Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Cárcere Privado

Lindemberg Fernandes Alves manteve a ex-namorada refém por cem horas em Santo André, no mais longo caso de cárcere privado do Estado de São Paulo. A garota, de 15 anos, teve morte cerebral um dia depois de ter sido baleada na cabeça. A amiga dela, que também estava no apartamento, foi ferida por um tiro no rosto.


Mais resultados: Anteriores 10 11 12 13 14 15 16 17 18 Próximos
Comentários dos leitores
alexandra staudt (1) 23/10/2008 08h33
alexandra staudt (1) 23/10/2008 08h33
sobre o seqüestro da adolescente, considero, primeiramente um absurdo a polícia permanecer durante 100 horas como espectadora de um seqüestro, imaginem o desgaste físico e psicológico que isso causou no sequestrador? É óbvio que esse desgaste e pressão constante acarretariam numa atitude desesperada de fuga, "terminar logo com isso", sem medir conseqëncias. Além disso, acredito que a visibilidade que a mídia deu ao fato foi exagerada, criou-se uma agenda seting que deu margem e poderá inspirar outras pessoas a agirem como Lindemberg, é o que já aconteceu no interior do Paraná, por exemplo. 8 opiniões
avalie fechar
Gabri d (13) 23/10/2008 08h22
Gabri d (13) 23/10/2008 08h22
Hoje vendo o Bom dia SP, Bom dia Brasil e simultaneamente o Jornal da Manhã da Record cheguei a seguinte conclusão: A midia anda nos manipulando demais.
A bola da vez são todas as emissoras questionarem a atitude da Policia, a respeito da invasão. O tom de voz que alguns jornalistas usam para falar é de deboche e desprezo.
Isso é no minimo irritante. Agora o engraçado é que parece que eles não se tocam, que a Policia ficou de mãos atadas, já que se passavam em TODOS os canais, minuto a minuto do andamento do cárcere. Que tiveram jornalistas como Sonia Abrão e até mesmo da Rede Globo que falaram com o BANDIDO durante o sequestro. E por qual razão? Para poderem criticar a Polícia? CHEGA DE IMPUNIDADE, para a midia também !!!
8 opiniões
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (1375) 23/10/2008 08h22
João Carlos Gagliardi (1375) 23/10/2008 08h22
Eu apoio a Policia Militar de São Paulo.
Esse episódio em Santo André, claro, foi um desastre, e foram cometidas falhas grosseiras.
Mas é um erro colocar toda a culpa sobre a polícia.
A opinião pública no Brasil é extremamente tolerante com bandidos e tem nos "Direitos Humanos", a meu ver um grande responsável oculto nesta e outras tragédias.
Vejam nos Estados Unidos, por exemplo, esse Lindemberg seria fuzilado sumariamente após a primeira tentativa de negociação, vidas seriam salvas e fim da história...
Aqui a discussão é sobre se o criminoso é réu primário, trabalhador, foi abandonado na infância, sofre por amor e por aí vai.
Enquanto esta hipocrisia continuar e enquanto os Direitos Humanos se dedicarem preferencialmente aos bandidos, outras Eloás serão inutilmente sacrificadas.
É isso que queremos?
18 opiniões
avalie fechar
SHEILA BARROS DOS SANTOS (63) 23/10/2008 08h04
SHEILA BARROS DOS SANTOS (63) 23/10/2008 08h04
esqueci dessa a mae de nayara disse ontem que as tvs prejudicaram e muito os negociaçao com lindenberg pois ele ja iria se entregar mas com tanta entrevistas ele volto atras com tanta fama repentina logico que nem uma delas quiz colocar isso no ar hoje pois elas foram acusada de um crime de prejudicar uma negociaçao de sequestro cuidado em emissoras pode vim por ai uma acçao da mae dela e seus advogados para que vcs tambem seja processados com direito a indenizaçao gorda e tudo....lembro muito bem de uma historia de um menino sequestrado que quando a tv globo disse que fulano tinha sido sequestrado e era filho de uma familia muito importante na alta sociedade os sequestradores aumentaram muito pedido de resgated o sequestro e o pai desse garoto depois de tudo terminado entro com uma açao contra a tv globo e conseguiu ganhar uma bolada de indenizaçao 5 opiniões
avalie fechar
adriana ulprist tavares (40) 23/10/2008 08h01
adriana ulprist tavares (40) 23/10/2008 08h01
ja vai começar a imprensa barata ficar metendo o pau na policia, essa nayara diz não ter ouvido aquele delinguente atirar talves ele atirou nela primeiro por isso ela diz fala que não ouviu nada e a imprensa hem doidinha pra ferrar a policia como sempre. 9 opiniões
avalie fechar
Rodrigo Bandeira (1) 23/10/2008 07h55
Rodrigo Bandeira (1) 23/10/2008 07h55
Primeiramente, pedofilia não é crime. Pedofilia é o fato de um ser humano gostar/ter prazer com crianças.
Segundo, sobre o fato isolado, houve erros por parte da polícia, tanto nas negociações quanto não ter atirado no sequestrador em si. Quanto ao jornalismo sensacionalista, realmente, acham que brincam com a vida das pessoas, manipulam entrevistas, com delinquentes em potencial. Tenho certeza que isso foi o pior erro, atrapalhou tanto na negociação quanto no desfecho.
7 opiniões
avalie fechar
SHEILA BARROS DOS SANTOS (63) 23/10/2008 07h48
SHEILA BARROS DOS SANTOS (63) 23/10/2008 07h48
ela veio ate as cameras com visual de meninha mas em suas fotos na internet vemos outra nayara uma menina mulher bastante maquiada com rupas bem sensuais com direito a decote e tudo ate biquinho sex o moça faz na fotos da net..mas ontem tinha outra nayara uma menininha com ursinho na maõ me lembro o jeito dela ontem a suzana vom richthofen quando vinha dissimular na frente das camera.. vejam reparem bem o jeito de uma e da outra se naum sao bem parecidos ...ate os pais dela que eram separados resolveram voltar pois o pai de nayara fazia muito carinho no rosto de uma gordinha que com certeza deve ser a mãe de nayara pois elas tem um rosto parecido ..tambem senti essa moça meio que deslumbrada com aquele monte de cameras ali o olho dela brilhava muito para que tinha saido de um apt com um maluco a 5 dias... portanto acho bom a policia investigar isso bem pois nesse mato pode haver cachorro sem falar que ela naum ouvi mas tres vizinho e a policia ue estava lá ouviu lembre se que havia uma arma na casa que era do pai de eloa que lindenberg entao ele tinha duas armas uma da casa e outra dele 11 opiniões
avalie fechar
SHEILA BARROS DOS SANTOS (63) 23/10/2008 07h34
SHEILA BARROS DOS SANTOS (63) 23/10/2008 07h34
existem coisas muitos estranhas que aconteceram dentro daquele apt com pessoas que se comportaram muito estranhamente 1 nayara dizer quando chegava anoite eloá era posta no quarto para dormir e nayara e lindenberg dormia na sala mutio estranho esta menina dormi na sala com ele sozinha sem ter medo de ser atacada por ele,.....depois ela aparecer na janela de oculos escuro no meio de um sequestro oque faz um jovem que esta na mira de uma arma procuras um oculos de sol colocar no rosto para depois aparecer na janela.. naum entendi essa do oculos... depois sua mae disse que autoizou ir ate as escadas autorizou e o pai dela no dia disse que a ma~e atorrizo sim mas sem o concentimento dele a minha mulher tomou essa decisaõ sozinha sem me perguntar e só ha fitas que ele fala claramente isso depois ela em pleno hospital no meio dessa bagunça toda ficar dizendo que quer conhecer o alexandre pato um jogador de futebol se fosee uma criancinha tudo bem mas uma garota de 15 anos no dia do velorio e enterro da amiga se preocupar em conhecer jogador é o fim né...se todos estavam se perguntado se o policia ouviu ou naum o tiro porque ela nayara ja no dia seguinte naum disse nada fico enrolando dias para falar que naum ouve tiros mas para dizer que queria conhecer jogador ela teve boca para dizer há todos no hospital... depois o fato de ela aparecer ontem usando um visual de menininha com direito a ursinho e tudo mas na fotos que ela mostra na internet ela parece uma mulher com continua 8 opiniões
avalie fechar
Sérgio Tadeu Muniz (1) 23/10/2008 07h30
Sérgio Tadeu Muniz (1) 23/10/2008 07h30
Traduzir todo este acontecimento através de uma indenização é uma hipocrisia.
Traduzir em indenização o fato acontecido, onde todos ficaram chocados com o desfecho que até então parecia que iria ocorrer dentro da maior normalidade possível, é de uma ignorância sem precedentes.
Não podemos deixar de ficar horrorizados com o fato é lógico, mas quantas Eloás não pssam por esse mesmo acontecimento diariamente ? Quantas mulheres são vítimas de maridos e namorados. Talvez não com o mesmo desfecho, mas com consequencias também irreversíveis para a pessoa.
É impossível criticar a ação policial. Ainda creio e muito na polícia que temos. São verdadeiros heróis, que ganhando muito pouco arriscam suas próprias vidas para tentar salvar pelo menos uma. Até mesmo a vida do bandido eles procuram preservar, mesmo sabendo do caos que a carceragem brasileira vive.
A menina Nayara, deve refletir muito sobre seu depoimento e quem sabe não se lembre de uma detalhe que possa fazer a diferença e não comprometer ainda mais as pessoas que ficaram também as mesmas 100 horas em Santo André tentando libertá-la e numa próxima entrevista, também toda sorridente, possa descrever novamente o acontecimento. Não procuramos culpar alguém e nem isentar outros, mas sim ser o mais justo possível.
7 opiniões
avalie fechar
Edson Oliveira (1) 23/10/2008 07h05
Edson Oliveira (1) 23/10/2008 07h05
parab´nes por este espaço para os leitores sem opinião
avalie fechar
W N (8) 23/10/2008 06h56
W N (8) 23/10/2008 06h56
João Paulo Gomes, você está equivocado. Sabia que muitas crianças sofrem abusos sexuais COM a permissão/omissão dos pais (que por vezes também abusam de menores)? Pois é Você acredita mesmo que é SAUDÁVEL uma menina de 12 anos namorando um homem de 19 anos? Aliás, SE ele fosse um homem NORMAL não se interessaria por uma CRIANÇA. SE a família dela fosse NORMAL não permitiria essa relação doentia. Enfim eu acho que cada um colhe aquilo que planta. 4 opiniões
avalie fechar
henrique bodim (1) 23/10/2008 06h32
henrique bodim (1) 23/10/2008 06h32
Tem muitos fatos paralelos neste caso. Eloa salvou 7 vidas com a doacao de orgaos, o pai de eloa e foragido, o linderbeg nao fala com o pai a varios anos, e o pai dele é casado com 7 mulheres e tem 13 filhos. So falta mostrar no exame que a Eloa ta gravida. Nayara ta aproveitando da situacao para ganhar fama e dinheiro. E Provavlemente daqui tres anos deve posar na playboy ou participar da brasileirinhas. Acho que se a policia tive-se matado o linderbeg, a policia teria sido alvo dos direitos humanos, igreja, acao social, etc. E o linderbeg era inocente n podia ter sido morto. Isso pq a policia salvou duas vidas! Mas Linderbeg mata uma pessoa, fere outra. Pq a policia invadiu, ele fica neutro e a policia culpada. Sera que n é o advogado q falou pra Nayara, falar q n ouviu tiro? O advogado ta interessado no dinheiro, pq ele vai ganhar 15% de 2 milhoes, pq linderbeg falou que atirou. Na minha opniao, muita polemica por um caso pequeno, sendo que tem coisas mais importantes para discutir, e n é levando no gugu, fastao e fantastico para sensibilizar o povo. sem opinião
avalie fechar
Luciano Filgueiras (18) 23/10/2008 06h28
Luciano Filgueiras (18) 23/10/2008 06h28
Continuo questionando: Por que a Polícia foi se envolver neste caso? O rapaz não tinha antecedentes e nem solicitava resgate; era um problema de ordem puramente emocional, jovem apaixonado. Voces acham que se ele quisesse matar a garota iam se passar mais de três dias ou ainda teria permitido a volta da amiga da Eloá? Situações como essas é para os parentes resolverem e não Polícia. Outra questão: Para que tanta cobertura jornalística? Será que a imprensa não tem qualquer responsabilidade neste desfecho lamentável? Quem agora vai dar assistência psicologica para essas famílias? E quem pagará as indenizações financeiras que cabem ao caso? 2 opiniões
avalie fechar
claudia pessoa (36) 23/10/2008 06h05
claudia pessoa (36) 23/10/2008 06h05
Alem de toda confusao do desfecho deste caso, me chama a atençao ainda mais o retrocena da historia que todo o Brasil acompanhou pela TV.
O pai da vitima e um suposto assassino foragido da policia reconhecido quando era atendido naquela emergencia. o culpado vem reconhecido tambem em TV por seu pai desaparecido a 20 anos atras...
O que mais falta para enriquecer ainda mais essa tragedia que ja esta quase quase virando uma comedia???
2 opiniões
avalie fechar
Joao Paulo Gomes (3) 23/10/2008 05h05
Joao Paulo Gomes (3) 23/10/2008 05h05
Pedofilia???? fala sério!!!! alguem tem Aurélio em casa??? vão buscar conhecimento e verão que pedofilia é quando esxiste abuso, quando a criança é vítima, é molestada, é prejudicada, é traumatizada pelo agressor, ali houve um relacionamento que ambos conscentiram e inclusive as familias....senão, a famíla, amigos e parentes de Eloá já teriam denunciado o fato.... 17 opiniões
avalie fechar
A ostentação da Polícia Militar Paulista foi desmentida pela jovem Nayara, no depoimento ainda dentro do Hospital, vítima do seqüestro que também originou a morte de Eloá! Mas, antes já havia sido contratado o perito Molina pela Rede Globo que também não conseguiu identificar nenhum disparo ante da entrada. Mentira tem perna curta, principalmente as sem razão de ser, de existir, pois a ação da Polícia era uma ação legitima e não precisava de nenhum aguardo, de nenhuma mentira, e sim da decisão de adentrar ou não no apartamento onde estavam as jovens reféns. Em busca de uma ação mais acertada, houve fatores errôneos! Principalmente o retorno de Nayara no cativeiro, mas é preferível uma dura verdade a uma doce mentira! Bastaria que tivessem justificado a entrada com base nas escutas telefônicas expostas na mídia onde o Lindemberg, demonstrava resistência e mandava que os policiais entrassem. Neste exato momento o Capitão negociador disse com convicção ao Promotor de Justiça que lá estava, é assunto de suicida e é natural que quem quer suicidar, quer também por fim ao assunto que o atormenta! Pois ele o Lindembeg havia dito e expressado insatisfação de viver dizendo que não tinha nada mais a fazer, este era a justificativa da PM e não mentira! Para que mentir em uma ação legitima com todos a favor da ação? São perguntas sem respostas, que como estas que desacreditam a sociedade. São fatos imaturos e sem razão que causam temor na sociedade paulistana. 48 opiniões
avalie fechar
Cynthia Carvalho (15) 23/10/2008 03h02
Cynthia Carvalho (15) 23/10/2008 03h02
E temos uma moça de 15 anos morta e uma das causas dessa morte com certeza, foi o erro da polícia em ter invadido a casa daquela maneira. O que temos que esperar? Bom, nada, mas devemos agir não acreditando no que a mídia impõe e não acreditando na versão da polícia se esta estiver contrária a de Nayara, pois quem tem interesse nisso é a polícia e não a menina. 33 opiniões
avalie fechar
Cynthia Carvalho (15) 23/10/2008 03h01
Cynthia Carvalho (15) 23/10/2008 03h01
A culpa não é de uma única pessoa, de um único Orgão, de um político apenas, da mídia somente. O que temos que ter em mente é o chamado "efeito dominó". Muitas outras causas anteriores contribuiram para esse final. A mídia errou, a polícia, não me recordo de nenhum momento igual a esse em que a polícia estivesse preparada, a polícia do nosso país é totalmente despreparada para o que quer que seja e prova disso são tantos seqüestros que terminam dessa mesma maneira. Esse cara estava obcecado pela menina, o que "deu" a ele transtornos psiquiátricos; talvez por não ter cultura nessa área, ele não percebeu em momento nenhum que estava ficando doente e precisava de terapia. Mas agora Nayara nos informa que houve tiro somente depois da invasão da polícia e que houve somente um tiro por parte do cara e os outros três? Não há outra explicação se não a de que a polícia atirou e pode ser os mesmos tiros que pegaram as duas jovens já que foram 4 balas ao todo encontradas no corpo das duas. Eu sinceramente acredito que o rapaz não ia matar a moça, por estar obcecado por ela, ele poderia ficar algum tempo com ela, que era o que ele queria e depois se entregar, foi ele mesmo quem disse que só queria ficar mais tempo com ela, queria jantar com ela, queria estar com ela e era só isso. Agora temos um cara de 22 anos na cadeia que não está bem psicologicamente e que talvez se suicide ou muito provavelmente será morto. 39 opiniões
avalie fechar
MARCOS MARTINS (8) 23/10/2008 01h40
MARCOS MARTINS (8) 23/10/2008 01h40
Nesse caso,queiram me desculpar os amigos da imprensa, mas nao quero aqui defender esse psicopata que tirou a vida daquela adolescente e feriu a outra nao, como ele mesmo falo" so queria ficar um determinado tempo ali dentro do apartamento com ela", creio que a imprensa tem uma grande responsabilidade sobre esse tragico desfecho desse caso, pois a imprensa nao deu tregua e ficou em cima deste o comeco, dando uma enorme importancia a um caso que poderia ter terminado de outra maneira, pois o rapaz ao sentir e ver atraves da televisao noticiario o dia inteiro, sobre aquilo que estava fazendo, si sentiu dono da situacao e talvez ate como celebridade na mente dele, e claro, por isso foi levando o caso daquela maneira dia apos dia, sinto muito amigos mas ouve erros tanto da policia como tambem da forma de cobertura por parte da imprensa com relacao a esse caso. 18 opiniões
avalie fechar
Ilka Barros (1) 23/10/2008 01h36
Ilka Barros (1) 23/10/2008 01h36
Realmente concordo com uma das pessoas que achou o gesto da Mayara de uma pessoa que tinha bastante apreço pela sua miga Eloa. Mas hoje ao vê a aparição da mesma e antes mesmo de ser divulgada a entrevista na tv após seu depoimento, o seu advogado dizer que vai pedir uma indenização ao governo no valor de 2 milhões de reais, nos passou a sensação de um aproveitamento diante da tragédia ocorrida. Tb ficou claro que mesmo após e em pouco tempo do ocorrido os familiares da Nayara não estão mais preocupados com a dor da familia da amiga da mesma e sim em procurar usufruir do caso. Lamentável! 10 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (384)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 10 11 12 13 14 15 16 17 18 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página