Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Voo Air France 447

Um avião da companhia Air France desapareceu nesta segunda-feira do controle dos radares no litoral do Brasil, informaram fontes aeroportuárias francesas. Segundo informações, o avião viajava do Rio de Janeiro a Paris quando sumiu. O voo AF 447 decolou na noite de domingo do aeroporto do Galeão (Tom Jobim) e deveria pousar no aeroporto Charles de Gaulle, na capital francesa, por volta das 11h local (6h de Brasília).


Mais resultados: Anteriores 13 14 15 16 17 18 19 20 21 Próximos
Comentários dos leitores
jeferson polete (14) 12/06/2009 13h56
jeferson polete (14) 12/06/2009 13h56
Eu não defendo a AIRBUS, como pesquisador que sou, tenho de olhar friamente para os dados e não aceito que em momentos de "ansiedade" e de "terror" para quem perde os seus venham usar os acidentes da AIRBUS para promover a Boeing.
Quanto a mortos no Brasil e em companhias Brasileiras provocados por acidentes aéreos por tipo de aeronave aqui estão alguns numeros :
- Transbrasil, 1980, Floripa, 58 mortos - BOEING
- Transbrasil, 1989, SP, 24 mortos - BOEING
- Transbrasil, 2000, Porto Alegre (feridos e sem mortos) - BOEING
- Varig, 1957, Bage, 40 mortos - Curtiss
- Varig, 1962, Lima(Peru), 97 mortos -BOEING
- Varig, 1963, Passo Fundo, 15 Mortos - Douglas
- Varig, 1967, Monrovia (Liberia), 51 mortos - MDDouglas/BOEING
- Varig, 1973, Paris, 134 mortos - BOEING
- Varig, 1987, Abidjan, 50 mortos - BOEING
- Varig, 1989, SJ Xingu, 13 mortos - BOEING
- Varig, 1997, carajas, 1 morto - BOEING
Vasp (só considerei acidentes após) 1970
- Vasp, 1975, SP, 15 mortos - Embraer
- Vasp, 1982, Brasilia, 2 mortos - BOEING
-Vasp, 1982, Fortaleza, 137 mortos - BOEING
- Vasp, 1982, SP, 1 morto - BOEING
-TAM,1984, Bao pedro, 18 mortos, Embraer
-TAM, 1996,SP, 99 mortos, Fokker
-TAM, 1997,Suzano, 1morto, Fokker
-TAM, 2007, SP, 186 mortos - AIRBUS
-TEAM, Saquarema, 2006, 19 mortos - Let 410
-GOL, São Félix, 2006, 155 mortos - BOEING
È SO FAZER AS CONTAS...E SE CONSIDERAREM QUE NOS ÚLTIMOS 10 ANOS HA MUITO MAIS PESSOAS A VIAJAR E MUITO MAIS HORAS DE VOO...A AIRBUS É MUITO MAIS SEGURA...NO BRASIL TAMBÉM.
10 opiniões
avalie fechar
Paulo Roberto Figueiredo (4) 12/06/2009 13h17
Paulo Roberto Figueiredo (4) 12/06/2009 13h17
Contra evidências não há argumentos. Basta pesquisar sobre os últimos acidentes aéreos.
Não entro em um AIRBUS nem sob anestesia geral.
122 opiniões
avalie fechar
Paulo Iganio (8) 12/06/2009 13h07
Paulo Iganio (8) 12/06/2009 13h07
As dificuldades de trabalho da Aeronautica e Marinha mostram duas coisas:
01 - Se o Brasil quer, de fato, exercer sua soberania sobre o mar territorial é preciso montar uma base naval de verdade no Nordeste.
02 - O Comando aéreo também precisa ter melhor infraestrutura.
O local do acidente a 800 km de Noronha é problemático. Uma corveta navega a 30 km por hora na média. Só para chegar no local partindo de Noronha são necessárias quase 30 horas para ir e outro tanto para voltar. O pior é que não sairam de Noronha e sim do Recife. Por isso só chegaram ao local no quarto dia. O buraco negro de radares no local do acidente pode ser resolvido com um radar aéreo no Rochedo de S.Pedro e S.Paulo. Lá só tem um farol de pequeno porte para auxiliar os navegantes e um alojamento para 4 pesquisadores. É muito pouco. Com um pequeno porto no rochedo(difícil de fazer) e uma lancha militar, poderiam ter chegado ao local do acidente já na manhã de segunda feira. O Brasil precisa olhar para o mar com mais atenção, afinal é lá que está o Pré-Sal. E aí?
68 opiniões
avalie fechar
Marcello Talamo (18) 12/06/2009 12h49
Marcello Talamo (18) 12/06/2009 12h49
Esse é o trabalho mais difícil que o Brasil já realizou simplesmente porque estamos TENDO QUE TRABALHAR de verdade nesse caso, e não ficar apenas dando entrevistas e culpando os controladores, que é o que ocorre geralmente nesse país, onde até hoje os acidentes da Gol e da TAM não tiveram conclusão oficial, porque NÃO SOMOS afeitos ao trabalho árduo, focado, constante e objetivo. Mas, como nesse caso os Franceses estão junto, não podemos ficar enrolando como de hábito e porisso parece dificil. Mas, não é. Andar de navio para cima e para baixo catando destroços localizados por aviões e mapeados não é dificil. Falta-nos o costume de trabalhar. 65 opiniões
avalie fechar
Rômulo Alves (1) 12/06/2009 12h49
Rômulo Alves (1) 12/06/2009 12h49
Sobre o desastre com o voo 447, todos interessados esperam que sejam bem esclarecidas as causas, mesmo que foi mais uma manifestação terrorista. 4 opiniões
avalie fechar
Leandro José Ferreira (1) 12/06/2009 12h07
Leandro José Ferreira (1) 12/06/2009 12h07
Seria realmente muito importante que uma das familias de uma das vítimas recorresse à justiça brasileira pedindo perícia nas peças recolhidas. Poderiam encontrar vestígios da causa do acidente. 3 opiniões
avalie fechar
antonio goncalves (438) 12/06/2009 11h37
antonio goncalves (438) 12/06/2009 11h37
AIRBUS DIZ QUE SEUS AIVOES SAO SEGUROS,E PEDE CALTELA COM AS INVESTIGACOES, SO QUE DEPOIS DO TRAGICO ACIDETEN, JA FORAM TRES AIVOES FAZENDO POSE DE EMERGENCIAS,E VIDAS E MAIS VIDAS SENDO PERDIDAS,FOI O ACIDENTE DA TAM,ALIS VARIS PROBLEMAS QUE A TAN TEVE, O ACIDENTE LA EM ONDURAS, VERIAS PANES QUE DEU OS AVIOES DELES ,ISTOE DA AIRBUS,ISTO ELES TEM QUE TOMAR PROVIDENCIAS, OU AS PESSOAS VAO FICAR COMEDODE ENTRAR EM UM AVIAO DA AIRBUS,OU AS COMPANHIAS AEREAS NAO COMPRAM MAIS OS AVIOES DA AIRBUS,ELES PREFEREM VER ACIDENTES DO QUE PERDEREM DINHEIRO,SERA QUE DINHEIOR E TUDO NA VIDA?PARA MUITAS PESSOAS SIM,MAIS QDO MOREMOS FICA TUDO AI 28 opiniões
avalie fechar
eduardo de souza (537) 12/06/2009 11h27
eduardo de souza (537) 12/06/2009 11h27
Está baixando a poeira... E as investigações sobre o que REALMENTE aconteceu ficará a cargo dos "donos".
Não falei que iriamos engolir essa...
Existe uma oportunidade de ouro, se por acaso algum familiar das vítimas pedirem na justiça brasileira uma perícia nas peças encontradas até agora, elas ficam no Brasil... Vamos ver se tem vestígios de chuva de granizo, de incêndio, de explosão e assim por diante... Se algum familiar pedir, na justiça, consegue. Os familiares franceses já fizeram isso.
14 opiniões
avalie fechar
joao tancredo (1) 12/06/2009 10h22
joao tancredo (1) 12/06/2009 10h22
Podemos citar como exemplos de registros de óbitos sem o aparecimento dos corpos e nos dias seguintes ao evento, dois casos: 1 Ulysses Guimaraes. Ficou comprovado que ele estava no helicóptero e foi feito o registro de sua morte uma semana após o acidente; 2 Platarmorma P 36 (9 corpos desaparecidos) - As mortes foram atestatas, através de medida judicial, na mesma semana em que os corpos desapareceram. O fato notório não precisa de provas. Há alguma dúvida que as 228 pessoas estavam no avião? Se não, é bastante óbvio que sejam declaradas as mortes. 11 opiniões
avalie fechar
Luiz Rodrigues (15) 12/06/2009 10h21
Luiz Rodrigues (15) 12/06/2009 10h21
Oh!! Jefferson Polete: Parabéns pela defesa do AIRBUS. Infelizmente, não concordo completamente com você. Os acidentes acontecem por várias variáveis como bem disse o seu pai. E as aeronaves também falham. O que difere em casos de acidentes aéreos é que, independente do fabricante, eles procuram colocar a culpa nos pilotos (quando estes morrem no acidente). Observe que a AIR FRANCE e AIRBUS tinham todas as informações no momento do acidente. Esperando que algo "pintasse" como uma causa, retiveram as informações. E foi um tal de raio, turbulencia, etc..
Embora você prefira voar de AIRBUS, outros preferem não. Principalmente, aqueles que viram morrer 199 pessoas no acidente do TAM/AIRBUS 320, em Congonhas (17/07/2007), onde o automatismo falhou, ao cancelar um aviso para o piloto que uma manete estava fora da posição de marcha-lenta. Este sistema falho não foi reconhecido com ocausa pela AIRBUS e pelas autoridades fiscalizadoras européias e brasileiras.Embora este sistema já tivesse provocado 3 acidentes semelhantes antes. Os pilotos foram apontados como responsáveis pelo acidente. Portanto, antes de ficarmos defendendo este ou aquele modelo de aeronave, deveríamos estar atentos às atitudes dos fabricantes de aeronaves e das autoridades que fiscalizam a sua fabricação e operação. Assim, os 199 mortos no acidente da TAM (A320) e os 228 mortos neste acidente AIR FRANCE (A330) não teriam morrido em vão.
12 opiniões
avalie fechar
Gilson Machado (94) 12/06/2009 09h37
Gilson Machado (94) 12/06/2009 09h37
Só faltava a Airbus afirmar que seus aviões não são seguros. O pior é que se dá divulgação a esse tipo de notícia. 1 opinião
avalie fechar
Urubu Rei (13) 12/06/2009 09h34
Urubu Rei (13) 12/06/2009 09h34
J.R.
o interesse americano neste acidente é simples: Interesse econômico, já que a Boeing é concorrente direta da Airbus. E a verdade é que o governo americano, diferente do nosso governo, zela pelos interesses econômicos de suas companhias.
O Canadá também está interessado por causa da Bombardier que é empresa canadense e o Brasil NÃO deveria deixar as investigações totalmente por conta da França porque a Embraer -empresa brasileira- também é concorrente da Airbus apesar da presidência preferir comprar aviões da Airbus em vez da Embraer.
15 opiniões
avalie fechar
marcos cesar fernandes (206) 12/06/2009 08h35
marcos cesar fernandes (206) 12/06/2009 08h35
O Ministro Nelson Jobim se manifesta novamente!!
MInistro Nelson Jobim na Defesa!!!!!
Ministro Carlos Minc no Meio Ambiente!!!!
Ministro Celso Amorin nas Relações Exteriores!!!
E ele, o Presidente Lula já vizlumbrando um terceiro mandato!!
Hugo Chavez, Corrêa, Sra. Kishner!!!!!!!!!
Um dia a África e a América do Sul já foram unidas!!
Parece que estamos voltando a este estado novamente.
25 opiniões
avalie fechar
Noel Samways (111) 11/06/2009 23h32
Noel Samways (111) 11/06/2009 23h32
Tão logo sejam identificados os corpos já resgatados e localizados, pelos bilhetes aéreos, nos assentos originais onde estiveram sentados, por ex., na parte posterior ( a "pista" é o leme já retirado do mar), será possível deduzir que a maioria dos corpos dos passageiros está presa no fundo do oceano, junto às partes anteriores da aeronave, dependendo, claro, de a aeronave ter-se desintegrado ou não. O submarino vai achá-la; entretanto, se esta hipótese se confirmar, mas o submarino não achá-la, será praticamente impossível novos resgates. 18 opiniões
avalie fechar
J. R. (1195) 11/06/2009 22h11
J. R. (1195) 11/06/2009 22h11
conversando com o amigo de um amigo meu que é piloto, me disse que no J.N. dessa noite (11/06/2009) deu que os Estados Unidos também colaboraram nas buscas, já que "alguém" , não se sabe se gaulês ou tupinambá;... solicitou ao pentá... descupe pentagono que deslocasse um satelite espião (desculpe a má palavra); digo satélite de observação terrestre que ajudasse a encontrar a aeronave da Air France acidentada. Interessante, porquê não deixam nem os mortos em paz? O que os Estados Unidos tem a haver com esse acidente, estariam por trás dele? O comentarista Sérgio Rodrigues cita um traficante de armas a bordo, outros dois vôos na região citaram uma bola de fogo caindo do céu em horário compatível com o acidente. Creio que tudo tem que ser considerado, tudo mesmo. As famílias tem que fazer marcação cerrada com as autoridades que a essa altura começam a deixar tudo ao Deus-dará. 169 opiniões
avalie fechar
Alcides Emanuelli (1972) 11/06/2009 21h38
Alcides Emanuelli (1972) 11/06/2009 21h38
O Ministro Jobim tem razão, o Brasil precisa estar mais capacitado em sua defesa, com suas forças armadas.
O Brasil precisa term mais Estrutura militar na Amazonica, e o Exercito, Aéronautica e Marinha presentes naquela região para impor a ordem naquelas terras que deveriam ser da União e não são foram roubados por malandros que agora querem regulariza-las para depois venderem.
O Ministro Jobim tem razão, vamos colocar mais soldados em aéreas mais estensas e menos habitadas que pertencem a União ou aos Índios..
19 opiniões
avalie fechar
O ministro Jobim está certo. Pensei que tivessemos uma base no NE. Nessa hora um porta aviões viria a calhar já que facilitaria o pouso dos helicópteros. Fernando de Noronha também precisava de mais autonomia. Acho que depender de Pernambuco não está sendo muito bom. Sempre pensei que Natal fosse mais perto de F.Noronha do que Recife. S.Pedro e S.Paulo também precisava de mais infra estrutura apesar de ser um local rochoso. 7 opiniões
avalie fechar
liliane dos anjos oscar (1) 11/06/2009 21h08
liliane dos anjos oscar (1) 11/06/2009 21h08
Muito obrigado estou muito contente em poder comentar um jornal tão imporetante como este.
estou de olho na politica/e espero colaborar sempre!
6 opiniões
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (2328) 11/06/2009 20h50
João Carlos Gagliardi (2328) 11/06/2009 20h50
Com satélites espiões cruzando o globo por todos os cantos, é um pouco difícil de acreditar, que nenhum tenha registrado o ponto exato da queda do Airbus...
Claro que ninguém iria confirmar um satélite deste tipo, e muito menos qual a rota que ele faz...
A França já enviou para a região dos destroços, 2 rebocadores oceânicos, isso significa que no mínimo, devem ter uma boa perspectiva de recuperar a "caixa preta".
Mas que pemanece a sensação que eles sabem mais do que declararam até agora, permanece mesmo...
5 opiniões
avalie fechar
dario marcio brito souza (5) 11/06/2009 20h38
dario marcio brito souza (5) 11/06/2009 20h38
acho que o brasil devria conduzir tbém uma investigação á parte da francesa...em se tratando de interesses de grande s empresas, ainda mais estrangeiras, todomcuidado é pouco, a aeronave mencionada , a330, continua apresentando falhas, visto os 3 pousos de emergencia que ocorreram essa semana, claro por outros motivos ,mas ocorreram...tomara que os franceses consigam recuperar as caixas pretas...assim, a verdade poderá vir a tona.....se n~~ao houver interferencias é claro..... 1 opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1637)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 13 14 15 16 17 18 19 20 21 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página