Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Violência em Gaza

Ataques israelenses na faixa de Gaza deixaram centenas de mortos. Palestinos revidam.


Mais resultados: Anteriores 36 37 38 39 40 41 42 43 44 Próximos
Comentários dos leitores
Eu tenho uma pergunta a fazer aos anti-semitas e anti-sionistas de plantão:
Porquê quase todos os países árabes -com raros casos - vivem ainda de uma forma arcaica ?!
Porquê Israel, mesmo lutando para sobreviver surpreende o mundo com seu avanço tecnológico e cultural, assim também como as comunidades judaicas ao redor do mundo ?!
Lembrando que as constituições das nações mais poderosas da terra tem suas bases no Direito Canônico, ou seja na Lei de Moisés.
Vocês ou não entendem, ou não querem entender ou são cegos mesmos. Mentes cauterizadas.
Israel hoje, é um força de equilíbrio que está impedindo a consolidação da expansão do islamismo radical sobre o mundo.
Quem se atreveria dete-los, se não fosse Israel ?
A Europa, boa parte da áfrica e porções da ásia já estão " arabisadas ", vocês querem isso também às américas ?!
Chorem por eles e depois vocês chorarão por vós mesmos e vossos filhos, se é que conseguem entender o que queremos lhes explicar.
13 opiniões
avalie fechar
claudia kabus (269) 08/02/2009 10h26
claudia kabus (269) 08/02/2009 10h26
sr. Cazzola, o ocidente prepara se para não usar mais combustíveis fósseis, além da questão economica temos o problema ambiental. então os árabes islamicos precisam apenas se preocupar como que vão fazer quando o óleo negro acabar. se o sr pesquisar direitinho, vai ver que israel "tentou" devolver a faixa de Gaza com toda a sua população para o Egito, quando devolveu a península do Sinai, e o Egito não quis! os palestinos são a arma do extremista islamico para fustigar israel. quanto ao problema religioso, uma religião pode sim, induzir ao subdesenvolvimento. olhe para a áfrica! ela molda o pensamento, max weber já vinculou a mente catolica protestante à genese do capitalismo. uma religião que poda regularmente qualquer arroubo de inteligencia conduz a uma mutilação mental, sim, e até genética se levar em conta que muitas vezes essas pessoas são assassinadas pelo regime religioso. historicamente israel tem o direito de estar ali, a região tornou se um despojo de guerra, não estava sequer nas mãos dos árabes e sim com os turcos. os arabes guardam incrivel ressentimento contra seus primos judeus. moises ao voltar do egito botou todo mundo prá rodar 40anos no deserto para trocar a geração e eliminar a mentalidade escrava. como não dá pra levar o povo de gaza para um retiro no sinai, psicoterapias e diversas compensações resolveriam o trauma em uma geração. 20 opiniões
avalie fechar
Tito Oliv (152) 08/02/2009 10h14
Tito Oliv (152) 08/02/2009 10h14
Já que é para falarmos do presente sigamos machado de assis: AO VENCEDOR AS BATATAS. Israel venceu todas. A terra é dele. 8 opiniões
avalie fechar
Marcelo Cazzola (24) 08/02/2009 02h08
Marcelo Cazzola (24) 08/02/2009 02h08
Pessoal do forum,
Por que os países árabes não dão logo todas as reservas de petróleo pras super potências? Assim não haveria mais guerra naquela região. Por que os habitantes de Gaza não tem a sensibilidade de desocuparem a região e migrarem pra outros países árabes, e darem as terras aos seus verdadeiros donos. Quem esses árabes pensam que são? Foi Deus que deu essa terra aos judeus. Está escrito na biblia. Será que eles não enxergam? Claro que não! Eles são subdesenvolvidos, seguem uma religião do mal, "criada por um psicopata" e adoram Allah, o "deus lua". Nós temos que ter paciência com esse povo que está abaixo de nós no "processo de evolução das espécies." E todos vocês aqui que falam algo de bom desse povo é anti semita. Nós que chamamos o profeta deles de psicopata, o seu Deus de falso e seu povo de subdesenvolvido não somos anti-árabes. E quem achar que somos é um anti-semita.
25 opiniões
avalie fechar
Ivanov Albanese (26) 08/02/2009 00h20
Ivanov Albanese (26) 08/02/2009 00h20
Sr. Semer, interessante mesmo alguma proximidade entre a extrema-esquerda e a extrema-direita.
O senhor fechou aspas antes da minha frase "Hospital ou jaula conforme o caso".
Talvez porque sua frase seria "Hospital, jaula ou cemitério, independente do caso".
Sutilezas meu caro, mas decisivas. Defendo a firmeza e o rigor inteligentes, investigativos, precisos. Hospital para recuperáveis e tratáveis. Jaula para irrecuperáveis. Jamais cemitério e bombardeio para todos indistintamente, principalmente famílias, crianças e mulheres inocentes e indefesas.
O estado judeu puniu de forma covarde, repugnante, sem o mínimo de inteligência. O mundo verdadeiramente civilizado não pode defender esse tipo de conduta.
22 opiniões
avalie fechar
marcos cesar fernandes (231) 07/02/2009 20h35
marcos cesar fernandes (231) 07/02/2009 20h35
Sra. Cláudia Kabus.
Quanta alegria me traz uma mensão sua a um de meus posts. Tenho lido os seus e admiro muito a sua ponderação e inteligência.
Podemos imaginar uma Federação com Israel, Palestina e Jordânia viável porque já há em Israel uma variedade de povos vivendo até bem. São os judeus que trazem os genes dos povos das regiões de onde vieram, inclusive judeus negros, são os árabes movimentando o comércio popular. Apesar da forte conotação religiosa dos judeus, os cidadões israelenses em sua maioria não liga muito para isso, e Israel se por um lado é uma nação baseada numa religião por outro, o real, é uma nação laica.
Geograficamente, essa federação teria o Mediterrâneo e o mar Vermelho, ou seja: uma saída para a Europa e outra para a Ásia.
Se não houver guerras, chove turistas, principalmente por causa das cidades bíblicas.
Os avanços tecnicológicos alcançados por Israel podem dar suporte a uma forte industria de alta tecnologia com soluções para os problemas do próprio OM, que tem muito dinheiro oriundo do petróleo. A populaçãdo de Gaza teria trabalho e properaria.
Não haveria necessidade dos exorbitantes gastos com segurança e estes poderia ser direcionados para o bem estar da população.
Ao invés do inglês, poderiam eleger o esperanto como a terceira língua.
Temas relacionados a religião só deveriam ser permitidos dentro de templos.
Aos poucos, a miscigenação igualaria a todos e como o Sr. Roberto Gaui escreveu, "Para que superpotências"?
7 opiniões
avalie fechar
Sandro Perito (47) 07/02/2009 19h43
Sandro Perito (47) 07/02/2009 19h43
Onde estão minhas mensagens????
O programa israelense de alterações estão dominando por aqui. Lamentável!!!
27 opiniões
avalie fechar
claudia kabus (269) 07/02/2009 17h21
claudia kabus (269) 07/02/2009 17h21
sr ivanov, claro que ainda tem gente defendendo israel. sempre haverá. o sr. tá confundido ou confundindo no seu post, uma coisa é conduta individual. outra coisa é o diálogo entre nações. qualquer um sabe que um homem bomba ou um recrutador de hb está psicologicamente muito mais proximo do assassino que o sr. citou. infelizmente uma parte do mundo está seis séculos atrasada e confunde tudo: estado, religião, psicopatia e terrorismo internacional. é uma visao novelistica, piegas, nublada e perigosa. a palestina era um despojo de guerra. os ultimos que a governaram não foram sequer paises arabes, foram turcos islamicos. e os turcos não tem nada contra israel. o arabe entrou pra estragar a festa dos "brimos". são ricos, nadam em dinheiro, mas em vez de darem qualidade de vida às suas populações gastam com suas vidas extravagantes, com sua exacerbada sensualidade. o resultado são paises arabes explodindo em população, invadindo a europa e adjacencias e bagunçando. não adianta dubai cobrir se de arranha ceus para disfarçar. há algo de podre no reino das mil e uma noites. 17 opiniões
avalie fechar
Ydel Spatz (46) 07/02/2009 12h34
Ydel Spatz (46) 07/02/2009 12h34
- Arabes 632-634 d.c
- Omíadas, Abássidas , Fatímidas 634- 1099 d.c
- Cruzados (cristãos) 1099 d.c
- Egipcios 1831
- Imprerio Otomano até 1917 ( que eram mulçumanos mas nunca foram arabes)
Fora a presença de beduinos, camponeses...

- Judeus em 1882
- Estado Judaico 1948 .
Vimos que desde 5 mil anos atrás, muitas civilizações passaram por ali, mas sempre houve forte presença judaica na região, portanto nada mais justo do Estado de Israel ser exatamente ali. Veja estamos falando de HISTORIA (Ciencia) e nao RELIGIAO.
Lembrando apenas um dia após a independencia do Estado em 1948, os arabes declararam guerra e perderam.
Lembrando que em 1967 os quatros países arabes que fazem fronteira com Israel se uniram e declararam uma guerra que alem de COVARDE tinha como objetivo aniquilar os judeus. Eles perderam de novo. Israel venceu e anexou territorios. Mais tarde Israel em troca de paz devolve o Sinai ao Egito. Israel desocupa gaza em troca de paz. Que pais devolve os territorios conquistados ?????? Os Arabes Sunitas, vulgo Povo Palestino, que recusaram em 1948 a partilha da ONU onde haveriam 2 estados um judeu e um palestino independente, com suas fronteiras e soberania at hoje continuam sem uma patria, agora querem os territorios partilhados pela Onu de volta. Agora como o Estado de Israel poderá abrir suas fronteiras, se grupos radicais como Hamas que atuam no pode de Gaza, ainda tem em pleno 2009 d.c. como objetivo a matança de civis em massa??
27 opiniões
avalie fechar
Ydel Spatz (46) 07/02/2009 12h30
Ydel Spatz (46) 07/02/2009 12h30
Ivanov Albanese vc é um Psicopata Mental isso sim.
Já quanto a Sra. Claudia Kabus, não fique perdendo seu tempo com pessoas que querem forjar a historia ou manipular de forma maliciosa os fatos...
Deixe q o Olivério continue no seu poço tentando difundir a suas ideias..
Hoje em dia é muito facil saber de quem eram aquelas terras 10, 100, 1000, 2000, 3000, 4000, anos atras.. e nós sabemos certo?
Assim como sabemos que "Palestina" deriva do grego Philistia, nome dado pelos autores da Grécia Antiga a esta região, devido ao facto de em parte dela (entre a actual cidade de Tel Aviv e Gaza) se terem fixado no século XII a.C. os Filisteus.
Assim como sabemos q o nome "Palestinos" não existe. Eles são "Árabes Sunitas", e o nome Palestina e Palestinos não tem relação alguma, apenas servem para difundir uma idéia errada.
De acordo com as idéias de alguns islãs e/ou anti-semitas de plantão presentes neste fórum (Olivério) Israel deveria devolver a terra aos donos.
Vamos citar os povos que dominaram a região e que foram os reais donos de lá:
- Persas 350 a.c
- Sírios 301 a.c (período helenístico)
- Seleucidas
- Reinado de Antíoco IV Epifânio (175 a.C.164 a.C.)
- Romanos 189 a.C. (onde muitos judeus conviviam com eles)
- Asmoneus 166 a.c
- Judeus 164 a.c a 142 a.c (conquistada por Judas Macabeu) e por lá ficaram até 324 d.c
- Bizantinos 324 d.c (tinha forte presença judaica)
- Samaritanos (tinha forte presença judaica)
41 opiniões
avalie fechar
claudia kabus (269) 07/02/2009 10h11
claudia kabus (269) 07/02/2009 10h11
sr marcos cesar fernandes, que idéia linda! uma federação: palestina (que eu mudaria para Samaria, Palestina foi um nome que os romanos deram com raiva) israel, jordania e talvez o pequeno estado de Gaza, a verdadeira e antiga palestina. pq será que não fizeram isso ainda... 10 opiniões
avalie fechar
marcos cesar fernandes (231) 07/02/2009 09h07
marcos cesar fernandes (231) 07/02/2009 09h07
Sr. Roberto Gaui.
Muito boa as suas observações, e eu tenho que admitir que deveria ter observado o que o Sr. agora expõe. Mas independente de sua linha de pensamento, muitas vezes é o inconciente de um povo que leva a aceitação e escolha por uma liderança cheia de ideologias malucas, porque é num ambiente pobre que a demagogia é aceita sem questionamentos.
Na Alemanha após a I Guerra Mundial a população além de arrazada estava altamente contaminada com a propaganda antisemita pela divulgação dos tais protocolos, até hoje defendidos por mentes insanas, inclusive aqui neste fórum. A pobreza e ignorância tende a ser mantida por grupos para se perpetuarem no poder. Podemos observar isso aqui mesmo no Brasil. Onde o Presidente Lula foi mais votado; na região Sul ou no Nordeste? O hamas faz isso em Gaza.
Não havia uma ideologia de esquerda/direita na época, pois se a URSS estava empenhada em firmar o comunismo, os EUA naquela época estava muito na sua e só se interessava pela América Central por causa do Canal.
Não sei se o Sr. leu os outros comentários que eu enviei para esse fórum. Neles eu defendo a a tese de que é a religiosidade um dos fatores que causam toda essa desgraça ao OM. Principalmente porque os muçulmanos não acordam para o fato de que o criador dessa crença era um psicopata.
Fiz uma observação idêntica à sua em no meu primeiro post sobre esse assunto, observando que se a Jordânia, Israel e Palestina formassem uma Federação todos sairiam ganhando.
4 opiniões
avalie fechar
alberto semer (13) 07/02/2009 08h37
alberto semer (13) 07/02/2009 08h37
Aos historiadores de plantão: este papo não levará a nada. Que tal debatermos o presente e o futuro, pois estes podem ser melhorados. o passado não. 2 opiniões
avalie fechar
alberto semer (13) 07/02/2009 08h32
alberto semer (13) 07/02/2009 08h32
Sr. Ivanov,
"A criminalidade e a covardia precisam ser extirpadas da civilização. Com firmeza e rigor. É preciso punir severamente o comportamento humano covarde e criminoso. Sem perdão. Sem conversa-para-boi-dormir, terapia ou lero-lero. É preciso retirar psicopatas da sociedade. "
concordo em genero, numero e grau. É por isso que Israel e o mundo civilizado não podem permitir que os terroristas do Hamas ajam impunimente.
4 opiniões
avalie fechar
alberto semer (13) 07/02/2009 08h21
alberto semer (13) 07/02/2009 08h21
neste forum, a interceptação de um navio proveniente do Líbano - leia-se Hisbolah - pela marinha israelense foi tachada como "PIRATARIA". Não li nenhum outro post dizendo que a carga depois de vistoriada foi liberada para seguir ao seu destino por terra.
No mesmo dia, um dirigente do Hamas foi pego com o equivalente à R$ 26 milhões e a 2 carregamentos de várias toneladas de ajuda humanitária da ONU foram confiscadas pelo Hamas. Tb não li nenhum post a respeito.
Depois que a temperatura da guerra baixou, fica cada dia mais claro quem respeita mais a população palestina. Enquanto Israel libera, o Hamas confisca. A população palestina passando todo tipo de necessidade enquanto milhões de dólares nas mãos dos dirigentes do Hamas... qual a finalidade desta fortuna? Parafraseando Golda Meir: se os palestinos respeitassem tanto sua crianças quanto Israel o faz, elas não morreriam nas guerras.
6 opiniões
avalie fechar
claudia kabus (269) 07/02/2009 05h42
claudia kabus (269) 07/02/2009 05h42
sr. olivério, quisera eu que os "sionistas" exercessem essa hegemonia mundial que o sr. fala. talvez não estivessemos vivendo a presente ditadura da mediocridade e talvez eu n tivesse que descer à grama tantas vezes para explicar coisinhas pro sr. acha então que israel foi "criado" rápido... acha que tudo começou em 1948... Israel não foi criado, sempre esteve lá. desde que foi invadido sucessivas vezes nenhum outro Estado foi criado lá e aquele solo foi tão bem lavadinho com o sangue judeu que só haverá paz quando voltar pros seus legitimos donos. o sr. já ouviu falar em praga de judeu... sr. olivério, os norte americanos que expulsaram os "ingleses" eram ingleses... quanto aos incas, maias e astecas, saiba que somos homens, não anjos. o fluxo e refluxo de civilizações é darwiniano, e conduz, acredite, a um aprimoramento. sei que é uma idéia cruel, mas é verdade. somente a civilização para conduzir nos às bancadas onde representantes dos países se reunem a chega se a acordos, dispensando se o uso de armas. foi o que aconteceu em 1948, quando a terra de israel foi devolvida aos antigos donos. quanto ao sudão sr oliverio, sera que tem muitos judeus por lá, ou olivérios... 11 opiniões
avalie fechar
Ivanov Albanese (26) 07/02/2009 00h27
Ivanov Albanese (26) 07/02/2009 00h27
A criminalidade e a covardia precisam ser extirpadas da civilização. Com firmeza e rigor. É preciso punir severamente o comportamento humano covarde e criminoso. Sem perdão. Sem conversa-para-boi-dormir, terapia ou lero-lero. É preciso retirar psicopatas da sociedade. Hospital ou jaula conforme o caso.
No Brasil, um psicopata mata um rapaz a sangue-frio e dá dois tiros em sua namorada. Um no pulmão e outro na coluna cervical. O psicopata foge e depois volta e estupra a moça que estava viva e paraplégica. Um crime covarde de um psicopata brasileiro. Não há desculpa.
Aguardamos punição severa do estado brasileiro.
Em Israel, um governo psicopata manda bombardear um campo de concentração vulgo Gaza e incinera crianças e mulheres com bombas de fósforo. A população foge para hospitais e escolas mas o governo psicopata judeu manda bombardear também os hospitais e escolas. Mil e trezentos crimes covardes dos psicopatas judeus. Não há desculpa.
Aguardamos punição severa do estado iraniano.
58 opiniões
avalie fechar
Este ataque e sequestro por Israel praticado contra o navio Libanês é, nada mais e nada menos, um ato de pirataria. Moral e judicialmente, está no mesmo nível que as atividades dos piratas que estão agindo na costa da Somália. Gostaria de ver o que as autoridades judiciais internacionais vão dizer sobre isso. 5 opiniões
avalie fechar
Santos Júnior (405) 06/02/2009 20h03
Santos Júnior (405) 06/02/2009 20h03
Sr.Ydel Spatz não queiramos aqui culpar os palestinos pelo surto de ignorância que os acometeram ao elegerem um partido de ideologia terrorista.Foram cegos pela promessa de mudança,combate à corrupção...etc, que o Hamas pregou em sua campanha.Ao contrário do que prometeu, o hamas fez foi "bombardeá-los para 2000 anos atrás" em forma de retrocesso.Agora uma boa parte do povo palestino não apóia mais a causa dos terroristas que cantam uma falsa vitória. 3 opiniões
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (2328) 06/02/2009 18h43
João Carlos Gagliardi (2328) 06/02/2009 18h43
Gostaria de repartir com os colegas do fórum, minha satisfação na constatação que as posições mais extremistas e irracionais, de ambos os lados, de uma forma geral, se renderam ao bom senso e a qualidade das discussões aqui melhorou sensivelmente.
Isso é uma prova irrefutável, de que pessoas ou nações, se realmente se empenharem, podem resolver suas diferenças e ter um convívio pacífico.
Tenho muito orgulho em participar dessa discussão com vocês.
Parabéns a todos!!!
26 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (4120)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 36 37 38 39 40 41 42 43 44 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página