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Voo Air France 447

Um avião da companhia Air France desapareceu nesta segunda-feira do controle dos radares no litoral do Brasil, informaram fontes aeroportuárias francesas. Segundo informações, o avião viajava do Rio de Janeiro a Paris quando sumiu. O voo AF 447 decolou na noite de domingo do aeroporto do Galeão (Tom Jobim) e deveria pousar no aeroporto Charles de Gaulle, na capital francesa, por volta das 11h local (6h de Brasília).


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Comentários dos leitores
washington sales soares (25) 10/06/2009 05h16
washington sales soares (25) 10/06/2009 05h16
Óbviamente poderá parecer "xaropice" de minha parte, pois não conheço avão, mar e ar, mas presumo que assim como a destruição das tores gêmas foi através de pilotos malucos, esse caso também contém pontos a serem ponderados, pois os primeiros destroços encontrados não eram da aeronave em questão, o que deixa deteterminante que outra aeronave também caiu em concomitância com a do airbus frances, achei interessante que ninguém se preocupou com êsse detalhe, chego até a pensar que a marinha e a aeronática devem saber muito mais coisas do que o exposto até agora, mas certamente tem que ser guardado em sigilo até a conclusão final do insólçito acidente. Presumo que terá que haver um rastreamento minucioso na vida pregressa de todos os passageiros e especialmente dos tripulantes, pois poderia haver algum terrorista no meio. Quanto ao aerolula é o termo conhecido carinhoso que o povo usas para se referir ao avião do Presidente, afinal todo presidente tem o seu avão para poder trabalhar, o que vocês queria que o nosso Presidente viaje de carroça e canoa?
Ressalto que não sou lulista, nunca votei nêle, mas acho que se o avião do homem cair no mar e ele morrer vai ser o maior pepino aqui na terrinha, não precisam ficar ofendendo o Presidente, eu por exempli sou contra o terceiro mandato e se houvesse não votaria nele, mas incontestavelmente ele viaja por esse mundo de meu Deus para poder resolver nossos problemas, pode até se sair mal nas sua, mas pelo menos houve uma tentativa
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Fernando Gonçalves (5) 10/06/2009 03h42
Fernando Gonçalves (5) 10/06/2009 03h42
A Marinha e a Aeronáutica brasileira estão fazendo um serviço digno de uma grande nação. Imaginem a dificuldade de visualisar pedaços do avião e principalmente corpos humanos. Além da dificuldade de retirar estes corpos do mar e transportá-los. Esta é uma missão perigosa e brasileiros se arriscam por lá. Como brasileiro, não admito criticas ridiculas ao serviço prestado por estas forças. O avião da Airbus tem capacidade de informar condições meteorológicas ruins. Em um comentário anterior um colega comenta que o piloto pode ter desrespeitado informações sobre o clima ruim. Ele pode ter enfrentado o que pode se charmar de "perfect storm". Um tempestade monstruosa que foi detectada por imagens de satélite e analisadas pela universidade de alagoas. Apesar da infeliz coincidencia de ser um airbus, o caso da TAM também tem falha humana, ao aterrisar o avião em congonhas sem um dos reversos e com o manete em posição errada e isso não foi culpa da Airbus. Não estou defendendo a Airbus, mas voar de avião não seria o meio de transporte mais seguro se não fosse a qualidade da tecnologia empregada nas aeronaves hoje em dia - de todas as companhias. 39 opiniões
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quanto ao aviao qui serve a presisdencia da republica, foi encomendado no governo de FHC.E asinado contrato qui para , distratar teria qui pagar uma multa milionaria.Os jornalistas sabem disso. So qui parecem qui nao levam seus trabalhos a serio.E depois o Brasil e o quinto pais do mundo em tudo ,incluxive de importancia. Este aviao esta na altura da importancia de um presidende do brasil. Quanto as buscas,o brasil ta dando uma demostraçao de maturidades profissional.Bravos!! 11 opiniões
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Samarone Azevedo (1) 10/06/2009 00h32
Samarone Azevedo (1) 10/06/2009 00h32
Resta saber agora se nos laudos técnicos vão realmente constar a morte dos passageiros e tripulantes deste Vôo, ai vamos ficar sabendo se eles morreram na queda do avião ou na demora do resgate, será que não foram vitimas de fome, cansaço, ou até mesmo de simples hemorragias ... demorou demais os primeiros contatos visuais com os destroços e com os corpos ... bem que o EUA poderiam der dado uma ajudinha com suas centenas de satelites, engraçado que conseguem achar tropas de terrerostas no afeganistão e não conseguem encontrar possiveis sobreviventes no Atlantico 12 opiniões
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MAURICIO CONCEICAO (7) 09/06/2009 23h33
MAURICIO CONCEICAO (7) 09/06/2009 23h33
Boa noite pessoal meu pai ja falecido trabalhou na aeronautica RJ, quando em algum acidente aereo mesmo na madrugada ele ia para fazer o relatorio fotografico. A aeronautica e a marinha faz um grande trabalho na conhecida amazonia legal 4 opiniões
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MAURICIO CONCEICAO (7) 09/06/2009 23h24
MAURICIO CONCEICAO (7) 09/06/2009 23h24
Aqui nos resta dar as condolencias as familias e AGRADECER AOS NOSSOS AMIGOS MILITARES DA AERONAUTICA E DA MARINHA BRASILEIRA. podemos observar nas fotos os semblantes dos nossos militares. 7 opiniões
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Abrão Couri (1) 09/06/2009 22h57
Abrão Couri (1) 09/06/2009 22h57
Até agora 41 mortos, e NENHUMA informação se esses corpos foram resgatados do mar presos às suas próprias poltronas. Algumas deduções então podem ser feitas.
Se TODOS os passageiros estivessem avisados para atar os cintos devido à área de tempestade que se aproximava, certamente não haveria neste momento 41 corpos recolhidos SEM a poltrona. Haveria provavelmente um número MUITO menor, ou então corpos atados às suas poltronas. Sendo assim, pode-se presumir que tripulação e passageiros foram pegos de surpresa, sem a menor chance de ação para atarem-se às poltronas.
O fato de 24 mensagens terem sido enviadas mostra que houve período de funcionamento de sistemas (4 min). Pelo exposto acima, não é absurdo imaginar que:
a) os passageiros não foram solicitados a atar os cintos, o que presume momento calmo de vôo
b) ocorrido um evento estrutural e despressurização violenta da cabine, não haveria tempo de reação para os passageiros colocarem máscaras de oxigênio (se é que estas foram disponibilizadas); isso explicaria a total falta de ação dos pilotos nesse intervalo de tempo;
c) esse evento, entretanto, não impediu que os sistemas de checagem progredissem com o envio das mensagens de alerta, até a desintegração da aeronave.
Nesse cenário há a possibilidade de que nem tempestade, nem pitot (ou ambos) possam ser responsabilizados pela tragédia, mas simplesmente a quebra de um elemento vital como o estabilizador traseiro, não por acaso uma das primeiras mensagens do ACARS.
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Lota Macedo (2) 09/06/2009 21h46
Lota Macedo (2) 09/06/2009 21h46
Fico impressionada com tanta besteira dita em tão pequeno espaço. Ridículo perceber o quanto passa ao largo a dor da perda, não só da vida, mas de sonhos. Aos muitos que se arvoram em especialistas em aviação, relações diplomáticas e assuntos diversos, registro meu protesto e profundo pesar. Pelo menos em relação à elegância e comedimento os franceses nos ensinam à exaustão. 16 opiniões
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Jose Carlos Gaspar (34) 09/06/2009 21h42
Jose Carlos Gaspar (34) 09/06/2009 21h42
Gostaria de saber se a França, ou mais especificamente a AirFrance vai pagar todo o custo da operacáo de resgate das vitimas e os pedaços do aviao que esfarelou-se por negligência ou porque o avião não presta. Esá parecendo que eles não estão interessados em descobrir a caixa preta que certamente os incriminará. Amigos, amigos negócios a parte. Respeito muito a França, mas está na hora dela mostrar que é um pais que deve ser levado a sério, pois é contra a corrupção mas suas empresas corrompem. É a favor da liberdade dos povos, mas ainda mantém colonias. Por enquanto a frase de DeGaulle está servindo para eles, ou seja: A França não é um pais que se deve levar a sério. 3 opiniões
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Roberto Rossi (4) 09/06/2009 21h29
Roberto Rossi (4) 09/06/2009 21h29
É sempre assim , depois que alguma coisa ruim acontece é que vão tentar consertar.
Faz tempo que deveriam trocar esse sensor de velocidade, mas só agora com essa tragédia é que acordaram. Será que as manutenções estão sendo bem feitas?
sem opinião
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isidorio silva (132) 09/06/2009 20h51
isidorio silva (132) 09/06/2009 20h51
Primeiramente quero dizer que não sou especialista neste tipo de avião ,mas vendo a foto desta peça içada do mar, deu pra ver que a mesma se encontra em bom estado de conservação, não sou especialista em terrorismo político , no entanto, não tenho medo em afirmar que este avião não sofreu nenhum tipo de atentado. E digo mais ,pelo estado em que se encontra a peça em questão, confesso que fiquei em dúvidas se é a ponta de um Estabilizador horizontal com uma parte do profundor ou se é a extremidade do Estabilizador vertical com uma parte do Leme de Direção. Mas é possível afirmar ,que esta peça não enfrentou nenhuma tempestade ou mal tempo com granizo ,se não o seu bordo de ataque estaria todo picotado ou danificado. Se alguém conhece melhor este avião e quiser me contestar estou aberto ao contraditório.
Acho muito difícil este avião ter desintegrado em vôo como algumas pessoas tem afirmado.
Espero que seja encontrada a tal caixa preta pra que seja descoberta a verdadeira causa deste acidente.
Mas não podemos deixar de reconhecer o empenho do Brasil,princialmente, da FORÇA AÉREA e da MARINAHA do Brasil, que não tem medido esforços na tentiva de encontrar e resgatar estes corpos e no resgate das peças do avião também.
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Antonio Eduardo (24) 09/06/2009 20h42
Antonio Eduardo (24) 09/06/2009 20h42
É preciso que o Ministério Público acompanhe com muito cuidado e faça com que a TAM troque não apenas um sensor defeituoso mas todos os três.
Esta companhia que desde a morte do seu fundador somente visa o lucro pelo lucro e o cliente não passa da fonte de lucro pode querer deixar de fazer esta troca para aumentar seu lucro e o bônus dos seus diretores.
Já fez isto quando não instalou o equipamento que emitiria um aviso caso algo estivesse errado em um pouso com o reverso travado.
Economizou ao redor de US$ 5.000 por avião, tinha oitenta e dois daquele modelo. Logo a diretoria da época, uma verdadeira macarronada, deve ter olhado o total e pensou: - Por que vou gastar quase meio milhão de dólares, diminuir o lucro da companhia e meu bônus.
O resultado desta forma relapsa e gananciosa de dirigir uma empresa pode ser medido pelos 199 mortos no acidente em Congonhas.
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Alo Rossetto (4) 09/06/2009 20h30
Alo Rossetto (4) 09/06/2009 20h30
Acredito sim, que o piloto francês subestimou ou foi induzido a subestimar a severidade da tempestade optando por não desviar, sendo que o avião que vinha logo depois na mesma rota desviou. Existe ainda a questão que as cias aéreas exercem pressão velada para os pilotos não desviarem a rota pois gastam mais combustível e tempo de vôo. Até que ponto isto poderia ter influenciado a decisão do piloto? O governo francês se mostra ausente das operações de busca, com um submarino moderno a caixa preta já poderia ter sido encontrada, mas aí teriam que fraudar as informações ou então divulgar o que, na minha opinião, já detectaram nas mensagens enviadas pelo avião à Aribus, ou seja, o avião teve problemas provocados por condições severas de vôo que ocorreram por falta de informações corretas ao piloto ou por decisão equivocada do mesmo, porém as condições severas não deveriam ser suficuentes para derrubar o avião e isto condenaria a Airbus. 5 opiniões
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Alo Rossetto (4) 09/06/2009 20h30
Alo Rossetto (4) 09/06/2009 20h30
Nunca saberemos todos os motivos que ocasionaram o acidente, saberemos o que "podemos" saber para não prejudicar interesses econômicos (AirFrance/Airbus/governo francês). Pelo que sei, é sabido que acidentes aéreos não ocorrem sem uma sequência de problemas/erros que culminam com a queda, os registros de mensagens enviadas pelo avião ao fabricante certamente já seriam fortes indicadores do que ocorreu, mas resta saber até que ponto é interessante divulgar, então colocaram toda a expectativa sobre a caixa preta. Parece claro que os aviões da Airbus são modernos além da conta com tantos computadores que até entram em conflito, no caso do Airbus da TAM em Congonhas, não acredito que o piloto não sabia a posição correta da alavanca para parar o avião, é como dizer que um motorista com experiência não saberia a posição correta do freio de mão...segue no próximo comentário... 2 opiniões
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luis ramos (1) 09/06/2009 20h28
luis ramos (1) 09/06/2009 20h28
desculpem-me se o que penso nao bate com o da maioria, mas percebo que o brasil esta se mostrando o maior interessado em resgatar os corpos, tanto é que 90% das forças aereas e marinhas sao brasileiras.li uma reportagem onde diz que só é comprovada a morte se existir corpo, entao; para a frança achar os corpos nao e interessante, ou seja a eles convem. 2 opiniões
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george ramalho barbosa (12) 09/06/2009 20h27
george ramalho barbosa (12) 09/06/2009 20h27
É crucial que as autoridades descubram as causas deste desastre aéreo. O futuro da aviação comercial depende disso. Espero que encontrem a caixa preta para facilitar as investigações. sem opinião
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Maxwell Melo (4) 09/06/2009 20h16
Maxwell Melo (4) 09/06/2009 20h16
Parabéns as Forças Armadas do Brasil pelo excelente trabalho realizado no concernente ao resgate dos corpos deste terrível acidente. A tarefa não é fácil! Todos sabemos que não é! 1 opinião
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milena barros (2) 09/06/2009 19h20
milena barros (2) 09/06/2009 19h20
Sinto sinceramente pela dor dos familiares dessa tragédia, mas acho um absurdo as críticas que os mesmos tem feito pela ausência do presidente Lula nas homenagens póstumas.
Menos né?
Concordo que é triste, dolorido para todos que tem o menor sentimento no coração e principalmente para as famílias, mas achar que este caso é mais importante que as inúmeras DESGRAÇAS, relatadas diariamente pela imprensa e que atingem milhares de brasileiros é um pouquinho demais.
Acho até é que os familiares deveriam é AGRADECER por estarem recebendo do poder público uma dedicação tão absurda na resolução desse acidente, que a maioria dos brasileiros não recebem quando se vêem às voltas com tragédias tão ou piores que esta.
16 opiniões
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edson lapa (1) 09/06/2009 18h23
edson lapa (1) 09/06/2009 18h23
ei moro na praia de jacaraipe-es no ano passado uma aeronave de pequeno porte,pilotada por um coronel do rio de janeiro,junto com toda a familia caiu no mar aqui bem pertinho.ate agora o piloto e seu filho continuam desaparecidos no mar . imagina um avião desse porte como aconteceu . da opiniao e bom quero vê voces la em alto mar resgatanto corpos que começam a emergir.vamos aguardar as autoridades se pronunciar outras vezes. obrigado pelo espaço e meus pesamos a todos das familias enlutadas inclusive a esposa do belga aqui de jacaraipe- espirito santo 2 opiniões
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marcelo borges (11) 09/06/2009 18h14
marcelo borges (11) 09/06/2009 18h14
(FAB troca sistema de controle de velocidade de Airbus da Presidência)
Excelente noticia! Mas eu e o resto da populacao do Brasil nao usamos esse Airbus da Presidencia minha pergunta eh, Que diferenca faz? O upgrade tem que ser feito nas aeronaves da Gol, TAM, concordam?
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