NOSSOS
COLUNISTAS

Amir Labaki
André Singer
Carlos Heitor Cony
Carlos Sarli
Cida Santos
Clóvis Rossi
Eduardo Ohata
Eleonora de Lucena
Elvira Lobato
Gilberto Dimenstein
Gustavo Ioschpe
Helio Schwartsman
José Henrique Mariante
Josias de Souza
Kennedy Alencar
Lúcio Ribeiro
Luiz Caversan
Magaly Prado
Marcelo Coelho
Marcelo Leite
Marcia Fukelmann
Marcio Aith
Melchiades Filho
Nelson de Sá
Régis Andaku
Rodrigo Bueno
Vaguinaldo Marinheiro

Márcia Fukelmann
marciafk@uol.com.br
  21 de julho
  Dieta invernal
 
Neste frio não se pensa em saladas, não se pensa em grelhados, frutas, sorvetes, legumes, alimentos frugais. O que vem à frente em formato de aconchego "espiritual" além de cobertores, agasalhos e companhias afetivas, são verdadeiras massas envoltas em molhos, sopas, carnes, doces elaborados com cremes, chocolates e açúcares em variadas aplicações, consistências e sabores.
Fim da temporada dos quase "zero graus", e o saldo em matéria de peso acaba também extrapolando algumas casas de dezenas, centenas e milhares em matéria de gramas. Não é meta passarmos por privações gastronômicas, já que comer é bom e isso é consenso. Para pessoas que sofrem com as diferenças apontadas por impiedosas balanças, convém pensar em se fazer uma triagem eletiva daquilo que se pretende ingerir, como precaução de possíveis depressões pós-invernais.
Aos interessados vou passar uma receita de dieta a base de sopa que "não é sopa" e também não é muito apetitosa. Dizem alguns freqüentadores desta maratona semanal, que se perde cinco mal acumulados quilos no decorrer de sete dias, com a abdicação total dos prazeres da mesa por uma justa causa. A empreitada não é puramente estética, mas visa também a desintoxicação do organismo e eliminação dos excessos armazenados. Resume-se numa insistente "mesma sopa a toda hora", associada à ingestão de outros itens, cada qual na sua ordem, no seu dia, de preferência sem falhas. Confesso que tentei enveredar por este caminho "iluminado", mas não sobrevivi ao segundo dia desta saudável penitência. A receita na verdade consta de pouca gula e muita determinação. Se você os tem, ou a um ou a ou ambos, então não custa tentar.

DIETA ESPECIAL RECEITA
SOPA BÁSICA DE QUEIMA DE GORDURAS

Ingredientes:

1 berinjela
1 nabo
2 maços de cebolinha
2 pimentões verdes
4 tomates picados ou 1 lata de purê de tomates
1 maço de aipo
1 repolho grande
1 pacote de sopa de cebola
3 cenouras
2 xícaras de vagem picada

Preparo:
Corte os legumes em pedaços pequenos ou médios e cubra com água e coloque a sopa de cebola. Ferva rápido por 10 minutos. Abaixe o fogo mantendo o ponto de fervura por aproximadamente 40 minutos ou até que os legumes estejam tenros. Tempere a gosto com sal, curry, salsa etc. se desejar. Pode bate-la no liquidificador ou toma-la em pedaços.
Recomenda-se tomar esta sopa em qualquer momento do sai, sempre que a fome apontar, seja dia ou noite. Diz-se que quanto mais se toma, mais peso se perde. Não é recomendado a dieta por muito tempo (melhor tentar apenas uma semana), para que não se fique desnutrido. È proibido, durante esses dias, o consumo de pães, bebida alcoólica ou carbonatada , assim como as chamadas bebidas dietéticas. Líquidos apenas água, chá sem açúcar, suco de uva, café e leite desnatado (no dia permitido).

SOPA TODOS OS DIAS - ACOMPANHAMENTOS:

1º- Dia - Todas as frutas - exceto bananas (coma quantas frutas desejar)
2º0- Dia - Todos os legumes e verduras (verdes, folhosos, crus, cozidos, o quanto desejar) Não é permitido o consumo de feijões secos, grão de bico, ervilhas e milho. No jantar pode comer também uma batata cozida na manteiga.
3º- Dia - Frutas e legumes (à vontade)
4º- Dia - Bananas e leite desnatado (coma até 8 bananas médias e quanto leite desejar)
5º- Dia - Bife e tomates - coma até 400 gramas de bife e 4 tomates frescos e firmes (dos médios). Neste dia aconselha-se beber de 6 a 8 copos de água.
6º- Dia - Bife e legumes - Pode-se comer legumes e folhas a vontade, mas não mais do que três bifes dos grandes.
7º- Dia - Arroz, sucos e frutas à vontade (de preferência ao arroz integral)

Obs: O bife poderá ser substituído por peixe grelhado somente em um dos dois dias onde aparece.

Quando terminar a dieta, volte a rotina alimentar de forma comedida, sem exageros evitando o contraste "imediato" de açúcares, frituras e gorduras. A obtenção de sucesso nesta dieta pode ser um bom estímulo para se pensar em reeducar a alimentação. Comer o que é bom e que também no faça bem.

Boa sorte!

Leia colunas anteriores

14/07/2000 - Yes, Nós temos bananas
07/07/2000 -
Alho, força e coragem
30/06/2000 - Arroz de festa
23/06/2000 - Azeite de oliva, o príncipe da cozinha

16/06/2000 - Caça à mesa


| Subir |

Biografia
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.