Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Dengue

Epidemia de dengue assusta a população do Rio; hospitais militares vão prestar atendimento


Mais resultados: Anteriores 5 6 7 8 9 10 11 12 13 Próximos
Comentários dos leitores
Antonio Carlos Bressan (159) 31/03/2008 18h34
Antonio Carlos Bressan (159) 31/03/2008 18h34
Hoje, em um jornal, uma mãe com o filho no colo, em frente à um Hospital do Rio, dizia chorando e INDIGNADA: Numa epidemia de dengue como esta, NÃO TEM UM PEDIATRA neste hospital, para atender meu filho?
É o retrato da FALÊNCIA da saúde em nosso país e da INCOMPETÊNCIA das autoridades e dos governantes!
No mesmo jornal, mostrava o sofá de dois lugares do Supremo de 12 mil reais e os milhões gastos com os apartamentos VAZIOS dos "REPRESENTANTES DO POVO" em Brasília!
ESTAMOS PERDIDOS!!
25 opiniões
avalie fechar
FORTALEZA / CE
É TRISTE SÓ AGORA O GOVERNO ESTAR QUERENDO TAPAR O SOL COM A PENEIRA. É ÓBVIO QUE ESTAO QUERENDO IMPORTAR PEDIATRAS DE OUTROS ESTADOS, SE O SALÁRIOS DOS MÉDICOS PRATICADOS AI É DE MISÉRIA. EM VEZ DE ESTAREM FAZENDO ESTE PAPEL RIDICULO AI , DEVERIAM PAGAR OS MÉDICOS QUE AI SOBREVIVEM COM OS SALÁRIOS MAIS BAIXOS DO BRASIL. ISTO É UMA VERGONHA,TANTO QUANTO A QUE A POPULAÇAO ESTAR PASSANDO AGORA. É UMA PENA ISSO SÓ VIR Á TONA QUANDO Á POPULAÇAO É ACOMETIDA NO QUE DIZ RESPEITO A COISA MAIS IMPORTANTE: A SAÚDE. ISTO É LAMENTÁVEL E VERGONHOSO PARA ESTE PAÍS. 11 opiniões
avalie fechar
Renata Saintive (22) 31/03/2008 17h25
Renata Saintive (22) 31/03/2008 17h25
Concordo com Marilia e agradeco as informacoes.
O problema do Brasil eh justamente esse, esperar q tudo seja resolvido por alguem. Sempre eh mais facil criticar do q resolver. Esperar por uma vacina eh muito simplorio e ate muito conveniente. A dengue eh um exemplo claro de q se nao trabalharmos em conjunto nao seremos um pais descente nunca.
2 opiniões
avalie fechar
João Marinho (6) 31/03/2008 17h10
João Marinho (6) 31/03/2008 17h10
Na minha opinião, o maior culpado é o Estado do Rio, e o município. Pelo que sei, o Ministério repassa valores e diretrizes políticas, e cabe aos estados e municípios implementá-las. Se 12 Estados reduziram os casos e, nos outros, o aumento não chegou a ser tão severo quanto no Rio (talvez exceção do RN), então fica claro que o Rio não fez a lição de casa... 2 opiniões
avalie fechar
Anna Lins (71) 31/03/2008 16h45
Anna Lins (71) 31/03/2008 16h45
desculpa o desabafo, mas esse governo NÃO TEM VERGONHA NA CARA MESMO!!! cortou a verba da saúde em quase 50% pra sobrar pros "bolsas-votos"...e olha aí o resultado...que vergonha...crianças morrendo por causa da dengue em frente aos hospitais...por causa dos interesses eleitoreiros...lamentável!!! 8 opiniões
avalie fechar
Jader - (94) 31/03/2008 16h35
Jader - (94) 31/03/2008 16h35
POR ACASO OS GOVERNANTES CARIOCAS TIVERAM AULA MINISTRADA PELA CARLA PERESZ??!!!...
É MUITO MAIS BARATO INVESTIR O DINHEIRO PÚBLICO EM PREVENÇÃO DO QUE NO COMBATE DE EPIDEMIAS...
AGORA, VÃO GASTAR UMA GRANA PRETA PRA COMBATER ESTA EPIDEMIA (E PENSAR QUE O PREFEITO CÉSAR "EPIDEMAIA" HAVIA AFIRMADO QUE ENTREGARIA O MANDATO NO FINAL DESTE ANO COM OS COFRES CARIOCAS APRESENTANDO MAIS DE 1 BILHÃO DE REAIS EM CAIXA...!!!)
MEU DEUS, ME DIGA COMO UM GOVERNANTE DE UMA CIDADE PROBLEMÁTICA COMO A DO RIO DE JANEIRO CONSEGUIU A PROEZA DE NÃO INVESTIR ESTES 1 BI NAS VÁRIAS DEFICIÊNCIAS DA CIDADE, PARA ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE "DEIXAR ESTE DINHEIRO PARA O PRÓXIMO GOVERNANTE"??????!!!!!!!!!!!
50 opiniões
avalie fechar
Miryam Brandão (21) 31/03/2008 15h50
Miryam Brandão (21) 31/03/2008 15h50
É inacreditável...o estado do Rio ao invés de contratar médicos em carater de emergencia,
pagando um salário DECENTE agora vai requisitar profissionais de outros estados.É público e notório que no Rio os salários da rede pública são tão ruins que temos inúmeros médicos que preferem viajar longas horas para darem plantões em outros estados,pois compensa mais financeiramente.
Pagando bem não falta médico não,só não tem profissional quem não quer pagar por seus serviços.Sr Governador cumpra com uma de suas funções e proporcione, pelo menos nessa situação emergencial e vergonhosa,saúde de forma decente para a sua população.Eles votaram no senhor ...é o mínimo que eles merecem...seu respeito aos cidadãos do Rio de Janeiro.
15 opiniões
avalie fechar
Paulo Rêis (124) 31/03/2008 15h41
Paulo Rêis (124) 31/03/2008 15h41
É incrível.Enquanto as crianças morrem de dengue à porta dos hospitais do Rio de Janeiro, Lula e Cabral passeiam de helicóptero para inaugurar(pasmem) um aterro.
E o povão que grita e chora, infelizmente em 2010 vai votar neles ou em quem eles indicarem.É uma vergonha.
7 opiniões
avalie fechar
Guilherme Azeredo (1) 31/03/2008 15h34
Guilherme Azeredo (1) 31/03/2008 15h34
NITEROI / RJ
Lamento o fato de alguns (muitos) cariocas continuarem com essa ladainha de "Cidade Maravilhosa" quando se referem a uma cidade que possui menos de 10% de beleza. O Rio é a "cidade maravilhosa" da década de 30, onde a "cidade" se concentrava no que hoje corresponde a centro e zona sul e as outras áreas eram ditas rurais, com grandes campos verdejantes e nem se ouvia falar em traficante, bala perdida e sequestros-relâmpago. Estamos mergulhados no caos político e social. Inúmeros governantes que apenas se aproveitaram do poder e contribuíram para a destruição da cidade - afinal, agora se dá apoio para o surgimento de novas favelas (digo, comunidades)! Para não me alongar, concordo que em parte a culpa seja dos governantes - e isso abrange ao anteriores principalmente! Não se consegue gerir o caos instaurado a décadas! Mas o imensa culpa, os grande causadores desse tormento sem fim, somos nós, o povo. Nós que poluímos, que mal cuidamos, que menosprezamos nossa "ex-maravilha". Nós mesmo, porque seria hipocrisia me excluir e muito maior excluir a você que lê esse texto, que acha que é um santo, e que o mundo é injusto com pessoas como você. Está enganado, amigo(a). Pergunte-se se já fez algo real, de concreto em prol do bem maior. E não se vanglorie de colocar areia no pratinho das suas flores. 7 opiniões
avalie fechar
Fernando Azevedo (1) 31/03/2008 15h25
Fernando Azevedo (1) 31/03/2008 15h25
RECIFE / PE
Pediatra há 44 anos, vejo a especialidade mais importante do Brasil, aer cada vez mais desestimulada. Não ha nenhum interesse dos formandos em cuidar de crianças. É o profissional de medicina mais mal remunerado do Brasil. Querer importar Pediatras de outros estados chega ser cômico, pois cada dia somos menos. Qual seria a remuneração? No programa saude da familia (PSF) a Sociedade Brasileira vem numa luta enorme para conseguir incluir justamento o médico mais importante que é o Pediatra e não consegue. Santa ignorância deses politicos coruptos e que enojam a pátria. 5 opiniões
avalie fechar
Paulo Balduino (5) 31/03/2008 15h09
Paulo Balduino (5) 31/03/2008 15h09
Gostaria de fazer um comentario sem paixão...é evidente a falta de médicos especialistas para o combate a epidemia de dengue principalmente pediatras...mas a população tem o que merece...não se manifesta quando paga aos médicos esses salarios aviltantes nos serviço publico.Não vai pra rua protestar contra os governantes que ela elege e que são responsaveis diretos pela contratação de médicos e outros profissionais de saude.Mas essa mesma popualção.agora desesperada acho normal um jogador de futebol semi analfabet anhar fortunas.........acha normal um tecnico de futebol que mal sabe ler ganhar 200 mil reais por mes ou mais.....um desembargador ganhar 20 mil....artistas de TV faturando milhoes...e por ai vai....Pagando uma miseria aos profissionais de saude essa população vai realmente ficar nas filas..............morrer sem atencimento....etc.É uma questão simples....é o resultado de como a sociedade da importancia aos profrissionais de que ela precisa.Esta estoria ja era prevista....e tende a piorar...Lamentavel... coisa de pais subdesenvolvido. 8 opiniões
avalie fechar
rosana carrasco (183) 31/03/2008 14h11
rosana carrasco (183) 31/03/2008 14h11
ADOREI SEU COMENTÁRIO E REPREENSÃO A MINHA OPINIÃO E DE MILHARES DE PESSOAS QUE ESTÃO EXPOSTOS A ESSE CAOS E MORRENDO DE MEDO DE PERDEREM SEUS ENTES QUERIDOS A QQ MOMENTO.
É MUITO BONITO SUAS BELAS PALAVRAS E SEU TOTAL CONHECIMENTO DO PODE E DO QUE NÃO PODE, PORÉM SE REALMENTE TEMOS CIENTISTAS TÃO BRILHANTES E EMPENHADOS,O PAPEL DELES AINDA FICA SENDO A SOLUÇÃO PARA TANTAS DOENÇAS QUE DEVERIAM ESTAR ERRADICADAS DO PLANETA.
SE EXISTEM DIVERSOS TIPOS DE VÍRUS , CREIO EU QUE ELES DEVAM SER ESTUDADOS, PESQUISADOS E SOLUÇÕES ACHADAS, E QUANTO AO HOMEM ESTAR VANDALIZANDO O HABITAT DE SEI LÁ O QUE ISSO É TUDO A EVOLUÇÃO QUE OS PRÓPRIOS CIENTISTAS GERAM NO DIA A DIA.
COMO A SENHORA MESMO DISSE, EU SOU UMA PESSOA DESINFORMADA E REALMENTE SOU E ESTOU TENTANDO DE TODAS AS FORMAS PENSAR EM ALGO PARA ESSE PESADELO TER FIM, QUE ME DIZ ENTÃO JÁ QUE É UMA EXPERT NO ASSUNTO, AO INVÉS DE ESTAR CRITICANDO ALGUÉM POR SEUS PEDIDO DE SOCORRO , ENFRONHE-SE MAIS E VOLTE COM SOLUÇÕES REAIS QUE SALVE TANTAS VIDAS E DEIXE PARA UM MOMENTO OPORTUNO SUAS DISSERTAÇÕES TÃO MORALISTAS E CRÍTICAS.
NÃO DISPERDICE SEU TEMPO CRITICANDO E SIM ACHANDO SOLUÇÕES, O PLANETA AGRADECE.
4 opiniões
avalie fechar
Paulo de Campos Borges (6) 31/03/2008 14h05
Paulo de Campos Borges (6) 31/03/2008 14h05
Concordo plenamente com a sra. Marilia. A responsabilidade maior pela epidemia da dengue está na população. Alguém se lembra da revolta da vacina, há mais ou menos um século, na cidade do Rio de Janeiro? 2 opiniões
avalie fechar
Júnio Pinheiro (5) 31/03/2008 13h59
Júnio Pinheiro (5) 31/03/2008 13h59
BELO HORIZONTE / MG
O que acontece, não só no Rio de Janeiro, mas em todo o país, é que as pessoas geralmente pensam que "certos problemas" não vão acontecer com elas, e por isso não tomam uma providência antes de uma "bomba" explodir. Aí... Como o país tem vários "Governantes Competentes" fica esse joguinho de empurra, um apontando para outro como culpado.
Mas, antes de tudo devemos lembrar que também somos culpados, como já diz o ditado: "Cada um tem o que merece".
Claro, que é muito triste ver essas mortes, mas é importante que percebermos o erro para evitar essa "bomba" no ano que vem.
14 opiniões
avalie fechar
gutemberg Junior (3) 31/03/2008 13h35
gutemberg Junior (3) 31/03/2008 13h35
Chega a ser cômico o nosso governador dizer que vai contratar médicos de outros estados para trabalhar no RIO.Com a merreca que se paga por plantão no estado,duvido que alguém se aventure a sair do seu local ,para ganhar com certeza muito menos,e trabalhar em locais sem a mínima condição de segurança. sem opinião
avalie fechar
Elias Rezende (1) 31/03/2008 08h21
Elias Rezende (1) 31/03/2008 08h21
RIO DE JANEIRO / RJ
Incrível como o povo só fala bem do Rio quando ele está sediando algum evento importante ou participando de algo que traga nome a cidade ou país. Esquecem que se todos se unirem em favor do Rio poderão juntos combater esse mau que hoje ronda a cidade MARAVILHOSA. Então pessoal parem de ficar aqui falando mal dos governantes que nós escolhemos e vá fazer sua parte, lute você também contra a dengue. O tempo que você está aqui digitando textos difamando o Rio você pode ajudar uma pessoa infectada ou esvaziar focos que até mesmo em sua casa pode ter. 14 opiniões
avalie fechar
JEQUIE / BA
Sugiro para as autoridades sanitárias do Rio, que na emergência da atual crise da Dengue, se está faltando médicos para atender a demanda, por que não solicitar ajuda dos estados vizinhos Minas e São Paulo?
Estes dois estados além dos médicos da rede pública, possuem ainda vários profissionais nas forças militares estaduais. Porquê não? Não estamos em crise!..
5 opiniões
avalie fechar
Marilia Shiraiwa (52) 30/03/2008 22h33
Marilia Shiraiwa (52) 30/03/2008 22h33
Dona Rosana eu não tenho por hábito de postar frequentemente comentários em blogs, pois vejo tanta desinformação, que desanimo, mas a senhora tocou num ponto que me chamou a atenção e tomo a iniciativa de discordar. As tentativas de armadilhas atrativas para mosquito da dengue serão inúteis do ponto de vista da saúde ambiental, pois se o ser humano não se incomoda com o mosquito em sua casa e não toma providencias para mantê-la limpa, os cientistas pouco podem fazer, pois a educação em saúde ambiental necessita da ação individual para a coletividade, minha casa, sua casa, nossas casas refletem nosso conceito de meio ambiente e nossa educação para com ele. Vacina contra a dengue? As variantes do vírus não permitiram até agora uma vacina efetiva por isso ela não pode ser aplicada. Dengue não apresenta as mesmas características da paralisia infantil, da febre amarela, do sarampo. Com relação a sua busca na internet com relação ao gênero Saimiri, primata de pequeno porte presente nas florestas tropicais (por sinal um animal extremamente inteligente e habilidoso a senhora não imagina quanto), ele não é o culpado, o único vilão e não deve ser exterminado, quem invade seu habitat até então em equilíbrio é o homem, com o desmatamento, a expansão da fronteira agrícola, os culpados somos nós a sociedade humana, não a senhora especialmente, mas nossa espécie. Ele (o primata) é um vetor para a febre amarela doença esta sim facilmente evitável com a vacina, que está urbanizada pelos fatores acima descritos. Se nós somos os responsáveis por estarmos trazendo as doenças silvestres para ambientes urbanos que tal uma extinção em massa da espécie Homo sapiens? Quanto às doenças pré-históricas como à senhora diz, estas eram controladas por outros fatores que não se aplicam aos aglomerados urbanos atuais. A ciência não tem condições de responder de forma imediatista desejos e exigências como a senhora expressa em seu comentário. Com relação a dengue no RJ infelizmente ela atingirá os susceptíveis, ou seja, aqueles que ainda não contraíram a dengue e neste grupo enquadram-se as crianças, pois a maioria dos adultos já foi infectada e está aparentemente a salvo.
De qualquer forma fica meu agradecimento pelas suas confusas e desinformadas opiniões, pois se a senhora não as tivesse postado, eu não as teria lido e não teria me sentido estimulada, após uma tarde de trabalho, lhe mostrar os seus equívocos. Foi uma oportunidade feliz para mim do "bloco dos cientistas" difundirem para a senhora (comunidade) um pouco do conhecimento (é uma gota d'água), mas as gotas d'água consolidam o oceano, o conhecimento também é assim.
22 opiniões
avalie fechar
joao nascimento (116) 30/03/2008 20h42
joao nascimento (116) 30/03/2008 20h42
EStava lendo uma reportagem sobre a Dengue e outra sobre o Dossiê, e ao analisar a reportagem da revista VEJA de hoje, cheguei a concluir que LULA é um especialista em jogo de cena.
Que, "ao levar Dilma à vitrine, Lula empurrou seu principal poste no gramado muito antes do prazo regulamentar. Súbito, a craque do escrete petista ganhou a aparência de um zagueiro de várzea. Pôs-se a distribuir caneladas. E a defender-se dos revides.

A repórter Vera Rosa divulgou que LULA acordou para o "erro", o Planalto prepara-se para arrancar Dilma da vitrine. A ministra vai voltar à prateleira. Pode ser tarde demais. Agora, é a oposição que não quer que a mãe do PAC saia de campo. Ou, por outra, quer que ela seja retirada de maca.
E é claro, com tantas pessoas recebendo bolsa-família, UNE e Sindicatos recebendo rios de dinheiro do governo, e com a popularidade em alta, já que está fazendo comicio de inauguração de projetos, logo vai convocar todos para sairem na rua para pedirem para ele se candidatar o 3º mandato.
De resto, quem conhece a lógica das campanhas, enxerga no suposto "erro" de Lula uma dose de estratégia. Imagina-se que o presidente, político experimentado, não expôs Dilma de graça. Recorda-se um raciocínio exposto pelo professor Leôncio Martins Rodrigues, em 22 de janeiro de 2007, numa entrevista ao repórter Gabriel Manzano Filho.
6 opiniões
avalie fechar
Marcos Garcia (14) 30/03/2008 20h31
Marcos Garcia (14) 30/03/2008 20h31
O Rio de Janeiro de maravilhoso tem pouca coisa se comparado com os cortiços que lá existem. Dentro destes cortiços há falta de uma série de coisas, entre elas a educação de boa qualidade, que inclui os cuiadados básicos de saúde. É uma pena que uma cidade que já chegou a ser a Capital da República seja notícia na TV por conta deste e outros problemas, que são repetitivos. Dia após dia os problemas e as supostas soluções se repetem. A saúde pública é só mais um exemplo da má educação do povo e da negligência das autoridades, que vêm a ser os mesmos, entra governo, sai governo. A operação "pé na porta" vem tarde. As autoridades não querem se entender porque na maioria das vezes são orgulhos e preferem empurrar a culpa para a esfera local e a local empurra para a federal e assim por diante. Eu não fico mais pasmo, pois já percebi que o nosso país, que inclui o RJ, está entregue à sorte. E pior do que isto, as pessoas do povo não tomam uma atitude. Preferem ficar reclamando, esperando atendimento quando deveria os médicos estarem de serviço, principalmente em situações como esta. Não dá mais para esperar. As autoridades são pagas para cumprir e fazer acontecer, nem que precise se meter o pé na porta. Mas, num país democrático e tolerante como o nosso, a dengue é mais uma coisa a se tolerar, assim como a violência, falta de ensino de qualidade, falta de saneamento, problema de transporte. Vamos esperar que um dia a democracia responsável e consciente renascerá. 1 opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (347)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 5 6 7 8 9 10 11 12 13 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página