Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Cárcere Privado

Lindemberg Fernandes Alves manteve a ex-namorada refém por cem horas em Santo André, no mais longo caso de cárcere privado do Estado de São Paulo. A garota, de 15 anos, teve morte cerebral um dia depois de ter sido baleada na cabeça. A amiga dela, que também estava no apartamento, foi ferida por um tiro no rosto.


Mais resultados: Anteriores 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20
Comentários dos leitores
marco sredoja (2) 22/10/2008 13h35
marco sredoja (2) 22/10/2008 13h35
Na ocorrência desse crime o comandante geral da policia militar deveria ter trocado o comando da operação, não o fez, não tem coragem para ter o comando, nessa hora então o secretario de segurança deveria ter tomado providencias, se omitiu.
Caro governador votei no senhor em duas oportunidades, uma vez por considerá-lo um mal menor, e outra por simpatia mesmo. Agora na qualidade de cidadão de São Paulo e seu eleitor venho solicitar do senhor a coragem negada pelo seu secretario e seus comandados.
Espero sinceramente que vossa excelência, destitua o secretario de segurança, o comandante geral da policia militar e o comando do Gate, envolvido no episodio, pois assim poderei continuar votando no senhor, caso contrario em meu conceito nas próximas eleições qualquer outro candidato para mim será considerado um mal menor.
Obrigado.
Obs. Aquela escada, meu deus se não fosse trágico, seria cômico.
4 opiniões
avalie fechar
Elizabeth Bonifacio Alves (1) 22/10/2008 13h34
Elizabeth Bonifacio Alves (1) 22/10/2008 13h34
NÃO SEI SE FICO ENVERGONHADA POR SER BRASILEIRA OU POR TER EM NOSSO PAÍS PESSOAS COMO "ESSES ADVOGADOS"(QUE QUEREM TIRAR PROVEITO)DE TUDO.NO MOMENTO,NÃO É O CASO DE INDENIZAÇÃO NENHUMA PARA A GAROTA NAYARA,POIS SERÁ QUE O ESTADO TERÁ QUE PAGAR TODAS AS TRAGÉDIAS QUE FOREM TENDO NO DIA A DIA DAS PESSOAS?!NÃO É POR AI,ELA PRECISA SIM,DE UM PSICÓLOGO PARA ACOMPANHA-LA PELOS TRAUMAS CAUSADOS,E ASSISTÊNCIA MÉDICA,CASO FOR NECESSÁRIO.ACHAM-SE MUITO FÁCIL PEDIR UMA QUANTIA DESSAS QUE PEDIRAM,NÓS SABEMOS COM QUANTO FICARÁ A GAROTA REALMENTE...E DE ONDE SAIRÁ ESTE DINHEIRO?!- DOS NOSSOS BOLSOS.E PRA QUEM SERÁ?! SENDO MUITO SINCERO!SABEM POR QUÊ O BRASIL NÃO ESTÁ MELHOR?!POR PESSOAS ASSIM,QUE SÓ QUEREM LEVAR VANTAGEM COM A "DESGRAÇA" DO OUTRO,QUE POR TRÁS DESTA "BOA AÇÃO",HÁ SEMPRE INTENSÕES DIFERENTES...QUE TRISTE,QUE TEMOS PROFISSIONAL,QUE NÃO LEVAM A SÉRIO NA VERDADE,PARA QUÊ FORMARAM!SE TEM ALGUÉM NESSA HISTÓRIA QUE TERIA QUE PAGAR ALGO SERIA O "SEQUESTRADOR",ELE COMEÇOU TUDO ISSO.E SE TEM ALGUÉM QUE PODERIA SER IDENIZADO, SERIA A FAMÍLIA DA GAROTA QUE FOI A ÓBITO.
O BOM DE TUDO É SABER QUE DEUS NÃO DORME,E TOMA NOTA DE TUDO AQUI,A BALANÇA D'ELE NÃO FALHA!
7 opiniões
avalie fechar
MArcos MOlinari (3) 22/10/2008 13h34
MArcos MOlinari (3) 22/10/2008 13h34
Acredito que a pessoa que mais errou nesta história toda foi o Acusado, ninguém do que ele, pode ser considerado culpado nesta história, aqui no Brasil temos uma tendência muito grande em dar a inocência a bandidos ou de alguma forma esquecer rapidamente as coisas ruins que acontecem. O fato do advogado pedir um indenização de 2 milhões ao Estado, só mostra o quanto abusamos de uma maneira ou de outra para estorquir o sistema. Para qualquer conhecedor de leis, sabe que a indenização por danos morais não pode ser utilizada para o enriquecimento das partes, e sim, para que, de alguma forma, conforte a perda de um ente querido, ou liquidar o prejuízo de outrem.
Sabemos que a vida não tem preço, mas, não é o dinheiro que trará conforto e fazer com que a pessoa esqueça o que aonteceu.
Quato a amiga, mesmo sendo considerado um ato contra a lei, ela nos mostrou e demonstrou o siginificado da palavra amor, amizade, e carinho. Pois no momento em que ela mais precisou, mesmo sabendo que tudo poderia acontecer, ela estendeu sua mão a amiga e retornou para o apartamento, mesmo sabendo que o pior poderia acontecer.
A imprensa também teve sua culpa, errou em dar atenção a uma pessoa desiquilibrada, um bandido! Foi um absurdo, concordo com o Datena, quem tem que falar com bandido é a policia eles estão preparados, e erram novamente, criticando o trabalho da policia. Como sempre... a inversão de valores acontece novamente, quem é o bandido? Que tal mudarmos? impunidade não!
5 opiniões
avalie fechar
nuccia farias (11) 22/10/2008 13h34
nuccia farias (11) 22/10/2008 13h34
O mais incrível disso tudo é que,são muitos bandidos num episódio só:
Um advogado que,agora quer se dar bem à custa da desgraça da moça que não morreu mas,foi fazer companhia a pedido da que morreu que tem um pai bandido e cuja imprensa vai escarniar para faturar também e no meio um monte de leigo,querendo fazer julgamento disso e daquilo e no fim das contas na hora do VAMO VER...chama quem??????
Ricos e pobre correm é pra POLÍCIA!
5 opiniões
avalie fechar
Roberta Mendes (7) 22/10/2008 13h32
Roberta Mendes (7) 22/10/2008 13h32
LÁ VEM O GOLPE! O ADVOGADO DA NAYARA QUER INDENIZAÇÃO DE 2 MILHÓES DE REAIS? ISSO É PIADA! A PERGUNTA É: A FAMILIA DA NAYARA ESTÁ COMPACTUANDO COM ISSO? DESDE DE QUANDO ELA FOI OBRIGADA A IR LÁ COM ESSA BALELA DE
NEGOCIAR? FOI POR LIVRE ESPONTÂNIA VONTADE. AGORA QUEREM TIRAR PROVEITO? OUTRA PERGUNTA: O QUE ESSE POVO TODO FOI FAZER NO VELÓRIO DA ELOÁ? TIRAR FOTO? PQ NÃO FORAM QUANDO A ELOÁ ESTAVA NO CATIVEIRO PEDIR PARA QUE O SEQUESTRADOR LIBERTASSE A MENINA? E OS ESPECIALISTAS DE PLANTÃO: PQ NÃO FORAM AJUDAR? COM TODA "SABEDORIA" QUE FULGAM TER RESOLVERIAM E ESSA TRAGÉDIA NÃO TERIA ACONTECIDO. E A IMPRENSA OPORTUNISTA EM NOME DA MALDITA "AUDIÊNCIA" CAI EM CIMA FEITOS UNS CARNICEIROS...DIFICULTANDO O ACESSO DE PROFISSIONAIS NO SOCORRO AS VITIMAS. E OS ESPECIALISTAS IDIOTAS OPORTUNISTAS QUE SÓ QUEREM APARECER NA MÍDIA EM CIMA DA DESGRAÇA ALHEIA. UMA SEMANA INTEIRA TRANCADOS NAQUELE APTO E NINGUÉM FEZ NADA PARA IMPEDIR A TRAGÉDIA. PELO CONTRÁRIO, ALGUNS CANAIS DE TELEVISÃO SE PREOCUPAVAM MESMO ERA COM O MALDITO IBOPE. OS DIREITOS HUMANOS DEVERIAM COBRAR POSTURA ÉTICA DESSES CANAIS DE TELEVISÃO QUE FAZEM SENSACIONALISMO NOJENTO EM CIMA DAS TRAGÉDIAS DESTE PAÍS. O QUE ESSES CANAIS DE TELEVISÃO FAZEM É VERGONHOSO E IMORAL.
16 opiniões
avalie fechar
Tiago Massakazu Murakami (12) 22/10/2008 13h26
Tiago Massakazu Murakami (12) 22/10/2008 13h26
Grande. Se o bandido mata, a população paga o pato, a polícia mata, a população também paga o pato.
Ganhar R$2000000 do Estado, significa tomar R$2000000 da população
10 opiniões
avalie fechar
Luis Carlos Arantes (16) 22/10/2008 13h22
Luis Carlos Arantes (16) 22/10/2008 13h22
Ridiculo.
Eu entao poderia pedir indenizacao cada vez que um orgao publico errasse. Todo dia há erros no IPTU, em multas, danos no veiculo causado por asfalto mal feito, buracos, etc.. Mais um advogado querendo ficar rico as custas dos trouxas. Conheço bem advogado e nesses casos elsse "picareta" vai querer lucrar em cima de todos nós. Tomara que ele sinta um dia na pele o que a familia esta sentindo.
5 opiniões
avalie fechar
Jose Mascari (1) 22/10/2008 13h14
Jose Mascari (1) 22/10/2008 13h14
A situação é literalmente ridícula, triste e até cômica. Agora um advogado porta de cadeia se aproveita da situação para "instigar" a família a "lucrar" com o acontecido... parabéns, são estes tipos de profissionais e pessoas que fazem o país ser o que é hoje, é isso aí... todo mundo votando em cantores de pagode e forró, que maravilha. 7 opiniões
avalie fechar
Weslley Jacomo (1) 22/10/2008 13h12
Weslley Jacomo (1) 22/10/2008 13h12
Vejam só que bárbarie o nosso país passa de tempos em tempos. Num passado não tão distante, o Brasil se comoveu com o "caso Isabela", agora outro acontecimento extraordinário e fora do comun. Será que não esta na hora de certas autoridades colocarem a mão na conciência e fazer alguma coisa para que isso mude? Fica ai esta indagação. Será que tudo isso não passa de apenas uma propaganda enganosa da polícia brasileira, que muitas vezes se baseiam nos americanos para tentar solucionar problemas num país subdesenvolvido? Tenham certeza que sim, pois mostrar ao povo que possue uma esquipe de operações especiais em nosso país, não quer dizer nada, pois como vimos, a atuação da polícia foi desastrosa, resultanto em ferimento em uma e morte de outra adoslecente. Se fosse especializada, nada disso poderia ter acontecido. O caso em questão, se tratava apenas de um conflito emocional de sequestrador, nao prescisava todo aqule alvoroço de policiais, viaturas e demais orgãos, quem sabe talvez, o caso seria solucionado com apenas um psicologo na negocição, o qual poderia ouvir e entender os motivos e razoes que levaram Lindemberg a cometer o cárcere privado das adolescentes. No entanto, sabemos e entendemos que o resultado trágico se deu em razão da má atuação da nossa polícia. Isso é apenas mais um dos casos que os nosso país presencia, muitos ainda aconteceram e com maior gravidade caso o Governo FederaL não tome atitudes sérias com relação a Segurança Pública. 2 opiniões
avalie fechar
Elliton Batista (1) 22/10/2008 13h07
Elliton Batista (1) 22/10/2008 13h07
Fico impressionado com a moral que e dada para BANDIDOS em nosso país. O cara mata e a culpa não é dele! se a policia mata ou deixa de matar ela será sempre culpada? deixem de serem idiotas povo brasileiro! parece que gostamos de nos f... mesmo. 40 opiniões
avalie fechar
Paulo Lange (1) 22/10/2008 13h07
Paulo Lange (1) 22/10/2008 13h07
Acho que a policia falhou, pois não devemos preservar a vida de um marginal e sim os refens, no caso Eloa e Nayra. Os atiradores de elite deveria ter atuado e elimidado esse aprendiz de marginal. Senão vejamos agora ele vai cumprir 8 anos de cadeia e voltar para fazer tudo novamente ou coisa pior ainda. E a Eloa nunca mais. então devemos deixar de ser hipócritas e dar suporte a policia para agir, pois o coronel cometou que o margirnal ainda não tinha passagem pela policia, oras, um apessoa que mantem pessoas sobe mira de um revolver por mais de 100 horas e um trabalhador??? ma minha opinião ele devia ser eliminado por atirador. outra coisa a nayara voltar ao cativeiro foi um erro terrivel pela policia, mas vamos apoiar a policia pois naquele momento o camandante achou que seria a melhor atitude, mas sempre devemos dar prioridade as vitimas e não ao criminoso (liso). esse marginal deveria ter sido elimidado e ponto.
pois na mimha opinião primeiro as vitimas, depois a policia e por ultimo o seguestrador(liso. jamis deveria ser colocado a vida do marginal em primeiro plano.
Outra coisa só no Brasil que as emissoras de televisão entrevista bandido ao vivo. isso deveria ser tentimantemente proibido e essa emissora deveria ser questionada por essa atitude. parece urupus. gostaria de ver qual seria atitude das mesmas se fosse aulgum de seus familiares.
Mas um detalhe o negociador só que deveria ter contato com o marginal.
25 opiniões
avalie fechar
Aline Nunes (1) 22/10/2008 13h01
Aline Nunes (1) 22/10/2008 13h01
Concordo plenamente com o José. Todos atacam a ação da polícia, comparam com a swat, que tem outro contexto social, outro treinamento e outro aparato técnico como instrumental. Mas ninguém fala sobre a intervenção da imprensa no caso. Será que os jornalistas que ligavam pra o sequestrador são mais preparados que o GATE? Será que eles não atrapalharam?? Todas as câmeras que mostravam ao sequestrador o posicionamento e a programação da polícia contribuiram para o bom desfecho? Como telespectadora eu queria acompanhar o caso, e respeito o direito de imprensa, mas a ponderação da importância da informação e do perigo envolvido na situação parece demonstrar que não foi só o GATE quem errou... 14 opiniões
avalie fechar
Elizabete Enz (1) 22/10/2008 13h01
Elizabete Enz (1) 22/10/2008 13h01
A grande verdade é que ninguém dava nada para o sequestrador - nem ele mesmo. Acredito que ele só queria chamar a atenção, bancar o fortão. A polícia deve tê-lo considerado, com razão, como um boboca. Quem o levou a sério, não pela real seriedade - mas pelo sensacionalismo - foi a imprensa. Quando eu via a notícia na internet, pensava que o Lindemberg merecia umas palmadas e que a imprensa deveria se preocupar com fatos mais importantes. Acredito que a polícia se encheu da palhaçada e resolveu agir - pensando exatamente como eu: esse moleque está precisando de umas palmadas. Mas a notoriedade que a imprensa deu ao moleque o transformou num monstro, que não podia ter a honra abalada deixando ilesas as meninas e sair apanhando copiosamente da polícia. Acho que erros grosseiros foram cometidos porque aquilo que era um sequestro de brincadeira, acabou em tragédia. A polícia errou ao deixá-lo saber que se transformara num popstar do horário nobre. O que é isso? Que o povo quisesse saber, vá lá, tem gosto pra tudo. Mas deixar que ele soubesse do interesse do povo na sua historinha ridícula... isso é lamentável. Mas eu compreendo a polícia, ninguém dava nada para aquele moleque irresponsável. Ele não queria mais perder a sua condição de popstar, ele queria continuar no horário nobre. Conseguiu e vai se refestelar até ser esquecido. 12 opiniões
avalie fechar
Renato Solitto (28) 22/10/2008 13h00
Renato Solitto (28) 22/10/2008 13h00
Fato lamentavel foi alguém sugerir que uma ex refem de 15 anos seria a melhor opção para se negociar com um sequestrador. Absurdo ainda é saber que durante um sequestro a policia deve garantir a integridade fisica e a vida do sequestrador.
Concordo com o advogado da familia, o Estado deve ser responsabilizado pelos erros cometidos, e as familias envolvidas no caso devem ser indenizadas.
18 opiniões
avalie fechar
Omir Freitas (1) 22/10/2008 12h42
Omir Freitas (1) 22/10/2008 12h42
Este Caso traz a tona a vergonha, pois todos vão lucrar com mais um fato de violencia..., e a unica a sofrer de verdade é a nossa policia, esta que é mau remunerada, pessimamente aparelhada e como sempre no nosso pais a culpada de tudo.
Mas em meu ver os principais culpados desta trajedia são:
A Imprensa brasileira e seus jornalistas inescrupulosos.
Os pais que não educam mais seus filhos.
A busca inescrupulosa dos canais de tv por IBOPE
Os Politicos (Deputados, Senadores, Governadores etc) pois não fazem nada para mudar nossas leis, não dão a minima condição para que a Policia aja com firmesa, respeito, treinamento, tecnologia etc.
Infelismente nada vai mudar, e vamos continuar vendo casos como este....... ATÉ QUANDO!!!!!!!!!!!!!!
CHEGA......BASTA........ VAMOS TODOS TER UM POUCO DE VERGONHA DOS NOSSOS ATOS.
MUDA BRASIL!!!!!!!!!!!!!!!!
61 opiniões
avalie fechar
Valdir Martins (3) 22/10/2008 12h34
Valdir Martins (3) 22/10/2008 12h34
Pode até ter muitos erros nesta operação quanto ao sequestro, só não concordo com a questão de tudo que acontece o povo quer indenização do Estado, esse dinheiro sai do bolso do povo e que culpa temos nós deste sequestro, primeiro um absurdo a Mãe da Eloá perdoa o Assassino e diz que "DEUS levou minha filha mas salvou outras sete"..Que absurdo, que DEUS é esse que antes você ora para tudo sair bem e depois ele tira a vida de uma pessoa?..Será que quem tirou a vida de sua filha não foi esse assassino de carne e sangue, ele é perdoado e DEUS é culpado..olha realmente é o fim do mudo, e onde estava a mãe dessas meninas na hora que elas estavam levando sua vida, estavam dando apoio ou vendo quem ela ou elas namoravam, aliás 15 anos, deveria ter o acompanhamento dos pais. E agora quem paga as dividas somos nós?..Quem deveria pagar esse valor deveria ser o assassino que promoveu tudo isso, a policia fez mais do que sua obrigação, pensam que é fácil ficar 5 dias aguentando um psicopata mal amado se fazendo de vitima e agora diz que um diabinho falava aos seus ouvidos..Pelo Amor de DEUS..parem com isso..Daqui uns dias qualquer um pode matar e sequestrar a vontade pois um diabinho falou no ouvido, não sabia o que estava fazendo..etc..Ninguém viu antes a situação?..Porque não procurou os pais das menores e pediu ajuda.Agora todo mundo é coitado..Gente vamos acordar para a realidade, estamos em tempos dificeis, para que complicar mais..Me desculpe Sr. Advogado acorda para a vida.. 47 opiniões
avalie fechar
Paulo Fonseca (1) 22/10/2008 12h33
Paulo Fonseca (1) 22/10/2008 12h33
Bem, realmente é sério a situação, falar algo agora baseado em imagens e fatos, fornecido pela imprensa, acredito que houve erros de todos os lados, agora o que temos é um prolema e como aprender e como proceder no póximo. 15 opiniões
avalie fechar
Renata Junquilho (2) 22/10/2008 12h33
Renata Junquilho (2) 22/10/2008 12h33
Concordo absolutamente com o comentário do senhor Sérgio Carneiro quando diz: "Quantos mais precisarão morrer para que a polícia possa "aperfeiçoar" as suas ações??? A professora, o menino, de 3 anos, João Roberto. Quantos mais?
Se a negociação não se desenvolve um atirador (snipe) resolve. Têm-se um perturbado emocionalmente com reféns e esperar 100 horas não parece ser uma das melhores idéias. Mandar uma ex-cativa de volta, mesmo que seja para salvar outra, não foi uma atitude sensata, e se de menor então. Invadir por uma única porta, que notadamente seria previsível que estaria bloqueada, não poderia ser considerado uma invasão tática. Não monitorar as ligações telefônicas, implantar escutas ou micro câmaras para se ter uma idéia do que se passava dentro daquele apartamento deveria fazer parte do manual de situações de crises, assim como invadir somente à noite com o desligar da energia elétrica e o uso de óculos de visão noturna."
Acredito que, a polícia, sem os aprimoramentos sugeridos pelo excelentíssimo senhor Ministro, ignorou desde o início a alta periculosidade do agressor.
126 opiniões
avalie fechar
José Zulian (12) 22/10/2008 12h31
José Zulian (12) 22/10/2008 12h31
Não foi só a policia que errou, se é que podemos fazer este julgamento, afinal, quem somos nós para julgar àqueles que são considerados experientes para tais situações. Contudo, no meu simplório modo de ver, penso que faltou sim a tal chamada " psicologia " tanto da policia, como de certas emissoras de TV que na ânsia de conseguir IBOPE julgaram-se no direito de tb participar das negociações. Onde está a capacidade de uma Sonia Abrão e outros de se colocarem na condição de mediadores num caso tão grave como foi este?
Penso que os meiso legais deveriam sim, advertir estas emissoras, pois, de certa forma elas contribuiram sim, contribuiram para o trágico final. Não fiquemos nós agora culpando somente a Policia.
22 opiniões
avalie fechar
Acácio Martins (3) 22/10/2008 12h30
Acácio Martins (3) 22/10/2008 12h30
O COMENTARIO DO SR. MANOEL SOARES É EXATAMENTE O QUE MAIS SE VE NA NOSSA SOCIEDADE. PARABENS PELO COMENTÁRIO 3 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (384)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página