NOSSOS
COLUNISTAS

Amir Labaki
André Singer
Carlos Heitor Cony
Carlos Sarli
Cida Santos
Clóvis Rossi
Eduardo Ohata
Eleonora de Lucena
Elvira Lobato
Gilberto Dimenstein
Gustavo Ioschpe
Helio Schwartsman
José Henrique Mariante
Josias de Souza
Kennedy Alencar
Lúcio Ribeiro
Luiz Caversan
Magaly Prado
Marcelo Coelho
Marcelo Leite
Marcia Fukelmann
Marcio Aith
Melchiades Filho
Nelson de Sá
Régis Andaku
Rodrigo Bueno
Vaguinaldo Marinheiro

Márcia Fukelmann
marciafk@uol.com.br
  4 de agosto
  Tiragostos em Tiradentes
 

Acontece agora em agosto o 3º Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes (MG). O evento, que vai do dia 18 ao 27, aposta na gastronomia como uma vertente significativa da indústria do turismo, a maior do mundo.
O festival almeja várias coisas ao mesmo tempo: levar a Tiradentes artistas e chefes nacionais e internacionais provocando um intercâmbio de experiências na área; proporcionar aos turistas a oportunidade de iniciar ou aprimorar seus conhecimentos gastronômicos e oferecer aos profissionais locais, dos quais depende o turismo também local (padeiros, chefes, hoteleiros e outros), a oportunidade de trocarem informações e estabelecerem contato com as técnicas, tendências e produções que efervescem "além das montanhas de Minas".
Quem organiza as peças deste "mosaico" é o Senac de Minas, já que hasteia como bandeira existencial a proposta de dar suporte ao turismo, preparando profissionais para este segmento: cozinheiros, garçons, camareiras, recepcionistas, maitres , organizadores de eventos e administradores de hotéis. Paralelamente ao festival oficial, alguns restaurantes não impressos no roteiro estarão abertos ao público oferecendo menus especialmente elaborados para a temporada.
O Aluarte convida o chefe Hidemi, do restaurante Sushi Naka de Belo Horizonte, para comandar um rodízio de sushi, o Casa Nostra tem o seu menu Italiano. Acontecerá também o Festival Serena 2000, no restaurante que leva o nome, pertencente a Renata e Mauro Marcelo Alves. Mauro dispensa apresentações no que se refere ao seu "saber notório" quanto aos vinhos, mas vestiu o jaleco e vem enfrentando, de dois anos para cá, experiências em forno e fogão. Mauro abrirá a sua adega e fará duas degustações: de Bordeauxs e Borgognes (Prieuré- Lichine 78, Lafite- é- Lichine 78, Lafite- otschield 88, Vosne-Romanée La Grand Rue 85 e Nuits St. George Latour 83) e vinhos italianos (Barbaresco Villa Salto Sottimano 96, Brunello di Moltalcino Gaparzo 95).
O cardápio possui três sugestões de entradas, pratos principais e sobremesas executadas pelo Chef Pâtissier convidado, Patrick Ravenet, do Cercle Munster, Luxemburgo. Mauro selecionou alguns vinhos para acompanharem o menu, como Laurent Perrier, Barbaresco Villa Salto Sottimano, Prosecco Bisol Cartizze, Bourgogne (Latour, Jadot, Rodet, Leroy, Roux), entre outros.
Tiradentes preza pela manutenção de sua arquitetura barroca. Na Igreja Matriz de Santo Antonio, do ano de 1710, vê-se as imagens envoltas em ouro outrora abundante na região e um órgão recém-restaurado e reinstalado no local. Há também a igreja freqüentada por escravos, onde as imagens dos santos possuem a cor da raça negra.
Comida mineira sai dos fogões dos restaurantes do centro, com carne suína preparada em diversos receituários da cozinha local, com direito a muita couve, mandioca e ora pro nobis. Existe uma adega de cachaça na cidade que oferece centenas de variedades da bebida, envelhecidas em diferentes madeiras, com características e preços distintos. São oferecidas pela dona do estabelecimento, que explica com propriedade as "propriedades" de cada uma delas.
Em Tiradentes, além da cozinha mineira, encontram-se restaurantes com cardápios italiano, árabe e francês. Haverá na programação cultural uma mostra de esculturas no Largo da Mercês, apresentações de grupos de teatro, dança, jazz e músicas clássicas nas igrejas barrocas e ruas do centro histórico, exibições de filmes, leituras de poesias e encontros filosóficos seguidos de debates.
Entre os chefes convidados para esquentar as caçarolas, estarão M. Yves Pinard (Rest. Louvre-Paris), Ivo Faria (Rest.Vecchio Sogno - BH/MG), Alessandro Segato (Escola de Gastronomia ASAGA - SP), Flávia Quarema (Rest. Carême - RJ), Dada (Rest. Tempero da Dada - Salvador /BA), Hercílio da Silva (Rest. Pirão- Vitória/ES), Alex Bos (Rest. Lana Thai - SP), Kurt Kramshoj (Canadá), Robert McGill (EUA), Angelo Barni (Italia), Uillut (da Escola Ritz-Escoffier, ex-chef da Escola Le Cordon Bleu - Paris), entre outros. Acontecerão também degustações de vinhos da importadora Mistral e Premium.
Haverá uma réplica cenográfica de uma "Petite Ville", com cafés e bares parisienses situados entre ruelas do "Quartier Latin", como por exemplo o Le Procope.
O projeto foi desenvolvido pelo arquiteto e também chefe de cozinha, Eduardo Avelar, junto aos carpinteiros e marceneiros locais. Finalmente, numa mesma geografia, camembert e marron glacê poderão ser contrastados com queijo Minas e goiabada cascão.

3º FESTIVAL de CULTURA e GASTRONOMIA de TIRADENTES

Reservas e Informações: 0800-314440

FESTIVAL SERENA 2000

Reservas 0/xx/32/355-1136

Leia colunas anteriores

28/07/2000 - É Massa

21/07/2000 - Dieta invernal
14/07/2000 - Yes, Nós temos bananas
07/07/2000 -
Alho, força e coragem
30/06/2000 - Arroz de festa


| Subir |

Biografia
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.