Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Lei Antifumo

A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou nesta terça-feira (7) o projeto de lei que bane o cigarro de ambientes coletivos fechados, públicos ou privados, e proíbe as áreas de fumantes. Você concorda com a lei?


Mais resultados: Anteriores 30 31 32 33 34 35 36 37 38 Próximos
Comentários dos leitores
Charles Faustino (1) 17/07/2009 14h04
Charles Faustino (1) 17/07/2009 14h04
TEm sim que proibir o fumo mesmo pq nós não fumantes que sempre somos os prejudicados....
Concordo com a lei e quem fuma, que vai fumar na rua....
5 opiniões
avalie fechar
Fabiana Ribeiro (9) 17/07/2009 14h02
Fabiana Ribeiro (9) 17/07/2009 14h02
Quanta hipocrisia... Caçar político sem vergonha, dar assistência pras vítimas da gripe suína, da dengue ninguém quer, né? Inventar moda pra cobrar multa e coibir os outros??? VAI FUNDO. Tomara que exploda. 17 opiniões
avalie fechar
Priscila Garutti (1) 15/07/2009 09h20
Priscila Garutti (1) 15/07/2009 09h20
Sou ex fumante e não concordo com a lei onde não será permitido os fumódromos. Nada funciona com punição, acho muito proveitoso que o Estado se disponibiliza de medicamentos e assistência médica para fumantes, mas isso não é tudo. Mais propagandas de incentivo, depoimentos ajudarão as pessoas a se conscientirarem que deverão parar, por vontade própria e não sob pressão. 20 opiniões
avalie fechar
Edivaldo Cardoso (121) 11/07/2009 15h03
Edivaldo Cardoso (121) 11/07/2009 15h03
Causa me estranhesa que uma familia inteira seja vitima do ci
garro,me faz lembrar uma noticia desta semana em que estamos.
Esta semana perdemos uma vida,causada por essa nova gripe, só
que analisado os fatos concluiu-se que,alem da gripe a paciente
tinha outras causas que a debilitaram e a levaram a obito.O
mesmo acontece com o cigarro,da-se ao mesmo a causa da doença
mas não publicam ou nem procuram outras causas que o paciente
ja tem,inclusive a predisposição para um cancer por exemplo.
Eu nunca disse aqui que o cigarro faz bem,disse sim que o que
causa mal no cigarro são as porcarias que nele se coloca e o
governo permite.
Disse tambem que mais de 80 por cento de tudo que se consume
hoje,produtos alimenticios inclusive bebidas tambem causam
doenças por conter o que vou chamar de porcarias disfarçadas.
Eu disse que a Lei é autoritaria e antidemocratica, não menti.
Nunca falei que o não fumante não tem direitos,defendo apenas
que todos a tenham.Que essa Lei deveria ser antes discutida e
estudada para contemplar todos e não só um lado.Disse tambem
que o cigarro de um fumante agride menos que a poluição do
carro do não fumante.Nem preciso citar as estatiscas sobre
doenças respiratorias na cidades com maior numero de veiculos
rodando.Ninguem esta defendendo resistencia a lei ou de deixar
de fumar,mas sim a forma que se faz as leis nesse pais, o modo
qu os governantes nos tratam .
25 opiniões
avalie fechar
Geraldo Sousa (26) 11/07/2009 14h47
Geraldo Sousa (26) 11/07/2009 14h47
Não votei no Serra nem jamais votarei em tal político, entretanto deve ser louvada a lei por ele sancionada. Quem fuma, como eu, sabe muito bem dos malefícios que o vício acarreta. Não devemos impor o odor,às vezes desgradável, do cigarro a quem não fuma e não gosta. Entretato, não é uma lei (Ô País cheio de leis descupridas) que vai acabar com os fumantes adolescenetes. Se investissem em
educação, aí sim, as industrias tabagistas não teriam a chance de pegar mais uma vítima dos problemas da vias aéreas. A lei seca dos EUA só serviu para instigar os falsificadores e a corrupção policial. è de bom tom lembrar que os gastos com a saúde são caros e difíceis de adquirí-los. O governo investindo em educaçã, na prática de esporte, criança com o tepo integral nas escolas, nosso país seria o primero dos primeiros do mundo. Já o somos sem terras agriculturáveis e em água , por que não sermos também a pátria dos saudáveis cidadõs? Abaixo o fumo(com seus malefícios), Viva a V I D A!!
16 opiniões
avalie fechar
richard pereira (132) 11/07/2009 14h36
richard pereira (132) 11/07/2009 14h36
Sou não fumante , mas não sou ignorante para não respeitar o direito de quem fuma.

Esta lei idiota no estado de Saõ Paulo fere a liberdade individual da pessoa humana, proibir de ter fumódromos em bares e restaurantes é o principio que norteia os ditadores, hoje o cigarro , amanhã quem sabe o que será proibido.
richard pereira
29 opiniões
avalie fechar
Novaes med (19) 11/07/2009 14h32
Novaes med (19) 11/07/2009 14h32
Vejam pelo lado bom. Se a industria tabagista está se preocupando em fazer campanha pró-fumo, é porque as campanhas anti-fumo estão dando resultado. Com isso, em breve, poderemos ter em nossos hospitais menos enfisematosos, bronquíticos, pacientes com cancer de esofago, boca e pulmão brovocados pelo fumo, menos crianças com crises asmáticas devido a inalação da fumaça de cigarro. O governo terá mais recursos para investir em outras coisas importantes e não paliar a sintomatologia de um enfisematoso. É importante também a proibição do tabagismo em lugares fechados. Onde existe o direito de um fumante fazer uso de seu vício existe o do outro que não quer isso para sí. Acho que agora, o alvo do governo deve voltar tambem para outro tipo de vício que mata mais gente que o tabaco, o álcool. O combate ao uso de álcool tambem deve ser estimulado pelo governo, assim talvez, daqui alguns anos, poderemos ter em nossos hospitais menos pacientes portadortes de Hepatite alcoolica, cirrose alcoolica, hepatocarcinoma alcoolico, menos politraumatizados vitimas da mistura alcool direção. É importante extirparmos de nossa sociedade aquilo que não seja útil a sua manutençao. 1 opinião
avalie fechar
Edivaldo Cardoso (121) 11/07/2009 14h02
Edivaldo Cardoso (121) 11/07/2009 14h02
Desculpe " amigo" dada a sua falta de respeito ,voce nem resposta merecia, eu quando escrevo aqui, defendo as minhas ideias,leio e respeito a ideia de todos. O seu direito amigo termina quando começa o meu. Critico sim essa lei por ser antidemocratica anticonstitucional e autoritaria sim. Quanto a fazer mal , peça na Globo materia da TV Tem Jau , depois use o cerebro que voce carrega dentro da cabeça e analise . O veneno dos carros ,com qual não fumantes poluem o ar agridem mais que a fumaça de um fumante sabia ? Mas como eu disse é questão de direitos, vc tem o direito de ser não fumante e eu de fumar, alem disso 80 por cento de tudo que voce come e bebe hoje tambem traz doenças . Faz um fvor a voce mesmo "amigo" ,respeite a opinião do seu proximo, seja democratico e só acuse alguem depois de conhece-lo e um bom fim de semana a voce . 17 opiniões
avalie fechar
diego granado (8) 11/07/2009 13h46
diego granado (8) 11/07/2009 13h46
É impressionante a resistência dos fumantes em mudar seus hábitos. Eles acham que os outros não tem o direito de se incomodar com o mau cheiro e o incômodo que o cigarro trás aos não fumantes. Tenho um tio que foi operado essa semana de um tumor grave na garganta ,que o fez perder a voz e o olfato além de ter de respirar por um buraco na garganta. Felizmente ele tem um bom convênio médico que pode bancar seus mais de 50 anos de fumo e negligência , assim como meu pai que faleceu há 6 anos , não diretamente pelo cigarro , más o fumo também complicou o seu problema . Em resumo , na maior parte das vezes , o mesmo Estado que causa repúdio nos fumantes é o mesmo que os auxilia na hora de uma doença grave , deixando de investir em outras áreas carentes de investimentos . Pensem fumantes ! se Vocês adoecerem , não sofrem sozinhos , más fazem sofrer seus parentes pois eu sei o que o cigarro faz e a falta que meu pai faz também para minha mãe, eu e meu irmão de 8 anos. Será que vale mesmo a pena ter esse tipo de prazer? Mesmo não sendo médico , tenho a certeza de que o preço a ser pago é muito , mais muito alto para toda a sociedade. 8 opiniões
avalie fechar
Junior Duarte (4) 11/07/2009 13h29
Junior Duarte (4) 11/07/2009 13h29
Indústria do cigarro faz campanha pró cigarro!!!!
Gostaria de saber se eles terão a coragem de dizer que o cigarro faz bem a saúde, tanto do usuário como do fumante passivo! Quer seja na sua saúde, quer seja no seu bolso... aliás, o único bolso saudável neste caso, são dos empresários do fumo e do Governo... que se fosse um pouco mais inteligente veria que, os gastos com o tratamento dos viciados/doentes são bem maiores do que o que eles arrecadam em impostos!
Por que não se faz uma campanha para PROIBIR, não só o fumo em lugares públicos e fechados, como também a sua FABRICAÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO e CONSUMO em todo o território nacional???
Chega disto... ao invés de cultivar a planta do fumo, vamos cultivar alface, couve, tomate :)
1 opinião
avalie fechar
Gustavo Furniel (3) 11/07/2009 13h20
Gustavo Furniel (3) 11/07/2009 13h20
A Folha está querendo dar ar de novidade - e de contra-ataque da indústria tabagista - a ações promocionais que, como todos sabemos, já ocorrem há anos, muitos anos, e que nada têm a ver com a nova lei. Sensacionalismo barato. sem opinião
avalie fechar
newton barbosa leite (1) 11/07/2009 13h10
newton barbosa leite (1) 11/07/2009 13h10
Eles são fabricantes de cigarros. Por acaso iriam fazer propaganda de chocolates? sem opinião
avalie fechar
Roberto Terribile (123) 11/07/2009 12h52
Roberto Terribile (123) 11/07/2009 12h52
A questão do cigarro,parece que é só para dizer que estão tomando alguma providência,se fosse pra valer é só PROIBIR A PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DO PRODUTO NO PAIS. Legislar com prisão sumaria qualquer fumante. Se houver má fé do agente que executou a prisão;punição com PENA DE MORTE por abuso de poder. O resto é papo para criar notícia... 1 opinião
avalie fechar
DOMINGOS MARZIONNA (1) 11/07/2009 12h43
DOMINGOS MARZIONNA (1) 11/07/2009 12h43
NÃO FUMO, SOU ANTI-TABAGISTA E TIVE MORTES DE PAIS POR CANCER DE PULMÃO. AGRADEÇO A INDUSTRIA TABAGISTA E AOS FUMANTES EM GERAL QUE MANTÉM ESSA INDUSTRIA CRIMINOSA. sem opinião
avalie fechar
Vladimir Tzonev (201) 11/07/2009 09h01
Vladimir Tzonev (201) 11/07/2009 09h01
A lei antifumo tem um defeito: é branda demais.
.
O ato de fumar deve ser banido de todo lugar público, seja aberto ou fechado, e o fumante tratado como elemento antisocial porque queima o precioso oxigênio e submete as outras pessoas ao fumo passivo.
.
O fumo aumenta até 25 VEZES o câncer e não apenas do pulmão, mas em geral, inclusive nos fumantes passivos.
.
Não existe benefício individual ou social do fumo, é só prejuízo, tudo isto somente para proteger o lucro do fabricante e comerciante sem escrúpulos.
O Estado se quiser pode receber os mesmos impostos de fontes saudáveis.
.
O fumo passivo é um crime de saúde pública e seu autor deve ser penalizado.
.
Deve ser fixado prazo, por exemplo, 30 anos, para a extinção da produção do fumo e da prática de fumar.
.
O fato que os alimentos industrializados contém conservantes e corantes cancerígenos, não deve servir como justificativa para permitir o fumo.
A briga por alimentação saudável apenas esta começando.
10 opiniões
avalie fechar
daniel maciel (63) 11/07/2009 07h59
daniel maciel (63) 11/07/2009 07h59
Não se pode criminalizar o fumo. A criação de fumódromos é essencial para que a lei funcione, caso contrário, a lei não vai pegar, assim como da banana por kilo. 17 opiniões
avalie fechar
Edson Dezan (1) 08/07/2009 19h41
Edson Dezan (1) 08/07/2009 19h41
E você Edvaldo, que interesse defende? Seria o da indústria tabagista? É incrível como existe gente que ainda duvida dos malefícios desse vício escravizante. E não adianta misturar outros assuntos para tentar desqualificar a lei antifumo. Os outros problemas apontados devem, sim, ser enfrentados e resolvidos, mas a resolução deles não é excludente, ou seja, nada impoede que se resolva um de cada vez. Quem quer resolver tudo de uma vez na verdade não quer resolver nada, só quer tumultuar. 32 opiniões
avalie fechar
Edivaldo Cardoso (121) 08/07/2009 18h28
Edivaldo Cardoso (121) 08/07/2009 18h28
Não existem leis justas,toda lei é feita para proteger o interesse
de algum grupo,não fosse teriamos uma verdadeira democracia.Essa
lei antifumo,segue o padrão e vai alem é autoritária.Nenhuma pesquisa,
inclusive as da ONU são corretas,todas elas são patrocinadas para
defender algum tipo de interesse,seja publica ou privada,cientifica ou
não,sempre trazem um minimo de tendencias,haja visto varios casos de
pesquisas cienticas desmentidas ou corrigidas posteriormente.Quem
interessar que peça à Globo,materia feita pela TV Tem,com medico especi
alista em cancer e responsavel por um dos hospitais referencia em
cancer no Brasil (Jau),na estatista aponta o cigarro "junto com
outros fatores",como responsaveis por 25 p/c das causas do cancer,o
que contraria qualquer pesquisa ou propaganda,inclusive desse medi
co que se transformou em garoto propaganda da globo,vergonhosamente
para a sua classe,que diz 94 p/c a favor da Lei, mentira,se as propri
prias reportagens anteriores da mesma,falam em 50 p/c de fumantes.
Sendo assim os 94( se fosse correto)seria da metade e não da população
toda,que qualifica a propaganda como " enganosa",ou seja nem todos os
não fumantes aprovam a Lei.Seria aceitavel tal lei e até entendida se
esse governo tivesse antes,acabado com todos os traficantes e viciados
em drogas do seu estado;maconha,craque,cocaina,extase e outras,que
de fato causam violencia e morte.Alem disso os não fumantes possui
dores de veiculos,sozinhos poluem muito mais que muitos fumantes juntos
e isso é indistutivel.Então como dizer que essa lei é justa e democra
tica? se ela penaliza o comerciante,que teoricamente,pela Constituição
ao se cadastrar junto aos orgãos competentes cumpriu todos os quesitos
para se estabelecer? Mais ainda,o que causa mal em si,não é o cigarro
mas sim as porcarias que os governos incompetentes deixam colocar nos
cigarro,inclusive esse governo caloteiro.Caloteiro porque quer prorro
gar por mais 18 anos o pagamento de precatorios.Para finalizar, 80 por
cento de todo alimento adquirido nos melhores supermercados causa can
cer, quase todos são produzidos com drogas,estimulantes,corantes,secan
tes e tantos outros antes,sem contar com o agrotoxico ainda na lavoura
e nem falamos dos cosmeticos e por ai vai.Bem senhores a grande
verdade e quem é inteligente ja notou, que no proximo ano temos
eleições para presidente e que esse governo caloteiro é candidato
a canditado, dai é só raciocinar o porque dessa lei que se diz tão
altruista.
60 opiniões
avalie fechar
Luiz Chaimsohn (9) 08/07/2009 18h22
Luiz Chaimsohn (9) 08/07/2009 18h22
Eu acho bem interessante, ou melhor, ridiculas as contradições das leis de proteção aos cidadãos :
Por um lado essa lei anti fumo que não prevê a possibilidade de que um estabelecimento se classifique como EXCLUSIVO PARA FUMANTES e a lei de defesa do consumidor , que o cidadão ao comprar algo ou contratar serviços mesmo que recebam todas as informações , assinem concordando , depois reclamam e os Orgãos de defesa do consumidor punem empresas , mesmo que essas foram claras em suas condições ou no que venderam .Parece que esses organismo consideram o consumidor um incapacitado mental !
Agora na hora dos direitos básicos de educação , saúde e etc. esse mesmo cidadão não existe !
E outra coisa , se um imbecil , acender um cigarro em local proibido, o comerciante poderá impedi-lo a qualquer custo ??? mesmo que na força ?!?!?
Aposto que não ! aposto que além da multa , o Orgão de defesa do consumidor ainda fará o estabelecimento arcar com uma indenização por danos morais !!!!
8 opiniões
avalie fechar
Luiz Antonio Marcelino (203) 08/07/2009 18h14
Luiz Antonio Marcelino (203) 08/07/2009 18h14
Me desculpem os demais mas, por que não se implementa uma vigorosa campanha contra a fabricação do cigarro??? Assim, os problemas seriam resolvidos de imediato.
Agora, quem vai a um bar, geralmente fuma e bebe.
Daqui a pouco, deverão ser proibidas a venda de bebidas alcoólicas nos bares...
Tipicamente brasileiro, não resolve o problema, apenas aplica um "paliativo"...
Sociedade hipócrita...
8 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1022)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 30 31 32 33 34 35 36 37 38 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página