Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Violência em Gaza

Ataques israelenses na faixa de Gaza deixaram centenas de mortos. Palestinos revidam.


Mais resultados: Anteriores 41 42 43 44 45 46 47 48 49 Próximos
Comentários dos leitores
J. R. (1269) 03/02/2009 09h50
J. R. (1269) 03/02/2009 09h50
O Irã diz ter colocado em órbita seu primeiro satélite Omid, realmente é uma vergonha que o Brasil tenha relegado a segundo plano a conquista espacial, o Presidente Lula embora defensor do programa não tem dedicado verbas suficientes para atendê-lo. Não é possível que o catastrófico acidente de Alcântara tenha derrubado todo o programa, é sinal de falta de investimento em formação. O Brasil ganhou o respeito da comunidade internacional quanto às suas intenções pacíficas, entretanto não está sabendo aproveitar a oportunidade. O que poderá surgir mais à frente ninguém sabe. 13 opiniões
avalie fechar
Rodrigo Marcato (248) 03/02/2009 09h30
Rodrigo Marcato (248) 03/02/2009 09h30
Cara Claudia, se houve um fechamento do islã então creio que podemos concluir que ele não é intrinsecamente anti-ocidental, anti-criastão ou anti-judaico. O que ocorre é a deturpação intencional de algumas de suas idéias por parte de pessoas interessadas apenas no poder terreno, e não na recompensa da vida eterna. Esses sãoos extremistas a que você tem se referido, e concordo que eles são extremamente perigosos. Chamo a atenção para o fato de que qualquer extremismo é perigoso, seja ele islâmico, judaico, socialista ou o que for. Mas a moderação e a tolerância são extremamente difíceis, como mostram diversos dos comentários anteriores. 2 opiniões
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (2328) 03/02/2009 09h27
João Carlos Gagliardi (2328) 03/02/2009 09h27
Ydel Spatz,
Já que sua refinada educação dispensa o uso do "Sr.", me desobriga em retribuir.
Talvez se tiver a paciência de ler documentos não originados em Israel, ou procurar sites especializados em armamento pesado, descobrirá que o Hamas é o rei da sucata em armamentos na Cisjordânia.
Responda rápido, quantos aviões, helicópteros ou "Merkavas", que como sabe, é tanque padrão israelense, foram perdidos por fogo inimigo nos últimos anos?
Quer dar um chute?
Tem um palpite?
Eu lhe digo: Nenhum (com exceção de uns 2 ou 3 Merkavas destruídos na incursão ao Líbano pelo Fatah em 2006, mas até hoje não confirmados...). Quaisquer destes equipamentos citados, perdidos por Israel, são por falha mecânica ou "fogo amigo".
Não foram abatidos!!!
Os Kassans são baseados nos "katiusha", usados pelo exército de Stalin na 2ª Guerra, e muito pouco aperfeiçoados.
No mundo das armas de destruição hoje isso não são MORTEIRINHOS não, são quase "brinquedinhos", o que é bem pior não é?
E a fantástica Israel, é mais do que financiada ela é sustentada, pelo dinheiro que chega do mundo todo (como é mesmo o nome dado a estas doações???). Sabia que o PIB de lá é apenas 15% superior á CIDADE de São Paulo?
E por último, não precisa ter "dó" de mim. Eu sou um muito orgulhoso brasileiro, que sabe que temos os nossos problemas por aqui, mas não possuímos nem de longe o gene homicida que caracteriza aquela região há milênios.
E no fundo, acho que sabe de quem deve ter pena...
22 opiniões
avalie fechar
claudia kabus (269) 03/02/2009 09h18
claudia kabus (269) 03/02/2009 09h18
sim amin katbeh, isso é verdade. houve um momento de ouro nos califados islamicos, um tempo em que houve uma certa liberdade, efervecência artística, cultural. infelizmente esse clima trouxe questionamentos que levaram a um "fechamento" do islã. creio que deveria ser meta para todo islamico promover um renascimento dessa fase. a cultura árabe pode ganhar o mundo independente da religião. quando penso em árabe minhas primeiras associações tem mais a ver com belos cavalos, um espirito livre, tapetes persas, linda arquitetura, gênios e lâmpadas. existe toda um interessantíssima literatura e cultura árabes pre-islamicos! descobri alguns sites de islamicos contra a xaria, existem movimentos, mas precisam ser mais divulgados, inclusive ´para impedir que em nosso subconsciente a imagem do árabe e do islã apareçam associadas a homens encapuzados, bombas, AUSÊNCIA DE MULHERES NAS RUAS... etc Quanto a essa ausência do feminino, quero lembrar que a famigerada igreja catolica não seguiu muito tempo sem a sua "Maria", os judeus tem a sua sacrossanta "Arca", só os islâmicos baniram o feminio da sua religião. isso tem muita importancia na hora de formatar mentes pois o "lado feminino" tem muito a acrescentar em termos de sabedoria, compreensão, empatia... fica a sugestão 8 opiniões
avalie fechar
alberto semer (13) 03/02/2009 08h18
alberto semer (13) 03/02/2009 08h18
Sr. Joao Carlos Gagliari,
Os países que apoiam o Hamas não fornecem tais armas sofisticadas porque não apoiam a causa palestina. eles apenas a usam para se firmar como lideranças regionais entre os países árabes. Este mísseis que fornecem aos palestinos fazem parte de sua propaganda anti-sionista pois mostram como o Hamas é coitadinho frente a potencia militar que enfrenta. Além do que eles sabem que se atacarem com misseis mais poderosos o bicho vai pegar...
2 opiniões
avalie fechar
marcos cesar fernandes (231) 03/02/2009 07h21
marcos cesar fernandes (231) 03/02/2009 07h21
Bibi é um sonhador, mas seu sonho de construir um túnel é no mínimo um pesadelo. O Correto seria ele sonhar com o melhor, ou seja: construir uma via terrestre com rodovia e ferrovia para unir as duas partes de uma nação palestina.
Se o Hamas for aniquilado e junto a ele a influência nefasta do Iran, haveria clima para que a sonhada nação palestina se concretizasse de vez.
A faixa de Gaza tem o que toda nação precisa, ou seja: de litoral para os portos onde o comércio exterior seja feito. A Cisjordânia tem as cidades bíblicas e seu turismo garantido. Israel precisa de trabalhadores de toda sorte para tocar sua economia.
Só está precisando mesmo é um pouco de juízo das duas partes para que as coisas funcionem.
Se acabarem as beligerâncias o turismo multiplica a entrada de recursos na região e os recursos ganhados com o trabalho darão mais dignidade e satisfação aos cidadãos de Gaza que hoje vivem de favores.
O caminho para isso já está projetado é começa pela liderança de Mamoud Abbas. Se ele conseguir se isentar da corrupção que hoje virou marca registrada da Palestina isso tudo poderia acontecer e em muito pouco tempo.
Bibi, acorda.
7 opiniões
avalie fechar
Ydel Spatz (46) 02/02/2009 21h40
Ydel Spatz (46) 02/02/2009 21h40
João Carlos Gagliardi nao sei se eu fico com dó de vc ou do seu comentario, no minimo hilario.
Dó de vc por ver como um ser humano consegue se enganar ou querer enganar a alguem .. a tal ponto..
Dó do seu comentario..
Dizer que Israel é financiado? Dono da maior High Technology mundial, um dos maiores exportador de softwares do mundo, tecnologia em medicina de ponta, e por ai vai....
Dizer que os armamentos bélicos do Hamas, vindos do Irã como AK, AR15, misséis Qassam de medio alcance (5km), misseis Grad que alcançam 10 km, misseis diversos anti- aereos ( http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI3440683-EI308,00-Hamas+usa+misseis+antiaereos+contra+aviacao+israelense.html )
O Sr. os chama de MORTEIRINHOS???
Misseis vindos do Libano, Siria....
Sem comentarios.
18 opiniões
avalie fechar
Muito me falta para compreender a humanidade, nem tenho essa pretensão, mas... dividir pessoas, apartar povos uns dos outros, segregar raças e credos... desde quando se sabe que só funciona para gado? Ehud Barak que me perdoe, mas estamos lidando com seres humanos que, de uma forma ou de outra, foram banidos de suas terras para fornecer, dar, ceder, um canto onde os judeus pudessem viver em paz. Ao menos foi assim que entendi o pacto que criou, após os horrores de uma guerra que quase destruiu a humanidade...
Uma colher de boa vontade, uma pitada de gratidão, alguns salpiques de generosidade não farão mal algum a essa salada.
5 opiniões
avalie fechar
Amin Katbeh (2) 02/02/2009 20h27
Amin Katbeh (2) 02/02/2009 20h27
é salutar lembrar que durante toda a ocupação islamica na peninsula ibérica pelos árabes, todos sem exceção, tinham direito a liberdade religiosa. Inclusive vários judeus participavam das adminstrações públicas da época.
Após a saída dos muçulmanos da Espanha, veio "Santa Inquisição", a impediosa perseguição aos judeus, que os árabes em nenhum momento perseguiram.
10 opiniões
avalie fechar
beno saint (17) 02/02/2009 19h54
beno saint (17) 02/02/2009 19h54
Se for construir un túnel em gaza e cisjordanea, não será preciso depois israel bombardear.. Eles mesmo se explodidrão dentro dele .. Esse gente a única coisa que respira é violência nem sua mãe e filhos escapa de sua mente violenta 16 opiniões
avalie fechar
claudia kabus (269) 02/02/2009 19h46
claudia kabus (269) 02/02/2009 19h46
ai ai, senhores. claro que no passado, muita gente pereceu em nome de Jesus. o fato para o qual quero chamar a atenção é que apenas o islã continua fazendo isso hoje em dia. estão barbarizando na africa. acho que tá todo mundo quieto porque estão esperando que eles façam lá o que os bandeirantes fizeram aqui, uniformizem o continente na marra. 15 opiniões
avalie fechar
Osvaldo Niida (33) 02/02/2009 19h10
Osvaldo Niida (33) 02/02/2009 19h10
Para um pais que testou a bomba atomica contra um batalhão de seus próprios soldados expostos sem proteção num deserto ... faz sentido lançar a bomba atomica sobre populações civis...como parte do experimento "cientifico" mas a verdadeira motivação foi o avanço possivel da União Sovietica sobre o arquipelago estratégico tendo em vista que a China já era perdida....
Agora seria ridiculamente estupido Israel lançar uma Bomba atômica que destruiria completamente Jordania, parte do Egito etc e inclusive Israel e toda a Europa Mediterranea (vide Chernobil)...
sem opinião
avalie fechar
Marcelo Cazzola (24) 02/02/2009 18h37
Marcelo Cazzola (24) 02/02/2009 18h37
Claúdia,
Toda história tem duas versões. Eu não busquei no google nenhuma das estórias que citei. São versões da história escritas por cristãos, muçulmanos, judeus, etc. Claro que outros historiadores e jornalistas podem ter outra versão para esses acontecimentos. Você disse coisas sobre uma religião que você conhece muito pouco e isso pode ofender quem pertence a ela ou quem simpatiza. Você disse que Allah era o nome do deus lua. Allah em árabe é a junção de al que significa o e ilah que significa deus. O significado dessa palavra é "o Deus", porque para os muçulmanos só existe um deus. É a mesma palavra usada por Jesus. Em aramaico elah significa deus. Para se referir ao único Deus, Jesus dizia Alaha. O árabe e o aramaico são linguas semitas, por isso a similaridade. É como as linguas latinas. Em italiano Deus é Dio e em espanhol é Dios. Realmente Muhammad teve problemas com tribos judaicas em Medina. Mas você só divulgou parte da história. As tribos judias tinham um tratado de paz com os muçulmanos. Durante as batalhas contra os árabes de Mecca, as tribos judias trairam os muçulmanos e ajudaram os árabes que quase derrotaram os muçulmanos. Muhammad se ofereceu para julgar a tribo que os havia traído. Os judeus se recusaram e escolheram um rabino judeu para os julgarem de acordo com a Torah. O rabino os condenou a pena de morte por traição ao estado de Medina, no qual eles tinham se comprometido a defender. Moderador, o que está acontecendo com os meus comentários?
1 opinião
avalie fechar
O presidente israelense reclama que o mundo recebeu uma ´false impressão´ dos ataques contra Gaza. Está falando besteiras. Foi o exército dele que barrou a entrada de jornalistas e cinegrafistas ocidentais na área, e agora está acusando-os de omissão! As únicas imagens de TV disponíveis foram as da turma da TV Al Jazeera, que, como bons profissionais, conseguiram entrar dentro do território na escuridão de qualquer maneira. Não fosse por eles o mundo não poderia ter presenciado o que realmente aconteceu. São verdadeiros herois. 2 opiniões
avalie fechar
Santos Júnior (405) 02/02/2009 15h58
Santos Júnior (405) 02/02/2009 15h58
Sr João Carlos Gagliardi desculpe-me por não tê-lo citado como autor do trecho a qual me referi. Concordo com o Sr quando me referi aos rojões Kassam como mísseis, pois em verdade não os são. Como o sr mesmo afirmou são foguetes fabricados artesanalmente.Em nenhum momento deturpei sua afirmação, pois a descrevi como ela se encontra e está lá pra quem quiser vê-la, se o Sr escreveu daquela forma e quis dizer outra coisa ai já é outra situação!O terrorismo tem que ser combatido a ferro e fogo sim e não com foguetinhos porque o agressor os usa, é so perguntar a parentes das vítimas do 11 de setembro, das de Madrid e de milhares de outros que perderam seus familiares por uma guerra ideológica sem sentido.Toda guerra resulta na morte de inocentes e não vejo preocupação alguma do Hamas com seus compatriotas, muito pelo contrário, eles os expõem aos bombardeios na forma de escudo humano, ocupando suas casas e servindo-as de bases "militares"escondendo armamento e tudo mais sem a aprovação de boa parte da população que só quer viver em paz.Além disso, o Hamas não aceitar um acordo de cessár-fogo, o que mostra que os interesses vão muito mais além da vida de inocentes, ou seja, os seus irmãos de sangue.Portanto meu caro, hipocrisia mesmo é usar do sangue alheio para impor uma ideologia defasada pelo tempo e pela história mundial que ela mesmo manchou por décadas! 1 opinião
avalie fechar
Creio que é uma tolice alguém achar que Israel faria
o uso de armas atômicas sobre a Faixa de Gaza.
A primeira questão é que Israel seria afetado da mesma forma, pois a distância entre a faixa de Gaza e a população Israelense - em termos de radiação atômica - seria a mesma, considerando os ventos que sopram do Mar Mediterrâneo.
A segunda questão é que Israel quer acabar com o terrorismo do Hamas e não com a população como um todo.
Foram 8 anos consecutivos de provocações e mesmo depois desta última guerra, ele ( o Hamas ), ainda continua a provocar.
Porquê ?
Porquê conseguiu mobilizar a opinião pública internacional contra Israel. Esse é o potencial do Hamas: criar motins ao redor do mundo e unir o mundo árabe contra Israel.
Será que ninguém consegue entender isso ?!
Os demônios estão a solta no Oriente Médio e tem guarida certa nas mentes vazias que é a " oficina do Diabo ".
Como disse o Grande Profeta Daniel:
" Daniel 9:25 Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém, até ao Ungido, ao Príncipe, sete semanas e sessenta e duas semanas; as praças e as circunvalações se reedificarão, mas em tempos angustiosos."
Quem lê, entenda !!!
sem opinião
avalie fechar
Dan Kuper (98) 02/02/2009 15h33
Dan Kuper (98) 02/02/2009 15h33
A ofensiva israelense causou a morte de 1300 palestinos. No Brasil desde o inicio da ofensiva israelense foram assassinadas 6000 pessoas. SEIS MIL. Um crime mais barbaro que o outro, aqui quando se le o jornal voce pensa, o ser humano nao pode ser mais cruel, eu ja vi tudo, dia seguinte uma novidade que a gente ainda nao tinha visto. Esse fim de semana um casal de namorados estava viajando e parou para pedir informações. A moça 23 anos o moço 22. O informante levou os dois até uma gruta, e baleou os dois nas costas. Voltou mais tarde ao local e violentou a moça. O Hamas foi acusado pela Fatah de ter matado 117 palestinos nesse período. A morte de crianças é trágico de qualquer forma. Mas por que o mundo se escandaliza tão mais quando Israel está envolvido? sem opinião
avalie fechar
Marcelo Cazzola (24) 02/02/2009 15h31
Marcelo Cazzola (24) 02/02/2009 15h31
Claudia,
Todo fato histórico tem 2 versões. Os dominadores possuem a sua versão e os dominados possuem outra. Se você não concorda com a versão que eu escrevi, isso é um direito seu. Mas isso não quer dizer que a minha versão é errada e que a sua é a certa. Todo mundo deve estudar as duas versões de qualquer história e tirar suas próprias conclusões. Essas foram as minha conclusões após avaliar as versões tanto não muçulmanas como muçulmanas. Não quero dizer que não houve conflitos e guerras, mas a minha conclusão foi que os conflitos e guerras causados pelos muçulmanos foram menores e menos devastadores que os causados pelos ocidentais. Você pode discordar disso também, não tem problema. Só estou colocando um outro lado da história narrada por outros historiadores que pouca gente sabe que existe. Sobre os conflitos de Muhammad com judeus, a outra versão da história é que quando Muhammad chegou à Medina, ele fez um acordo de paz e cooperação com as tribos judaicas. Mas essas tribos acabaram cooperando com as tribos de Mecca e traindo esse acordo assinado pelos muçulmanos e judeus. Uma das tribos foi expulsa de Medina por tentar matar Muhammad, a outra ajudou os habitantes de Mecca a cercarem os muçulmanos, o que quase acabou com os muçulmanos. Muhammad se ofereceu para julgar o caso, mas a tribo escolheu um rabino judeu para julgá-los de acordo com a Torah. O rabino sentenciou esses judeus a morte de acordo com a lei da Torah.
Não discutir por causa de visões diferentes.
1 opinião
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (2328) 02/02/2009 14h00
João Carlos Gagliardi (2328) 02/02/2009 14h00
Sr. Santos Júnior,
Mesmo lamentando a indelicadeza de não mencionar o autor da frase à que se referiu em tom provocador, em seu post, e obviamente deturpando o contexto geral em que ela foi colocada, agradeço a citação.
Para deixarmos as coisas claras, o Hamas dispara foquetes domésticos e não mísseis.
Depois, na narrativa em que pinçou apenas um trecho, minha argumentação era, e ainda é, que acho muito estranho que o Hamas tenha apenas esse armamento tão rudimentar e dispare tantos rojões, com efeitos mínimos e algumas baixas civis, o que sempre é reprovável.
Mas o ponto principal ali, era que o lançamento destas armas primitivas na verdade justificaria a manutenção de um Estado belicista que vive das doações (que ninguém sabe exatamente como chegam a Israel..) das comunidades judaicas, pelo mundo afora.
Quem financia o Hamas, tem muito dinheiro, o bastante para colocar nas mãos deles armamento sofisticado, como por exemplo mísseis balísticos de médio alcance, suficientes para alcançarem Tel Aviv e armas anti-tanques como o "Javelin", operadas por um homem e que pulverizariam facilmente qualquer carro de combate em operação, que entrasse em Gaza.
Nada disso acontece...
E na véspera da mudança da presidência dos maiores aliados é deflagrada uma matança em larga escala...
Coincidência, não é?
Claro, tudo isso não é para rir não, temos mais é lamentar, e muito, a hipocrisia de quem deturpa fatos e outros que defendem até o uso de armas mais poderosas ainda...
12 opiniões
avalie fechar
Rodrigo Marcato (248) 02/02/2009 13h26
Rodrigo Marcato (248) 02/02/2009 13h26
É verdade, caro Santos Júnior. O exército japonês estava começando a equipar unidades de infantaria com lanças de bambu para enfrentar uma invasão americana, o que seria o equivalente terrestre dos kamikases. Os americanos, baseados nas experiências de Okinawa e Iwo Jima, estimavam cerca de 1,5 milhões de baixas entre os seus soldados no caso de uma invasão às ilhas principais do Japão. As alternativas eram matar a população japonesa de fome, bombardeá-los com armas convencionais ou usar as bombas atômicas. Òs bombardeios convenionais seriam incomparavelmente mais destrutivos que os atômicos, mas nem isso exime os americanos da "honra" de serem o único país que já usou armas atômicas contra outro. 2 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (4120)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 41 42 43 44 45 46 47 48 49 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página