Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Dengue

Epidemia de dengue assusta a população do Rio; hospitais militares vão prestar atendimento


Mais resultados: Anteriores 9 10 11 12 13 14 15 16 17 Próximos
Comentários dos leitores
Rui Ruz Caputi Caputi (1955) 25/03/2008 20h53
Rui Ruz Caputi Caputi (1955) 25/03/2008 20h53
Já ouviram falar da dengue tipo 4? Ela está em alguns paises vizinhos do Brasil, leva milhoes de pessoas a infecção, felizmente aqui ainda não chegou, mas com certeza ira vir, mais cedo ou mais tarde.
É apenas uma questão de tempo para que o vírus do tipo 4 da dengue chegue ao Brasil. A afirmação é do epidemiologista da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) Paulo Sabroza, feita nesta terça-feira em reunião na fundação para discutir a epidemia da doença.
Presente em países com a Venezuela e ainda não disseminado no Brasil, o vírus 4 pode ocasionar quadros de epidemia ainda mais graves que o deste ano, segundo Sabroza, já que a população do país ainda não está imune a ele.
"A questão não é mais se [o vírus 4] entrará ou não no Brasil, mas quando. Ele pode entrar em qualquer momento, mas é impossível dizer quando", afirmou.
Segundo Sabroza, o vírus 4 não é o mais grave dos tipos de dengue, mas pode causar "uma epidemia de milhões de pessoas se não for combatido".
Apesar de haver controle nas fronteiras do país, o epidemiologista da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) Roberto Medronho afirmou que não há como impedir a infiltração do tipo 4 no Brasil.
"Poderemos ter um quadro de maior magnitude se entrar o vírus 4", afirmou Medronho.
O Brasil já tem os tipos 1, 2 e 3 da dengue disseminados. Os três já atingiram a população do Rio, que ainda está suscetível ao tipo 4.
5 opiniões
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (1955) 25/03/2008 20h23
Rui Ruz Caputi Caputi (1955) 25/03/2008 20h23
Com a palavra a Fiocruz:

"Em tese, era de se esperar que não houvesse nenhum caso de morte", disse o médico clínico e infectologista da Fiocruz Antonio Sérgio da Fonseca. "Havia um despreparo completo da rede de saúde do Rio".
A gravidade do surto de dengue registrado este ano no Rio está relacionada, para os especialistas, a dois fatores: o retorno, após cerca de cinco anos, do vírus do tipo dois da doença e a demonstração que o Estado ainda pode enfrentar situações piores.
"É a mais séria epidemia que já tivemos no Rio. Não pelo número de mortes, mas porque é um marcador do que ainda pode vir", disse Paulo Sabroza, epidemiologista da fundação.
4 opiniões
avalie fechar
Miriam Sartori (64) 25/03/2008 18h24
Miriam Sartori (64) 25/03/2008 18h24
Sr.Dr.Antonio Andrade, a cidade onde moro, cujo comentário abaixo o Sr. deve ter lido, é uma cidade situada no sul de SC. Cestos de lixos, não faltam. Avisos, também não. Propaganda educativa, vemos nos canais televisivos todos os dias e não é de agora. Quando eu era mais jovem, uma propaganda ficou marcante na minha mente. Dizia: "Povo desenvolvido é povo limpo".Acontece que, poucas pessoas dão mérito a eles. A maioria, simplismente é indiferente. Se o proprietário de um terreno baldio, fosse multado pelo lixo jogado alí? - Com certeza ele iria recintar melhor seu espaço. Se as casas, os edifícios fossem multados pelo lixo acumulado enfrente a eles? Com certeza iriam limpar e vigiar. Se as pessoas que passeiam com seus cachorros pelas praias, indiferentes aos avisos proibitivos, ou mesmo aquelas que passeiam com eles pelas ruas e não recolhem as fezes dos mesmos, como fazem em "Países desenvolvidos", fossem multadas? - Se a prefeitura recolhesse os cachorros abandonados pela cidade, e são muitos?Se as pessoas fossem obrigadas a reciclarem os lixos, como fazem em muitos Países "desenvolvidos"? -Se os Municípios de todo o País tivesse um plano regulador de habitação, com certeza, no Brasil, não existiria favelas, mas sim, casas populares. Sei que o Municipio não tem condições de entrar nas casas das pessoas para verificar vasos com flores, etc, mas tomar providências, sim, em caso de denúncia. Estamos dentro de uma epidemia séria. 8 opiniões
avalie fechar
Miriam de Paula (1) 25/03/2008 17h48
Miriam de Paula (1) 25/03/2008 17h48
SAO PAULO / SP
É muito engraçado atribuir somente a este governo o desleixo com a saúde pública. Assim como é difícil melhorar as condições de saúde, é também difícil que ela fi que tão ruim de uma hora para outra. Ou já se esqueceram do nosso querido amigo ex-ministro da saúde José Serra. Quem trabalha na área da saúde pública, como eu, sabe bem como ficamos sob seu governo. sem opinião
avalie fechar
marcos gomes (12) 25/03/2008 17h43
marcos gomes (12) 25/03/2008 17h43
ora já estava demorando , ja estão tentando politizar a dengue, dizendo que a dengue é culpa do PT è muito mais facil acuzar do que procurar saber o motivo dessa ipedemia, que todo nós sabemos que o motivo disso tudo é por condições sanitarias da cidade, picinas e peneus abandonados agua parada e outros, que a responsabilidade de cuidar da cidade é da prefeitura ou do governo do estado, e não do presidente, que por sinal o prefeito pertence ao partido da oposição que vem adminstrando a saude e os orgão municipais com uma tremenda incompetencia, que agora tão tentando tirar proveito politico pra culpar o governo federal, alias a oposição tentan tirar proveito politico de tudo pra denegrir a imagen do governo federal, eles não lutam pelo povo ou pra o povo mas sim pelo partido ou por si mesmo.
sempre que vejo a tv é a mesma coisa oposição tentando atrapalhar os planos do governo em beneficio do povo, porque esles acham uma ves ajudando o povo eles perderaão voto com isso nas praximas eleição. e por isso e outras o tanto empenho em denegrir a imagen do governo.
sem opinião
avalie fechar
Wagner Orti (97) 25/03/2008 17h02
Wagner Orti (97) 25/03/2008 17h02
A matéria é totalmente tendenciosa. Claro que no governo Lula teem mais mortes que no anterior, e no pròximo governo teremos mais já que a doença evoluiu para o tipo hemorrágica (a que mata). o que deve ser comparado é se os casos cresceram ou não.
Pela materia devemos entender que as mortes no Rio é culpa do Lula? Então qual o motivo dos casos terem diminuidos no restante do país e só o Rio, sempre ele, estar um caos.
o Cesar Maia é um palhaço e os cariocas um bando de imcompetentes que só andam nas costas do resto do país, só fazem passeata na praia e o0 governo federal paga o PAN, a segurança com a guarda nacional, o PAC nas favelas, o socorro na saúde com os militares e até o patrocinio do Flamengo. E é Lula ainda é vaido. O Rio merece o Cesar Maia, devem reelege-lo e afundar de vez.
25 opiniões
avalie fechar
Mario Neto (7) 25/03/2008 16h21
Mario Neto (7) 25/03/2008 16h21
Somente para desnudar ou desmascarar este blog e a Folha online:Sob FHC, febre amarela matou mais do que no governo Lula. Esta notícia não foi divulgada da mesma forma como foi a notícia da dengue. Interessante! Muito interessante! As estatísticas mostram que esta mídia se desmoralizou ao insistir no debate que transporta a crise da febre amarela da seara técnica para a esfera política. As matérias publicadas neste canal midiático por este blogueiro mostram com frieza tumular que a perseguição política substituiu o jornalismo sério e crível. Espero que publiquem meu comentário dessa vez. 2 opiniões
avalie fechar
Antonio Andrade (1) 25/03/2008 15h57
Antonio Andrade (1) 25/03/2008 15h57
RIO DE JANEIRO / RJ
Sou médico e fui Diretor de Vigilância Epidemiológica do Estade de SC. A situação da dengue no Rio é a típica tragédia anunciada e pelas próprias autoridades de saúde que tem a sua responsabiliade nesta epidemia. As ações de prevenção são do município, mas há uma distorção em todo o processo, porque a ação básica é a educação e a informação.. E toda a lógica está colocada como luta, combate, guerra contra o mosquito. Ora só vai existir o mosquito onde ele for CRIADO e ele não cai do céu nem aparece do nada. Então vamos parar de CRIAR o mosquito em nossas casas e nossos quintais. É humanamente impossível o serviço público fiscalizar cada quintal onde se guardam ou jogam latas, garrafas, pneus, ou cada sala, quarto o banheiro onde você cultiva a sua plantinha ou sua violeta. E é responsabilidade de todos a prevenção da dengue.. cada um em sua esfera.. O Cidadão, o Município, o Estado e o nível Federal... Só que não precisava deixar chegar no estado de calamidade que chegou... porque os doentes (aos milhares) e os mortos (caminhando para centena) estão aí... e não havia a necessidade de pagar este preço... somente um pouco de bom senso e boa vontade de cada uma das partes. 1 opinião
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (1955) 25/03/2008 14h33
Rui Ruz Caputi Caputi (1955) 25/03/2008 14h33
Nós brasileiros já estamos a ver esse filme. Eles fazem um estardalhaço ao anunciar medidas, números, e ações.
Mas daqui a pouco, a desgastante implementação, e a desanimadora execução entram em campo. E aí você vê que tudo não passou de uma encenação, foi tudo "para ingles ver".
Político e como batata doce e feijão : só na panela de pressão, que eles amoleçem e ficam aptos para a aceitação da população.
Quermos ve-los se mexerem, com ações efetivas, eficientes, e combatendo o mosquito. Nada de discurso, frases de efeito, ou chiliques estéricos. Queremos a redução imediata dos óbitos, atendimento hospitalar. Isso é o mínimo que a população merece. E as contas nos acertaremos nas eleições, e saberemos concretamente oque voces fizeram no verão passado.
6 opiniões
avalie fechar
Carla Aguiar (1) 25/03/2008 13h51
Carla Aguiar (1) 25/03/2008 13h51
SAO PAULO / SP
É inaceitável nos dias de hoje, pleno século XXI, não termos um atendimento decente em hospitais públicos e um saneamento básico eficiente, para que não se haja epidemias, como estamos acompanhando. O Sr. Coronel fez a gentileza em culpar em 70% da população pela epidemia da dengue que acontece no Rio de Janeiro. Pois bem, então temos que informá-lo que 100% de culpa de não se ter um pronto-atendimento eficiente nos hospitais, ou melhor, por não termos hospitais é do Gorverno (Federal, Estadual e Municipal), 100% de culpa em não termos um saneamento básico decente e eficiente é do Gorverno (Federal, Estadual e Municipal). A CPMF foi criada para que fosse aplicada em Saúde (mas cadê a Saúde da população?????). É triste ver pelas reportagens mães chorando com seus filhos nos colos, praticamente condenados a morte, esperando por um atendimento que não existe. É VERGONHOSO!!!!! 4 opiniões
avalie fechar
Miriam Sartori (64) 25/03/2008 13h47
Miriam Sartori (64) 25/03/2008 13h47
Moro em uma cidade lindissima. Cidade de praia, colinas, enfim, o panorama é de emocionar; mas, andando pelo calçadão da praia e pelas ruas adentro da cidade, é de chorar. Não sei se de raiva ou pena da natureza. Se encontra de tudo: de papéis...até matérias fecais, seja de animais irracionais, seja de animais racionais. Nos muitos terrenos baldios, quem estiver cansado da caminhada, pode perfeitamente repousar-se em um sofá velho e rasgado, claro!, ou...deitar-se em um colchão de espuma, também velho e faltando pedaços. E tem mais: da sacada do prédio onde moro, vi uma caixa de água aberta, pertencente a uma casa vizinha. Fui lá pessoalmente e chamei a atenção do caseiro, do perigo (dengue) que aquela cx. d'água podia trazer. Disse-me o caseiro, que iria tomar as devidas providências. Passou-se uma semana, e a caixa d'água, aberta. Avisei a Vigilância Sanitária telefonicamente e fui pessoalmente até a Prefeitura. A cx. d'água, continua lá, aberta. O quê fazer, quando nem mesmo as autoridades competentes, não tomam providências aos descasos dos civis? - E assim caminha o nosso Brasil...População porca, suja, indiferente (com algumas poucas exceções). Não é por nada que estamos sendo reprimidos nas fronteiras de outros continentes. 3 opiniões
avalie fechar
luiz dias (418) 25/03/2008 13h17
luiz dias (418) 25/03/2008 13h17
CLARO QUE O MOSQUITO DA DENGUE MATOU MAIS NO GOVERNO LULA QUE NO GOVERNO FHC.
NÃO PRA MENOS QUE ESTE MOSQUITO TEM BICO DE TUCANO, TRÁS NO CORPO AS ESTRELAS APAGADAS DO PT, E FAZ UM SUMBIDO QUE MAIS NOS LEMBRAM A IDELI SALVATI.
1 opinião
avalie fechar
OSCAR PARENTE DA SILVA (2) 25/03/2008 10h41
OSCAR PARENTE DA SILVA (2) 25/03/2008 10h41
TERESINA / PI
Quando um cidadão se sente lesado por algum motivo, ele logo procura um órgão competente para registrar a sua reclamação, e, na maioria dos casos, essa reclamação vem acompanhada de um pedido de indenização por perdas e danos.
Assistindo ao "BOM DIA BRASIL" da rede globo, deu pra entender claramente, nas palavras de Mírian Leitão, que a culpa pela epidemia de dengue no Rio de Janeiro é das autoridades, seja municipais, estaduais ou federais. Portanto a culpa pela morte de tantas pessoas, principalmente de crianças é dessas autoridades. PERGUNTO ENTÃO À IMPRENSA, OA MINISTÉRIO PÚBLICO, A OAB OU A NÃO SEI QUEM MAIS: Nesse caso em que se afirma que a culpa é das autoridades, portanto já foi decidido, QUALQUER CIDADÃO, QUALQUER PAI DE FAMÍLIA QUE SOFREU A IRREPARÁVEL PERDA DE UM ENTE QUERIDO PODE ENTRAR COM UMA AÇÃO CONTRA O ESTADO?
Pergunto isso, porque parece que é muito simples se falar que a culpa é desse, ou daquele e ficar por isso mesmo, ou seja, ninguem faz nada e a reportagem para por aí, não tem uma sequência. A população fica a "VER NAVIOS" e pagando com a própria vida que é tratada pelas autoridades apenas como simples números, e que servirão para candidatos brigarem lá la frente em campanhas eleitorais. SEI QUE A VIDA NÃO TEM PREÇO, MAS ATÉ QUANDO AS "AUTORIDADES" VÃO CONTINUAR COM ESSE JOGO DE EMPURRA-EMPURRA E SACRIFICANDO A VIDA DE PESSOAS INOCENTES? NÃO PODERIAM SER ELES TAMBEM CONSIDERADOS CRIMINOSOS? Fica aí essa pergunta.
1 opinião
avalie fechar
Roberto Corrêa da Silva (37) 25/03/2008 10h07
Roberto Corrêa da Silva (37) 25/03/2008 10h07
Com respeito ao que acontece nestes momentos, neste pais, digo ser um verdadeiro absurdo, as idéias e comparações feitas por pessoas que postam suas mensagens neste fórum, não sou um expert em política, mais pago religiosamente meus impostos, mesmo por que na faina endoudecida de arrecadação deste governo, não teria como não pagar, entendo que quem paga impostos efetivamente neste pais é a população mais carente, os marajas,politicos, empresarios, comerciantes, donos de industrias, importadores, são so grandes sonegadores, estes sempre dão aquele jeitinho de não pagar, sempre tem um amigo que da uma maõzinha e tudo fica bem, infelismente o povo arca com a carga maldita e fica assim nesta situação, enquanto os cachorros grandes, politicos administradores incopetentes brigam se destratam publicamente, a população pena, muitos morrem, e não é de hoje que isto acontece, não é no desgoverno LULA como também em outros tão incopetentes quanto os que agora, se empenham em tirar o seu da reta, afinal é o povo que esta se ferrando, é triste ver mulheres e homens idosos, chorando de dor nas filas destes hospitais que mais parecem açougues, crianças morrendo de uma doença que ja poderia ter sido irradicada neste pais, e não é somente a DENGUE, infeismente o que precisamos é qyue nosso POVO aprenda uregentemente a VOTAR, dar valor ao voto, olhar bem na cara do sujeito que na mair cara de pau, beija suas crianças durante a campanha, e depois vão se desenfiquitar. 5 opiniões
avalie fechar
Edvaldo Angelo (45) 25/03/2008 10h06
Edvaldo Angelo (45) 25/03/2008 10h06
O Brasil é um país estranho, tínhamos o Ministro da Dengue, agora, temos o Presidente da Dengue.
Com tantos recursos para destinados ao pagamento do mensalão não sobrou nada para combater a dengue.
sem opinião
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (1955) 25/03/2008 09h36
Rui Ruz Caputi Caputi (1955) 25/03/2008 09h36
O Pré Lula cuspiu para cima quando caricaturou o Serra como ministro da Dengue, agora colhe seu veneno com juros e correção. A incompetencia na saúde já se fez presente em diversas outras ocasiões mas agora está escancarada. São, infelizmente 116 vidas que foram ceifadas a mais que FHC, por má gestão da máquina pública. Priorizou-se as obras do PAC e minimizou-se o valor das vidas humanas de nossos compatriotas. Agora estamos nessa situação triste e amargurada. Existem bem mais valioso do que a vida? Se os cumpanheiro conhecerem, nos digam..... 14 opiniões
avalie fechar
JOSE DANTAS (20) 25/03/2008 09h25
JOSE DANTAS (20) 25/03/2008 09h25
É uma pena ver quer as autoridades competentes fiquem alheios aos problemas do seu povo, para os quais tem o dever de dar toda proteção, mas infelizmente, pelas conseqüências do descaso, a cada tragédia que vem a tona, ficam jogando a culpa no outro, e muitas vezes comemoram pelo problema ser de responsabilidade de alguém de outra sigla partidária.
Um dia, um bravo Tiradentes, nos seus últimos momentos de vida disse "Morro sem me arrepender do que fiz, mas certo de que um dia a canalha do rei será esmagada pelo patriotismo dos Brasileiros", e hoje muitos Brasileiros diriam "Vivo com orgulho de meu País, mas certo de que um dia a canalha de políticos incompetentes serão banidas pelo voto dos Brasileiros"
5 opiniões
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (1955) 25/03/2008 09h19
Rui Ruz Caputi Caputi (1955) 25/03/2008 09h19
O presidente LULA o mais dengoso de todos os tempos, está ganhando a milhas de distancia do FHC, está com 116 mortes a mais em suas costas e responde por todas. E seu mandatio ainda tem mais 2 anos! 5 opiniões
avalie fechar
valdemir souza (32) 25/03/2008 09h10
valdemir souza (32) 25/03/2008 09h10
só pessoas leigas que não sabem comentar uma critica diz que a dengue no municipio do RIO é culpa do lula. quer dizer que o lula é presidente do rio? santa ignorância ele tem o Brasil inteiro pra administrar, mas eu percebi uma coisa tudo que acontece de ruim é do lula e as boas que acontecem foi sorte ou seu Antõnio da esquina. se o prefeito gasta mau os recursos da prefeitura, ele poderia receber um trilhão, todos nós vimos os carros de combate a dengue jogados em um terreno vazio, e o argumento do prefeito é que só cabem 2 pessoas em cada carro não é suficiente? vai ver ele queria empregar parentes assessores etc.. 8 opiniões
avalie fechar
Victor Antunes (3) 25/03/2008 09h04
Victor Antunes (3) 25/03/2008 09h04
Hovesse maior dignidade e respeito pelas pessoas, francamente isto não estaria acontecendo. A emancipação da "Dengue" para epidemia, demonstra que no Brasil não há grandeza nos homens públicos. Todos "eles" amam mesmo é o poder. A troca de insultos só nos faz assistir espetáculos de desfaçatez política. Lamentável o ponto em que chegamos de desconstrução das instituições de saúde, e de penúria da população. É o caos. Lucilene-Cachambi 2 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (347)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 9 10 11 12 13 14 15 16 17 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página