve ser dito no sermão, qual a roupa que o padre ou pastor deve usar, quem dentre eles pode casar com quem, essas coisas que só interessam a eles mesmo!
Porque não fazemos como dia a música cantada pelo Zeca Pagodinho: CADA UM NO SEU CADA UM...
11 opiniões
avalie fechar
Fabio Platero (1) 04/03/2008 12h37
Fabio Platero (1) 04/03/2008 12h37
SOROCABA / SP
Quanto a anencéfalos, é ridículo pretender que a ciência conheça exatamente a função do cérebro na produção da consciência. Casos como aquele que reproduzo logo abaixo mostram a profunda ignorância da classe médica a respeito. A única atitude sábia ante a constatação da nossa ignorância é a prudência, a abstinência de decisões drásticas. Não há decisão mais drástica do que aquela que determina se um ser humano deve viver ou morrer. Alguém pode se achar habilitado a tomar essa decisão, mas não está e não estará nunca. A eutanásia será sempre a reivindicação abusiva de um poder divino, uma hübrys demoníaca que não poderá produzir nenhum resultado bom. O fato mesmo de que, na nova constituição do poder mundial, o direito à eutanásia venha consagrado na mesma lista que inclui o aborto, a liquidação de anencéfalos e o uso de fetos humanos nas pesquisas de células-tronco - sempre justificadas com argumentos que implicam a incapacidade de discernir entre um ser humano e os organismos animais - já mostra a inspiração profundamente anticristã dessa idéia. 18 opiniões
avalie fechar
Marcos Mendes (3) 04/03/2008 12h20
Marcos Mendes (3) 04/03/2008 12h20
Isto me lembra uma piada:
Um dia, numa cidadezinha pacata, perto de um rio, todos viviam tranquilamente, até que um dia esse rio transbordou. Foi a maior enchente.
Um barco estava passando por ali, até que o remador disse:
- Sobe aí, amigo! Vamos tirar você dessa.
O homem respondeu:
-Não precisa, Deus me salvará.
Depois disso, o barco foi embora. Uns instantes depois, o homem estava com a água batendo no peito, quando passou um bote salva-vidas, dos Bombeiros:
-Sobe aí cara!
E novamente o homem respondeu:
-Não precisa, Deus virá para me salvar.
Sem entender nada, o bote salva-vidas vai embora. Passam-se alguns instantes, o homem está à beira do afogamento, quando passa um helicóptero. Um homem, que estava à bordo, gritou:
-Suba a escada antes que você morra!!!!!
E novamente:
-Deus irá me salvar!!!!!!!
O helicóptero se foi. E o homem, sem chances de viver naquele aguaceiro, morreu afogado.
Chegando ao Céu, ele se depara com Deus e vai logo reclamando:
-Pô, porque o Senhor não veio me salvar?
E Deus respondeu:
-Lógico que eu fui te salvar! Eu te mandeI um barco, um bote salva-vidas e até um helicóptero e você não aceitou minha ajuda. O que você queria mais que eu fizesse?
POIS É! O MILAGRE ESTA AI E NÃO QUEREM ACEITAR
15 opiniões
avalie fechar
Francisco Camillo (1) 04/03/2008 11h26
Francisco Camillo (1) 04/03/2008 11h26
É interessante que existam pessoas que não saibam o que é um EMBRIÃO. Você que está lendo já foi um embrião um dia, que poderia ter sido congelado e utilizado para pesquisas. A VERDADE É QUE AS PESQUISAS COM EMBRIÕES TEM FUNDO IDEOLÓGICO para acabar com conceitos perenes difundidos pelo pensamento judáico-cristão. As maiores evoluções em pesquisas com células tronco são sao relativas às embrionárias. É só ouvir os maiores estudiosos a respeito e não aqueles cientistas que estão ganhando dinheiro para persuadir as pessoas a matar seres humanos, embriões. 10 opiniões
avalie fechar
Anderson de Paula (1) 04/03/2008 08h59
Anderson de Paula (1) 04/03/2008 08h59
É um absurdo imensurável a proibição das pesquisas, tenho certeza que muitas das pessoas que são contrárias não são deficientes ou possuem filhos, conjuges ou entes queridos deficientes.
Quando vamos sair da escuridão da ignorância ?
68 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (727)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página