Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Dengue

Epidemia de dengue assusta a população do Rio; hospitais militares vão prestar atendimento


Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Próximos
Comentários dos leitores
DENISE bertolote (2) 05/04/2008 07h12
DENISE bertolote (2) 05/04/2008 07h12
CAMPINAS / SP
bom dia! acho que os cientistas deveriam tentar fazer uma vacina contra a dengue,pois para isso tem que ter investimentos e o governo está ai pra isso o tempo que gastou tantos milhões em canaval,ajudasse nesse sentido.más aqui é o Brasil né. 19 opiniões
avalie fechar
paulo goiano lago (1) 04/04/2008 22h42
paulo goiano lago (1) 04/04/2008 22h42
nao tem medicos uma ova faltam salarios dignos como para os promotores de justiça por exemplo 15 opiniões
avalie fechar
antonio goncalves (458) 04/04/2008 21h38
antonio goncalves (458) 04/04/2008 21h38
gente eu nao acredito quainda existe gente mais tao negativa etao pessimista como este andres calil 2 , o cara e tao azarento que fica querendo mais dengue,lepra tudo que ededoenca feia p/o brasil,cara mim desculpa mais vc e um cara muito infelizde tua vida , nao tem nada dentro dessa tua cabeca, a nao ser coisas ruins,caramim desculpa mesmo ta,mais qdoli oquevcescreveu achei ridiculo enao seio comouma pessoa tem coragem defalar umas coisas dessas...valeu masi desculpa teque falar isto..abracao 14 opiniões
avalie fechar
Roberta M. dos Santos (2) 04/04/2008 09h02
Roberta M. dos Santos (2) 04/04/2008 09h02
SAO BERNARDO DO CAMPO / SP
Bom, daqui a pouco vão postar:
" Mosquito da Dengue para Presidente!"
-________________________-!!!!!
Pois é , o primário não faz milagres... zzzzzzz
3 opiniões
avalie fechar
Andres Calil (2) 03/04/2008 22h21
Andres Calil (2) 03/04/2008 22h21
SAO PAULO / SP
Vai formar fila de médicos cubanos doidos pra vir "ajudar" os brasileiros, e chegando aqui desaparecer para nunca mais precisar voltar para aquele inferno que é Cuba.
Não entendi o comentário petista abaixo... Pô, com o PT governando o país é que essas doenças começaram a se alastrar... Isso é um problema NACIONAL não estadual... Aliás, com o PT nós ganhamos a Febre Amarela e... pasmem... Lepra!
Isso mesmo, somos agora um dos únicos CINCO países no mundo onde ainda existe a lepra...
Vergonhoso.
15 opiniões
avalie fechar
Andres Calil (2) 03/04/2008 22h17
Andres Calil (2) 03/04/2008 22h17
SAO PAULO / SP
Vai fazer fila de médicos cubanos querendo vir "ajudar os brasileiros"... E chegando aqui eles somem pra nunca mais terem que voltar pro inferno em que vivem. 23 opiniões
avalie fechar
Maria Helástica (13) 03/04/2008 13h39
Maria Helástica (13) 03/04/2008 13h39
Falando sério, prezados confrades, estão todos enganados. Conforme disse ontem em comentário que o moderador escamoteou (esse é uma figura!), a culpa da dengue no Rio é da estação de tratamento de água do Guandu. Seguinte:
1) - Embora alguém aí diga o contrário, o mosquito da dengue só gosta de água limpa, e até por isso Gilse Campos, comunicadora das bem informadas, chamou-o enfaticamente de mosquito de Primeiro
Mundo.
2) - E daí? Daí é que Guandu é a maior estação de tratamento de água do planeta. Ano passado entrou para o Guinness Book, dia 25/9, em solenidade com o governador Cabral (pesquisar no Google "guandu maior mundo", JB e outros).
3) - A culpa é dela porque produz a maior quantidade de água tratada do país (fora Ribeirão das Lages e Rio Douro) que abastecem o RJ com água de primeira qualidade. E água limpa é o que o danado do moquito mais adora. Está descoberta a culpada! E, como sempre, que Deus lhes dê em dobro tudo aquilo que a mim desejarem. De Maria Helástica - 13h39 - JF-MG
4 opiniões
avalie fechar
Roberta M. dos Santos (2) 03/04/2008 13h08
Roberta M. dos Santos (2) 03/04/2008 13h08
SAO BERNARDO DO CAMPO / SP
Quanto blá blá blá...
Já fugiram do tema há tempos.
Deixemos o palanque eleitoral e nossos discursos politicamente corretos de lado.
O problema da Dengue no RJ é problema do país Brasil, dos governantes sim em todos os escalões e PRINCIPALMENTE da população que é desorganizada e suja ( incluo SP também e todos os demais estados sim!)
Dengue é sinal de água parada, e pessoas que SABEM que fazem algo errado ou não fazem o certo.
Para uma segunda estância de chegar a ulpa do governo, primeiramente a culap MAIOR é nossa mesmo, que somos sujos e deduzimos que não acontecerá "comigo". Maltido achómetro que temos!
8 opiniões
avalie fechar
Romeu Fossati (4) 03/04/2008 12h55
Romeu Fossati (4) 03/04/2008 12h55
SAO PAULO / SP
Havia no Rio, acho que desde o tempo de Oswaldo Cruz, o "Mata-Mosquito", que vinha nas casas e jogava um líquido com óleo em bueiros, poças, etc.. Há uns 2 anos, um governante acabou com essa instituição, e lembro-me (acho que só eu) que alguém disse: devido ao clima e à geografia do Rio, vai ser uma tragédia, são milhares de focos de mosquito que não mais serão neutralizados. Se isto for verdade, não seria o caso de responsabilizar-se publicamente este governante? Do jeito que está, a culpa da epidemia não é de ninguém, e a culpa das mortes parece ser dos médicos que não atendem. É importante essa consciência, porque o mosquito é apenas um transmissor: se antes ele tinha meia dúzia de doentes para picar, agora ele tem 50 mil. 5 opiniões
avalie fechar
Receita para a epidemia de dengue:
-Descaso com o saneamento básico; afinal os políticos sabem que construção de redes de esgotos e água tratada não rendem votos porque são obras que não aparecem (ficam debaixo da terra).
- Falta de agentes sanitários para um combate efetivo aos focos de mosquitos: isso é coisa do século passado quando Oswaldo Cruz combatia a febre amarela.
-Falta de uma rede de postos de saúde adequada com pediatras, clínicos gerais e médicos de família ; afinal é mais importante gastar o dinheiro da saúde com a construção de hospitais e com exames sofisticados.
Com isso vemos o caos na saúde pública instalado no Rio de janeiro, com 57000 casos de dengue, 67mortes e talvez um milhão e meio de pessoas infectadas.
A população do Rio de Janeiro não merece este descaso com a saúde.
7 opiniões
avalie fechar
Ernesto Peres de Mendonça (2) 03/04/2008 12h26
Ernesto Peres de Mendonça (2) 03/04/2008 12h26
SANTOS / SP
Não posso me calar. Quero lembrar que o sr. governador do Rio, assim como o Temporão são a favor da legalizção aborto e trabalham ostensivamente por isso. E mais uma vez enganando a população.
A epedimia de dengue é uma tragédia anunciada. E outras tragédias virão, sempre com a conta em cima do povo.
Se não há estrutura na saúde pública do Brasil para se salvar vidas, como podem trabalhar por uma proposta indecorosa dessas para se financiar a morte com o dinheiro público?
Não me calo, acredito na democracia, acredito que podemos discutir idéias como uma maneira de melhorar a humanização das nossas cidades. E aproveito essa situação caótica do Rio com relação à dengue, para mostrar que isso é fruto de um governador e ministro da saúde que preferem trabalhar pela morte (em favor do aborto) do que pela vida. Se tivessem trabalhado com maior responsabilidade social não estaríamos aí vivendo essas cenas deprimentes digna de uma república de bananas.
5 opiniões
avalie fechar
Ladisleine Pedrosa (1) 03/04/2008 11h52
Ladisleine Pedrosa (1) 03/04/2008 11h52
SAO CAETANO DO SUL / SP
Trabalho na rede pública de São Paulo e aqui o que presenciamos é a falta não só de médicos, mas, todos os profissionais da saúde, inclusive dentistas.
O que vemos também é que há uma distorção grande quando as notícias chegam na imprensa. Não se fala, por exemplo que existem poucos profissionais na área da saúde porque os salários são indignos.
No momento, aqui em São Paulo, com o advento das AMAS, e os funcionários públicos estaduais municipalizados, temos na rede diversos tipos de contratos de trabalho , com salários variados também, de funcionários que trabalham numa mesma UBS, por exemplo.
Os médicos, como todos os profissionais da saúde, estão descontentes com os salários e dos grandes números de consultas diárias que lhe são exigidos, implicando numa qualidade de trabalho ruím.
Quero dizer que, por motivos políticos e outros de interesses particulares há um enorme distorção em tudo o que se publica por aí.
7 opiniões
avalie fechar
Rodrigo Rossi (6) 03/04/2008 11h37
Rodrigo Rossi (6) 03/04/2008 11h37
O que o nosso presidente omisso está esperando para fazer uma declaração em rede nacional sobre o que está acontecendo no Rio, ele não ser ser relacionado a essa desgraça. Depois que deixaram a vaca ir para o brejo agora querem remendar a rede, como tudo o que se faz aqui no Brasil. Deixam ir pro beléléu e depois correm atrás do prejuizo. 2 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (3562) 03/04/2008 09h52
josé reis barata barata (3562) 03/04/2008 09h52
Valdivino, não gosto de números.Contudo, sobre os agentes de saúde a imprensa divulgou - não precisariamos dela para ver o abandono da Saúde (em termos de recursos) - números que demonstram o integral descaso com os recursos humanos necessários em administração, quantidade, qualidade e salários. O s agente são, hoje, no RJ,algo por volta de 5% do necessário em comparação com 1950.Parece-me, não tenho certeza, que 2000 contra 40.000!
Ou o povo traballha ou cuida do mosquito!
Ainda que como já, sinceramente, conclamei: o MOmento não SEJA de política partiDÁRIA:
O povo não está deixando ele trabalhar?
36 opiniões
avalie fechar
SR. HANASHIRO, discordo do sr. quando disse em seu comentário(02/04/08-20h26) que a culpa da epidemia de Dengue é do Governo Federal , Estadual, Municipal e da sociedade. Eu já dissera aqui anteriormente que a culpa mesmo é da sociedade, porque o mosquito que transmite a Dengue é doméstico, ou seja de dentro dos nossos lares, e são as pessoas que respondem por suas casas. É claro que a sociedade também precisa ser orientada pelo Poder Público(enquanto não houver epidemia) através de campanhas educativas. O Governo Federal faz a parte dele mandando o DINHEIRO, inclusive para pagarem os agentes. E o queos Governos Municipais estão fazendo com o dinheiro? Por isso, discordo com o senhor quando culpa o governo Federal.
Valdivino Francisco Almeida
Cândido Sales-BA.
6 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (3562) 03/04/2008 06h55
josé reis barata barata (3562) 03/04/2008 06h55
Carlos Lob, vou no seu linguajar, brincadeira tem hora e momento.Aviso: tenho cabeça de sacerdote mas boca de moleque de péssima categoria.
Você não é daqueles que pensa exclusivamente, que:
"No dos outros é refresco no da gente arde", é?
Pensamento e conduta que têm levado a Nação a uma conjuntura surrealista com tanto egoísmo,cinismo, hipocrisia e intermináveis inverdades. Na bendita boca do corajoso ( não pensem que não é, engana-se quem assim pensar)Senador Mão Santa: "galinhas cacarejadoras".
Por favor, não queira perder meu respeito que tenho feito muito esforço em preservar ante os indícios e evidências de má-fé em suas exposições e conduta que tenho preferido entendê-los como ignoRância "strictu sensu".
Respeitosamente,barata.
98 opiniões
avalie fechar
Angélica Bugarin (2) 03/04/2008 02h31
Angélica Bugarin (2) 03/04/2008 02h31
Gente..ou eu sou muito burra...ou quem tem poderes pra resolver a dengue são burros...Caraca...é só colocar o fumacê direto..24hrs...Contratar agentes de saúde pra irem nas casas .O dinheiro que estão pensando em gastar pra trazerem medicos de Cuba...(como se aqui não tivessem pediatras...)pagam melhor os medicos plantonistas...e investem em remedios pro fumacê...Que vergonha..em pleno século 21...pessoas morrendo por causa de um mosquito...lamento isso estar acontecendo na nossa cidade...no nosso Brasil ... 3 opiniões
avalie fechar
Manoel Gutierrez (138) 03/04/2008 01h18
Manoel Gutierrez (138) 03/04/2008 01h18
Continuo abestalhado e sem entender exatamente por quê politizar a epidemia de "dengue" que não é necessariamente da ordem política, mas sim uma questão de cidadania participativa (da qual nos omitimos). Os governantes permitiram que se urbanizasse nossos espaços sem qualquer planejamento de impacto ambiental (desde 1922)... e nem um alcaide siquer teve a dignidade de polemizar essa situação. O Rio virou o que virou, São Paulo idem, etc. Trata-se portanto de uma omissão que foi incorporada "sem a devida credibilidade" ao lucro fácil das invasões e destruições das matas ciliares principalmente. Temos muito o que lamentar, é óbvio, mas teremos muito mais se nada fizermos em relação à educação sobre ecologia dos nossos filhos e netos, pois nós, avos e pais, em tempo, nunca demos a atenção que merecia. ... era coisa de esquerda, comunista, trotsquista... etc. Pedreira de Freitas, Hidelbrando, Arouca, e até o Palocci em nossos bons tempos que nos digam ..... 1 opinião
avalie fechar
Luiz Antonio Souza (75) 02/04/2008 23h45
Luiz Antonio Souza (75) 02/04/2008 23h45
Este senhor, de triste memória, além de desrespeitoso como provou com seus gestos obscenos quando a Nação enlutada contava seus mortos do maior acidente aéreo do Brasil, parece ser também desinformado.
A responsabilidade do governo federal na terrível epidemia de dengue no Rio é multiplicada por tres:
O governo federal cortou, de acordo com a Folha, 53,6% dos gastos com prevenção da dengue e malária, e o governo estadual (Cabral, fiel escudeiro de Lula) cortou 48,6% de verbas destinadas ao combate da dengue, também de acordo com a Folha. Além disso, Tinhorão Ministro da Saúde de Lula é carioca. Portanto todos eles deveriam cuidar também dos mosquitos cariocas e também dos mosquitos da febre amela, doença erradicada há décadas de centros urbanos, e que netes tempos lulistas voltou com força total.
4 opiniões
avalie fechar
O Rio passa pelo uma epidemia de dengue, há duas cidades contrastantes, Niterói governada por uma frente de esquerda liderada pelo PT e a cidade do Rio de Janeiro, governada pelo direitista César Maia.
Enquanto Niterói teve mil casos de dengue, e nenhuma morte, a cidade do Rio já teve 30 mil casos e 44 mortes, Essa diferença se deve que no Governo popular de Niterói a administração investiu maciçamente em saúde da família, ou seja, em prevenção, o resultado foi o baixo índice de dengue.
Enquanto no Rio, o desmando do governo direitista do César Maia, preocupado com grandes obras, levou o abandono de políticas de prevenção em saúde, conseqüência, a epidemia de dengue descontrolada, dois governos, dois projetos para sociedade, um popular e de participação democrática e outro elitista e antidemocrático, políticas diferentes, resultados diferentes.
13 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (347)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página