NOSSOS
COLUNISTAS

Amir Labaki
André Singer
Carlos Heitor Cony
Carlos Sarli
Cida Santos
Clóvis Rossi
Eduardo Ohata
Eleonora de Lucena
Elvira Lobato
Gilberto Dimenstein
Gustavo Ioschpe
Helio Schwartsman
José Henrique Mariante
Josias de Souza
Kennedy Alencar
Lúcio Ribeiro
Luiz Caversan
Magaly Prado
Marcelo Coelho
Marcelo Leite
Marcia Fukelmann
Marcio Aith
Melchiades Filho
Nelson de Sá
Régis Andaku
Rodrigo Bueno
Vaguinaldo Marinheiro

Márcia Fukelmann
marciafk@uol.com.br
  28 de julho
  É Massa
 
Provavelmente nenhum outro alimento foi submetido a maiores transformações de valores por parte de consumidores preocupados com a alimentação "saudável" do que as massas.
De uns anos para cá, as massas não são mais estigmatizadas como um item que engorda, que proporciona um "oceano" de calorias, e que contribui com quase nada de nutrientes ao organismo. Balela.
Massas, sobretudo no inverno, são imprescindíveis aos cardápios da estação. Alimento universalizado, comercializado em variados desenhos, tamanhos e linguagens, as massas são facilmente digeríveis e provedoras de energia incontestável.
Companheiro inseparável desta grande descoberta da criação gastronômica, o molho, este sim deve ser pensado quando administrado a espaguetes, fetuccines, pennes, fusillis, orecchiettes...Este sim oscila nas suas atribuições calóricas e protéicas quando associados a massas. Estas só se tornam engordativas, quando associadas a molhos preparados com manteiga, óleo, creme de leite e queijos. Cem gramas de espaguete cozido coberto com ¼ de xícara de molho de tomates puros ou com vegetais, representam cerca de 160 calorias, o mesmo que 100 gramas de galinha desossada e sem pele, ou 60 calorias a menos do que 100g de carne de boi magra grelhada. Alimento considerado básico prevalece a séculos em outras culturas, como a asiática, sendo uma das mais diversificadas comidas feitas de grãos. Existem centenas de tipos e tamanhos utilizados em diferentes receitas no mundo.Todas as massas possuem algo em comum: são preparadas juntando água com grãos moídos ou farinhas.
Comida simples, porém nutritiva, diz-se que os italianos possuem o "monopólio" das massas, mas isso não é verdade. A sua origem não foi estabelecida, mas há evidencias que indicam que aconteceram várias formas de desenvolvimento independentes em várias culturas.
Os chineses podem ter inventado os Noodles por volta de 5.000AC. Acredita-se também que foi Marco Pólo, o primeiro a levar esta massa do oriente para a Itália em 1.295. Se ele o fez pode ter sido com a intenção de comparar este produto com o já então produzido pelos italianos, que herdaram este "know how" dos etruscos que ocupavam parte do território que hoje chama Itália. Produziam massa desde 400AC.
Pasta, macarrão, noodles, são massas. O macarrão italiano costuma ser elaborado com semolina ou farinha de trigo de grão duro, assim como as massas orientais que tem na suas composições trigo, fécula de arroz, feijão e etc.
Massas rápidas, preparadas em casa ou em restaurantes, são boas pedidas para acolher a fome no inverno. Melhor ainda na companhia de uma taça de vinho.

TABELA NUTRICIONAL - ESPAGUETE COZIDO (100g)

141 Calorias
5g Proteína
28g Carboidrato
1mg Sódio
0mg Colesterol
1mg Ferro
0,3mg Magnésio

Leia colunas anteriores

21/07/2000 - Dieta invernal
14/07/2000 - Yes, Nós temos bananas
07/07/2000 -
Alho, força e coragem
30/06/2000 - Arroz de festa
23/06/2000 - Azeite de oliva, o príncipe da cozinha



| Subir |

Biografia
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.