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Gilberto Dimenstein
gdimen@uol.com.br
  19 de setembro
  Quem suja a cidade não merece o voto
 
Lançada nesta semana por uma agência de publicidade, uma campanha contra a poluição visual ajuda a mostrar o óbvio dos óbvios: o eleitor deveria , no mínimo, desconfiar do candidato que ajuda a sujar a cidade com cartazes ou pichando em muros.

Se ele promete defender a cidade como, então, manda seus cabos eleitorais emporcalhar os espaços públicos?

Com o lema "Quem suja a cidade não merece seu voto", a agência NewcomBates, em parceria com a Cidade Escola Aprendiz, está sugerindo aos eleitores atentar para esse detalhe de civismo _ e usá-lo com critério.

Além dos cartazes, anúncios em jornal e outdoors, a campanha vai usar os recursos da interatividade para protestar diretamente com os candidatos. Um espaço na internet está reservado para que o internauta tenha acesso às peças publicitárias e, usando a lista de e-mails, enviar seu aborrecimento. Em ano eleitoral, poucos coisas podem doer mais do que ameaça de eleitor.

O problema desse tipo de campanha é que seu caráter de episódio, de evento esporádico. Deveria ser algo permanente. As cidades sofrem com a poluição visual, cartazes e placas espalhados indiscriminadamente pelas ruas, muros, fachadas, sem controle do poder público.

Tarefa básica e elementar do próximo prefeito é enfrentar a poluição visual. Como dizem muitos urbanistas, a paisagem também é um direito.

PS- o acesso às peças podem ser feito pelo site do Aprendiz:

Leia também:
Ensaio - Estação Sampa "Desrespeito ao eleitor"

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