Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Eleições nos EUA

Corrida presidencial nos EUA tem início com primeira rodada de prévias partidárias no Estado de Iowa.


Mais resultados: Anteriores 76 77 78 79 80 81 82 83 84 Próximos
Comentários dos leitores
Gustavo Pereira (43) 24/06/2008 15h14
Gustavo Pereira (43) 24/06/2008 15h14
Voltando ao topico das Eleicoes nos EUA
Examinando as pesquisas de opiniao nacionais realizadas por diversos institutos (Gallup, Rasmussen, Quinnipiac, SurveyUSA, Newsweek, CNN, Fox News entre outras) de Maio ate agora (27 no total) nota-se que Obama lidera as pesquisas em 26 delas, e a pesquisa restante (Pew do dia 25/5) indica empate. No mercado de seguros Intrade, a probablilidade de vitoria de Obama se encontra no seu maior patamar (64%). Esses resultados indicam que Obama esta, no momento, seguramente na frente pelo menos no voto popular. Infelizmente aqui nos EUA nao eh o voto popular que determina as eleicoes, e sim o sistema Tosco do colegio eleitoral. Logo, eh necessario avaliar a performance de cada candidato em cada Estado e tabular os resultados pra ver quem tem os 270 votos do colegio eleitoral necessarios para vencer as eleicoes. Nas minhas futures analises, utilizarei o resultado das eleicoes de 2000 como ponto de partida, pois isso nos da uma ideia do minimo necessario para vencer as eleicoes esse ano. Em 2000 Bush "obteve" 271 votos, contra 267 de Gore. O minimo que um Estado contribui sao 3 votos no colegio eleitoal. Isso quer dizer que qualquer Estado que mudasse de lado mudaria o resultado da eleicao. Entao, a pergunta que fica eh quais Estados estao seguramente na mao de McCain e Obama. Quais estao ameacados de mudar de lado? Eu farei uma analise mais profunda disso no futuro. Por enquanto soh vou dizer que a situacao de Obama eh muito confortavel
4 opiniões
avalie fechar
Lincoln Baptista (37) 24/06/2008 14h54
Lincoln Baptista (37) 24/06/2008 14h54
O que Obama propõe de concreto? Ele fala em mudança, mas pouco fala de que mudanças serão essas, além de mudar de discurso conforme a conveniência.
Essa eleição é a maior palhaçada da história dos EUA, apóio McCain, mas ñ por ele ser bom, mas sim por ele ser menos ruim.
Muita gente fala em "império" quando se referem aos EUA, e considerando a influência econômica e cultural que o país tem, o termo até pode ser utilizado.
Mas sabemos verdadeiramente o que é um império? Nós ñ sabemos o que é um império de verdade! Esperem a China, a Rússia e os fundamentalistas islâmicos ganharem mais espaço político que saberemos o que é um império de verdade, saberemos o que é ter que beijar a mão do rei e seus amigos para não perder a cabeça, a se prostituir para a gangue no poder para ter uma vida pouco mais que miserável, ou a se curvar perante um clérigo fundamentalista que decidirá o que devemos ler e no que devemos acreditar.

Não que os americanos sejam o povo mais virtuoso da face da terra, mas são muito melhor que as alternativas que temos como potências mundiais.
Mas ñ se preocupem, se Obama ganhar e os EUA perderem influência políticamente no mundo poderemos nos recordar o que realmente são impérios outra vez.
5 opiniões
avalie fechar
Quem deveria ser grato? Os árabes aos Hebreus ou os Hebreus aos árabes ?
Eis a questão !!!
Sem dúvida os árabes aos Hebreus, pois pela desobediência, falta de fé e precipitação de Abraão e Sara ( Patriarca e Matriarca de Israel ), anteciparam-se à promessa e Abraão teve o filho Ismael com AGAR ( Do Egito ).
De Ismael vieram 12 príncipes Árabes e de Isaque as doze tribos de Israel mas a promessa de Deus foi a Isaque e não Ismael.
...
Gênesis cap. 17
20 Quanto a Ismael, eu te ouvi: abençoá-lo-ei, fá-lo-ei fecundo e o multiplicarei extraordinariamente; gerará doze príncipes, e dele farei uma grande nação.
21 A minha aliança, porém, estabelecê-la-ei com Isaque, o qual Sara te dará à luz, neste mesmo tempo, daqui a um ano.
.........
Então queridos leitores, esta questão é tão antiga quanto o berço de civilização humana e não será Obama, J.M., Carter, " O Quarteto " que solucionará a crise do Oriente, mas o próprio Messias quando vier.
..
Gênesis 49:10 O cetro não se arredará de Judá, nem o bastão de entre seus pés, até que venha Siló; e a ele obedecerão os povos.
...
A briga e entre irmaos e um querendo o lugar do outro, mas a promessa da terra foi feita a Isaque e justamente seus descendentes que andaram dispersos que sao os Judeus, Israelitas ou ainda Hebreus.
Naor, irmao de Abraao, veio Ara que e pai dos Sirios.
Assur ( Assirios ) ,Elao ( Ira ), Lude ( Os Lidios ) e Arfaxade ( Os Caldeus - Sala, Heber, Peleque, Jocta e Arabia ).
7 opiniões
avalie fechar
Israel é invencível ? Sim
400 anos de escravidão no Egito
40 anos peregrinos no deserto
após a divisão do Reino em Israel e Judá, o primeiro conquistado pelo Império Assírio ( 722 a.C. ), o segundo pelos Babilônios ( 586 a.C ).
Recontruida a nação após o exílio de 70 anos sob a liderança de Zorobabel, Esdras e Neemias.
Ano 70 d.C. 1 milhão de judeus mortos
A conquista de Massada
1898 anos peregrinos em toda a face da terra.
II Guerra Mundial 6 milhões de judeus mortos.
1948 renasce Israel - Ezequiel 36 e 37 e Isaias 66:8
Quem seria então " arrogante " em dizer tal coisa?
Por ventura seria o próprio Deus ?
..
Profeta Jeremias cap.31
7 Porque assim diz o SENHOR: Cantai com alegria a Jacó, exultai por causa da cabeça das nações; proclamai, cantai louvores e dizei: Salva, SENHOR, o teu povo, o restante de Israel.
8 Eis que os trarei da terra do Norte e os congregarei das extremidades da terra; e, entre eles, também os cegos e aleijados, as mulheres grávidas e as de parto; em grande congregação, voltarão para aqui.
9 Virão com choro, e com súplicas os levarei; guiá-los-ei aos ribeiros de águas, por caminho reto em que não tropeçarão; porque sou pai para Israel, e Efraim é o meu primogênito.
10 ¶ Ouvi a palavra do SENHOR, ó nações, e anunciai nas terras longínquas do mar, e dizei: Aquele que espalhou a Israel o congregará e o guardará, como o pastor, ao seu rebanho.
11 Porque o SENHOR redimiu a Jacó e o livrou da mão do que era mais forte do que ele..
8 opiniões
avalie fechar
Carlos Ferreira (1) 23/06/2008 23h20
Carlos Ferreira (1) 23/06/2008 23h20
CAMPINAS / SP
É difícil acreditar que um livro de autoria de um conservador que já escrevera um outro título que atacava o anterior candidato democrata presidencial, possa ser suficientemente imparcial para receber crédito dos eleitores, em geral. Não creio que este tipo de publicação consiga realizar uma mudança na intenção de voto dos eleitores. Vai, simplesmente, fornecer argumentos e, algumas frases de efeito, para os eleitores republicanos discutirem com os democratas americanos. sem opinião
avalie fechar
porfirio sperandio (360) 23/06/2008 22h00
porfirio sperandio (360) 23/06/2008 22h00
OBAMA e ISRAEL
Israel invencivel ? Da onde isso ?
Que te leva a crer tamanha inverdade ?
So' da arrogancia de uma pessoa pode vir tamanha
besteira...

Nenhum complexo militar serio do pos segunda guerra concentra suas forcas em um so' local, como fez o Iraque quando enriquecendo Uranio, ou como fez a Libia, ou mesmo os EUA quando em Pearl Harbor, que deixou sua frota do Pacifico a merce dos Kamikases...

Tolice do Homem oriental pensar na invencibilidade de um estado como israel, ou pior ainda: na letalidade de um ataque surpresa ao Iran. Os EUA tentaram o mesmo no Vietnam e sairam fugidos de Saigon. E que delirio foi Saigon...

Israel vem se vencendo por si proprio, apertando a corda no pescoco a cada incursao militar em Gaza, ou a cada crianca palestina morta pelos boldozers israelenses...Com o enfraquecimento dos EUA, Israel vem se isolando assim como Cuba se isolou sem o Dinheiro do Kremlin. Contrario de Fidel, o parlamento daquele pais nao conta com a ajuda da America Latina, o mais novo Egito da era moderna, Egito que ha' 4 000 anos serviu de espolio pra germinar os cavaleiros de Moises, e as Familias do Patriarca: O mundo agora conhece a ingratidao dos Hebreus para com os Arabes.

E Obama tambem sabe disso:
Prefere dispensar os votos do apoio que viria do meio oriente a se enforcar com os Neo-Israelenses.
5 opiniões
avalie fechar
Mais uma vez o mundo se curva ao Brasil: os evangélicos americanos estão desertando da candidatura republicana. Daqui a pouco vão dizer que são Obama desde criancinhas. A lição do PSD, depois PDS, depois ARENA, depois PFL, depois DEM (O que virá depois da eleição para prefeito de 2008, JÁ-ERA?) prosperou nos EUA. Kassab pode tentar uma secretaria de Obama: Secretaria Nacional de Complicação do Trânsito. Ou outra: Como Transformar Praças em Parques. Ou, então, dar um curso no M.I.T (Massachussets Institute of Technology): "Como aparecer e depois desaparecer da política, conforme os interesses de Serra". Katia Abreu para Secretária da Agricultura, por seu conhecimernto do pessoal do ramo. Agripino Maia para desmoralizar a oposição a Obama. O PSDB nem vai se oferecer, porque sabe que o queridinho dos eleitores norte-americanos não tem vocação suicida! 7 opiniões
avalie fechar
Manoel Joaquim (105) 23/06/2008 20h14
Manoel Joaquim (105) 23/06/2008 20h14
Força Maccain!
Está uma confusão isto aqui, tudo por causa da falta de analise do discurso, os experts, mesmo em inglês, acabam se entregando ao confundir PS 171, com Classe MIG-TSONEV-47 e/ou F-15-FIGUEIRDO afins.
29 opiniões
avalie fechar
Gustavo Pereira (43) 23/06/2008 12h33
Gustavo Pereira (43) 23/06/2008 12h33
???. Nao gosta do sinal "menor que"? Ultima tentativa.
-/-
Idade: Em 2000, Bush obteve 47% do voto idoso (+65 anos) e 46% do voto jovem (inferior a 30 anos). McCain eh preferido por 44% dos idosos e 32% dos jovens. No grupo dominante intermediario, Bush obteve 48-49% dos votos em 2000, enquanto McCain mantem 43-45% da preferencia, contra 43-47% de Obama.

Esses numeros demonstram que a perfomance de McCain em absolutamente TODOS grupos eh insuficiente para leva-lo a uma vitoria esse ano. Todos resultados sao piores que a performance de Bush quando "ganhou" a eleicao pelo fio da navalha em 2000. A performance dele eh ma ate mesmo no voto feminino (que eh dominante nos EUA) e que ele esperava alavancar com as apoiadoras de Hillary que apareciam na TV gritando e arrancando os cabelos de raiva dizendo que iam votar nele quando Obama venceu as primarias. Somados ao aumento consideravel de negros, latinos, jovens e democratas que se registraram pela primeira vez para poderem votar nessas eleicoes, esses numeros nao sustentam (pelo menos no momento) afirmacoes de que McCain ira ganhar essa eleicao (porque Obama eh negro, liberal, ou por qualquer outro motivo). Sera preciso uma mudanca radical nessa estatistica nas proximas 19 semanas se McCain quiser vencer. Nada eh impossivel, mas com pouco dinheiro e o vento soprando contra os Republicanosisso vai ser muito, muito dificil de acontecer.
5 opiniões
avalie fechar
porfirio sperandio (360) 23/06/2008 08h53
porfirio sperandio (360) 23/06/2008 08h53
Meu Caro Vladimir Tzonev (89) 20/06/2008 18h36
quando se referindo ao Eduardo ...
Os caras vao pra la', e ficam em ghetos Brasileiros. Conheco gente que morou la' 20 anos e voltou falando cubano, colombiano, menos Ingles.
Pra voce considerar um Brasileiro entendido dos processos sociais nos EUA, voce teria primeiro que ter certeza esse Brasileiro esteve completamente integrado no contexto Americano.
Se nao, de que vale considerar suas consideracoes ? Complicado. O cara pensa que porque morou la' 10 anos, 20 anos, sabe tudo de la' ... Sabe nada. Sabe o que aocntecia no Getho. So' isso.
27 opiniões
avalie fechar
Gustavo Pereira (43) 23/06/2008 02h02
Gustavo Pereira (43) 23/06/2008 02h02
Ao moderador: Nao sei o que aconteceu com minha ultima mensagem, porque soh a primeira linha dela aparece postada no forum. Vou tentar mais uma vez.
-/-
Idade: Em 2000, Bush obteve 47% do voto idoso (> 65 anos) e 46% do voto jovem (
sem opinião
avalie fechar
Gustavo Pereira (43) 22/06/2008 23h27
Gustavo Pereira (43) 22/06/2008 23h27
Idade: Em 2000, Bush obteve 47% do voto idoso (> 65 anos) e 46% do voto jovem ( sem opinião
avalie fechar
Gustavo Pereira (43) 22/06/2008 23h24
Gustavo Pereira (43) 22/06/2008 23h24
Outra forma de avaliar o desempenho dos candidatos eh examinar a performance de cada um em diferentes grupos de eleitores: mulheres, latinos, negros, brancos, independentes; e examinar os fatores de idade e educacao. Como base de comparacao vamos olhar tambem os numeros (no website da CNN) das ultimas duas eleicoes, que foram apertadas. Isso nos dah uma base do absolutamente minimo necessario pra vencer uma eleicao (e ainda assim de forma questionavel em 2000). Os numeros atuais sao da ultima pesquisa Gallup realizada entre 5 e 18 de Junho.
Mulheres: Bush obteve 43% do voto feminino em 2000, 48% em 2004. Atual: Obama 48%, McCain 39%.
Latinos: Bush obteve 35% do voto latino em 2000, 44% em 2004. Atual: Obama 59%, McCain 27%.
Negros: Bush obteve 9% do voto negro em 2000, 11% em 2004. Atual: Obama 90%, McCain 4%.
Brancos: Bush 54% em 2000, 62% em 2004. Atual: Obama 39%, McCain 49%.
Independentes: Bush 49% em 2000, 48% em 2004. Atual: Obama 46%, McCain 39%.
Educacao: Em 2000 Bush obteve 49%, 51% e 44% dos votos de eleitores que tinham diploma, respectivamente, de ensino medio (ou menos), de ensino superior, e de pos graduacao. Na mesma ordem, McCain possui atualmente 39%, 49% e 38% da preferencia. O grupo dominante de eleitores em 2000 (32%) que comecaram o ensino superior (mas nao concluiram) votaram Bush 51%, 49% Gore. McCain possui 43% da preferencia atual, contra 45% de Obama.
1 opinião
avalie fechar
Alex Peres (47) 22/06/2008 16h11
Alex Peres (47) 22/06/2008 16h11
Peraí, não entendi! McCain defende uma legislação mais dura contra quem investe no Irã?! Uma legislação mais dura contra ele mesmo então....seria isso mesmo Roberto Souza? Algum comentário ácido a respeito? Ou o autor da reportagem tb é sonâmbulo? 4 opiniões
avalie fechar
Saulo Mundim Lenza (678) 21/06/2008 21h15
Saulo Mundim Lenza (678) 21/06/2008 21h15
Eu penso que Israel não deverá atacar os gentios iranianos.
Mas se o fizer será de forma avassaladora, com altissima letalidade, e uma anulação quase completa do poder de retaliação do Irã.
Isto posto mais uma vez fiacará comprovada a invencibilidade de Israel. Até porque as guerras anteirores provam isto. Portanto é bom que os iranianos tenham a cabeça no lugar, pois o mundo todo sabe que Israel é invencível.
Hava Naguila
3 opiniões
avalie fechar
Francisco Ernesto Guerra (503) 21/06/2008 20h03
Francisco Ernesto Guerra (503) 21/06/2008 20h03
A ameaça do estado terrorista de Israel de atacar o Irã deixa todos preocupados.
Tenho certeza que haverá a resposta de Teerã com isso o mundo poderá ver novo conflito de grandes proporções. O preço do barril de petróleo que já está nas alturas subirá ainda mais, agravando a crise mundial.
Mas o estado terrorista de Israel não se importa com isso. Seguros pela criminosa proteção que lhe emprestam os EEUU, estão se lixando para a opinião pública mundial.
Diante da resposta certa do Irã, existe ainda o risco dos terroristas judeus utilizarem as bombas atômicas que dispõem, conseguidas em desobediência às convenções internacionais sobre o assunto.
Tais regras são as mesmas que a ONU, os EEUU e os terroristas judeus acusam o Irã de tentar burlar.
Então, percebe-se a hipocrisia dos governos ocidentais (não dos povos ocidentais). Usam dois pesos e duas medidas. Israel pode, o Irã não. Os fundamentalistas judeus ora no poder são bem mais perigosos do que os fundamentalistas muçulmanos no poder no Irã.
Fica cada dia mais clara a inviabilidade da existência de Israel como estado soberano. Não conseguem sobreviver sozinhos. Vivem do dinheiro dos EEUU e das polpudas contribuições de judeus, especialmente norte-americanos e, sobretudo, vivem a arrumar confusão.
Israel assassina entre 3 e 5 palestinos por dia, muitos deles velhos, crianças e mulheres, inclusive grávidas.
É, em resumo, um bando de terroristas, dirigido por políticos corruptos e sacerdotes malucos.
60 opiniões
avalie fechar
MARCOS MARTINS (9) 21/06/2008 15h44
MARCOS MARTINS (9) 21/06/2008 15h44
Gente infelizmente essa é minha opinião com relaçao ao controle da Floresta, pois o Brasil não consegue controlar o tráfico,homicidios e assaltos nos morros e agora fora dos morros tambem está crescendo a cada ano mais, como tambem não consegue controlar o atendimento hospitalar, o atendimento urbano e educacional a nivel federal, imagine... como irá controlar o desmatamento da floresta amazonas, por achar que esse problema é muito serio formulei essa opinião a respeito da amazonas, e creio eu que devemos tomar uma atitute bem rapida com relacao a isso, antes que seja tarde, o mundo esta de olho na amazonas, si o brasil não consegue controlar e cuidar porque não pedir ajuda internacional? antes que seja tarde presidente Lula, vamos pedir essa ajuda, vc viu o Iraque? pode não ser somente os Estados UNIDOS, a querer o controle total da floresta, si nos continuarmos a mostrar pro mundo que somos incapazes de controlar e preservar, mas pode ser uma liga internacional a querer isso, e ai? ja pensou como vamos lidar com isso, si acontecer desse maneira? 3 opiniões
avalie fechar
MARCOS MARTINS (9) 21/06/2008 15h34
MARCOS MARTINS (9) 21/06/2008 15h34
Não acredito que Obama será eleito presidente dos Estados Unidos, embora eu seja completamente contrário a essa politica adotada pelo povo americano, eles são muito conservadores às tradições e o fato de Obama ser um negro infelizmente irá pesar muito nessa eleiçao foi exatamente por causa dessa tradição por não terem escolha, entre uma mulher Hilary Clinton e Obama(negro) prevaleceu Obama, mas quanto ao comentario desse candidato democrata a respeito da Amazonas " a amazonas é do mundo" concordo absolutamente com ele, pois não adianta o Brasil bater o pé em dizer que a "amazonas é nossa" e não ter condiçoes de manter a floresta em segurança contra o desmatamento que a cada ano cresce aceleradamente, o brasil mais uma vez volto a dizer já provou que não consegue controlar a manutençao da floresta, é hora de nós brasileiros acordarmos para esse problema e resolve-lo, a amazonas é sim agora mais do que nunca do mundo, o mundo sem a amazonas seria uma cadastrofe, Senhor presidente Lula vamos criar leis severas de puniçao à esses agressores da natureza, vamos criar uma organização internacional com o apoio de paises de primeiro mundo como os estados unidos, inglaterra, Japão e outros na defesa da floresta, enviando e angariando fundos para manter uma tropa internacional na amazonas combatendo esse desmatamento e prendendo esses criminosos da natureza, cadeia sem fiança pra eles, ao invés de gastar dinheiro como estão gastando la no Iraque, gaste então na floresta. 3 opiniões
avalie fechar
Gustavo Pereira (43) 21/06/2008 01h47
Gustavo Pereira (43) 21/06/2008 01h47
Os outros numeros financeiros (dinheiro em caixa) dessa campanha que indicam os problemas do lado Republicanos sao os seguintes:
Partido Democrata:US$111 mi; Partido Republicano: US$91 mi
Comite Eleitoral para Deputados Federais: Democratas: US$45 mi; Republicanos: US$7 mi
Comite Eleitoral para Senadores: Democratas: US$38 mi; Republicanos: US$19 mi
Ou seja, alem das dificuldades que McCain tera com as expectativas legislativas, grupos evangelicos e com a ala moderada do Partido (o efeito Ron Paul), ele ainda tera um problema serio pra resolver na area de marketing de sua campanha.
7 opiniões
avalie fechar
Gustavo Pereira (43) 21/06/2008 01h46
Gustavo Pereira (43) 21/06/2008 01h46
O outro problema, que agora se tornou ainda mais agudo para McCain, eh a questao financeira. Nos EUA nao ha propaganda eleitoral gratuita. A unica coisa que eh oferecida a candidatos eh dinheiro de um fundo publico. Contudo, quem aceita esse dinheiro tem que aceitar as regras que vem com ele (especificamente um limite na quantia de dinheiro e como ele eh gasto). McCain aceitou esse financiamento (logo esta limitado a 85 milhoes de dolares). Obama o rejeitou. Obviamente que ha um questionamento moral valido a ser feito por Obama ter voltado atras na sua postura inicial de que iria aceitar financiamento publico. Agora, essa decisoes foram tomadas pelas atuais circustancias financeiras dos candidatos. McCain arrecadou nas primarias somente 90 milhoes (5 mi a mais do que ele recebera do fundo publico) e tem 23 mi ainda na conta. A maior parte de seus doadores jah doaram o maximo permitido por lei ($2300) entao ele precisaria buscar novos doadores. Ou seja, estrategicamente o financiamento publico faz mais sentido. Obama, por outro lado, recebeu nas primarias US$265 milhoes e ainda tem 46 mi na conta. A diferenca eh que ele recebeu suas doacoes de 1.5 mi de pessoas diferentes (media de $177). Ou seja, ele jah tem as informacoes de contato desses apoiadores para contata-los de novo e pedir os outros $2000 que eles ainda podem doar. Ou seja, isso eh um potencial de 2.5 bilhoes de dolares em doacoes. Estrategicamente nao fazia o menor sentido ele aceitar financiamento publico. 9 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (2850)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 76 77 78 79 80 81 82 83 84 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página