Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Lei Antifumo

A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou nesta terça-feira (7) o projeto de lei que bane o cigarro de ambientes coletivos fechados, públicos ou privados, e proíbe as áreas de fumantes. Você concorda com a lei?


Mais resultados: Anteriores 34 35 36 37 38 39 40 41 42 Próximos
Comentários dos leitores
André Luis Nakamura (39) 23/06/2009 23h04
André Luis Nakamura (39) 23/06/2009 23h04
Acho.. que respirar ar poluído já é ruim para nós, acabar fumando passivamente não é nada natural. Nem fumante deve gostar disso.
Como não fumante acho que cigarro incomoda, e com certeza fumante se incomoda com não fumante, rs...
Mas quem está mesmo que passivamente prejudicando o outro é o que fuma, desde que esteja em um lugar onde o não fumante não tenha opção de fugir da fumaça.
Aí vai da educação do fumante, muitos tem e muito.
6 opiniões
avalie fechar
Read Aued Guirar (13) 02/06/2009 21h30
Read Aued Guirar (13) 02/06/2009 21h30
Ah, sim... O ajuste na lei é simples, é só tirar do inciso V do art 6º a palavra "exclusivamente", porque eu acho que é aí que a lei se torna inconstitucional. Porque priva da livre associação e da livre iniciativa. Tô certo? 13 opiniões
avalie fechar
Read Aued Guirar (13) 02/06/2009 21h18
Read Aued Guirar (13) 02/06/2009 21h18
Não fumante tem razão, a lei é boa, só precisaria de um mínimo ajuste no art 6º inciso V pra fcar perfeita e ninguém mais reclamar dela. Mas que não fumante é chato pra dedéu... Ah, isso é. Era só fazer esse pequeno ajuste na lei pra provar que estou coberto de razão. 11 opiniões
avalie fechar
Read Aued Guirar (13) 02/06/2009 21h00
Read Aued Guirar (13) 02/06/2009 21h00
Os fumantes que se acalmem porque seu estilo de vida vai ser preservado. Vem aí vários espaços especifica e exclusivamente destinados para o prazer de fumar. Neles vc encontrará para curtir especifica e exclusivamente o seu cigarrinho, charuto, piteira, cahimbo, etc: academia de ginástica com treinadores sarados e treinadoras gostosas, boate frequentada por fumantes milionários bebendo Chivas 24, restaurante com iguarias importadas do Ferran Adriá, agência bancária para vc sacar seu dinheiro sem perder o prazer de fumar (quer dizer, se o banco liberar as tarifas), teatro , cinema e um shopping para você fumar à vontade. E como diz a lei, específica e exclusivamente destinados para esse fim: fumar. Claro que a entrada não sairá barata, mas também vc não gastará mais do que se você entrasse em qualquer um desses lugares comuns para ter o que vc procura. Entendeu? O problema ainda por resolver, está no shopping. Porque acho que a lei não permite vender um terno Armani, ou uma bolsa Prada enquanto vc fuma. Quer dizer a lei não permite vender nada, eu acho. Mas posso te oferecer de brinde, assim como quando se paga por um cafezinho e vem um pingo de chocolate junto. E para os não fumantes que quiserem frequentar esses ambientes especifica e exclusivamente destinados para fumar, serão VENDIDOS os modernos cigarros eletrônicos chineses com nicotina zero. Se quiser com mais nicotina também vai ter. Não vai ser bom? Eu acho que vai ser ótimo. Não é de chorar de prazer? Que bom! 11 opiniões
avalie fechar
Read Aued Guirar (13) 02/06/2009 20h29
Read Aued Guirar (13) 02/06/2009 20h29
Fumar na frente de menor de idade deveria ser: "crime tipificado por indução de menor de idade à dependência química". E não o é. Por quê? Porque o Legislativo é frouxo. 4 opiniões
avalie fechar
adalberto sandes (2) 31/05/2009 20h17
adalberto sandes (2) 31/05/2009 20h17
Eu não consigo entender as pessoas fumantes que insistem em desrespeitar a leis e o bom senso e não fumar em locais com concentração de pessoas como pontos de onibus e estações de trens.Enfim porque temos que aturar este tipo de comportamento dos fumantes e eles não querem acatar a lei que restringe apenas alguns lugares para não fumar. 12 opiniões
avalie fechar
Alex aparecido hermini (33) 31/05/2009 04h56
Alex aparecido hermini (33) 31/05/2009 04h56
AUDELINO,
SE GOSTA TANTO DO SERRA, LEVA ELE PRO PARANÁ, PELO AMOR DE DEUS. NÃO AGUENTO PAGAR MAIS TANTO IMPOSTO E TER DE AGUENTAR O PCC, ESSA GUERRILHA URBANA QUE VIROU SÃO PAULO.
ENQUANTO ELE FICA ATRÁS DE PEGAR FUMANTE, OS BANDIDOS DETONAM O ESTADO INTEIRO.
LEVA ELE PRO PARANÁ, PELO AMOR DE DEUS...
14 opiniões
avalie fechar
fernando ribeiro (198) 30/05/2009 23h34
fernando ribeiro (198) 30/05/2009 23h34
Estava na hora de os fumantes entrarem com uma ação contra o Estado. O mesmo faturou e fatura bilhões de dólares ao ano. Só teve uma atitudade contra o tabagismo quando sentiu no próprio bolso os efeitos do fumo. O Governo não está preocupado com a saúde pública e sim com a saúde do próprio bolso. O Governo deveria pagar tratamento especial para quem quiser deixar de fumar, uma vêz que o mesmo permitiu o incentivo do tabagismo por vários anos. 13 opiniões
avalie fechar
Enio Giannini (13) 30/05/2009 18h22
Enio Giannini (13) 30/05/2009 18h22
Me parece que as pessoas estão confundindo o conceito de direito, democracia, liberdade, etc.
Se um dia as pessoas pagarem para fazer o que quiserem e tiverem liberdade para fazer o que quiserem vamos ter oficializados o direito de sequestrar, traficar, assaltar, vender armas, etc.
Um fumante rouba a saúde de quem está ao seu lado. Compromete o desenvolvimento de uma criança com quem convive. O egoismo dos fumantes, que só pensam em si próprio, faz com que não entendam que ficar ao lado de um deles é a mesma coisa que estar de rosto colado com uma pessoa fazendo uma roleta russa.
9 opiniões
avalie fechar
Audelino Souza (9) 30/05/2009 18h01
Audelino Souza (9) 30/05/2009 18h01
Quem é contra a nova lei, não tem amor à sua vida e muito menos aos outros pois quem não fuma que é a maioria não é obrigado a fumar junto com os fumantes!
Moro em Curitiba e não saio em bares e boates por causa do cigarro! quando se chega em casa é nojento! no banho chego a inspirar água pelo nariz para tirar o cheiro insuportável e podre do cigarro!
Portanto, NÃO VEJO A HORA dessa lei anti fumo chegar em todo o Brasil!
PARABÉNS SR JOSÉ SERRA PELA INICIATIVA!!!
SAÚDE NELES!!!
9 opiniões
avalie fechar
Marcos Souza (1) 30/05/2009 15h28
Marcos Souza (1) 30/05/2009 15h28
Essa lei foi uma evolução para a sociedade a maioria das pessoas nao fumam por que nós não-fumantes temos que conviver com os cigarros chega de sermos fumantes passivos em locais publicos, nao a coisa mais irritante que pessoas fumando no trabalho..... 6 opiniões
avalie fechar
Luiz Gonzaga (1) 30/05/2009 13h56
Luiz Gonzaga (1) 30/05/2009 13h56
No Brasil, o que vale é o Direito Voluptuário. Ou seja, leis para que tudo fique bonitinho. Leis para tudo. Enquanto a realidade corre solta. E impune.
Vamos exigir que também sejas fiscalizados os estádios (que são fechados) e os locais de festas tipo Skolbeat (idem). Ah, e que aproveitem também para fiscalizar o tráfico de drogas, que corre solto ali.
Aproveitem também para fechar fábrica de armamentos e seu tráfico. Intoxicação por chumbo é mais letal que o monóxido de carbono do cigarro. Mata na hora.
Fechem também o Congresso, pois lá há os que ficam com o dinheiro que seria para que crianças não morram de fome, por esse Nordeste afora.
Longe de mim afirmar que fumar faz bem, mas o que faz mais mal é a hipocrisia que tomou conta do assunto.
Tudo e todos falando sobre os males que o cigarro faz. E todo o resto ai, acontecendo, como se tudo já estivesse resolvido.
Penso até que toda essa campanha é patrocinada pelas fábricas de tabaco. Propaganda gratuita.
Atropelaram até o único princípio que é sagrado em Medicina: NADA que ocorre no corpo humano é unicausal. Mas, com o cigarro pode. Afirmam com a maior displicência e na maior ignorância: o cigarro CAUSA...
Não tendo sido afetado pelo vírus do "policitamente correto", vou morrer de overdose. Não de monóxido, mas de hipocrisia.
Luiz Gonzaga
Um cidadão
30 opiniões
avalie fechar
Junior Duarte (4) 30/05/2009 13h32
Junior Duarte (4) 30/05/2009 13h32
A lei anti-fumo do estado de São Paulo, visa minimizar um caus que já se encontra a saúde pública, pois o fumo já virou epidemia... não só para os fumantes, mas para os fumantes passivos! E, no mínimo, deveria ser estentida para todo o país.
A bem da verdade, se o Estado tivesse competência, seria proibido não só o fumo em áreas públicas, mas também deveria haver a proibição total da fabricação e comércio de qualquer tipo de cigarro no país.
O Ministério da Saúde gasta milhões para o tratamento das doenças inerentes ao fumo, quer seja do próprio fumante, quer seja das pessoas a quem ele atinge. E não sei se os valores obtidos dos impostos com a fabricação e venda do cigarro, cobrem este ônus.
E quanto não seria benéfico ao meio ambiente a ausência da queima de milhares de cigarros diários!?
Já passou da hora dos nossos representantes, enfrentarem a indústria do cigarro!
13 opiniões
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (2328) 30/05/2009 11h08
João Carlos Gagliardi (2328) 30/05/2009 11h08
NÃO TENHO NADA CONTRA O CIGARRO...
Fumantes ou viciados?
Ambos, creio.
Fumar, é prazer ou vício?
Depende...
Se a pessoa consegue controlar o desejo de fumar, e satisfaz o seu prazer, apenas em momentos especiais, é um prazer.
Por outro lado, se o desejo de fumar é incontrolável, então é vício.
Eu não tenho nada contra o cigarro.
O que me incomoda é a fumaça...
Enquanto o fumante mantiver seu cigarrinho apagado, estará tudo bem.
Como aqueles que se controlam, usufruírão de seu prazer apenas em ambientes adequados, com estes, estará tudo bem.
Agora os outros, que não sabem ou não se importam em respeitar os direitos dos outros, que não são obrigados a respirar o subproduto do vício de ninguém, resta-lhes o peso da lei.
Quero ver estes "valentes" que falam em "direitos", fumarem em locais proibidos no exterior...
Lá fora, não falam nada, cumprem as normas caladinhos...
Mas aqui, como acham que é a "Casa da Mãe Joana", acreditam que cada um faz o que quer...
Felizmente, aqui em São Paulo, isso acabou.
Até que enfim...
31 opiniões
avalie fechar
Lucas Infante (7) 29/05/2009 23h55
Lucas Infante (7) 29/05/2009 23h55
Adalberto e Leandro,
Acima dessa lei - que virará modinha, assim como a da lei seca, háuma coisa chamada "DIREITO DE IR E VIR"... Não sou advogado e não pretendo lhes ensinar isso... A Partir do momento que pago o MEU VÍCIO com o suor do MEU TRABALHO, que é feito da forma mais honesta o possível, me sinto no direito de me "drogar" sim, em todo e qualquer lugar público, tais como todos esses que vc mencionou, e, principalmente dentro do meu carro, uma vez que não dependo do serviço de transporte público.
Você só é obrigado a conviver conosco (e será, para todo o sempre) quando compartilhamos dos mesmos lugares, como por exemplo, AS RUAS. Não quer sentir o cheiro??? Troque de calçada, mude de rua, mude de emprego... Vejo pela quantidade e qualidade das suas palavras que não possui grandes preocupações, como o dólar, o euro, a crise econômica (que crise??)... O cheiro do cigarro é sim ruim, mas a tendência do brasileiro das camadas mais inferiores é se acostumar...
PT Sds.
Lucas Infante
29 opiniões
avalie fechar
Leandro Camilo (1) 29/05/2009 02h37
Leandro Camilo (1) 29/05/2009 02h37
Pois é, logo essa lei valerá para todo o Brasil, visto que Serra será o próximo presidente, é preciso sentar no próprio rabo (fumantes e não fumantes) antes de reclamar de leis desse tipo. Eu não sou fumante, tenho verdadeiro nojo de fumantes, e principalmente, os que jogam a ponta em qualquer lugar como se fosse a coisa mais normal do mundo, porém não concordo com nenhum tipo de arbitrariedade. Por favor sem discursos demagógicos, fumantes ou não, todos pagamos impostos e sofremos as agrúrias de um país de terceiro mundo. 14 opiniões
avalie fechar
adalberto sandes (2) 28/05/2009 20h26
adalberto sandes (2) 28/05/2009 20h26
Eu concordo com a lei acho que deveria ser proibido fumar nas ruas,NOS PONTOS DE ONIBUS,nas escadas do metro do trem enfim, não suporto andar atras ou passar ao lado de fumeantes .E sentar ao lado deles no onibus , parecem cinzeiros ambulantes e com aqueles pigarros que dá nojo . Eu quero dizer que os fumantes tem que se drogar em suas casas ou em locais propiciios com outros drogados para nao prejudicar quem nao usa essa droga certo?Por que eu sou obrigado a sentir cheiro de cigarro se eu não fumo? 17 opiniões
avalie fechar
Kelly Cândido (1) 28/05/2009 02h00
Kelly Cândido (1) 28/05/2009 02h00
Sou professora e estou afastada em virtude de uma intoxicação do cigarro na escola. Alunos fumam no pátio, corredor, escolas, etc. Professores fumas em salas emparedadas.
Estou mal, parece que a laringe está queimada. Sinto falta de ar e aperto no peito. Meu otorrino me proibiu contato com o cigarro, mas por enquanto só consegui nojo da escola..
7 opiniões
avalie fechar
ALBERTO CAGNONE (9) 27/05/2009 18h29
ALBERTO CAGNONE (9) 27/05/2009 18h29
Gostaria que se pudesse fazer uma relação desta decisão considerada por todos os juizes anticonstitucional e a recente reprovação da juiza Ellen na OMC.E obvio que uma pessoa que tem historico de decidir contra constituição do País não pode representá-lo em lugar nenhum.Ela deveria se aposentar imediatamente. 2 opiniões
avalie fechar
Lucas Infante (7) 27/05/2009 17h08
Lucas Infante (7) 27/05/2009 17h08
Não ligo para o aumento do preço do Cigarro.. Acho que deveria custar R$10,00 desde que esse aumento seja aplicado em coisas cabíveis, como a saúde. O que nós, fumantes, temos a ver com o IPI da geladeira da tia Joana??
Concordo que o meu vício mata, mais o que não mata??? Pq não são feitas campanhas contra o alcool?? Ele também mata, tanto quanto o cigarro, e pior ainda, mata a curto prazo... Nos restaurantes, pode-se, com o perdão da expressão, "enxer a cara" sem ninguém falar nada, pegar um carro, sair por aí e matar 10, 15 pessoas.... Aí ninguém fala nada, não é mesmo ???????????
Acho uma covardia incentivar o fumo, assim como acho uma covardia o não recolhimento de impostos.
Mas, como sempre, nada funciona direito nesse país.
Att
Lucas Infante
15 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1022)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 34 35 36 37 38 39 40 41 42 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página