Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Voo Air France 447

Um avião da companhia Air France desapareceu nesta segunda-feira do controle dos radares no litoral do Brasil, informaram fontes aeroportuárias francesas. Segundo informações, o avião viajava do Rio de Janeiro a Paris quando sumiu. O voo AF 447 decolou na noite de domingo do aeroporto do Galeão (Tom Jobim) e deveria pousar no aeroporto Charles de Gaulle, na capital francesa, por volta das 11h local (6h de Brasília).


Mais resultados: Anteriores 15 16 17 18 19 20 21 22 23 Próximos
Comentários dos leitores
F Marinho (11) 11/06/2009 12h31
F Marinho (11) 11/06/2009 12h31
Oceano, como é grande, nesta tragédia podemos observar como somos pequenos diante dele, com toda a tecnologia existente ainda lutamos para desbrava-lo os dias passam e ainda procuramos pelos destroços, corpos e etc, fico aqui imaginando nos séculos passados os desbravadores que sem a tecnologia existente conseguiram ir e voltar, a queda deste avião mostra que mesmo com a tecnologia atual ainda temos muito o que descobrir neste planeta. 3 opiniões
avalie fechar
Adm. Antonio Prenholato (47) 11/06/2009 12h30
Adm. Antonio Prenholato (47) 11/06/2009 12h30
Se,a fabricante europeia AIRBUS assegura que não tem intenção de parar
as atividades dos aviões dos modelos A330 e A340 para a mudança dos
sensores de velocidade, Ela, AUTOMATICAMENTE, assume todas as perda,
que porventura venha ocorrer com o USO de TODAS SUAS AEROVANES em
operação.
CORRETO ?????? !!!!!!!!!!!!!
E Você, assume viajar de AIRBUS ?
2 opiniões
avalie fechar
Adm. Antonio Prenholato (47) 11/06/2009 12h11
Adm. Antonio Prenholato (47) 11/06/2009 12h11
Parabéns ao PILOTO Olavo Silva Jr - comentário - 10/06/2009 - 09h13
Hoje os PILOTOS passam à condição de PASSAGEIROS pelo fato de que os SISTEMAS INFORMATIZADOS BLOQUEIAM A AÇÃO DOS PILOTOS, em nome da segurança que, os SEMI-DEUSES projetistas que nunca estiveram em uma CABINE DE COMANDO, impõem a seu bel prazer.
Mas quando, na prática, mostra que suas teorias tem falhas, já está preparadao um SISTEMA que TRANSFERE, AUTOMATICAMENTE, ao PILOTO o comando da aeronave.
Estretanto, NESTAS SITUAÇÕES já não há mais nada que o PILOTO POSSA FAZER .....
A ÙNICA coisa VERDADEIRA que é dada ao PILOTO é A certeza de que, ELE, é o PASSAGEIRO privilegiado com a INFORMAÇÃO que sua VIDA está por um FIO e que nada pode fazer para REVERTER esta situação !!!!!
O fato é que com tanta informatização dos sistemas utilizados na aviação atual, tira dos PILOTOS, aquilo que só ELES e mais NINGUÉM, poderia fazer no MOMENTO de UM FATO REAL.
Agora, ocorrido um FATO REAL, tentam jogar a culpa, primeiro nas condições atmosféricas, erro humano, não DOS SEMI-DEUSES, mas sim de quem comandava o avião, etc.
Certeza, AIRBUS e AIR FRANCE sabem de tudo desde o momento do acidente.
Tanto é que já estão tomando providências, severas, com as demais aeronaves do mesmo tipo e que estão em operação.
E Charles de Gaulle, no passado, ainda disse que o Brasil não é um País sério ...........
2 opiniões
avalie fechar
lourdes barbosa (3) 11/06/2009 12h05
lourdes barbosa (3) 11/06/2009 12h05
Se eles sabem que a cada ano esta pior as tempestades na rota p a europa porque ja nao mudaram.Sera que vai ser necessario mais desastres p haver uma mudanca.E se ja estavam sabedo que estes avioes estavam dando problema porque ja nao fizeram a devida reforma?? Ou esperaram haver este desastre e morrer pessoas p haver gastos... 2 opiniões
avalie fechar
J. R. (1195) 11/06/2009 11h48
J. R. (1195) 11/06/2009 11h48
Com tantas aeronaves pegando fogo mundo afora, num prenúncio de mais uma crise, desta vez uma crise política toma conta na Airbus. Motivada pelos famingerados A300 e A340, a insistência da empresa em fingir que está tudo às mil maravilhas pode levá-la a uma futura concordata. É melhor que termine como a Concorde do que pessoas percam a vida voando em "Airobuses". 116 opiniões
avalie fechar
Luiz Otávio Nogueira (1) 11/06/2009 11h47
Luiz Otávio Nogueira (1) 11/06/2009 11h47
Senhores eSenhoras: Muito já foi dito, cada um noseu direito de manifestar, mas alguem chegar por aqui e fazer cavalho de batalha com o "grande" engano, imediatamente corrigido e emanado de um navio frances, de que "não foram 17 mas 16 os corpos" localizados em determinado momento, é a prova de falha e defectivel capacaidade de alguns seres que se acham humanos, gostaria de uma sinopse da vida de um cidadão "humano" para olhar como ele conviveu com necessidades de fazer algo, ou com a falta absoluta delas, já que o unico jeito de não errar é nunca fazer. sem opinião
avalie fechar
Existem duas coisas a serem consideradas quanto ocorrem acidentes com aeronaves comericiais; a primeira é que é sempre grande o número de vítimas, portanto, a comoção é proporcional; segundo, muita gente tem medo de voar, ainda que não admitam. Existem provas que a maioria tem algum medo, assim, a mídia sabe que a exploração desse tipo de notícia dá muita audiência. Some-se a esses dois motivos a curiosidade mórbida, prória do ser humano e você terá os ingredientes necessários para todo o assunto. Claro que é necessário saber as causas em função que as pessoas têm direito a saberem o que aconteceu, pois pode ser falha mecânica ou imprudência também. Aconteceu umacidente na Bahia recentemente que causou a morte de 14 pessoas, salvo engano. Além de muito menor o incidente já foi esclarecido e por isso já não é mais notícia. Apurar as causas é essencial, é direito das famílias das vítimas e do público em geral saber se éseguro ou não voar no tipo de aeronave e nessa empresa. 1 opinião
avalie fechar
Jairo Silva Ramos (2) 11/06/2009 10h50
Jairo Silva Ramos (2) 11/06/2009 10h50
Foi veiculado na internet uma notíca de que a Marinha e Aeronautica tinha resgatados dois sobreviventes do Airbus, que mau gosto, eu ainda me surpreendo com o ser humano, somos chamados de racionais, será??????como classificar pessoas dessa natureza???esse pobre coitado nem imagina oque ele está atraindo para sua vida, e depois muitos culpam "DEUS". Que o "PAI" tenha misericórdia e piedade das pessoas que estavam no avião e mais ainda deste infeliz que veicula uma noticia desta. 3 opiniões
avalie fechar
licinia albuquerque (147) 11/06/2009 10h08
licinia albuquerque (147) 11/06/2009 10h08
O Brasil já deu sua cota de auxílio neste caso. A pequena frota brasileira que está em busca das vitimas, provavelmente, tenha custado à nação. Os familiares das vítimas, embora sofrendo com o acontecido, não podem exigir mais das autoridades brasileira. Todos os esforços foram e estão sendo empreendidos. Foi feito bem mais do que normalmente é feito em vítimas de acidentes rodoviários dentro do país. A França, sim, tem demonstrado que está mais preocupada com a parte material do que com a humana, tato que poderia ter enviado aviões quase que imediatamente para ajudar na busca por vítimas. Ao invés disso, o presidente da França preocupou-se em ir aparecer numa missa dedicada às vítimas mesmo ainda sem saber se haviam sobreviventes. 5 opiniões
avalie fechar
Eu sou especialista em aeronautica e não quero voar em um avião aerobus minha vida vale mais, tem aviões ajatos seguros como os que a EMBRAER fabrica. Apesar dos milhares de aviões fabricados pela EMBRAER voando nos mais diversos paises dificilmente se vê falar em problemas. Esse acidente foi o mais grave mas os outros pousos de emergencia tambem foram muito grave. Seria bom que a população brasileira fisses um boicote e não voasse nos aviões frabricados pela aerobus. Acho que o Presidente Lula está correndo risco em voar em avião fabricado pela aerobus. Gostaria de sugerir que voasse nos aviões fabricados pela EMBRAER que são mais seguro. 2 opiniões
avalie fechar
Roberto Martins (219) 11/06/2009 09h10
Roberto Martins (219) 11/06/2009 09h10
Em 3 dias quatro incidentes com aeronaves Airbus A330/A340 e a empresa diz que não irá parar os aviões para a substituição ee sensores, etc.
É lamentável, é assim, e acredito que leverá muito tempo para mudar esse tipo de atitude, se algum dia isso vai mudar; ou seja, o comercial, o menetário, os lucros estão acima de qualquer valor da vida humana para esses trogloditas.
Caberá a nós verificarmos, antes do voo, qual o modêlo do avião e não embarcarmos, pois vc não saberá a que riscos estará exposto, se sairá inteiro ou não. Só assim eles serão obrigados a agirem com rapidez para a segurança de todos.
2 opiniões
avalie fechar
Roberto Martins (219) 11/06/2009 08h59
Roberto Martins (219) 11/06/2009 08h59
Entendo que quem dá suas opiniões aqui é aquela pessoa que lê jornais, assiste noticiários, consulta/pesquisa na internet e procura estar informada da melhor maneira possível.
Mesmo assim as opiniões, evidentemente, cada um tem a sua, algumas são de arrepiar.
Imagino que uma grande parte das pessoas não se dão conta do que seria uma aeronave enfrentar uma enorme massa crítica de nuvens em tempestade, ventos, raios, turbulências e o mais grave ainda temperaturas negativas de menos 80º C. No que representaria isso para todos os materiais que compoem os sensores, sistemas de controle, navegação e fuselagem.
Não gostaria de estar numa situação dessas, olhe que por muito menos que isso já levei alguns sustos.
3 opiniões
avalie fechar
Allexandre Limma (7) 11/06/2009 08h26
Allexandre Limma (7) 11/06/2009 08h26
A precariedade do Instituto Tavres Buril em Recife/PE talvez não permita uma correta identificação das vítimas do vôo AF 447. Isso ocorre pelo adiantado estado de decomposição dos corpos, bem como por se trtar de um võo internacional e, dessa forma, você ter a bordo pessoas de várias nacionalidades. Mas, mandaram armar o "Cirque du Soleil" por lá e um batalhão de papiloscopistas está a postos para identificar não se sabe quem, não se sabe por onde e como comparar dados dos diversos corpos de outras nacionalidades. Por exemplo, e se um pailoscopista desses estiver tentando identificar o corpo de um francês, d euma frencesa. Vai comprar com o quê?! Alguém pensou nisso por lá?! Não seria mais racional coletar todos as informações de DNA dos parentes da lista de embarque, franceses, brasileiros e das outras nacionalidades para depois realizar o cruzamento dos dados com o dna de cada corpo recolhido?! Ah! Mas esse é um trabalho para o C.S.I, nos U.S.A, bem como para países com avançada tecnologia e seriedade para se fazer coisas das mais simples às mais complexas. Aqui faz-se o contrário.Apenas "fogos de artifício" para informar, ou melhor, enganar a população com ares de sofisticação, seriedade e desenvolvimento.Os franceses, mais sérios do que nós tupiniquins aloprados, estão fazendo a parte deles sem alarde e sem mídia sensacionalista.Charles de Gaulle diria, se vivo fosse:"Vocês continuam sem seriedade, ou seja, o Brasil continua a não ser um país sério! Bom dia.Com seriedade! 3 opiniões
avalie fechar
WANDER GERALDO DA SILVA (1) 10/06/2009 22h47
WANDER GERALDO DA SILVA (1) 10/06/2009 22h47
Com 3 + 1 aviões (2 Atlantique II, 1 Falcon 5 + 1 AWACS), uma fregata (Ventôse), um navio anfíbio (BPC Mistral), um navio oceanográfico (Pourquoi Pas) equipado com dois mini-submarinos capazes de descer até -6.000 m e um submarino nuclear de ataque (Emeraude) a "task force" francesa é tão importante quanto à brasileira. Ou pelo menos equivalente.
¯
Aliás isso é tão infantil quanto inútil de pensar essa catástrofe nesses têrmos, pois a coordinação das buscas e do resgate é brasileira e a frança trouxe à esse dispositivo o material que foi pedido pela marinha e pela aviação brasileira além de 400 militares pra fazer funcionar isso tudo.
¯
sem opinião
avalie fechar
Itamar Brancaleon (4) 10/06/2009 21h50
Itamar Brancaleon (4) 10/06/2009 21h50
Nos tempos de hoje, onde a identidade nacional foi mais que avacalhada pelos políticos e torna plano de fundo para a corrupção e cambalacho. O exemplo que a Familia Imperial demonstrou neste triste fato é de muito orgulho a nossa identidade nacional. Mesmo depois de mais de um século de usurpação do poder pela república das oligarquias do café e dos militares, eles ainda preservam a classe, requinte , educação e respeito e principalmente o orgulho em serem Brasileiros e honram isso... mesmo o avanço sócio economico e cultural iniciado por um nos maiores líderes brasileiros, d. Pedro II tendo sido dilacerado em beneficio da elite, seus descendentes mantém o mesmo amor e respeito a pátria unificada que seu patrono teve...
Cabe a nós assim ponderar que de fato deve representar a identidade de nosso país...
3 opiniões
avalie fechar
Antonio Oliveira (30) 10/06/2009 20h27
Antonio Oliveira (30) 10/06/2009 20h27
Horas depois de constatado o desparecimento da aeronave da Air France, varias autoridades comecaram a elocubrar sobre o acontecido. No dia seguinte veio o Ministro da Defesa falando que o aviao nao explodiu devido a quantidade de oleo no oceano e outras bobagens. Depois veio o Lula falando que se achamos petroleo a 6000m podemos achar as caixas-pretas a 4000m.
Depois de alguns dias, ficou acertado que a Franca iria investigar o acidente. O Brasil se encarregaria dos destrocos, caixa-preta e dos corpos. Depois constatou-se que o Brasil nao tinha capacidade absolutamente alguma de achar as caixas-pretas num terreno que parece o Nepal no fundo do oceano Atlantico, diferente das asneiras que o Lula falou. Ficou acertado que o Brasil se encarregaria de resgatar os destrocos e o corpos. Depois de alguns dias vem um oficial da MArinha e diz que a prioridade e' resgatar somente os corpos, e' estupido. Sei que parece cruel, mas o mais importante e' descobrir como aconteceu o acidente. Os familiares pensam da mesma forma. Agora a Marinha diz que nem destrocos vai retirar do mar. Responsabilidade ficara com a Franca ja que e' que eles que irao investigar o acidente. Incrivel o nivel de descomprometimento da FAB e Marinha. O importante sao os destrocos, assim poderiam ate aprender alguma coisa. NTSB e FAA demoram 1ano no maximo para descobrir as causas de acidentes aereos. O Brasil demora no minimo 2anos e meio. E' ridiculo... Nao e' de estranhar que deram esta tarefa para a Franca.
3 opiniões
avalie fechar
DE QUEM É O OURO?
==============
Com toda essa tecnologia eles não vão só encontrar as caixas pretas, como também fortunas em ouro e prata. Navios da época da colonização devem ter afundado na região abarrotada de metais preciosos.
3 opiniões
avalie fechar
Manoel Gutierrez (132) 10/06/2009 17h46
Manoel Gutierrez (132) 10/06/2009 17h46
Concordo que é instigante discutir sobre as possíveis causas do acidente. Porém nenhum acidente aéreo é devido a uma causa isolada ou unica. Há sempre uma causa básica desencadeante da sequencia temporal dos demais eventos que resultará no desfecho. Qualquer peça da aeronave ou mesmo de roupa dos passageiros poderá ter muita importancia para estabelecer-se aquela sequencia explicativa. Por isso o resgate de qualquer objeto é muito importante e tem que ser feito com o menor dano possível, principalmente dos corpos (creio que em decomposição). Daí, somadas às condições meteorológicas e logísticas, a "demora" ou espera torna-se angustiante. Vamos aguardar e confiar na competencia de todos os que estão por lá. 2 opiniões
avalie fechar
Paulo Simões (1) 10/06/2009 17h41
Paulo Simões (1) 10/06/2009 17h41
O QUE ME INCOMODA É COMO AS AUTORIDADES USAM ESTAS TRAGÉDIAS PARA SE AUTO PROMOVEREM; NOS PRIMEIROS 3 OU 4 DIAS, OS RESPONSÁVEIS PELAS BUSCAS FAZIAM QUESTÃO DE DIZER QUE A PRIORIDADE ERA ENCONTRAR SOBREVIVENTES, QUE AINDA HAVIA ESPERANÇA, ETC. SABE DEUS SE NÃO HAVIA ALGUEM À TONA DÁGUA NADANDO ATÉ A MORTE SEM SER ENCONTRADO OU NÃO ENCONTRANDO ALGUM OBJETO PARA SE SUSTENTAR; O QUE EU QUESTIONO É PORQUÊ A PRIMEIRA PROVIDÊNCIA NÃO FOI LANÇAR NA ÁGUA CENTENAS DE BÓIAS SALVA VIDAS ? LEMBRAM DAQUELE ESTRADO DE MADEIRA QUE APARECEU BOIANDO LOGO NO 2º DIA? CERTAMENTE ALGUEM DE ALGUM NAVIO O LANÇOU DELIBERADAMENTE COM ESTE PROPÓSITO. AUTORIDADES, USEM MAIS OS NEURÔNIOS E FAÇAM MENOS PERFUMARIA! sem opinião
avalie fechar
Allexandre Limma (7) 10/06/2009 17h30
Allexandre Limma (7) 10/06/2009 17h30
Ao Alexandre Bakunin, meu forte abraço e uma discordância, apenas. A Aibus Industrie optou por retirar de seus projetos modernos cabos e hastes, pois, como comentei abaixo nesta coluna da Folha On-Line, cabos e hastes aumentam o peso da aeronave e isso, consequentemente, aumenta o consumo de combustível. As empresas aéreas não querem nem saber deste pesadelo nas aeronaves, como seja, aumento de despesas por vôo realizado para que, com isso, haja aumento do lucro principalmente nestes tempos de "vacas magras" com crise mundial e tudo o mais. De toda sorte, o Olavo Junior tem razão em seus comentários e endosso o que ele escreveu acerca desse tema. Outrossim, o dilema está posto e creio que muito longe, longe mesmo, de ser resolvido. O elemento humano, um bom piloto "pé e mão", é a melhor solução em caso de pane em todos os sistemas principais desde que a aeronave possa continuar voando com sistemas auxiliares. Mas, sistema auxiliar com cabos e hastes, hidráulico?! Não imagino que esse tipo de sistema possa voltar às pranchetas do engenheiros de vôo na construção e aperfeiçoamento de projetos modernos de aeronaves. Há de se pensar em outra alternativa. Coma palavra os engenheiros aeronáuticos. Fraternais saudações. Allexandre 1 opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1637)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 15 16 17 18 19 20 21 22 23 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página