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Voo Air France 447

Um avião da companhia Air France desapareceu nesta segunda-feira do controle dos radares no litoral do Brasil, informaram fontes aeroportuárias francesas. Segundo informações, o avião viajava do Rio de Janeiro a Paris quando sumiu. O voo AF 447 decolou na noite de domingo do aeroporto do Galeão (Tom Jobim) e deveria pousar no aeroporto Charles de Gaulle, na capital francesa, por volta das 11h local (6h de Brasília).


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Comentários dos leitores
mauro silva gomes (4) 11/06/2009 20h28
mauro silva gomes (4) 11/06/2009 20h28
mais uma tragedia mais especulações e de quem é a culpa?..sem dúvida alguma voar é seguro em relaçao em voçê andar de carro ou qualquer transporte terrestre mas as chances de sair vivo este ultimo tem mais chances..mas como evitar uma queda de avião???..na fabricação de uma aeronave o um carro existem por mais que seja falhas devendo ser feito um recal...mas na aviação é imprensedivel que cada componente seja testado em severas condições levando-se em conta todas condições..tudo que se relatou leva a uma única conclusão os sensores de velocidade localizados abaixo do "XARUTO"...ou logo abaixo da cabine...e isto já foi dectado que já havia problemas com o tal equipamento..comprometendo a leitura dos computadores..SERIA DE QUEM ESTÁ RESPONSABILIDADE???..DA AIRBUS? DAS COMPAHIAS AEREAS?....,SERÁ QUE VOAR É SEGURO??..EM MEMORIA DAS VITIMAS DA GOL E TAM... 3 opiniões
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eduardo de souza (537) 11/06/2009 19h40
eduardo de souza (537) 11/06/2009 19h40
Se as peças estão no Recife, ótima chance do Brasil fazer perícias também... Será que algum promotor público vai se manifestar. seria bom. 9 opiniões
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cidadão brasileiro (10) 11/06/2009 19h19
cidadão brasileiro (10) 11/06/2009 19h19
Mais uma vez, nosso mega-ministro se manifesta. Sera que desta vez ocorrera alguma ação ou vamos ficar apenas em mais um factoide para a iprensa??? Ainda aguardo alguma solução para o fato de ter que viajar expremido toda vez que viajo de avião. 1 opinião
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leu leutraix (3) 11/06/2009 18h44
leu leutraix (3) 11/06/2009 18h44
o brasil precisa ter um porta helicópetero,se mais fragatas,eu sou um civil não intendo de assuntos militares,más sem um porta helicópetro fica extremamente difícil as operações de resgates. sem opinião
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sérgio dourado (359) 11/06/2009 18h40
sérgio dourado (359) 11/06/2009 18h40
É incrível com tanta informação disponível em seu escritório da França,a Air France ainda não tenha "aberto o bico".Sei que naquele país existe uma rigorosa legislação sobre esse tipo de acidente,tanto que os próprios parentes dos passageiros estão "isolados" em um hotel e só falarão (!) quando a empresa permitir. Já se sabe os aparelhos que medem a velocidade do avião,o pitot,estava falhando já em outras naves. Então talvez não seja "tão acidental" assim,já que sem esse instrumento é praticamente impossível pilotar um avião desses no escuro em uma tempestade:seria inumano para os pilotos. Com as falhas seguidas e em série nos instrumentos de apoio,após ou antes da pane elétrica que apagou tudo,principalmente o piloto automático,e os spoillers,é mais que urgente que toda a frota de Airbus circulante,seja imediatamente revista.Os pilotos franceses já se uniram e exigiram a mudança dos pitots. Mesmo com tantos dados técnicos e dezenas de mensagens de aviso eletrônico do avião,continuamos no reino da pura especulação,sem nada concreto para poder afirmar sobre o que se abateu sobre o vôo 447 da Air France. Mas fica o aviso trágico de que a tecnologia e segurança dos aviões precisam ser revistas,já que turbulências e tempestades todos estão sujeitos,só resta o piloto ser competente e experiente e contar com um avião em pleno funcionamento:o resto faz parte do destino ou do fim iminente de cada um. Olha a italiana que se salvou do vôo morrendo em acidente de carro:fatalidade é isso 71 opiniões
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jeferson polete (14) 11/06/2009 18h13
jeferson polete (14) 11/06/2009 18h13
Embora não trabalhe no mundo da aviação, felizmente o meu pai é piloto. Ele sempre pilotou Boeing e ha 10 anos para cá que é um piloto de aeronaves Airbus. O que Marcus L. disse é verdade, os Airbus são muito mais compoturizados, e segundo meu pai (atualemnte pilota da TAP) é uma das razões para que existam tão poucos acidentes fatais com AIRBUS. Ou seja, mais uma vez eu peço às pessoas para pensarem com a cabeça e não com o coração, se estatisticamente a Airbus é MUITO MAIS SEGURA, se a maioria dos acidentes com vitimas mortais tem origem em CAUSAS HUMANAS, só podemos tirar uma conclusão...certo? A Airbus é mais segura.
O que a história conta é que normalmente os erros com aeronaves que originam acidentes mortais são de origem humana. O que aconteceu com o avião da Airfrance ... não se sabe..POR ENQUANTO.
Eu tenho a mesma opinião que o meu pai, cada caso é um caso, cada acidente depende muito de um numero de variáveis que originaram o acidente, mas que ele não tem dúvida que APESAR DOS PILOTOS GOSTAREM MAIS DE PILOTAR O SISTEMA DA BOEING...uma vez que o piloto controla mais a aeronave, ele diz que UM AIRBUS É MUITO MAIS SEGURO E EVITA GRANDE PARTE DOS ERROS HUMANOS.
Mais uma vez volto a referir, não vale a pena discutir o obvio...actualemnte a AIRBUS é a aeronave que mais vende, a aeronave que mais encomendas tem, a aeronave que mais voa em tudo o mundo....e as estatísticas são claras..é mais segura.
Conhecendo o ser humano....EU PREFIRO VOAR EM AIRBUS
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antonio francisco pessoa (33) 11/06/2009 18h12
antonio francisco pessoa (33) 11/06/2009 18h12
O melhor avião é o boeng, está provado e conprovado,mas o que derrubou o avião da frança foi BOMBA já escrevi logo após o desastre nesse mesmo comentário na folha online não vou comentar como foi que eu vi esse desastre tão triste, sabe me sinto mal quando lembro dos inocentes que viajava nesse avião, se vocês quiserem saber, procure os meus comentários na folha online mas torno a dizer foi bomba, não sei o motivo mas terroristas gosta de fazer essas coisas, não é o primeiro caso que acontece no Brasil nem no mundo, os gonvernos tem que acabar com esse tipo de manifestação e não matar os inocentes como tem ocorrido no mundo, no vê o que fizeram nos Estados Unidos com a derrubada dos edifícios, e dos aviões, isso tem que acabar no mundo, não se concebe, uma maldade dessa contra o ser humano veja como sofre o povo de Israel acho que não se deve apoiar terroristas, como o governo do Brasil, apoia, pois o Brasil se tornara um país terrorista.Vocês não acha que eu tenho razão? 11 opiniões
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renato villamil (3) 11/06/2009 17h50
renato villamil (3) 11/06/2009 17h50
Para mim o mais seguro é viajar de teco-teco se der pane aterriza em qualquer lugar. 6 opiniões
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Gilson Machado (94) 11/06/2009 17h43
Gilson Machado (94) 11/06/2009 17h43
BOING é MUITO MELHOR! E NÃO SE FALA MAIS NISSO. 3 opiniões
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Marcos L. (28) 11/06/2009 16h57
Marcos L. (28) 11/06/2009 16h57
Conversando com pilotos experientes, todos são unanimes ao dizer que AIRBUS não é tão seguro quanto BOEING. De uns anos para cá os jatos da AIRBUS passaram a ser muito mais computadorizados do que qualquer um outro. A consequencia disso é que o piloto fica refem do equipamento em caso de pane. Essa é minha opnião. Os ultimos dois exemplos são classicos. Desastre da TAM e desastre da AIRFRANCE. Ambos sem respostas. Converse voce com um piloto de um boeing e tire suas conclusoes. 52 opiniões
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jeferson polete (14) 11/06/2009 15h32
jeferson polete (14) 11/06/2009 15h32
Creio que é muita ignorância por em causa os Aviões da AIRBUS. Acidentes acontecem e normalmente não tem uma única causa mas sim conjunto de falhas graves. A AIRBUS constrói e continuará a construir as aeronaves mais eficientes e seguras do Mundo, sobretudo se comparar com a BOEING. Relembro que este foi o único acidente fatal deste tipo de aeronave. mas contra factos não há argumentos, quem tem duvidas sobre a segurança dos aviões AIRBUS veja as estatísticas http://www.airdisaster.com (as estatísticas são da BOEING e não deixam margens para duvidas... AIRBUS É MAIS SEGURA). 27 opiniões
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ciro menezes (5) 11/06/2009 15h16
ciro menezes (5) 11/06/2009 15h16
Ao que parece, a ocorrência de fortes turbulências foi fator decisivo ba queda ao Airbus. Já existe quase um consenso acerca de mudanças climáticas em curso, dvido a fatores naturais e também por conta da intervenção humana. Não é um comentário, são indagações: será que essas alterações não estariam tornando mais severas as condições de vôo? Será que existem pesquisas nesse sentido? Será que, na ausência de estudos conclusivos a respeito, não deveríamos, a favor da segurançq, tornar mais rigorosos os critérios de segurança, tanto pelo lado tecnológico dos aparelhos, quanto pela elaboração de procedimentos de vôo em zonas de instabilidade?
É uma questão interessante a ser levantada a meu ver.
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Ines Musico (1) 11/06/2009 15h12
Ines Musico (1) 11/06/2009 15h12
Primeiro, muitos parabéns à Folha, pela excelente reportagem que tem feito desde o desaparecimento do aväo. É o jornal que tenho lido que melhor cobertura tem feito.
Mas, gostaria de perguntar ao Provedor Ortográfico porque em alguns artigos se traduz escritório para designar o BEA (escritório ou departamento francês para a aviacäo civil) e em alguns outros, escrevem uma palavra totalmente desconhecida para mim, que sou portuguesa, mas que me parece muito descabida... Birô???? Container, percebe-se que é um estrangeirismo do inglês... mas Birô?? por favor, o português do Brasil é uma Língua muito bonita também, com sua vida própria, o que eu acho fantástico... mas Birô?? Amigos brasileiros, nao deixem estragar estas nossas Línguas, que täo bonitas säo e täo independentes... Um obrigada de uma portuguesa que vos escreve de Berlim, por isso sem acentuacäo correcta no teclado.
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eduardo de souza (537) 11/06/2009 15h08
eduardo de souza (537) 11/06/2009 15h08
Quando os valores econômicos sobrepõem os valores humanos são ruins de ver.
A França junto com os Estados Unidos, duas super potências, só se interessam em descobrir a caixa preta, pouco fazem com toda a tecnologia que possuem para também localizarem "mais pessoas"do acidente. Pode ser que até ficaram no começo meio que assustados com a repercussão que o caso teve, mas já acalmou. Tomara que usem essas "tão faladas" tecnologias para darem um maior sossego aos familiares, de quebra poderiam usar seus satélites para uma varredura mais ampla.
No quesito humano nós os brasileiros temos muito que ensinar... Certeza que isso foi observado pelo mundo, agora sabem que não torcemos só para futebol e carnaval. Somos sim senhores um povo especial.
P.S - Ultimamente ando escrevendo no Word primeiro, que legal, ele corrige meus erros, até parece que sou estudado, rsrsrs.
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coriolano dias neto (1) 11/06/2009 15h01
coriolano dias neto (1) 11/06/2009 15h01
A atmosfera não é mais a mesma!!!!!!
Com o aquecimento global as energias envolvidas nas intempéries se acentuaram.
Cuidados no monitoramento devem necessariamente acompanhar de perto este processo; haja visto os pousos de emergencia dos ultimos dias!!!!
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Sergio Rodrigues (9) 11/06/2009 13h50
Sergio Rodrigues (9) 11/06/2009 13h50
No dia 1 , fiz um comentário que não foi considerado aqui, embora nada tivesse de ofensivo a quem quer que seja, nem tenha usado palavras de baixo calão (coisa que nunca fiz). Achei estranho. Ontem Sergio D'Avila em seu Blog fez um comentário no mesmo sentido: O anúncio da Abertura de uma base militar da França em Abu Dhabi, Arábia Saudita dias antes do acidente e a presença do maior inimigo dos traficantes de armas na lista de passageiros. Coincidência? 1 opinião
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Brenno Ferrari Gontijo (61) 11/06/2009 13h41
Brenno Ferrari Gontijo (61) 11/06/2009 13h41
Não se verifica nenhum elogio ao trabalho da Marinha e da Aeronáutica pelo o trabalho heróico que estão fazendo. Isso é o medo do Lula ganhar mais uns pontinhos de aprovação. 24 opiniões
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Vinicius Silva (1) 11/06/2009 13h38
Vinicius Silva (1) 11/06/2009 13h38
Mas é lógico que não devem parar. As pessoas não tem idéia da engenharia envolvida na construção dessas aeronaves. Sabe onde termina a discussão: a linha de aviões tem mais de 11 milhões de horas de vôo. É o primeiro acidente com mortes. Se as coisas acontecem assim, outros jatos deviam já ter parado de serem fabricados por outras empresas por conta de acidentes que aconteceram. Pelo amor de Deus, quanto sensacionalismo, voar de avião só não é mais seguro que andar de elevador, isso é prova estatística... Não quer ir de avião, vai de carro, navio, o escambau... Agora, outra, a Airbus entrar em concordata? Por favor, não sabe o que fala, fica calado... 3 opiniões
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Ricardo Batalha (7) 11/06/2009 13h19
Ricardo Batalha (7) 11/06/2009 13h19
è lamentável com tanta tecnologia ainda se cai aviões tão modernos '' ou o mais seguro'' como foi dito aos jornais frances como o avião da AIR FRANCE, isso tenho certeza que niguém responde.As familia, sera se niguém senti por isso? Que especie de humanidade é essa que estamos vivendo que se construi maquinas tão mortiferas e destruidoras? vamos repensar e fazer alta-análise do que esta acontecendo e que ainda pode acontecer, por mim e por todos que teme a morte tão trágica sem opinião
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Rodrigo Miguel (4) 11/06/2009 13h01
Rodrigo Miguel (4) 11/06/2009 13h01
ridículo. agora tudo o que for relacionado com aeronaves da Airbus, vai ser noticiado como prenúncio de problemas técnicos. imprensa sensacionalista que não distingue realidade de especulação. ser for anunciar tudo o que acontece com aeronaves Boing mundo afora, ninguém mais voava pra canto nenhum. e só bobagem! parabrisa trincado, um incêndio..NADA a ver com o que aconteceu no caso do voo 447. Recomendo mais sensatez e menos falatório. 3 opiniões
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