Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Eleições nos EUA

Corrida presidencial nos EUA tem início com primeira rodada de prévias partidárias no Estado de Iowa.


Mais resultados: Anteriores 77 78 79 80 81 82 83 84 85 Próximos
Comentários dos leitores
porfirio sperandio (360) 21/06/2008 00h26
porfirio sperandio (360) 21/06/2008 00h26
CHERNOBIL
O Iran ja' tem Uran io enriquecido.
Israel que o saiba, que os misseis de medio alcance que Teeran vem testando, podem levar dirty bombs em suas cargas que contaminariam toda a cidade santa ...
Iran nao e' Iraque, Iran nao e' Libia ! F-15 americanos nao deterao as cargas radioativas desses fundamentalistas. O mundo que se prepare, academicos do isla nao perdoarao um ataque de israel !

Efeitos de Chernobil mais uma vez assombram a humanidade, desta vez na propria Jerusalem !
25 opiniões
avalie fechar
Sr. Célio Rodrigues. Muito boa noite.
Observando a dura que o sr. deu sobre os comentários postados aqui me chamou a atenção as seguintes palavras de seu texto:
....................................
"...Esses leitores, com seus textos medíocres, dão trabalho aos moderadores e enraivecem aqueles que perdem seu precioso tenpo lendo preposteriadas e garrilices. Agora, vem um afirmar que é racismo e precenceito chamar um negro de afro-descendente ou mencionar um latino como hispãnico. Ou seria preconceituoso dizer o vice-governador de Pão Paulo é jedeu? Aconselho esse imbécil a estudar um mínimo de etinogia, antropologia ou sociolágia para saber o que escreve. "
........
Minhas perguntas são:
"...tenpo..." ou " teMpo " ?; "...etinogia..." ou " etinoLOgia"?; "... jedeu..." ou " judEu" ? e por fim:
"... imbécil..." ou " imbecil" ; "... sociolágia..." ou " sociologia"?
...
Acho que ninguem aqui é mestre da Língua Portuguesa. Inclusive o senhor.
Deixe essa matéria para Prof. Pietro Neto ( Nossa Língua Portuguesa ) ou para meu pai que é MESTRE da Língua Portuguesa - como já te escrevi outrora, aliás ele também é Filósofo, Advogado, Administrador, Poliglota e escritor.
Então seja mais complacente com todos nós "imbecis".
3 opiniões
avalie fechar
Vladimir Tzonev (201) 20/06/2008 18h36
Vladimir Tzonev (201) 20/06/2008 18h36
Eduardo Velasco:"... LÁ É RACISMO, AQUI É O QUÊ? AMIGÃO, LEIA ROBERTO DAMATTA!"
-----------------------------------------------
Eduardo,
se não me falha a memória era vc que escreveu que tinha morado 15 anos nos EUA.
Então é vc deveria saber de que estou falando.
Não se podem comparar as dias situações.
No Brasil podem existir preconceitos INDIVIDUAIS contra raça, etnia e religião. Isto não significa que a nossa sociedade é racista.
Nos Estados Unidos os preconceitos são DE MASSA, a sociedade como um todo é intolerante.
Os ambientes sociais nos dois países sequer podem ser comparados.
Conheço todo o mundo e falo sem medo de errar: o Brasil é a maior democracia racial, étnica, religiosa e cultural do mundo.
Devemos estar cientes disso.
Preservar e educar as crianças orgulhar-se do seu País, porque esta é a maior qualidade de vida que pode existir, muito acima da qualidade de vida dos bens materiais de outros países, que nós tmb vamos ter.
2 opiniões
avalie fechar
Breno Bacci (14) 20/06/2008 14h56
Breno Bacci (14) 20/06/2008 14h56
Marcos Nogueira: Peço desculpas pois acredito que realmente tenha me equivocado ao relacionar religião com seu comentário. No entanto, em minha defesa, queria te dizer que desde a época do plebiscito do desarmamento termos como "desintegração da família" me soam como bravatas de conservadores radicais - da mesma sorte que aqueles que defenderam que os "homens de bem" tinham direito a portar uma arma para "proteger" a família do miserável que tenta roubar o iPod de seu filho. Acho que não é seu caso, por isto peço desculpas pelo meu equívoco.
-x-
Roberto Souza: Por favor não me chame de ateísta. Considero isto tão ofensivo quanto me chamar de cristão só porque nasci e vivo no país mais cristão do mundo... China? URSS? Oh! Comunistas?? Socorro! - Caso não entenda ironia, a Guerra Fria acabou em 89.
-x-
Rafael Dias: Obrigado por me lembrar porquê devo agradecer ao cristianismo. Concordo que este não é o tópico adequado. Espero te encontrar num tópico sobre religiões.
1 opinião
avalie fechar
Eduardo Velasco (271) 20/06/2008 11h36
Eduardo Velasco (271) 20/06/2008 11h36
"O racismo e os preconceitos étnicos estão tão enarigados nos Estados Unidos, que já fazem parte até da linguagem oficial.
Vejam as jóias:
- "hispánicos"
- "afro-americanos"
- "judéus", entre outros..."
POIS É, ENQUANTO ISSO A GENTE VAI LENDO ESSAS PRECIOSIDADES PONTUAIS E SUBINDO PELO ELEVADOR CANTAROLANDO: "E AÍ, AMIGO, VOCÊ VAI DE ELEVADOR SOCIAL OU ELEVADOR DE SERVIÇO."
E SE ENTRE UM ANDAR E OUTRO ALGUÉM CHIAR, DIGA ALTO E BOM SOM: "VC SABE COM QUEM ESTÁ FALANDO".
LÁ É RACISMO, AQUI É O QUÊ? AMIGÃO, LEIA ROBERTO DAMATTA!
1 opinião
avalie fechar
Eduardo Velasco (271) 20/06/2008 11h31
Eduardo Velasco (271) 20/06/2008 11h31
POSTEI OUTRO DIA...
...e dizia que Israel iria (luva de pelica do Bush) bombardear o Irã antes que o lame duck limpasse as gavetas. Agora, veja aí a manchete da FOLHA:
"Autoridades norte-americanas disseram que Israel realizou um amplo exercício militar neste mês que pareceu ser o ensaio para um possível ataque a bomba contra as instalações nucleares do Irã, informou uma reportagem publicada pelo jornal "The New York Times" nesta sexta-feira.
Citando autoridades americanas não identificadas, o jornal disse que mais de cem aviões israelenses F-16 e F-15 participaram das manobras no leste do Mediterrâneo e na Grécia na primeira semana de junho.
A propósito, que clicou cinco estrelinhas para o último postado do Roberto não fui eu. Deve ter sido alguém amante de filigranas e firulas!
Enquanto isso o McCain, mais conhecido como "o bracinho", vai penando para juntar cents aqui e cents acolá. Vamos ver como fica no final.
Por enquanto suspeito em contrato de gaveta entre o voz de falsete (McCain) com o "26%" e caindo! (Bush) em oposição ao vozeirão aveludado (Obama). O último anda levando a melhor até entre as mulheres brancas!
Abraços politicamente "carinhosos"
Eduardo Velasco
Natal/RN
1 opinião
avalie fechar
Gustavo Pereira (43) 20/06/2008 11h30
Gustavo Pereira (43) 20/06/2008 11h30
Nossa, ate eu estou surpreso com a dimensao do efeito Ron Paul. Eu esperava que McCain perdesse 1 ou 2% dos votos. No entanto, pesquisa de opiniao divulgada hoje mostra Bob Barr com 6% dos votos na Georgia, um Estado tradicionalmente Republicano. McCain tinha 54% e Obama 40% das intencoes de voto em todas pesquisas ate o comeco de Maio. Agora McCain tem 44%, contra 43% de Obama (e 6% de Barr). Ou seja, o Estado da Georgia, que antes estava seguro nas maos dos Rebublicanos, agora tambem esta na disputa. Vale a pena lembrar que a Georgia eh um Estado com enorme populacao negra que normalmente nao vota em eleicoes ... eh mais um Estado agora que vale a pena monitorar. 3 opiniões
avalie fechar
Dilson Aquino (26) 20/06/2008 09h09
Dilson Aquino (26) 20/06/2008 09h09
Sr. Célio Rodrigues, eu entendí muito bem o ponto de vista do Sr.Vladimir Tzonev, quando se referiu ao ridículo uso de "o judeu vice-governador de SP Goldenberg...". Ele quiz dizer que para fins eleitorais não há interesse em saber a religião do candidado; no Brasil basta que seja um bom político. Infelizmente aquí nos EUA a religião e a raça dos candidatos ainda são pontos determinantes para o voto. 3 opiniões
avalie fechar
Roberto Souza (177) 20/06/2008 08h37
Roberto Souza (177) 20/06/2008 08h37
Hussein, o "novo" da política rejeita financiamento público, e mantém seu slogan "Não precisamos das pessoas, e sim dos seus cheques". Isso é de uma hipocrisia e mediocridade jamais vista, para quem posava de "redentor" da história da política sobre a face da terra... Vergonhoso. 14 opiniões
avalie fechar
Célio Rodrigues (113) 19/06/2008 22h20
Célio Rodrigues (113) 19/06/2008 22h20
Muitos comentários postado nesta seção são tão interessantes de ler como os artigos escritos pelos jornalista da Folha de São Paulo. No entanto, alguns leitores "despejam" neste espaço suas frustrações e agressividades com textos raivosos, ilógicos e de contúdo paupérrimos. Por exemplo, um leitor escreve mais de 800 comentários sem qualquer conhecimento do assunto em pauta. Só vêm agressividades e lamentações, muitas vezes com rudimentares erros ortográficos e de concordâncias. Nunca faz citação de um filósofo, escritor, político ou artista. Nunca apresenta uma frase de efeito ou palavras inteligentes. Os textos são sempre "arroz com feijão", do início ao fim. Sempre usam todos os 1.500 caracteres para dizer absoultamente nada. Desconhecem que muitos homens entraram para a história dizendo um mínimo de palavras: César: "vini, vidi, vinci; alea iacta est. Descartes, "cogito, ergo sum"; Churchill, "sangue, suor e lágrimas"; Lincoln, "Um governo do povo". Esses leitores, com seus textos medíocres, dão trabalho aos moderadores e enraivecem aqueles que perdem seu precioso tenpo lendo preposteriadas e garrilices. Agora, vem um afirmar que é racismo e precenceito chamar um negro de afro-descendente ou mencionar um latino como hispãnico. Ou seria preconceituoso dizer o vice-governador de Pão Paulo é jedeu? Aconselho esse imbécil a estudar um mínimo de etinogia, antropologia ou sociolágia para saber o que escreve. 48 opiniões
avalie fechar
O velho guerreiro está de volta. País civilizado é outra coisa. A formação da sociedade norte-americana tem fundamento na liberdade individual do cidadão. Antes de começar a política, há o cidadão. O que tem occorido nesse país é um desvirtuamento de suas origens. Thomas Jefferson não está em sossego em seu túmulo. Quando pensa em Nixon, Clinton, Bush, tem ímpetos de voltar à ativa. Seu único consolo é a prerrogativa de haver candidatos independentes. Pode não significar muito, com o cidadão comum em frente à televisão comendo um hambúrger, bebendo uma bud e torcendo para o beisebol ou o futebol. Mas vale muito como afirmação de independência. Se no Brasil houvesse jornalismo investigativo como nos EUA, nossa configuração política atual seria muito diferente! O que temos é um "acordo entre cavalheiros" que significa manter os privilégios dos mesmos ou, no caso de acesso de novos, que sejam pelo menos iguais (perceberam a sutileza da menção a Lula e ao PT?). Um bom teste da democracia neste país colonial seria a instituição de candidaturas individuais a presidente da república. Seria uma sacudida salutar na modorra endogâmica desta política atual que não leva a nada! 4 opiniões
avalie fechar
Vladimir Tzonev (201) 19/06/2008 13h37
Vladimir Tzonev (201) 19/06/2008 13h37
O racismo e os preconceitos étnicos estão tão enarigados nos Estados Unidos, que já fazem parte até da linguagem oficial.
Vejam as jóias:
- "hispánicos"
- "afro-americanos"
- "judéus", entre outros...
-------------------------------
Imaginem no Brasil começarmos usar a mesma terminologia, já que tudo que vem de lá é "melhor"...:
...o caucasiano Lula,
o afrodescendente Ministro do STF Joaquim Barbosa,
o judeu vice-governador de SP Goldenberg,
e assim vai...
10 opiniões
avalie fechar
Gustavo Pereira (43) 19/06/2008 11h48
Gustavo Pereira (43) 19/06/2008 11h48
No topico ainda da fragilidade da campanha de John McCain quero comentar hoje sobre o efeito Ron Paul. Ron Paul, embora seja Republicano agora, eh um antigo membro do Partido Liberitario que primordialmente defende 1 coisa: o equilibrio orcamentario e a diminuicao do tamanho do Estado. Central em sua proposta para atingir essa meta eh o fim da Guerra no Iraque, algo que ele eh e foi um ardente opositor e que custa uma verdadeira fortuna. Como McCain tem outra ideia para o Iraque e atacou Ron Paul fortemente durante o debate de candidatos Republicanos na CNN, Paul na vice presidencia nao eh uma possibilidade. Ron Paul encerrou sua campanha, mas deixou bem claro que nao vai endossar McCain. Pior, ele marcou um evento paralelo de protesto na mesma cidade e no mesmo dia da Convencao Republicana que oficializara a candidatura de McCain. O Partido Liberitario ainda resolveu lancar um candidato nacional nessas eleicoes, Bob Barr (um tambem antigo Republicano). O partido Liberitario tem um apelo com a ala moderada do Partido Republicano, e como ha um contingente grande de Republicanos insatisfeitos com a guerra no Iraque (e que nao estao preparados para votar em Obama) isso custara a McCain um numero de votos preciosos em Estados onde a eleicao eh apertada. Sera o efeito reverso de Nader em 2000. McCain tem fogo cruzado do lado evangelico e do lado moderado do partido. Eh mais um indicativo que McCain perderara essas eleicoes. 5 opiniões
avalie fechar
Eduardo Velasco (271) 19/06/2008 09h06
Eduardo Velasco (271) 19/06/2008 09h06
E o desespero vai tomando conta. Agora são as promessas de 45 reatores. Sabe quanto tempo demora isso: duas décadas. E mais: prospeção de petróleo na Flórida (salvem o turismo!!), na California (quero ver californiano concordar!) e no Alasca (alô Valdez!). A próxima deve ser: uma ponte suspensa ligando Nova York a Londres! Enquanto isso a pontuação para Obama era de quatro pontos, passou para sete e está em seis.
Vamos que vamos minha gente, porque quem fica parado é poste!
4 opiniões
avalie fechar
jams silva (2) 19/06/2008 00h49
jams silva (2) 19/06/2008 00h49
OSASCO / SP
concordo plenamente com o uso da energia nuclear. o meu medo é o país que não tem conhecimento do segredo da arma nuclear possa, através de pesquisas atingir esse estágio. Mas o EUA já tem milhares de bombas, não é o caso. 2 opiniões
avalie fechar
Marcos Nogueira (39) 18/06/2008 19h15
Marcos Nogueira (39) 18/06/2008 19h15
A filosofia da esperança
Esperança é uma crença emocional na possibilidade de resultados positivos relacionados com eventos e circunstâncias da vida pessoal. A esperança requer uma certa perseverança, acreditar que algo é possível mesmo quando há indicações do contrário.
Exemplos de esperanças incluem ter esperança de ficar rico, ter esperança de que alguém se cure de uma doença, ou ter esperança de que uma pessoa tenha sentimentos de amor recíprocos.
Não se pode projetar um governo em cima da "esperança", ou seja tenho esperança que aconteça assim. Quem já não se decepcionou com a esperança?
4 opiniões
avalie fechar
Marcos Nogueira (39) 18/06/2008 19h05
Marcos Nogueira (39) 18/06/2008 19h05
Alex
Concordo com seu comentário e principalmente o final, "...?!?! Não se pode achar, por outro lado, que tudo é concebido e regido pelo espírito romântico de que tudo é lindo e vai dar certo, isso é ingénuo, mas há que se ter um equilibro pessoal!

Os extremos, é sempre ruína.
3 opiniões
avalie fechar
Marcos Nogueira (39) 18/06/2008 18h57
Marcos Nogueira (39) 18/06/2008 18h57
Breno Bacci,
Não sei onde nos pontos e vírgulas você encontra eu me referindo a religião, religião desde os tempos de Jesus somente atrofia, aliás foram os religiosos que o entregaram para ser morto. Meu estilo e opção de vida esta baseado em relacionamento pessoal com Deus através de Jesus Cristo, meus princípios morais na educação recebida por meus pais e na logica muito explicita dos seres humanos Homens e Mulheres. Sou perfeito humanamente falando e nem um pouco romancista. Vivo pela logica clara e evidente, respeito, respeito somente sua opinião, continuo Republicano por convicção e não por frustração. Meu maior desejo e que possamos falar sobre política e não outros tipos de opções.
3 opiniões
avalie fechar
Alex Peres (47) 18/06/2008 17h53
Alex Peres (47) 18/06/2008 17h53
Estranho se duvidar da esperança, fiquei curioso agora! Pois se não é do sentimento de esperança que se constroem grandes obras, que se libertam paises oprimidos, que independencias são declaradas, que pessoas são salvas quando eram dadas como mortas? Romantismo? Pois se não é daí que nascem as propostas, as idéias inovadoras e que modificam a ordem das coisas? Não é preciso romantismo e esperança para cuidar das nossas coisas e da nossa casa inclusive? Matamos o romantismo e a esperança, pronto! O que sobra?!?!?! Nao se pode achar, por outro lado, que tudo é concebido e regido pelo espírito romantico de que tudo é lindo e vai dar certo, isso é ingênuo, mas há que se ter um equilibrio pessoal! Não sejamos fundamentalistas amigos! 2 opiniões
avalie fechar
Rafael Dias da Silva (130) 18/06/2008 17h48
Rafael Dias da Silva (130) 18/06/2008 17h48
Breno.
Não fosse o cristianismo, você ainda seria escravo. Não fosse o ocidente cristão fazer frente ao comunismo, hoje você viveria na Republica Comunista Do Brasil, e tomava uma bala de presente se falasse mal da "nomenklatura". Por isso salve seu discurso porque foi justamente pela coragem dessa minoria que você vive em um mundo democrático onde escravidão é vista como crime e caridade como virtude.
PS.: A Folha noão publicou um recado meu porque usei a expressão "cara de tacho". Engraçado, porque eu só copiei a expressão. Xingar convervadores aqui pode, mas usar as mesmas palavras para os liberais é quase um crime, um pecado que deve ser reprimido. Assim são feitas as discussões nesse paísinho.
6 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (2850)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 77 78 79 80 81 82 83 84 85 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página